As Despedidas

As Despedidas CARINA BACELAR

Resenhas - AS DESPEDIDAS

Eve 08/11/2022

partidas
dividido em cinco momentos de partidas: os mundos que estão pertos dos fins, as sobras das palavras ditas, a dor do corpo desapropriado e o silêncio que surge no final de cada despedida. li o livro em uma sentada pela madrugada e embrulhou tudo. eu que fui partida nas partidas, eu que me encontro no mesmo quarto que no ano passado segurei as lágrimas para cuidar das lágrimas da minha família. a gente não sabe dar adeus porque não sabemos o que fazer com os sapatos dos mortos. porque juntar as roupas de quem tinha cheiro, pele e história não é uma tarefa fácil. porque quem calçou os sapatos possuía pés que andavam até a igreja aos domingos para orar por nós.

eu não sei me despedir e por isso misturo o que leio e o que sinto. porque leio para salvar algo em mim e escrevo para me salvar amanhã.

Dani Pontes 04/05/2022

Angústia
Carina nos leva pra um passeio pela falta...
Um livro tão denso de ausências que provoca angústia!!
Mtas das despedidas aqui descritas eu sentia como se fossem minhas... como se, ao acabar o conto, faltasse algo em mim mesma.
Recomendo demais a leitura!!

@retratodaleitora 17/08/2022

Profundo
"Não demora e o Vento entra com força, desgrenhando meus cabelos ainda desarrumados pelos eventos da noite. Eu sinto o que vem de fora, o ar me estapeia o rosto como quem diz: ainda há o que sentir, menina. Ainda há. Eu sempre acredito no vento."?
As Despedidas, de @carinabacelar, foi um dos livros mais bonitos, tocantes e originais que li nos últimos tempos. Foi uma leitura que me tirou do eixo, que me balançou, que me estapeou o rosto, como o vento. E há muito, muito o que sentir lendo as palavras da Carina.?
O livro, bem curto e muito potente, acompanha a vida de uma personagem desde a inocência da infância até as turbulências da vida adulta. Não é um livro linear, ele vai e volta, puxa o leitor pela mão, depois solta e diz: daqui você segue sozinha, interprete.?
Bacelar criou aqui um romance de formação nada convencional, e foi isso o que deixou tudo mais intenso, mais instigante. É um livro para devorar, mas também para refletir, para juntar peças, para pensar e repensar. É genial. Se tornou um favorito e eu recomendo MUITO a leitura dessa obra.?
"Há sempre um amargor onde eu espero encontrar felicidade."?
É pra ler, pra sentir a dança das palavras, o espetáculo da escrita, do estilo. @carinabacelar, você é uma escritora incrível e mal posso esperar para ler mais de seus escritos. Obrigada por proporcionar esse meu encontro com As Despedidas ??

arqueofarias 19/10/2022

Uma grata surpresa ter descoberto esse livro e essa autora. Tirando o primeiro dos cinco contos ali presentes, as histórias são envoltas de muita sensibilidade e uma escrita lindíssima, bem poetizada. Nos leva a refletir sobre questionamentos sobre nossas afetividades e relações com as despedidas que enfrentamos diariamente na nossa vida.

Thai 30/01/2023

Livro contundente com cinco histórias de uma mesma narradora sobre diferentes despedidas desde a infância até ser mulher adulta. Momentos crus com momentos de muita sensibilidade na prosa e com flertes poéticos também

fev 01/01/2023

Acreditei que seria mais do mesmo, mas a escrita me arrebatou. Fui conquistado logo pelas palavras de Carina Bacelar. A autora vai narrando momentos específicos da personagem e acaba criando algo forte e muito bonito ao refletir sobre a vida ao longo dos anos. É um livro muito poético e vigoroso. Para quem gosta de Aline Bei é uma boa pedida.

Guilherme 14/02/2023

Quantas vezes já nos despedimos em nossas vidas?

Carina Bacelar trás em sua primeira publicação, a despedida como temática principal para discutir os diversos encerramentos e as diferentes vezes em que nos despedimos.

Em cada conto, somos apresentados a uma despedida diferente que nos transpassa não somente pela forte empatia pelas protagonistas - ou seria somente uma em diferentes momentos da vida?! - mas também pelo sentimento de identificação.

Se despedir/encerrar um ciclo é dolorido - seja pelo comodismo, pela saudade que vai nascer, pela ferida que gera, etc. - porém necessário, pois despedida e movimento são na maioria das vezes sinônimos uma da outra. E viver uma vida sem a ação do movimento, não é viver.

Luly @projetocabeceira 14/07/2022

Gostei bastante de como a autora coloca os sentimentos no papel. Com frases bonitas, metáforas bem colocadas que fazem a gente sentir. Eu senti. Suspirei. São 4 ou 5 contos que giram em torno do tema despedir-se, desapegar, deixar ir, desprender pra se reencontrar. Tudo muito bonito.

luisa302 15/12/2022

leiam autoras independentes
que livro incrível!! carina leva a gente por um passeio por diferentes despedidas nesse livro de contos que poderia ser um romance. nunca gostei de livros de contos, porém esse por seu meio híbrido me prendeu muito e acabou indo para os favoritos. o livro é interessante, profundo e não tem o principal problema, na minha opinião, dos livros de contos que é um conto ser mt superior aos outros. todos eles sao igualmente bons. nao vejo a hora de ler as próximas obras da autora!!

gilmarpsicologo 01/11/2023

A leitura desse livro me surpreendeu de maneira positiva, alguns contos me ganharam mais que outros? Gostei muito e quero revisitar essas páginas quando julgar necessário.

Inspirações Literárias 03/09/2022

RECOMENDADÍSSIMO!
Mais um livro brasileirinho! ??

Um livro que nos conduz a reflexões profundas sobre as despedidas que realizamos ao longo do ciclo vital da existência humana.

Apresenta uma escrita fluída, encantadora e empática!

Talita | @gosteilogoindico 26/01/2023

Minhas impressões de leitura
Conhecendo a escrita da Carina pela primeira vez e eu adorei!
A sensibilidade e potência, tanto na escrita como na descrição dos personagens, são de encantar. O tema "despedir-se", tão intenso, com muito sentimento, e ainda poético (fascinante!), me deixaram reflexiva, e por alguns momentos, me colocando no lugar da protagonista.
Valeu muito a leitura.

jane 26/05/2024

Despedidas
Lindo demais esse daqui; eu li ele por causa do meu clube do livro e gostei muito. As vezes me pergunto por que passo tanto tempo sem ler nada, mesmo sabendo que posso sentir algo bonito assim.