O Império de Ouro

O Império de Ouro S.A. Chakraborty

Resenhas - O império de ouro

EmillyLuna 12/05/2024

A grandeza leva tempo, Banu Nahri | nunca li algo assim ??
Eu preciso começar dizendo que não esperava nem metade de tudo que é entregue aqui nessa trilogia. Se pudesse ler como a primeira vez, leria novamente e novamente. Eventualmente, ainda quero voltar e visitar o livro com a ótica atual, acho que o impacto vai ser tão incrível quanto, mas a percepção vai ser mais fiel aos detalhes. É simplesmente uma das melhores fantasias que eu já li.

Comecei Cidade de Bronze por indicação, mas essa era minha única expectativa, o início tem muitas informações, acabei ficando confusa e voltando umas semanas depois. Só que é simplesmente surreal, original e bem tecido. Tudo se encaixa tão bem e os acontecimentos são tão chocantes que após engatar não consegui mais largar o livro e engatei um atrás do outro. A extensão do universo e do planejamento da autora é tão grande que, ao terminar Reino de Cobre, não conseguia comentar absolutamente nada. Me sentia (e ainda me sinto) incapaz de dar qualquer opinião. Volto agora 6 meses depois sabendo que ainda não poderei fazer jus a tudo. É um livro extraordinário e que foge bastante do padrão de fantasias que ultimamente têm aparecido, e eu dou muito valor a isso, como cada plot foi bem pensado e bem cultivado para que no futuro as coisas acontecessem tão certas.

Não se enganem: é um livro muito complexo. Até entender todo sistema político você fica doido da cabeça, tem momentos que ainda acho que perdi metade dos fios sobre a guerra e que, se um dia voltar a ler, vou perceber mil coisas que não notei antes. Todos os personagens possuem um lado, uma versão da história acontecendo e, sério, NÃO TEM COMO escolher qual lado apoiar. Toda hora algo muda as perspectivas e a situação, como se fosse um jogo sem interrupção. E isso é muito legal. Parece que você está inserido em todos os problemas e quebrando cabeça junto com eles, é inacreditável.

S. A. Chakraborty é claramente uma mestre no que faz. Mesmo depois de todo esse tempo, estou com muita dificuldade de expressar quão grande esse universo é ou comentar sobre o enredo.

???? ?? alerta de spoiler, eu me empolguei ??????

A evolução da Nahri é absurdamente prazerosa de acompanhar, a gente consegue acompanhar cada mudança, cada novo aprendizado, todo o impacto depois de descobrir que ela não é uma simples curandeira, mas a Banu Nahri e-Nahid. E ela é esperta DEMAIS, eu adoro protagonistas assim. No lugar dela, eu não teria passado do primeiro livro. Teria caído mortinha e desistido ali mesmo. Toda a revolução que ela proporcionou foi inacreditável. Todas as questões políticas, desde o casamento para "unir" as linhagens até o momento em que ela volta e reivindica Daevabad são muitíssimo bem pensadas. Desde o início, as descobertas sobre a família dela, a persistência dela em não se submeter ao controle do Ghassan, as descobertas e treinamentos junto com o Alizayd, a união com o Muntadhir e a maneira como ela usou isso ao seu favor, fazendo tudo que podia para aprender o máximo e construir o hospital. Admiro demais como ela tentou incluir e proteger os shafits, tomando o anel de Suleiman e mostrando que eles podiam sim ser algo. A EVOLUÇÃO SURREAL do poder dela!!!! No início, com todas as dificuldades; no fim, reconstruindo e libertando a cidade da escolha da Anahid séculos antes. A cirurgia do Ali, a força dela diante dos problemas... tantas coisas.

Nahri rainha o resto nadinha, se errou foi tentando acertar. Simplesmente uma das melhores protagonistas mulheres que já pude ler.

