A canção de Aquiles

A canção de Aquiles Madeline Miller

Resenhas - A canção de Aquiles: Uma releitura da Ilíada, em que a glória de um semideus encontra o amor de um príncipe.

syll0 08/07/2023

Recomendo ler só se tiver acesso a terapia
Merece todo o hype que tem e muito mais. A escrita é flúida, viciante, criativa e fácil. Li o livro em menos de 24 horas e me arrependo de não ter degustado tanto quanto merece.
Acompanhamos um desenvolvimento incrível, tanto de Pátroclo quanto de Aquiles. Vemos o começo - a inocência, a fraqueza, a força, a alegria. Vemos o meio - a paixão, os sentimentos, o desenvolvimento, a mudança, os sonhos e a esperança. Vemos o final - a negação, a mudança, a tristeza, o orgulho e a aceitação.
Ao contrário de muitos livros, também há um pós de todos os acontecimentos: vemos a rendição, a verdade, os pontos de vista, o decorrer, a finalização da história para o que conhecemos hoje.
Sem dúvidas, um desenvolvimento de história perfeito.
Vemos o orgulho, o amor, o medo. Tantos sentimentos que passam para nós, leitores, enquanto lemos e nos fazem sentir junto.
Os personagens cometem erros, Aquiles é derrotado por seu orgulho por exemplo. São humanos, são identificáveis.
O romance é desenvolvimento na medida certa, é triste ter que ser escondido, é feliz e puro no início. É uma admiração, companheirismo, dependência e a pura forma do amor por si só.
Quando cheguei no final, gostaria de voltar para o começo.
O plot em si é perfeito e muito bem colocado na história, assim como todos os personagens são mto bem desenvolvidos.
A única crítica é para os acontecimentos, as vezes embaralhados e confusos, de resto, não há do que reclamar.
Senti tudo o que eu poderia sentir com um livro, senti empatia, tristeza, alegria, ansiedade, e por aí vai. Sendo um livro único, foi muito bem desenvolvido e com a história completa, sem deixar para trás informações de mais ou faltando.
Agora, estou muito triste e em luto por conta desse livro, então recomendo também terapia.

Recomendo muito, leiam!!
BeccaBlack 08/07/2023minha estante
Você descreveu esse livro muito bem!! Suas escolhas de palavras foram simplesmente ótimas!! ????

Guilherme 24/03/2024minha estante
Chorei horrores no final

Nilsonln 11/06/2023

Épico!
A Canção de Aquiles reúne muitos elementos de que gosto, mitologia grega, aventura, personagens cativantes e relacionamento homoafetivo. A história é boa, bem escrita e super bem conduzida, gostei muito e não queria que o livro terminasse. Depois deste livro Madeline Miller passa a ser uma de minhas escritoras favoritas, quero ler em seguida "Circe". Recomendo a leitura!

KaillanyMorais 14/05/2023

Apesar de não ser um tipo de livro que estou acostumada a ler, e nunca tinha lido nada relacionado a mitologia, até que gostei. A história é bem fluída, demorei um pouco para me conectar, mas depois me prendeu bastante. Os personagens são ótimos, e o final muito triste. Enfim, recomendo.
Leiturasdalopex 14/05/2023minha estante
Eu travei nesse livro e não consigo destravar

KaillanyMorais 15/05/2023minha estante
Depois de pelo menos os 40% fica ótimo, mas no começo é muito difícil mesmo p acostumar kkkk

12345 02/10/2023

"? Se você tiver de ir, saiba que irei com você."
"Estamos todos ali: a divindade, o mortal e o menino que era as duas coisas."

A canção de Aquiles conta a história de Pátroclo e não de Aquiles, isso torna tudo muito mais interessante do que seria se lêssemos o ponto de vista de Aquiles, já que Aquiles claramente esquece que é um semideus e não um deus de verdade, por vezes acha que é grandioso demais para tudo que está acontecendo.
O livro é bastante interessante, conseguimos acompanhar sem pressa o relacionamento dos dois em todas as fases, menos a de negação, não acredito que em algum momento tenha tido negação da parte deles ou dos outros ao redor, e não achei isso ruim de maneira alguma, na verdade me fez gostar um pouco mais do Aquiles adulto.

Acho sim que por ser famoso nas redes sociais me decepcionou um pouco, não consegui sentir tanta empatia pelos personagens ou me apegar o suficiente por eles terem morrido. Ponto positivo é que é uma releitura da história de Apolo com os detalhes distorcidos mas ainda assim verdadeiros, senti um pouco de falta do calcanhar de Aquiles e acho que seria melhor se a flecha tivesse acertado ali.

Recomendaria sim o livro, adoraria ler mais sobre as aventuras dos dois na fase infantil e adolescente quando ainda eram inocentes.
Glads.viana 07/10/2023minha estante
Esse livro é simplesmente fantástico

Clau Melo 10/01/2024

Era para chorar? Hahaha
Literatura americana, 2011. Mitologia.

