Greywaren

Greywaren Maggie Stiefvater

Resenhas - The Dreamer Trilogy #3

Larissa.Gimenes 13/12/2023

?Goodbye, Dad.?
Acabooou T__T Quero apagar tudo da minha memória e ler os 7 livros de novo. Que vazio enorme. Acompanho essa série desde que entrei na faculdade, peguei uma história aleatória de uma recomendação aleatória e lia esperando a aula começar. Nunca imaginei que ia ser a coisa mais preciosa. Como é bom achar algo importante sem querer.
Ninguém escreve como essa mulher não tenho explicação, eu até faço o esforço de fingir que ela não inspirou o nome dela na Margaret Thatcher (kkkkkkkkkkkkkkk). Ninguém começa um capítulo como ela, termina um capítulo como ela, faz um clifhanger como ela, apresenta um personagem como ela. Não imaginava que o personagem principal dessa trilogia fosse ser o DECLAN mas acabei adorando. O ponto franco são só os vilões que sempre parecem meio aleatórios, e o como o livro é mais sobre o Declan não teve muito foco no Adam e sim nos personagens novos, e ela consegue te prender mesmo assim.
Também adorei todas as referências de arte. Ver o jeito que ela descreve cada uma e ficar olhando as pinturas trouxe uma imersão enorme. Nunca vou esquecer como ela descreveu o processo de aprender a pintar no livro anterior. Geralmente quando um personagem é artista isso só é usado como uma característica qualquer, mas ela consegue fundir com a narrativa, o plot, a personalidade do personagem e como ele enxerga o mundo.
E lógico: o Gansey apareceu no epílogo e falou 2 palavras então é óbvio que é 5 estrelas.
(O Ronam também meio que virou Jesus Cristo no final)

Vic 15/11/2023

Greywaren
Esse livro, essa trilogia, a série toda em sí, é um puta de um parodoxo, eu não sei que erva a autora usou pra escrever isso mas eu faria de tudo pra dar um trago nela. Porque put* que pariu esse livro é muito bom.
É o tipo de história ou loucura que costuma não dar certo por ser maçante, é uma fantasia muito urbana e filosófica, tipo preciso sentar e pensar nisso por horas pra entender. Mas essa história deu muito certo, claro temos Adam, Ronan e Declan, seria impossível isso dar errado se tratando de personagens tão incríveis.
Cada personagem tem sua faceta, seu trauma, seu reflexo no mundo, sua profundidade e construção muito bem colocada sobre camadas.
Aprendi a amar o Declan e entender todo o peso que ele teve que segurar, e Ronan que absolutamente não é algo desse mundo mas decidiu suportar todas as dificuldades pra ter uma vida nele mesmo não se encaixando em praticamente lugar nenhum, tirando o Adam claro, que pra mim é um dos personagens mais complexos, acho que a palavra que descreve ele é obstinado.
Enfim, hora de dizer a Deus a mais um universo incrível e escrito incrívelmente bem.
Obrigada por essa experiência Meggie Stiefvater ????

anaaraujo 30/10/2023

Amei amei amei
Quando eu li Raven Boys eu fiquei tão imersa no mundinho que foi criado, logo esperava sentir a mesma coisa nessa trilogia E NÃO ME DECEPCIONEI!!!

O aprofundamento da história dos irmãos Lynch, os novos personagens (Jordan e Henessy para sempre no meu coração), Adam e Ronan sendo meus dois xodózinhos, a história maravilhosa criada pela Megan que te prende a cada segundinho nesse universo intrigante cheio de revelações? tudo! E o final é LINDO!!!!

Só sei que a Dreamer Trilogy com certeza vai me deixar com saudades ?

Sol! 06/08/2023

?The Lynch brothers discovered they were friends once again?
Enfim é hora de me despedir da saga que mudou todas as minhas concepções da leitura e me lembrou porquê eu amo ler.
Posso dizer tranquilamente que a saga dos corvos da Maggie Stiefvater é minha saga/universo/livro em geral favorito de todos os tempos, esses personagens e seu enredo me marcaram de maneiras inimagináveis e vou levá-los comigo para sempre. Eu nunca vou conseguir descrever tudo o que significam para mim, mas posso afirmar que esses livros estiveram ao meu lado em um dos momentos mais difíceis da minha vida e tornaram tudo mais fácil quando eu só queria desaparecer. Vou ser sempre grata a eles por isso.

Eu estava com muito medo dessa conclusão graças à reviravolta no final do último livro. Mas minhas expectativas foram superadas outra vez! Gostei mais de Greywaren do que dos outros da TDT pelo seu ritmo mais empolgante, os outros foram um pouco lentos nos primeiros 50% mas esse resolveu o problema.
O plot também foi maravilhoso! Não conseguia parar de tremer durante todo o conflito final, o desfecho psicológico e prático dos personagens foi IMPECÁVEL! Adorei a forma que concluíram o arco do Ronan e da Hennessy no final e complementaram o do Adam com um gancho para muitas interpretações.
Fiz muitas alegorias e me surpreendi muito com as revelações daqui. O Ronan segue sendo meu personagem favorito de todos os tempos com uma revelação nesse livro que me fez amá-lo ainda mais e achar a Maggie ainda mais genial do que antes.

