Um filho Alejandro Palomas

Resenhas - Um filho

30/05/2024

Um filho
Grata surpresa. Peguei para ler sem muitas pretensões, mas gostei muito. Me encantei por Guille e todas as nuances que o livro traz. A medida que o livro apresenta os desenhos, as histórias de Guille, é possível começar a desenhar o desenrolar da história como se dá.
Valorosa a importância dada ao acompanhamento psicológico e ao olhar atento à criança e ao seu entorno.
Muito sensível perceber que a criança, na sua compreensão do que havia ocorrido com a mãe, na verdade quer salvar o pai. No fundo, todos queremos uma palavra mágica da Mary Poppins.

Jose 28/02/2024

Como cuidar do outro!?
Pense num livro gostoso de lê. Ele acompanha a trajetória de uma criança de 9 anos, buscando na fantasia, para ele, na magia, uma forma de resolver todos os problemas que assola sua vida e a dos seus entes queridos, o seu pai e a sua melhor amiga.

Adorei muito lê esse livro, escrito com muito cuidado, muito carinho, e super sensível. Simplesmente perfeito ?

Vanessa.Pitsch 29/07/2023

Um filho
Sem ler a sinopse, não me arrependi.
As crianças são sabias demais? inútil tentar engana-las. Elas aprendem e se adaptam melhor e mais rápido que nós, adultos.

Lusia.Nicolino 24/03/2023

Emocionante
Guille é Guillermo, que do alto dos seus oito anos já descobriu que a vida não é só brincadeira de criança. Ele e o pai não conseguem se conectar, faltam palavras, sobram sentimentos. A conversa é mais fluida com sua amiga paquistanesa Nazia, que além de sua vizinha estuda na mesma escola. Um ampara o outro em suas particularidades, em suas “esquisitices” que os afastam do grupo. O pai de Guille, Manuel, quer protegê-lo, principalmente da ausência da mãe, e essa ausência gera nele uma busca por um escape: transformar-se em Mary Poppins. Sim, ela mesma, aquela! Quem voa e quem aterrissa? Você vai descobrir, não sem antes se emocionar muito! Provavelmente, um cisco cairá em seu olho.

Quote: "´A mente humana é como a vida: um labirinto de onde às vezes retiramos aqueles que se perdem em coisas que jamais teriam imaginado.´ Essa frase, essas palavras exatas foram as que me surgiram na cabeça ontem, depois da sessão, enquanto eu via Guille e o pai se afastarem pelo caminho que contorna a fonte."

site: https://youtu.be/U-L3M6nrJko

Laura.Julia 13/04/2022

Interessantíssimo. Dá vontade de começar a ler e ir até o final sem parar.
Esse livro trata de duas questões muito tristes relacionadas a psicologia infantil. A primeira, que é a principal, mostra a relação entre pai e filho na ausência da mãe. A segunda, que está em segundo plano, mostra uma menina paquistanesa e sua família e o controle que a religião tem sobre eles.
É muito interessante que o livro é escrito do ponto de vista de dois personagens diferentes, do menino Guille e de sua psicóloga Maria, alternando a cada parágrafo. Como vemos do ponto de vista de Guille, algumas coisas que acontecem com sua amiga paquistanesa, Nazia, não conseguimos entender o que realmente houve ao final do livro, pois provavelmente Guille também não soube.
Gostei muito deste livro, achei ele instigante do início ao fim, me deu vontade de começar a ler e ir até o final sem parar nem um instantinho. Enfim, agradeço ao Skoob e a editora Rocco por existirem as cortesias, estou muito feliz por ter ganhado e lido este livro!