O Dara passou boa parte da trilogia como uma incógnita para mim, eu não sabia se defendia ou se acusava. No fim das contas, acho que entendo melhor, e fiquei bem triste por tudo que ele teve que passar. Todas as coisas horríveis que ele fez e recaíram sobre ele quando era escravo para, quando achou que seria livre enfim e começoua se ver melhor, se repetir e ele ser usado novamente. Foi tudo muito cruel, enlouquecedor. Achei algumas posturas absurdas, peguei raiva dele em boa parte do segundo livro, principalmente quando ele foi por livre e espontânea vontade. Só que ele sofreu tanto que acho que nem posso julgar. Não tenho esse direito. Ele cometeu vários erros, mas o contexto dói demais, foi a forma que ele enxergou de consertar tudo, a fé em que foi ensinado a acreditar. O juramento como afshin, afinal. Fico feliz que pelo menos no desfecho ele tenha podido ser livre. Realizar a vontade dele por ele e não pelos outros. Não defendo, nem condeno as decisões dele: tento ser compreensiva, porque depois de tudo, o impacto foi grande demais. Ele merecia um recomeço, uma nova chance. Paz.

Alizayd é o amorzinho estressado do meu coração. No início, queria chacoalhar ele, mas depois entendi as motivações e aprendi a gostar muito dele. Amo como ela muda com o passar dos livros, como insiste em lutar pelo que acha certo e tenta ajudar as pessoas que estão sendo injustiçadas. Acho a complexidade dele ainda maior, chega a ser difícil explicar. O fato de o Ali ter sido obrigado a lutar contra tudo que acreditava (já falei disso antes) e torturar as pessoas que ele gostaria de defender, ter que assumir uma responsabilidade tão grande (ser qaid) sem estar preparado para isso e todo o risco de algo ruim acontecer com ele. A defesa dos shafits, o exilio dele, ele se voltando contra o pai e o irmão, depois descobrindo ter relações com os marids, tudo incrível e mesmo depois de meses ainda não sei o que dizer!!!!!! Ele revelando o passado da Nahri tem o meu coração.

"Não se para de travar uma guerra só porque se está perdendo batalhas, Alizayd. É preciso mudar de tática."

Muntadhir começou tendo um pouco do meu apreço (bem pouco) pela relação dele com o Alizayd, mas depois só desandou. A trama dele é tão interessante quanto as outras (todas são ?). Ele como emir é péssimo, quão manipulável ele consegue se tornar. Toda a situação com o Ghassan me faz compreender um pouco, a união com a Nahri tem mil e uma nuances, a relação com a Alizayd que sofre uma queda absurda, a proximidade dele com o Jamshid, a responsabilidade de herdar o trono e toda a situação terrível de Daevabad. Muitas coisas.

Ghassan al Qahtani tem toda minha aversão, mas isso não faz com que ele deixe de ser um baita "vilão". As estratégias e execuções dele... às vezes me via surpresa e chocada porque não era minimamente previsível. O cara conseguiu entrar em guerra com tudo e todos e ainda manter o controle da cidade. Os embates políticos são inacreditáveis, a preocupação da autora em cuidar de todos os detalhes e contextos... uau. Hatset, para mim, era tão esperta e calculista quanto ele, por mais que pensassem e fossem muito diferentes.

O Jamshid tem muito da minha simpatia para ele. Todas as reviravoltas foram absurdas, tadinho. Perder e descobrir a verdade sobre o pai, sobre a mãe, o fato de ser um Nahid e o ocorrido com as flechas por anos destruindo a saúde dele para que ninguém descobrisse... gostei muito que ele se manteve do lado certo no fim das contas. Que ele fez escolhas racionais e corretas, pois ele poderia muito bem ter escolhido a mãe e os daeva, mas ficou ao lado da Nahri. Amo muito. O shedu !!!!!!

Manizheh quase me deixou DOIDA!!!! Todos os plots com ela, primeiro como vítima, depois como a vilã... O Jamshid, Daevabad, a crueldade com o Dara, as mentira para a Nahri, a relação com o Ghassan. Ela me enganou muito, todas as vezes. A bondade e justiça inicial, a história que contavam e acreditavam sobre ela contrastando com a realidade (maldade e vingança), a maneira como ela conseguiu manipular todo mundo, matar todas aquelas pessoas sem nenhum remorso, tentar manipular a Nahri pelo Anel de Suleiman e persegui-la depois, a tentativa de fazer a cabeça do Jamshid e destruir todos os que estavam no caminho dela, a parceria com os ifrits para conseguir usar magia de sangue... surreal. A mulher é literalmente um monstro. Que bom que o fim dela foi como foi, torci muito ???