Grécia Antiga, o lar de deuses e reis. Pátroclo, um jovem e tímido príncipe, acaba exilado no reino de Fítia, após um acontecimento trágico. Em seu novo lar, longe de tudo o que conhecia, ele encontra Aquiles ? filho do rei e da deusa Tétis. Aquiles é tudo o que Pátroclo não é: extraordinário em todos os sentidos, belo e com um futuro brilhante já delimitado por uma profecia. Mesmo com essas diferenças, eles desenvolvem uma conexão profunda e se tornam inseparáveis. Durante anos, passam a vida assim, lado a lado, crescendo juntos. E, quando se tornam jovens adultos, esse relacionamento muda para algo ainda mais intenso. A vida idílica que levam é interrompida quando surge a notícia de que Helena de Esparta foi raptada e que os homens gregos devem partir imediatamente para Troia a fim de libertá-la. Aquiles vê nessa guerra a oportunidade perfeita para enfim cumprir seu destino heroico e decide deixar para trás a corte e seguir para a batalha. Pátroclo, movido pelo amor que sente por Aquiles, o acompanha. No entanto, mal sabem eles que, além de glória e amor, o destino também tem reservado uma grande dose de sacrifícios. Baseada na Ilíada de Homero, A canção de Aquiles já encantou centenas de milhares de leitores ao redor do mundo. É uma história sobre o poder do amor e a força do destino, mas também das grandes batalhas entre deuses e reis, de paz e glória, de fama eterna e dos segredos do coração humano.

Desafio Mensal - Janeiro - Batatas Literárias 2024: Friends to lover.
Davi 10/01/2024minha estante
Esse me desapontou um tanto, mas não achei de todo ruim. O que você achou?

Clau Melo 11/01/2024minha estante
Achei um pouco longo, mas gostei.

Nanda 16/12/2022

Lindo e extremamente devastador. Foi difícil parar de chorar.

"Duas sombras se aproximam em meio à treva densa e eterna. Suas mãos se encontram e a luz jorra num dilúvio como se fossem centenas de urnas entornadas do céu".

c a r o l 27/07/2023

Muito bom, recomendo
Livro pedrada dms, a escrita pode ser um pouco complicada no começo mas vai na fé que rola. História viciante
arneiyh 27/07/2023minha estante
Em que valor vc acha que ele deve ser comprado? (Considerado que quem te pergunta seja uma leitora pobre com medo de gastar dinheiro com livro que não vale o preço)

c a r o l 27/07/2023minha estante
Assim EU achei ele mt bom, aí pra mim os R$35,99 (preço da Amazon agr com promoção acho) são aceitáveis, pra um livro de 300 e poucas páginas mas os R$70 e poucos não é um bom preço não, eu não pagaria, mt caro pra um livro capa comum.

Isabela.Simon 19/07/2023

Interessante, mas não leria mais
Achei toda a história bem diferente do estilo que eu geralmente leio.
Gostei, mas não leria uma continuação ou outro do mesmo estilo. A narrativa me deu uma nostalgia do Wattpad de POV único.
Os personagens foram bem difíceis de me conectar, o desenvolvimento foi bom (inegável) mas mesmo assim não me apaguei.
O romance foi bom, bem construído e foi o motivo de eu terminar de ler.
Não sei se recomendaria?
Simplesvini 19/07/2023minha estante
Um aviso pra galera que talvez queira ler o livro: é sobre mitologia. Por isso, por mais que tenha um romance homoafetivo no enredo, pra quem curte romance por romance é bem provável que seja maçante mesmo. Amei a resenha, é bom ver opiniões diferentes ??

Vanêssa 04/07/2023

Apaixonante
"Eu te reconheceria na mais completa escuridão
Se você fosse mudo e eu surdo
Eu te reconheceria em outras vidas
Em outros tempos,
Em outros corpos..."
Luana1262 11/07/2023minha estante
Eu vir esse livro no tktk, é bom igual dizem?

Lucasmellol 11/07/2023minha estante
Esse livro é incrível, eu já lí ele.

Naubx 13/09/2023minha estante

babi 09/02/2024

A história gira em torno de pátroclo, um príncipe que não se dá bem com o pai e é exilado após um conflito. ele vai parar em fítia, onde conhece aquiles, o tal "aristos achaion", e daí surge uma amizade que logo se transforma em algo mais sério.

à medida que a guerra se aproxima, os dois encaram desafios que testam não apenas sua coragem, mas também a natureza do relacionamento deles. o ponto alto da história é quando pátroclo percebe que aquiles não é mais aquele cara bonzinho e generoso, mas sim um guerreiro orgulhoso e sedento de sangue. mesmo assim, ele decide ficar ao lado dele até o fim.

o desfecho é cheio de reviravoltas e emoções à flor da pele. a morte de aquiles e a ascensão de seu filho pirro trazem à tona uma série de conflitos e dilemas. mas o gesto mais tocante é quando a mãe de aquiles, tétis, escreve o nome de pátroclo na tumba de seu filho, garantindo-lhe um lugar ao lado do amado na eternidade.

o livro vai muito além de uma simples história. é uma jornada emocionante que explora temas como amor, perda, coragem e redenção. a escrita de madeline miller dá vida aos personagens de uma forma incrível, fazendo com que a gente se sinta parte da história. uma leitura indispensável para quem curte mitologia grega e histórias cheias de emoção.

vsamia 25/11/2023

"Aquiles é metade de minha alma, como dizem os poetas."
Possível spoiler!