O epílogo foi lindo e a última cena foi o ápice do meu choro! (Pynch meus protegidos)
Eu amei também o final do Gansey e da Blue e não vou mentir sobre ter chorado horrores quando li sobre isso.

Só elogios para todos os livros dessa série! Recomendo muito para todos que têm sensibilidade para reparar nas pequenas coisas, ou que se sentem sozinhos e perdidos. Isso é para vocês.

Noah 17/07/2023

Are you going to be quiet?
Quando esse livro foi lançado, minhas redes encheram de comentários sobre dor e tristeza então minha expectativa era de terminar esse livro largado na sarjeta, me debulhando em lágrimas. O que não aconteceu. Isso é bom? Ruim? Quem sabe outro dia eu volte pra responder...

Apesar de se chamar Trilogia do Sonhador, essa foi a trilogia do Declan. Ele finalmente conseguiu uma vida, personalidade e história só dele. Todo o resto foi ruído de fundo para mim.
Eu gostei dos livros, mas senti que conforme a história progredia, a escrita poética da Maggie foi murchando. Foi triste terminar a leitura e sentir que algo estava faltando, um drama, um plot twist que fosse de fato revelador. De qualquer maneira, guardo essas personagens comigo e vou sentir saudades dos meus corvos.

Spoiler só que não:

Gostei do epílogo, mas o sentimento foi de puro fanservice. Algo meio apressado e bem estilo novela da Globo. Poxa, dona Stiefvater.

Marina 20/05/2023

5 estrelas só pelo epílogo ???
?There was a strange sort of magic to being a person holding another person after not being held by someone for a ling time.?

lilica 15/02/2023

Caras estou sem palavras.. to tao triste por ter terminado e nao ter mais ronan pois o amo tanto ? esse livro foi sem duvida o melhor da trilogia as revelacoes o desenvolvimento dos personagens o plot!!1 muito bom serio amo tanto os irmaos lynch eles sao minha vida

iara 14/01/2023

acabada
the raven cycle é uma das minhas sagas favoritas, e a dreamer trilogy me conquistou muito também. (não tanto quanto trc, mas perto)
no geral da trilogia, amei o desenvolvimento dos três lynch brothers, principalmente do declan e do matthew, que passaram a ser mais que só os irmãos do ronan
quanto as personagens novas, jordan and hennessy have my whole heart

achei que greywaren foi uma conclusão perfeita pra trilogia, ainda mais saindo do caos que foi o final de mr impossible
gostei muito de como a trilogia como um todo explorou a escala dos dreamers e dreams, a existência dos sweetmetals, por definição sempre arte, a individualidade dos dreamt into being, e a dependência das ley lines

to triste de ter acabado, meu único consolo é que vai ter a graphic novel de trc
o epílogo também ajuda, amo muito todos eles

ultravioletaaa 13/01/2023

Eu confesso que achei o início meio arrastado, principalmente com o final do último livro tendo sido tão chocante quanto foi, mas depois que pegou o tranco meu irmão!!!!!

Eu adoro tudo que essa mulher escreve então é óbvio que o último livro dos meus amores não seria diferente.. eu só fico triste pq foi o final real dessa vez né mas sempre teremos o ao3 ?

De qualquer forma muito bom o livro eu amo todos os personagens que nele residem e essa história é a minha coisa favorita no mundo inteiro

Nathalia 07/01/2023

Tamquam irmãos Lynch (e Adam e Hennessy e Jordan e Carmen e Niall)
Termino a leitura deste livro apaixonada por TODOS os personagens, como pode? Foi uma surpresa descobrir o Ronan mais uma vez, ele é sempre uma surpresa. todas as vezes.

Foi um desfecho maravilhoso e satisfatório na minha opinião, só senti falta do final de alguns personagens que foram apensas mencionados, mas talvez isto tenha sido proposital?

Preciso enaltecer principalmente os capítulos e o personagem do Declan Lynch, meu coração partia cada vez que passava pela narrativa mentirosa dele. Os melhores capítulos foram quando a narrativa estava nele. Foi o melhor personagem da saga e a maior surpresa.

Queria poder ler mais sobre os personagens, mas prefiro este ponto final do jeito que foi.

Laylla 05/01/2023

The Lynch Brothers, the brothers Lynch
sinto que acabei de passar a fase um jogo que me mudou minha perspectiva de vida.

estava com saudades e só lembrei disso quando comecei a ler e me conectar de novo com os personagens.

sinto que cresci com o ronan e os irmãos lynch, sinto que meu coração ta batendo fora do peito, grande demais pra tanto amor que tenho por eles

duda 31/12/2022

Eu li essa trilogia porque o Ronan e o Adam eram meus favoritos de trc então eu sofri bastante, e ainda descobri mais personagens favoritos que me fizeram sofrer mais ainda. Não esperava q o plot fosse esse, achei meio confuso e não gostei tanto quanto trc, mas até que é bom.