Água Fresca para as Flores

Valérie Perrin
Valérie Perrin

Resenhas - Água Fresca para as Flores

Vicky8722 27/05/2024

Odiei esse livro, estava com a expectativa altíssima porque era um livro que queria ler a anos, mas no final das contas me decepcionei, história chata, insuportável, contada por meio de contos, o que achei bem nada a ver pois cada conto não completava o outro, eram histórias diferentes e que ao mesmo tempo estavam interligados.

Luisa1110 27/05/2024

água fresca para as flores
O livro te prende a todo momento com mais uma trama diferente a ser desvendada. apesar de poder parecer mórbido, por se passar em um cemitério, você acaba envolvido com a protagonista e esperançosa para que ela melhore de vida.

Maicon.Desordi 27/05/2024

A poética do luto e a beleza da vida.
"Água Fresca para as Flores", de Valérie Perrin, é um romance que tocou meu coração de uma maneira que poucas obras conseguiram. A história de Violette Toussaint, a zeladora de um cemitério em uma pequena cidade francesa, é um mergulho profundo na alma humana, uma jornada através da dor, do amor, e da resiliência.

Violette é uma mulher marcada por perdas devastadoras, mas que encontra força na simplicidade de sua rotina e na conexão que desenvolve com aqueles que visitam o cemitério. Cada visitante traz consigo uma história, um pedaço de vida que se entrelaça com a própria história de Violette, revelando aos poucos os segredos e as feridas que ela carrega. É com uma sensibilidade ímpar que Valérie Perrin nos conduz por esses encontros, mostrando como a dor pode ser transformada em algo belo e significativo.

Ler este livro foi como uma viagem através das estações da alma. Há uma melancolia suave, um peso de luto que permeia as páginas, mas também há momentos de luminosidade, de redescoberta e esperança. A escrita de Perrin é poética e envolvente, conseguindo capturar as nuances dos sentimentos humanos com uma precisão e uma beleza que me deixaram emocionado.

"Água Fresca para as Flores" não é apenas uma história sobre a morte, mas uma celebração da vida e de sua capacidade infinita de se renovar. É um lembrete poderoso de que, mesmo nos momentos mais sombrios, podemos encontrar luz e que, apesar das cicatrizes, somos capazes de florescer novamente.

Ao terminar este livro, senti uma renovada apreciação pela vida e por todas as suas complexidades. Violette Toussaint é uma personagem inesquecível, cuja força silenciosa e humanidade me inspiraram profundamente. Recomendo esta obra a todos que buscam uma leitura que não só entretém, mas que também alimenta a alma e o coração.

Valérie Perrin nos presenteia com uma história que ecoa muito além das páginas, uma obra que se torna uma companhia constante, lembrando-nos da beleza que pode ser encontrada mesmo nas circunstâncias mais adversas. "Água Fresca para as Flores" é, sem dúvida, um tesouro literário que ficará guardado em minha memória e em meu coração.

Mafezinea 27/05/2024

Água fresca do meu choro?
Eu simplesmente adorei esse livro, li bem rápido levando em conta que tava lendo pelo SAMSUNG NOTES ?? A história me pegou tanto que eu não consegui parar de ler mesmo no celular kkkkkk só no final que fui lembrar que eu poderia simplesmente colocar no kindle e fui ler lá.
Mas eu adorei a escrita desse livro e ver o desenvolvimento de cada personagem, é algo tão profundo que fiquei mt emocionada em várias partes do livro.
Além disso, por ser um livro com protagonistas que são mais "vividos" (+40 anos) os romances são muito leves e naturais, parece que eles simplesmente acontecem sem você nem perceber.
Sinto que aprendi muito sobre amor e luto, ainda mais pela personagem tão forte que temos como principal, que perdeu todos ao seu redor desde o seu nascimento e continuou tentando ver as partes positivas da vida, além de dar vida a outras coisas.
Não consegui dar 5 estrelas pra esse livro apesar de ter amado a história pois achei que algumas coisas foram muito romantizadas, quando não deveriam ser.
Nos últimos capítulos eu fui lendo e ficando de boca aberta a cada linha que eu lia, fiquei em choque com o "plot" que a autora escolheu e me vi até ficando com dó de um personagem que odiei o livro todo, não gosto dele apesar de ter lido parte da história do ponto de vista dele, mas a criação não ajudou.

Nihh. 27/05/2024

Lidar com a morte é lidar com a vida...
-É sempre assim com a morte. Quanto mais antiga ela é, menos poder tem sobre os vivos. O tempo aniquila a vida. O tempo aniquila a morte.

Mariana.VarajAo 26/05/2024

Uma história sobre os desencontros da vida :(
Nossa? é estranho,no começo eu li quase por obrigação. Mas depois tudo passou a fazer sentido.

A história não é linear. E a ânsia por resposta me desanimava, porque o ritmo é lento. Vamos do passado ao presente, mas cada vez sobre um assunto e às vezes sob a perspectiva de outra personagem. Mas continuei, e nossa?

TalitaFranco 25/05/2024

Que história linda, bem construída?
Drama cheio de afeto.
É sobre luto, é sobre superação e fechamento de ciclos.
Favoritei ??

Thaísa 23/05/2024

Mais um pra lista de melhores do ano
Ah, só posso dizer: que livro lindo! Seus personagens e narrativa são bem diferentes de tudo que já tinha lido e a beleza de suas palavras torna tudo ainda mais tocante. A autora nos transporta para a realidade do livro, com reflexões importantes e capítulos muito poéticos, apesar de tratar de temas difíceis, como o luto, a morte, o abandono e outras tristezas. Esse foi o livro escolhido para o Clube de Leitura "Entrelinhas e café". Algumas meninas acharam a narrativa um pouco lenta no início, mas os comentários foram bem positivos, corroborando com as resenhas que eu tinha lido sobre ele. Indico a leitura, se você não tiver medo de se emocionar com uma história potente de uma mulher incrível com uma profissão inusitada rsrs o livro tem várias reviravoltas, que vão te prender do início ao fim da leitura.

