A enxadrista de Auschwitz

A enxadrista de Auschwitz Gabriella Saab
Heather Dune Macadam

Resenhas - A enxadrista de Auschwitz

Katharina 14/06/2022

Uma jovem trabalhadora da resistência polonesa, detida em Auschwitz como prisioneira política, joga xadrez em troca da própria vida enquanto luta para levar à justiça o homem que destruiu sua família.
Como todo livro sobre o holocausto, muito triste e cruel, porém é sempre bom conhecer um pouco mais sobre esse período tão obscuro da história

Mellissa.Soler 03/06/2022

Ficção histórica
O livro trata-se de ficção, porém com contexto histórico, retratando os horrores inimagináveis a que seres humanos podem ser capazes de infligir a outros de sua espécie.

Gustavo Granado 02/04/2022

Não é história real...
Eu devia ter pesquisado isso antes de começar a ler o livro, mas comecei a ler achando que era história real e só depois de iniciar a leitura é que descobri que se trata de uma ficção. Uma ambientação real, com personagens reais e uma protagonista fictícia vivendo uma história inventada. A esrutura da narrativa usa o estilo de recortes temporais, alternando as linhas do tempo com o desenvolvimento da narrativa. No entanto, a resolução da protagonista ocorre muito cedo, e dali para o final nada acontece, as últimas cem páginas realmente não têm quase nada a acrescentar na história. A própria autora reconhece que usou de liberdade criativa para retratar Auschwitz, o que por si só, já compromete bastante o interesse no livro.