Violeta

Violeta Isabel Allende

Resenhas - Violeta

Jeyalmeida 12/06/2024

Incrivel
Uma emocionante história que encanta e te dá refletir, te leva pra outro lugar. Adorei cada página.

AleJF 11/06/2024

Contadora de histórias
Isabel Allende sabe como contar uma história como poucos!
Violeta viveu 100 anos, mais como espectadora do que protagonista, e nos leva com ela nesse passeio.
Apesar de momentos de dor profunda, perdas irreparáveis, fatos históricos aterradores e amores ardentes, não somos puxados pra essa espiral de sensações. Somos espectadores de uma história bonita e muito bem contada!
É um prazer ler boa literatura!

kaureads 11/06/2024

Esperava mais, talvez?
É um livro bom, tem um enredo interessante e é bem escrito. Os personagens são diversos, com muitas histórias cativantes e bem desenvolvidas.

Não sei se categoriza como uma autobiografia até porque a Violeta é apenas um personagem, mas como ela conta a história da própria vida pode ser considerada uma.

De modo geral, a história de Violeta é interessante. Cheia de momentos felizes e perturbadores. Gostei de como foi retratada a ditadura chilena na perspectiva burguesa dela e consegui criar uma crítica em cima disso.

Os altos e baixos da vida dela são frutos dos próprios atos. Mesmo ela trocando o certo pelo duvidoso na juventude e sofrendo as consequências é possível ver a reafirmação do fato de que nós seres humanos só aprendemos com nossos erros.

As descrições de determinados momentos são crus e violentos. É preciso ler com calma e aceitar que por mais fictícia que seja a história, muitos deles aconteceram na vida real em algum momento.

O que me tirou do sério foi a ignorância por escolha de Violeta sobre a ditadura e os problemas sociais do país. Entendo que o conservadorismo e a diferença de épocas foi algo que contribuiu para isso, mas, a vontade de evitar mais problemas a fez ser um tanto condescendente com a situação.

Os personagens no geral, tanto a família de Violeta como os amigos que ela constituiu com o tempo são maravilhosos, foram importantes e impactantes para a história.

Tenho carinho especial por miss Taylor, a família Rivas, Torito e as tias de Violeta. São inspiradores e revolucionários ao seu modo.

Me chocou muito o relacionamento de Violeta com Julian, dos filhos e toda a teia de problemas entres eles. Não consegui imaginar que Camilo fosse neto e nem o que acontece antes de seu nascimento.

Achei estressante as emboscadas que os filhos e o neto se envolveram durante os anos. Violeta foi forte e aguentou muita coisa. Foram cem anos de luta, amores, felicidade e dor.

O livro aborda temas importantes e essenciais na história da humanidade. Trata de assuntos e como se desenvolveram ao passo lento de uma sociedade que viveu longos períodos de problemas sociais.

A leitura tem ritmo lento até o meio mas depois acelera e se torna interessante.
Pensei que me impactaria mais, tive grandes expectativas, porém, aceito rápido que é normal um livro não funcionar às vezes mesmo que o mundo diga o contrário.

Bom, eu recomendo bastante, principalmente para quem gosta de história e biografias. Vale a pena ler e conhecer Violeta com sua família.

letíciavmf_ 11/06/2024

Eu tinha tantas expectativas pra Violeta, que infelizmente não foram atendidas ?
geralmente eu vejo muito mais gente elogiando esse livro do que a casa dos espíritos, por exemplo, mas comigo foi o contrário. a casa dos espíritos virou um favorito meu, enquanto Violeta não me ganhou tanto assim :/
o livro é bom, mas achei um pouco massante e cansativo em vários momentos. também não consegui me apegar tanto à Violeta em si. a sensação foi de ler mas sem estar imersa na leitura de fato.
de qualquer forma, não vejo a hora de conhecer outros livros da autora.

Nay M. 10/06/2024

Diga-me o que você faria da sua única vida selvagem e preciosa?
Uma mulher cheia de vontade intensa, é isso que Violeta é.
Meu primeiro contato com Isabel Allende e não poderia ter sido melhor. Aqui vamos acompanhar a história da Violeta, toda a sua jornada de vida através de cartas endereçadas a Camilo, que descobriremos quem é no decorrer da história.

E vamos ver todas as nuances, fases e tudo que aconteceu na vida de Violeta no decorrer de um século. Sim, ela vive por cem anos e ela nos transporta através das duas cartas para todas as vivências e tudo que ela passou nessa longa vida.

Durante sua jornada nos iremos ver vários acontecimentos mundiais pelos olhos privilegiados de Violeta, desde a gripe espanhola, a grande depressão, a luta pelos direitos das mulheres, veremos tiranos subirem ao poder e serem destituídos.

Uma mulher tão intensa, também merece viver amores intensos. Ela vai da pobreza a prosperidade. Vamos ver uma mulher forte, que luta pelo o que quer, em um período que era muito mais difícil ser uma mulher independente.

Isabel com sua narrativa envolvente e instigante nos trouxe uma história profundamente épica, inspiradora e que nos envolve do começo ao fim, nos fazendo sentir um turbilhão de sentimentos por todos os personagens, mas principalmente por Violeta.

Luaturas 10/06/2024

Uma carta muito especial
"Violeta" é um romance que acompanha a vida de uma mulher extraordinária ao longo de um século tumultuado. A narrativa se desenrola desde o nascimento de Violeta, em 1920, durante a pandemia de gripe espanhola, até sua morte, em 2020, em meio à pandemia de COVID-19. Ao longo dessa jornada, Violeta enfrenta e supera inúmeras adversidades, como crises econômicas, ditaduras e revoluções, além de seus próprios dramas pessoais.

