São Paulo

São Paulo Raquel Rolnik

Resenhas - São Paulo

Bruno Oliveira 15/04/2024

UM LIVRO QUE TE AJUDA A VER O COMO É PRA MELHORAR O PORVIR
São Paulo: O planejamento da desigualdade, de Raquel Rolnik é um livrinho de pouco mais de cem páginas que sintetiza muito bem e dá a real desta que é a maior cidade do Brasil. Se você já manjava a cidade, ou melhor, se você achava que a manjava, o presente livrinho te dá mó moral pra entender de vez porque São Paulo é São Paulo. Desde seu início como ponto de passagem, depois vila, depois cidade e depois megalópole, São Paulo é o que é graças às forças oficiais que a (des)governam e, também, às pessoas que tentam sobreviver nela e a moldam às suas próprias necessidades mais básicas. Enchentes sempre houveram por aqui e sempre haverão de haver; terra boa pra uns e esgotos pra outros; polícia troncuda herdada da ditadura; periferias cada vez mais periféricas para segregar os que têm muito dinheiro dos que não têm; enfim, São Paulo é a descarada, a desvairada contradição: terra das oportunidades, da opulência que convive, lado a lado, com a miséria, com a desesperança... Um livro que te ajuda a ver o como é pra melhorar o porvir, se os paulistanos, claro, o assim quiserem.

Letícia 08/07/2022

Lançado em maio deste ano, São Paulo: O Planejamento da Desigualdade é uma versão revista e ampliada da edição que saía pela antiga coleção Folha Explica. Aqui, Raquel Rolnik, professora da FAU-USP especialista em política habitacional e planejamento urbano, traça um histórico das escolhas políticas que definiram a ocupação e os conflitos de São Paulo, desde a sua fundação, no século XVI, até os dias atuais.

Conforme o esperado, considerando o amplo recorte temporal a depeito de possuir apenas 120 páginas, trata-se de um livro introdutório. Rolnik busca apresentar, de forma acessível ao público leigo, um panorama geográfico e socioeconômico de uma das maiores e mais desiguais cidades do mundo. Para isso, o livro está organizado cronologicamente e conta com uma linguagem objetiva, mapas, uma lista dos prefeitos da cidade, e um prefácio genial escrito pelo Emicida.

A autora narra momentos-chave do desenvolvimento de São Paulo, como a formação do centro expandido, a expansão desordenada em direção às periferias e a autourbanização promovida pelas populações marginalizadas, a divisão da cidade entre bairros operários e loteamentos burgueses, a influência do capital estrangeiro e da especulação imobiliária sobre o fornecimento de serviços públicos, o deslocamento do núcleo financeiro para as várzeas do Rio Pinheiros, e como as formas de habitar a cidade foram se transformando ao longo dos anos.

Nesse percurso, ela lança luz sobre alguns dor problemas recorrentes da cidade, como as inundações, a baixa integração entre a capital e a região metropolitana, as deficiências do sistema de transportes, o escasseamento de áreas verdes e espaços livres públicos, a proliferação de shoppings e condomínios fechados onde impera uma lógica securitária; além de questões mais recentes, como a precarização das relações de trabalho durante a pandemia.

Para mim, essa leitura foi uma oportunidade de entender melhor a cidade em que vivo há três anos. Embora tenha sentido nessidade de complementar algumas informações com pesquisas online, foi, certamente, um excelente primeiro contato com o tema.

Vitor Y. 27/05/2022

Desigualdade social e geográfica
Obra descreve bem a realidade de São Paulo e como decisões pouco republicanas fizeram aumentar ainda mais a desigualdade abissal de uma das maiores metrópoles do mundo. Interessante mostrar como falta integração entre as 39 cidades da região metropolitana de São Paulo.

Sou leigo no tema. Como introito ao urbanismo, achei muito bom. Mas carece um pouco de detalhes. Não tenho dúvidas que a autora é gabaritada no assunto, mas poderia ser uma obra mais robusta e com mais notas de roda pé explicativas. Algumas afirmações ficaram um pouco soltas e fiquei com dúvidas com algumas premissas e conclusões (específicas) da autora.