Rosas Esquecidas

Rosas Esquecidas Martha Hall Kelly

Resenhas - Rosas esquecidas

Maíra Marques 24/05/2022

Baseado em história real (mas com alguns personagens fictícios), o livro mostra as nuances de vários personagens, sob a perspectiva de três mulheres e com o pano de fundo de uma guerra.

Terminei com a sensação de que o livro é, sobretudo, sobre amizade e os encontros que a vida proporciona, mas os aspectos históricos são trabalhados e instigam o leitor, inclusive a conhecer mais sobre os personagens reais. Recomendo.

Cah. 03/02/2022

Um livro que nos transporta em um mundo de mulheres fortes!
Segundo livro que leio da Martha Hall, e confesso que gostei mais desse do que Mulheres Sem Nome ... Estava louca para ler Rosas Esquecidas, e foi uma leitura que me causou vários sentimentos, você sente junto com as personagens Sofya, Eliza, Varinka ... As principais.

Varinka em certos momentos eu quis que ela pagasse pelo que fez a Eliza, mas também que vida ela passou nas mãos do Taras ...

Sofya, quantas pessoas amadas ela foi perdendo, quanto sofrimento! E mesmo em meio a tanto sofrimento ela achava tempo e dinheiro para ajudar os outros ... E como eu torci pelo encontro da Sofya e Eliza.

E faltou no final Taras pagando por toda a maldade, tendo o que merecia ...

Rê Lima 13/08/2022

Eu estava gostando muito da leitura até os 75% finais. Aí a Varinka começa a ficar muito chata, faz umas coisas muito surreais e vem um plot twist esquisito, ah, sei lá.
Achei que tinha muita coincidência, muita coisa mal explicada.
Enfim... É bom, mas não amei.

Wilza.Mary 06/05/2024

Um livro difícil e fácil de ler ao mesmo tempo. Uma história tão linda que nos faz chorar e rir em alguns momentos.

Geisi.Ferla 31/05/2024

Maravilhoso
Tal qual o primeiro livro da autora, Mulheres sem nome, o livro é tocante, emocionante e muito bem escrito.
Luca 31/05/2024minha estante
Tem cara de ser bom mesmo ?

Flavia.Oliveira 24/02/2022

Sou suspeita para comentar livros que se passam em períodos de guerra, é um tema que eu gosto muito. Essa história se passa no período da Primeira Guerra Mundial e da Revolução Russa. Diferente da maioria dos livros com esse tema, temos protagonistas mulheres, fortes e determinadas que saíram da sua zona de conforto e foram a luta. Mesmo na adversidade, fizeram a diferença!

Marta 29/05/2022

Rosas esquecidas.
Conta a história de 4 mulheres: a pequena e esperta Luba, sua irmã Sophia, sua amiga Elisa e Varinka. Durante a revolução bolchevique, cada uma teve um destino, marcado por muita tristeza, violência.
Boa parte dos personagens e da história são verdadeiras. Elisa Ferriday, a tomada do poder na Rússia, as russas fugitivos em Paris e nos Estados Unidos. Sophia, Luba e Varinka são personagens construídas e adaptadas a história da época.
Romance muito bem escrito. Difícil de largar... recomendo muito!

Gabriela.Jeronymo 02/07/2022

Bom!
O começo desse livro foi muito difícil pra mim entender, tinha começado mas não consegui continuar, dei uma pausa e voltei.
A partir de uns 50% comecei a gostar mais, comecei torcer muito para as mulheres se encontrarem.
E no geral eu achei um livro bom, acho que vale tentar continuar.

Belle 04/10/2022

Confesso que foi difícil dar continuidade na leitura. Mas com a ajuda das minhas amigas biblis insisti. E valeu muito a pena!
O cenário é a primeira guerra mundial e a revolução russa.
A história é narrada por três personagens fortes com histórias envolventes.
Sem dúvidas, a minha preferida é Sofya.
É uma leitura recomendável para quem ama história e personagens femininas fortes.