O livro é uma longa carta escrita por Violeta ao seu neto Camilo, onde ela compartilha memórias, segredos e lições de vida. A autora cria um retrato profundo e comovente de uma mulher resiliente, cuja vida espelha muitas das mudanças sociais e políticas do século XX na América Latina.

Uma obra rica em detalhes históricos e emocionais, proporcionando uma leitura envolvente e reflexiva. .

amanda 10/06/2024

Como é bom ler livro latino-americano!
Ler Isabel Allende pra mim sempre foi um medo! Tinha aquela ideia de que a escrita seria muito difícil, que eu não entenderia e perderia a paciência, mas (ainda bem) eu estava enganada hahaha. Violeta foi uma experiência, foi uma honra e um prazer acompanhar a vida dessa rica personagem, repleta de humanidade e de ser gente como a gente? Eu amei a escrita da Isabel, gostei do modo como ela trabalhou a divisão de capítulos, eu sou uma pessoa que tem problemas quando algum autor começa a descrever demais situações e ambientes, sempre perde minha atenção, mas a exceção foi esse livro, pois tudo era tão interessante que valia a pena ser lido! Recomendo demais! Espero voltar a ler essa autora maravilhosa em breve??

RENATA1004 10/06/2024

O segundo favorito do ano!
Foi uma experiência incrível acompanhar esses 100 anos de vida da Violeta. Amei a escrita dessa autora, na minha visão, é de fácil entendimento e prende bastante a atenção do leitor para a história. Enfim, estou completamente encantada com esse livro!

Tali Rodrigues 10/06/2024

Nem tenho palavras
Que livro gente, apenas leiam.
Um ode a ser mulher, ser Latina e ser um ser humano múltiplo.
Um livro tão detalhista e ao mesmo tempo direto ao ponto.
Vi tantas pessoas na Violeta, vi que ser feminista tem muitas facetas e que vive em cada uma de nós, mesmo sem que algumas se deem conta!
Que podemos ter várias profissões, vários amores e desamores, várias sortes e infortúnios e mesmo assim ainda nós falta tempo e ao mesmo tempo, temos muito tempo!
Estou divagando rs... e dificilmente esse livro vai ser batido com certeza um dos favoritos do Ano!

Drika.Zimmermann 10/06/2024

Violeta! ?????
Meu segundo livro de Isabel Allende!

Li esse ano Casa dos Espíritos, que foi o primeiro romance de Allende, agora li o penúltimo (2020), e foi incrível ler nessa ordem porque os livros se conectam pela família Del Valle!

Violeta nasceu em 1920 ano da pandemia da gripe espanhola e morreu em 2020 ano da pandemia da covid. Então ela narra seus 100 anos de vida!

São muitas vidas em uma só! Violeta passa por crises, ditaduras, terremotos e pandemias. Conta sobre sua família, seus amores, suas lutas, derrotas, perdas, amores.
A escrita de Allende é incrível, gosto muito de como ela vai costurando a história dos protagonistas com o que está acontecendo na política mundial.

Nesse romance ela traz diversos dilemas políticos, violências diversas, principalmente a doméstica, uso abusivo de drogas e as ditaduras na América Latina financiadas pelos EUA. Tudo vai se encaixando muito bem em sua narrativa.

Ler Isabel Allende é ter uma vasta pesquisa história entrelaçada com fortes personagens em histórias incríveis.

Ahh e como não amar Josephine e Teresa! ??

Mariana113 10/06/2024

Um livro com personagens muito impactantes e histórias muito fortes. Violeta é uma mulher que viveu em momentos do passado em que o poder feminino não era visto e nos remete a uma série de pensamentos no tema.
Ótima leitura!

Milenna.Pessoa 09/06/2024

Que livro, no início foi bem mais ou menos, depois fui me apegando aos personagens e suas histórias de vida, no final do livro fiquei bem reflexiva sobre a vida.

Leh 09/06/2024

Isabel Allende é um acontecimento
Eu sempre achei surreal um escritor criar um universo e acontecimentos tão reais. Mas Isabel vai além, sua escrita é tão minuciosa e detalhada que em nenhum momento passa pela mente se tratar de ficção, parece uma biografia, simplesmente ela está contando coisas que viveu. Sensacional

Jessie.Vieira 08/06/2024

Achei que seria 5 estrelas
O chamariz de citar as pandemias foi certeiro, pois de fato chama atenção, apesar de não ser algo que tenha de fato foco, afinal, são 300 e poucas páginas para 100 anos de história.
Até o capítulo 10 o livro estava seguindo para o primeiro 5 estrelas desde que voltei a ler, mas a forma como Violeta conhece um certo personagem e a descrição e rapidez que tudo ocorreu soou escroto.
Ainda assim, parte do livro foi uma boa experiência. Ela passa por muitas perdas (estamos falando de alguém que viveu 100 anos), muitos acertos e erros e momentos históricos, como a luta feminina e a ditadura.
Mas quando Camilo é introduzido como personagem e não só o destinatário, Violeta começa a "falar" diretamente com ele e a linguagem achei muito cansativa, muito uso de -este (fizeste, quiseste e etc), não são acostumada e isso empatou um pouco a finalização do livro, que veio de forma fluída até então.
Ainda assim, é um ótimo livro e meu primeiro contato com a autora.