The Lost Metal

The Lost Metal Brandon Sanderson
Brandon Sanderson

Resenhas - The Lost Metal

Maycão Douglinhas 16/05/2024minha estante
Me passa esse PDF aí por favor ??

Maycão Douglinhas 16/05/2024minha estante
Meu deus eu sem querer li o spoiler. Estou devastado.

Nicolas.uau 16/05/2024minha estante
MDS, o aviso de spoiler não tá ligado?????? Eu tinha colocado

Arthur.Borel 09/05/2024

O Metal Perdido e o "fim" da história
Pelo jeito vai ser um padrão de toda Era de Mistborn nos surpreender, porque eu nunca imaginaria que uma história de detetive, polícias e armas de foco escalonaria pro nível de conflito mundial/universal que foi esse livro.

Talvez essa seja a história mais conectada com outros elementos da Cosmere que eu já li, e ao mesmo ponto que acho isso algo positivo, também é meio negativo, porque, se você não leu previamente todos os livros da Cosmere, então boa parte das surpresas empolgantes do livro serão perdidas ou não aproveitadas completamente pelo leitor.

Aqui temos uma ótima finalização do arco de todos os personagens, mas a história em si do mundo de Scadrial ainda tá muuuuuito longe de acabar, pois enquanto a Era 1 tem um final super redondinho e fechado, a Era 2 termina com diversos ganchos e enredos não finalizados, e sabe-se lá quando veremos a continuação disso tudo.

Mas enfim, foi uma leitura absurdamente divertida e empolgante, Mistborn novamente se concretiza como um dos universos de fantasia mais bem elaborados que eu já consumi.

Iaszz 15/04/2024

Apesar de ter gostado, eu não consegui me apegar da mesma forma que em apeguei a primeira era, e é muito pq não é meu estilo de livro, eu não gosto muito de investigação e de detetives e de tiroteios. Mas o Brandon consegue fazer muuuitas coisas com maestria na era 2, é impressionante e muito bom a maneira que ele une mistborn com grandes questões da cosmere, e como isso tá bem interligado com a primeira era. Os personagens são excelentes, eu diria que o crescimento dos personagens é melhor na segunda era que na primeira (apesar de eu amar mais os da primeira). Todas as vezes que personagens da primeira era eram citados, meu coração se aquecia, e foi muito legal ver as influências que eles tem sobre esse mundo inteiro. Eu só senti que não teve um final, pareceu mais um grande início de outras questões que o Brandon quer trabalhar, pra mim isso é um ponto negativo. Mas no fim, o saldo é muito positivo, as questões envolvendo a cosmere, a construção do mundo e os personagens fazem a nota do livro aumentar.

Andressa 10/04/2024

Brandon Sanderson, obrigado por existir
Final brilhante para uma série brilhante e sucessora de uma série extremamente brilhante. Temos aventura e emoção na medida certa, e, principalmente, SEGREDOS. Além de fechar a história da tentativa de Autonomia de invadir Scadrial (por hora), esse livro traz uma quantidade absurda de informações sobre a Cosmere e deixa muitas possibilidades para novas histórias. Personagens incríveis, com finais dignos e emocionantes. E gosto sempre de salientar o quanto o Brandon Sanderson entrega crítica social e empoderamento do povo de maneira brilhante em suas obras. O único incômodo que perdurou um pouco para mim durante a leitura foi a quantidade de informações novas que foram inseridas de uma só vez, soando como plots forçados por vezes. Mas acredito que o mestre realmente não dá ponto sem nó, e coisas que podem não fazer tanto sentido agora, com certeza farão em breve.

Obs: Brandon Sanderson alugou um triplex em minha mente com a última interação do Kelsier e do Sazed.

Vinícius 18/03/2024

Foi o melhor livro da Segunda Era para mim, e talvez o meu favorito das duas eras como um todo depois de "O Poço da Ascensão". Ainda assim, não parece exatamente como um último livro - e nem digo isso porque essa Segunda Era assumiu um caráter mais "episódico", com cada livro seguindo uma missão diferente. Por um lado, gostei muito de como o Sanderson inseriu de vez Mistborn dentro do seu panteão do Cosmere, mas eu creio que isso vai deixar muita gente perdida (por isso recomendo ler História Secreta antes desse livro). Porém, a quantidade de pontas soltas e ganchos tira um bocado do peso do livro como capítulo final dessa Era, que parece ter sido "apenas" uma transição para as próximas duas que ele vai escrever.

Em todo caso, foi outra ótima aventura de Wax, Wayne, Marasi e Steris, e embora eu não tenha me apegado a eles como me apeguei aos protagonistas da Primeira Era, vão me deixar muita saudade, especialmente depois daquele final heróico que, admito, me deixou com algumas lágrimas nos olhos. E, apesar do que eu disse sobre o final em aberto ter me decepcionado um pouco, estou muito ansioso pra ver o que o Sanderson vai aprontar nas próximas duas eras. E estou me segurando para não cair de vez no esquema de pirâmide literária dele e não ler por enquanto outros livros do Cosmere que tenham conexão direta com esse! Senão só vou ler as obras do cara daqui em diante kkkk

Fayne Rafaela 05/03/2024

O Brandon Sanderson acabou e entrar na minha casa, arrancar o meu coração pra fora do peito e esmagar com as próprias mãos.

Saulo 16/01/2024

Final ou começo?
O livro demora um pouco pra engrenar, mas acaba entrando no ritmo da boa e velha ?Sanderlanche?.
Wayne se consolida no meu top3 de personagens favoritos da Cosmere.
E falando em Cosmere, diferente do final da primeira era, temos um vislumbre do que vai vir.
Brandon Sanderson finalmente vai movendo as peças no tabuleiro.

Loh Valente 04/01/2024

Maravilhoso!
Gostei, me diverti bastante lendo esse kkkk
Ainda mais o plano de começar um incêndio e jogar um gato da janela pra ser mais convincente, e também, se o escritório tem uma cadeira bonita, você solta pum nela kkkkkkkkkkkkkk

Ana Lívia 29/10/2023

Eu não fui tão fã da segunda trilogia como da primeira, mas esse foi um livro complicado para mim por que tive que parar a leitura e depois retomar e a leitura desse último livro foi um pouco mais arrastada. Mas eu gostei do final, mesmo deixando mais perguntas do que respostas.

Babi Nole 24/10/2023

Eu simplesmente não tenho palavras pra o que eu acabei de ler. Eu chorei até não aguentar mais, nunca vou te perdoar Brandon Sanderson. Mas fora isso, fiquei embasbacada com o quanto essa história cresceu e vai tomando proporções absurdas cada vez mais. O único motivo de eu não dar nota máxima é que a leitura não foi das mais fluidas.

Bea Barbe 29/09/2023

To sem palavras
Eu n sei muito o q falar, sentirei falta de todos os personagens desse faroeste fantastico a beira de uma revolução tecnológica.
amei o livro, parecia q tinha uma sanderlanche a cada 5 capitulos.

Rodex 24/09/2023

Wayne
Demorei bastante tempo pra terminar, mas quando finalmente acabei, entendi pq todo mundo falava bem dele, o último livro é o melhor da segunda Era.
Todas as cenas de investigação, luta e exploração, foram tão boas, eu gostei dele do começo ao fim. O desenvolvimento final dos personagens foi tão bommmm, quero muito ver os resultados disso, na próxima era.
Wayne, você é o Herói dessa história.