Adriana1161 14/08/2022

Aristocracia e plebeus
Ficção histórica com um contexto interessante que gosto muito, a Primeira Guerra e a Revolução Russa de 1917.
Livro gostoso de ler, focado na história de 4 mulheres de idades e vivências diferentes.
Achei que até a metade foi muito bem, depois deu umas escorregadas, mas mesmo assim, gostei bastante.
Apesar de ter sido escrito depois de outro livro da autora, o Mulheres sem nome, ele retrata um período histórico anterior, com alguns personagens que aparecem no outro livro. Mas a leitura pode ser feita de maneira independente.
Personagens: Sofya, Eliza, Caroline, Luba, Varinka, Henry, Afon, Taras, Vladi, Max
Local: NY/São Petesburgo/Paris - 1912 a 1919
@driperini

ritita 09/02/2022

Maravilhoso, apesar de triste
Até que enfim voltei a minha zona confortável. E que livro!

Três mulheres - Eliza, Sofya e Varinka. Três vivências diferentes, mas tão parecidas diante dos horrores da primeira grande guerra.

Eliza - a rica americana que demora a dar-se conta da enormidade da tragédia, mas solidária e generosa desafia seus medos e preconceitos, e mesmo com suas perdas, movimenta fundos e mundos para ajudar.

Sofya - dentro da cabeça do leão, sofre atrocidades inimagináveis, mas não perde a fé no futuro. A grande personagem do livro.

Varinka - menina paupérrima, sem absoluto conhecimento do que verdadeiramente está acontecendo, só pensa em se dar bem e mudar de vida, prejudicando todos que estão em seu entorno.

A narradora tem a sensibilidade e agudeza de mostrar que ninguém ficou impune aos movimentos políticos de um país destruído pela morte, pobreza extrema e conflitos generalizados, conflagrados pelo que seria o grande salvador da Rússia após a queda do czarismo. Lenin e os bolcheviques, e logo depois participante ativo da guerra.
Uma história de cortar o coração com faquinha sem fio, mas que mostra a generosidade, perseverança e fé inerentes aos bons humanos.
Amei a apresentação das 3 mulheres e o desenvolvimento delas na narrativa.
Para quem gosta do assunto, recomendadíssimo.

marcinha 01/03/2022

Amizade em meio a guerra
Um livro sobre amizade de várias mulheres em meio a guerra lutando para sobreviver. Gostei muito do livro. Recomendo a leitura.

Bia 06/03/2022

Considero uma enorme coincidência ler este livro no meio do caos em que vivemos atualmente, no conflito Rússia x Ucrânia. A cultura dos países é extremamente rica e é triste ver os dois povos se destruindo por causa de poder. Aqui, nós conhecemos a história de três mulheres fortes, embora castigadas pelas tragédias que abalaram suas vidas. Eliza, Sofya e Varinka passam por maus bocados para sobreviver à guerras, revoluções e à uma sociedade essencialmente machista.

DêlaMartins 19/03/2022

Amizade entre mulheres, 1ª Guerra
Eliza Ferriday viaja até São Petersburgo para conhecer os esplendores da Rússia com sua amiga de longa data, Sofya Streshnayva (parente próxima do czar), pouco antes da 1ª Guerra estourar. A dinastia imperial russa começa a ruir e Eliza volta para os Estados Unidos, enquanto Sofya e a família fogem para a casa de campo. Para ajudar nas tarefas domésticas, a família russa contrata Varinka, que cuida do filho de Sofya e acaba causando problemas sérios. As histórias de cada uma delas se entrelaçam, com muitas dores, mortes, tristezas, mas com força.

São Petersburgo, casas de campo da aristocracia russa, Paris e mansões de Nova York, fazem parte das trajetórias de Eliza, Sofya e Varinka que se cruzam em alguns pontos do romance. Inspirada em uma história real (Eliza Ferriday realmente existiu), "Rosas Esquecidas" trata da amizade entre mulheres num dos momentos mais complexos da história mundial.

Gostei, mas achei que alguns pontos foram tratados de forma superficial e, outros, não importantes para a narrativa, ficaram abertos. Os bolcheviques foram tratados como violentos e miseráveis e apesar de achar a descrição real, a elite russa extremamente privilegiada, rica e preconceituosa não foi claramente assim apresentada. Faltou crítica a isso, na minha opinião.

O best-seller "Mulheres Sem Nome" da mesma autora, que li e gostei muito mais que o livro atual, se trata de certa forma de uma continuação de "Rosas Esquecidas" porque conta a história real da filha de Eliza e é sobre a 2ª guerra. E é muito melhor que o atual....