Yaqub merece toda a felicidade e sucesso do mundo, ele é simplesmente um amorzinho que protejo para sempre.

Amo que a Zaynab pode receber a liberdade que sempre quis no fim. Aprendi a gostar muito dela, foi muito importante para a liderança e acontecimentos de tudo. Ela é tão inteligente quanto a mãe. Uma queen.

Tem TANTO MAIS a dizer sobre eles, mas é TÃO difícil explicar porque são tantos fios, tantas conexões, maravilhoso, simplesmente maravilhoso.

É tão bem feito que chega a ser inexplicável, me sinto incapaz de conversar sobre esse livro com qualquer pessoa que seja. Surreal, extraordinário, fantástico. Que universo bem feito. Que personagens bem tecidos. Que plot original. Simplesmente INCRÍVEL.

Cidade de Bronze, Reino de Cobre e Império de Ouro. Absolutamente impecáveis.

Ana Letícia 28/02/2024

O Império De Ouro.
Eu resolvir não fazer observações durante o terceiro e último livro dessa trilogia que por muitos dias me tirou o sono, tenho muito o que escrever sobre essa sequência de livros, mas vou tentar poupar minhas mil palavras. São livros retratando lutas, posições políticas, destinos sangrentos, preconceitos e tensões religiosas. Os personagens são fortes, de personalidades únicas, com falhas que tentam ao máximo corrigi-las, mas acima de tudo, estão sempre guerreando por um futuro melhor diante de toda tragédia que ocorreu com seus ancestrais. No último livro, foi uma reviravolta de confidências, por alguns instantes imaginei que não compreenderia mas logo em seguida, esse pensamento foi silenciado quando a compreensão me pegou fortemente. Entretanto, volto atrás na minha decisão de não oferecer as cinco estrelas ao primeiro livro, não que o segundo e terceiro tenham sido ruins, longe disso, mas " A Cidade De Bronze" me presentou com uma sensação nova que nenhum outro livro havia me dado antes. O fim sempre é triste, mas nesse último livro o fim, foi necessário e decisivo. Eu amei cada página lida, e não desperdicei nenhum minuto da minha vida enquanto me jogava de cabeça nessa escrita carismática com um mundo mitológico totalmente raro. Foram momentos magníficos.

Isabella 26/02/2024

Que final!
Que história rica!
Uma trilogia que me encantou desde as primeiras páginas do primeiro livro.
E a história se desenvolveu com riqueza de detalhes impressionantes e cativantes. Porém senti que em alguns momentos no início a história se arrastou um pouco, mas quando os movimentos dos personagens começam a acontecer e os eventos vão se desenrolando pra guerra final, fica uma leitura frenética e viciante, assim como senti no primeiro livro. Um final esperado que não me decepcionou em nada. Trilogia encantadora.

Gabriela.Mello 13/02/2024

Um ótimo final para a trilogia
Como sempre, achei que o livro demorou para ?pegar no tranco? - esse mais do que os anteriores da saga. Mas quando começou a desenvolver? Nossa, a leitura fluiu como mágica.
O desenvolvimento dos personagens é um dos pontos fortes de Chakaraborty e acho que a história teve um ótimo final

skuser02844 08/02/2024

Não sei o que dizer desse livro não!!!
Foi uma mistura de ooohhh e aaaahhh, e morra Manizheh que não dá pra explicar, só lendo mesmo.
Perfeito esse livro fiquei maravilhada com história ??

Iara.Antunes 30/01/2024

Simplesmente surreal o desfecho dessa história e forma com autora conclui essa trilogia.
Quantos elementos novos ela trouxe, lendas e histórias que eram para este povo que na verdade não eram. Quantas respostas e descobertas novas que concluíram explicações e dúvidas abertas ao logo da história, mas também ela deixou perguntas, até que tudo se encaixou e foi de tirar o fôlego. Revelações bombásticas e reviravoltas incríveis.
Quantas questões políticas e guerras horríveis aconteceram, mas foram importantes para história.