?PS alerta de tema sensível: abandono pelos pais, mortes na família, maternidade interrompida

Bitsi 23/05/2024

Dor
Que livro meus amigos, uma estória de luto cativante e o que é viver com a dor depois de uma grande perda, passei raiva e me emocionei várias vezes, como o livro mesmo diz: ?É o verão que se encerra, o calor das noites de retorno ao seu percurso, os apartamentos à espera, a vida que segue seu curso?.

Irlania Dantas 23/05/2024

"La vie devant soi"
Um livro delicado e emocionante, que desperta a sensibilidade sobre as dores e alegrias de se abrir para o amor e para a vida. Uma leitura verdadeiramente envolvente, com personagens vividos e complexos, cujas histórias se entrelaçam e se desdobram de maneira cativante e surpreendente.
Um livro pelo qual temos dificuldade de nos separar. Ao final da leitura, fica a sensação de ter vivenciado uma experiência única e enriquecedora, que nos faz apreciar a beleza simples e efêmera das pequenas coisas que nos rodeiam.

francinismo 21/05/2024

Prepare o lencinho
Deve ter sido o livro que mais chorei lendo, e não só pois tem momentos extremamente tristes, mas tem momentos muito belos

@estantedamarcia 21/05/2024

Essa leitura, aclamada por todos que leram, me deixou com muitas expectativas, e a leitura não foi nada do que eu estava esperando. Tanto com uma perspectiva positiva ou negativa. O livro é escrito com uma estrutura curiosa. Ele vai de drama para suspense de maneira inesperada. Intercala presente a passados diferentes. Vai até mesmo para um diário, uma vez que apresenta a personagem que se confidencia através dele.
Confesso que nunca tinha lido uma narrativa posta dessa forma.
Sabemos desde o começo que essa é uma história de luto. Sobre a dor da perda, das lembranças que ficam para sempre. A superação que acontece gradativamente.

" ??????? ? ????, ????-? ?? ???????? ?????, ???? ?? ???? ?? ?????? ????????? ??? ???."

O que me conquistou nessa leitura foi o caminhar da narrativa está , eu não sabia o que esperar da trama, e a surpresa me fez associar a vida diária.
Com uma escrita em partes poética, em partes direta, Valérie Perrin, tece histórias entrelaçadas por ironias do destino. Fala sobre a tragédia da perda, sobre a dor do luto, sobre a vontade de viver e não apenas sobreviver.

" ?? ???????? ???? ????? ???? ?????? ?? ????? ?? ????"
Mundo em Páginas 21/05/2024minha estante
Para mim tb não foi td q esperava. Muitos personagens, histórias independentes ao foco. Amei Sacha.. mas é um bom livro.. temos q ler p saber né.

anisania 21/05/2024

Não existe solidão que não seja compartilhada.
Que jornada! Sinto como se tivesse lido um diário que uma grande amiga deixou para mim. Que depois de ter passado por grandes decepções, tristezas ainda maiores, conseguiu experimentar os mais doces sorrisos e a mais pura alegria.
É um livro muito tocante, com idas e vindas no tempo e várias histórias paralelas que às vezes duram um parágrafo apenas e mesmo assim, você se interessa. E ainda fui surpreendida ali depois da metade com as viradas e mistérios.
Se um dia for adaptado, tem a chance de ser uma das coisas mais lindas de se ver.

"? Violette, a hera está sufocando as árvores. Nunca se esqueça de podar. Nunca. Assim que seus pensamentos começarem a apontar para a escuridão, pegue a tesoura e pode toda essa desgraça."

Rafa 21/05/2024

Inesquecível
A narrativa é de arrepiar, desde o início se apresenta a historia de forma poética onde até os mais terríveis momentos soam como um romance. Tudo se encaixa, a leitura é leve, rápida como os capítulos e acima de tudo, envolvente e viciante. Enquanto o li, não consegui pensar em ler outras coisas ou usar meu tempo com outras opções. Eu só tive vontade de mergulhar ma história de Violett enquanto ao mesmo tempo não queria que acabasse. O livro é triste, mas também é motivante. Tem passagens de tirar o fôlego e você cria conexão com cada personagem e os enxerga com mais do que uma camada, é realmente uma obra de arte.

Carol Luques 20/05/2024

"Água fresca para as flores" é um livro que já estava na minha lista da Amazon fazia tempo. Depois, a @cafefilmeselivros fez uma resenha linda dele e fiquei com mais vontade ainda de ler. Que história sensível construída pela autora francesa Valérie Perrin. O livro retrata o cotidiano de Violette Toussaint, a zeladora de um cemitério em uma pequena cidade no interior da França. Além do seu dia a dia de zeladora e jardineira e das visitas, cheias de segredos, que recebe dos familiares enlutados, a história também narra os acontecimentos passados da vida de Violette e a razão de ela ter ido trabalhar no cemitério. Apesar dos temas fortes (morte e luto), a escrita da autora é muito sensível e muito poética. A maneira como estrutura sua sequência narrativa pode parecer confusa em um primeiro momento, pois mistura o tempo, o ponto de vista do narrador e os vários fios da história. Mas, com o passar da leitura, fica mais fácil acompanhar, além de nos deixar super envolvidas com os personagens. Simplesmente amei a forma como a tristeza, o recomeço, o amor, a amizade se entrelaçam em "Água fresca para as flores". Recomendo muitíssimo a leitura!