A enxadrista de Auschwitz

A enxadrista de Auschwitz Gabriella Saab
Heather Dune Macadam

Resenhas - A enxadrista de Auschwitz

minusculebee 20/10/2023

A luta pela vida aos parâmetros do xadrez
A enxadrista de Auschwitz não deixa as coisas simples. É uma história de uma menina que aos 14 anos se vê sem família e amigos ao se deparar com os horrores da guerra e ao campo de extermínio. Maria Florkowska, recém chegada na resistência, se vê numa dura batalha pela sua vida e só vê uma maneira de se salvar: através do tabuleiro de xadrez.
A enxadrista tem pensamentos lógicos e rápidos, move-se dentro do campo como se fosse uma peça do tabuleiro, fazendo de tudo para viver.
Ao lado de figuras históricas da segunda guerra mundial, Maria nos mostra a nua e crua horrenda face daqueles que precisam sobreviver.
A autora, Gabriella Saab, nos apresenta um trabalho tão bem feito, com detalhes tão pontuais e importantes. Pegamos afeição aos personagens, sofremos por ele e torcemos pela sua sobrevivência. As palavras transcritas pela autora nos enche o peito, ainda mais se você estiver escutando um Audiobook (que foi o meu caso).
A leitura algumas vezes é indigesta, não por ser ruim, mas pelos cenários tão horríveis de uma guerra tão cruel.

Jefe 05/11/2023

Muito bom. Segunda Guerra é sempre um tema que gosto de ler, e este apesar de ser um livro fictício, tem relatos muito fortes. O livro começa com a personagem principal jogando xadrez com seu carrasco. E em cada capítulo a história retorna ao início da captura da personagem e vai até o momento da partida.

Corinne 27/02/2024

Que livro incrível...muito bom para não nos esquecermos das atrocidades causadas pelo nazismo...e principalmente para nos opormos a todos os tipos de atrocidades que nos circundam.