Como muitos momentos foram difíceis ler essa história. Tive que parar e absorver o que era revelado, os sacrifícios e dores causadas pelas escolhas, mas como foi incrível essa experiência.

Fazia muito tempo que não lia uma série de fantasias tão boas e surpreende com foco em questões políticas e sociais.

LEIAM !!!!

litterbox 27/01/2024

Chato demais, eu só queria que acabasse logo. a qualidade despencou em comparação ao primeiro volume. tinha muito potencial, mas a autora desperdiçou tudo com péssimas escolhas e um romance totalmente forçado e desnecessário. muitas contradições e pontas soltas. não entendo como é o mais bem avaliado da trilogia.

18/01/2024

Ao longo de três livros gigantescos eu me apaixonei por esse universo injusto, partido por tensões políticas e religiosas, por preconceito e um ciclo vicioso de vingança. Me apaixonei pelos personagens, quebrados e falhos, mas que, acima de tudo, lutavam por um futuro melhor, mesmo que nem sempre da melhor maneira.
No meio de tantas fantasias mais do mesmo, a Trilogia de Daevabad, com uma escrita carismática, reviravoltas a todo segundo e uma mitologia pouco explorada pelas grandes mídias, se destaca. No fim, tudo que tenho a dizer é que valeu a pena me jogar de cabeça nessas duas mil e tantas páginas de politicagem, comentários sarcásticos e migalhas de romance.

Marialba 14/01/2024

Maravilhoso!
A saga é genial! Começa bem clichê, com uma descendente perdida.. Mas, o esperado acaba aí. A trilogia passa-se em um mundo árabe repleto de cultura, roupas típicas e cidades tipicamente orientais. E tece, magistralmente, um enredo com tensões religiosas, políticas e étnicas. Me pareceu muito um desabafo da autora sobre sua própria descendência e os conflitos atuais e do passado que marcam as terras árabes. Enfim, magnífico! Vale demais a leitura!ficarei com saudades dos personagens tão profundos e desenvolvidos!

Anne 08/01/2024

Sem dúvidas uma história longa, que se torna até custosa de ler, mas, que conta tantos detalhes, que faz o leitor adentrar na história como se fosse alguém dentro do livro. Sensacional! Trilogia impecável.

Zanella 06/01/2024

Se eu pudesse reler como se fosse a primeira vez...
Um livro de final que fez jus ao enredo da trilogia.
Terminei com uma crise de abstinência dessas aventuras que vou demorar um tempo para me recuperar. A falta que vou sentir de rir com as interações entre Nahri e o Ali. Ou dos pequenos gritinhos quando Muntadhir, o ser mais galanteador que eu já conheci, jogar um charme pra qualquer pessoa! ??
Me apeguei tanto a esses personagens e lendas, tão diferente do que eu estou acostumada a ler.
Impossível não se ver afogado com a riqueza de momentos emocionantes e angustiantes nesses 3 livros. Amei, nota 10

kevin 30/12/2023

Que delicia acompanhar essa história
Eu me diverti muito lendo essa trilogia, não tem como eu negar que amei cada momento que passei nas páginas. Foi um final meio corrido em relação a todo o resto do livro? Foi! Sinto inclusive que depois de uns meses que terminei o livro alguns detalhes do final se perderam e vão ficar perdidos pelo tanto de informação que é dada nos últimos capítulos. Mas a construção de tensão, de cenário, de personagens e personalidades dessa história é uma coisa impagável que até faz você esquecer o final meia rápido.

Terminei esse livro não aguentando mais a Nahri falar, amando o Ali (coisa que não fazia) e sentindo todos os mil sentimentos que o Dara quis passar. Amei, amei, amei.

Carolina Miranda 18/12/2023

Um final BEM satisfatório
Não tenho palavras suficientes pra descrever o quão encantada eu fiquei com essa história.
Chorei loucamente com o destino de alguns personagens? Sim. Mas achei justo o final escolhido para cada um.
Queria mais dos meus casais, queria mais de outros personagens extremamente interessantes. Mas ela construiu um mundo tão interessante que três livros jamais seriam suficientes.
Indico muito!