No dia que inicie a leitura, fiquei tão fascinada pela história que se tivesse tido tempo teria o terminado no mesmo dia, mas como isso não aconteceu depois de uns dias comecei a achar a história muito arrastada e acabei me decepcionado um pouco.
Uma coisa que me chamou muita minha atenção, foi o fato de muitas pessoas imaginavam que Aquiles e Pátroclo tinham um relacionamento e mesmo assim não se importavam, por se tratar daquela época imaginava que o preconceito seria muito maior, mas não foi o que aconteceu, não sei se porque o Aquiles era muito poderoso e um semideus ou porque aquele era o modo da sociedade mesmo.
Outra coisa que queria falar é sobre a Deidâmia, que só foi usada e abandonada, tanto que depois do seu isolamento, ela não tem mais nenhuma importância na história.
Odeie como o Aquiles agiu naquela situação, pois a culpa não era da Deidâmia e sim de sua própria mãe, e não entendi nada do porquê Pátroclo ter dormido com ela, não sei se foi uma vingança ou até por conta de seu ciúmes, mas depois da Briseida, por quem acredito que ela nutria sentimentos, prefiro acreditar que ele realmente queria aquilo e não apenas só usou ela.
Achei o relacionamento de Aquiles e Pátroclo meio complicado de se entender, mas achava eles muito fofos e amei o casal e não me conformo que os dois morreram. Ler sobre Aquiles descobrindo sobre a morte de Pátroclo e como ele lidou com aquilo foi muito triste, mas tudo foi muito bem escrito, só achava estranho o Pátroclo continuar narrando mesmo depois de morto, mas no fim até gostei disso.

afritsch 01/02/2024

A Canção de Aquiles.
"A Canção de Aquiles" é um livro sobre luto, arrependimento, perdão, amor, descobertas, autoaceitação e muito mais. Neste livro nós temos Pátroclo, um príncipe que sempre fora motivo de desgosto pro seu pai, até então ser exilado após um conflito. Pátroclo vai para o reino de Peleu, Fítia, onde conhece Aquiles, ou, o "Aristos Achaion", que após alguns meses acabam por virar amigos, e logo após amantes.
Quando dado início a guerra, ambos são muito novos, tendo apenas 17 anos.
O ápice do livro, ao meu ver, é quando Pátroclo passa a enxergar Aquiles não como o menino puro, bondoso e generoso que ele conhecia, e sim como um soldado sangue-frio, com sede de sangue e muito orgulhoso. Durante essa virada, percebemos como Pátroclo, mesmo decepcionado com seu companheiro, decide ficar ao seu lado e honrar sua promessa. Até o momento em que ele morre nas mãos de um dos maiores soldados da história, e Aquiles vai atrás dele com muita vontade de vingar o nome de seu amado.
Quando Aquiles morre, seu filho Pirro, cujo qual é desdenhável e desagradável demais para uma criança de 13 anos, assume seu lugar como Aristos Achaion, e ordena que o nome de seu pai e de Pátroclo não estarão na mesma tumba.
O momento mais marcante deste livro é quando Tétis, uma ninfa marinha e mãe de Aquiles, que tanto odiou Pátroclo, escreve o nome de Pátroclo na tumba de Aquiles para que a alma dele possa vagar na eternidade ao lado de seu filho.
Pátroclo sempre fora muito bondoso e caridoso, sempre fora fiel à Aquiles e sempre tentou ajudar a todos, mesmo não sabendo lutar, com seus conhecimentos por medicina. Com toda certeza sabemos que quem será lembrado nessa história será Aquiles, mas acredito, no meu ponto de vista, que Pátroclo foi um homem muito mais honroso e que merecia ter sido tão reconhecido quanto.

Hugo287 05/10/2023

Livro da minha vida
Não tenho palavras para descrever minha experiência com essa obra de arte.
Foi o primeiro livro na minha vida que eu chorei - não foi muito, mas o suficiente.
A escrita de Madeline Miller é inacreditavelmente linda, bela e boa.
Quero guardar essa experiência para minha vida.
Eu me senti com Pátroclo e Aquiles a história inteira, foi uma experiência inacreditável, sei que já falei muito isso, mas é porque esse livro merece.
Por favor, leiam isso! Leiam essa obra de arte.
"Madeline Miller poderia ter escrito a Ilíada, mas Homero não poderia ter escrito A canção de Aquiles."

Iasmym7 28/01/2024minha estante
Meu Deus, vc chorou mesmo? Chocada

Luany_santos 28/01/2024minha estante
chorei mulher. leia, vc vai adorar

Iasmym7 28/01/2024minha estante
Vou nada , pura depre isso aí

Luany_santos 29/01/2024minha estante
quem disse?

Iasmym7 29/01/2024minha estante
Vc disse aí . Se vc chorou imagina eu

Luany_santos 29/01/2024minha estante
então nao leia, você não sabe se chorei de felicidade