Feminismo 1° Onda

Feminismo 1° Onda Nísia Floresta...

Resenhas - Feminismo 1° Onda

lolorenamaria 12/12/2023

Livro importante
Para quem se interessa pelas temáticas feministas, o livro faz jus ao seu nome e apresenta a visão pioneira desse movimento. Na minha opinião, a linguagem é um pouco confusa e, juntando ao assunto denso, não dá uma clareza necessária para considerá-lo uma leitura fácil.

oieamare 29/10/2023

Achei essencial, apesar de alguns detalhes.
Comprei este livro em uma promoção da Amazon, mas também porque o feminismo é um assunto que me desperta muito atenção.
Dito isso, achei muito interessante o ponto de vista das precursoras do movimento e do impacto delas em assuntos futuros. Muitas da ideias delas são coisas que já levo comigo hoje, mas algumas outras me trouxeram algumas reflexões.

As autoras apresentam alguns pontos de vistas diferentes, enquanto Nísia é mais passiva e preza pelo acesso a educação; Voltaryne é mais agressiva com seus argumentos de igualdade e hipocrisia da sociedade. Acho que isso complementou a obra.
É algo que recomendo a quem, assim como eu, busca entender um pouco mais do início desse movimento.

A minha edição tem alguns erros de grafia, mas nada disso atrapalhou a leitura. Mas percebi, embora eu tenha desdenhado um pouco do comentário que vi acerca disso, que a falta de referencias bibliográficas deixou a obra um pouquinho a desejar.
Mas fora isso, é uma leitura interessante.

beatriz3345 15/10/2023

Legal pra conhecer sobre as pioneiras feministas brasileiras, mas a organização do próprio livro que eu achei meio jogada? eles não explicam de onde os textos vieram e dão uma contextualização bem rasa?

vitoraprado 15/10/2023

Feminismo- 1° Onda - 2,5/5
Meh, quando começa a parte boa, o livro acaba

A parte dos textos da Nísia se mostraram extremamente rasas, com ideais muito engessados do papel da mulher na sociedade (filha, esposa, mãe e é isso) e pensamentos intrinsecamente ligados à religião, fechando o círculo da discussão apenas na importância dos dois sexos em detrimento da pluralidade do feminino

Já a pequeníssima parte da Voltaryne se mostrou muito promissora, com ideias ligadas à revolução das classes oprimidas e à expansão da participação da mulher nos diversos campos, mas foi muito curta nesse primeiro volume.

Provavelmente não lerei os outros dois volumes do box, mas, se for, vou ler só os textos da Voltaryne

livroslunaticos 13/09/2023

Primeiro.
Quando vi esse livro, pensei que seria iria gostar. Acredito que por não ter um tipo de escrita da qual gosto, não consegui apreciar a leitura como ela realmente merece ser apreciada.

Ingrid.Visentini 31/08/2023

2 importantes nomes da 1ª onda
O livro é composto por escritos de Nísia Floresta e Voltaryne de Cleyre, importantes nomes da primeira onda do feminismo e, ao meu ver, ambas "desconhecidas", visto que não são os primeiros nomes a serem estudados no feminismo.

Gostei bastante que essa edição (primeiro de três livros) traz a referência brasileira Nísia Floresta. No geral (não somente sobre estudos de gênero e feminismo) é incomum encontrarmos ou termos um primeiro contato com referências brasileiras, pouco se conhece da nossa produção intelectual.

Achei que o título poderia remeter melhor ao conteúdo do livro, pois quando comecei a ler achei que seria sobre a história do feminismo e ter mais referências. Somente quando dei início a leitura percebi que eram escritos de apenas dois nomes da primeira onda. Fora isso, acho que a leitura foi muito proveitosa e é um ótimo livro, para quem se interessa no assunto, ter na estante.

EmillyAguiar 12/07/2023

Razoável
A escrita é bem complicada. Não é uma leitura fácil, apesar disso, não é impossível. Gostei muito de uns trechos do livros, porém achei outros um tanto quanto problemáticos. Senti falta de uma linearidade no livro, mas de modo geral, gostei bastante do conteúdo e principalmente quando discutia sobre a educação, sua importância e a educação da mulher.

Elba.Fernanda 02/05/2023

Achei um livro interessante do ponto de vista da luta histórica das mulheres por seus direitos, um pouco cansativo em alguns trechos, mas sua leitura é algo que inspira nos inspira a se aprofundar mais sobre o tema.

Suellen 11/04/2023

Achei um livro um pouco confuso, não há inicio meio e fim dos raciocínios das autoras, esperava algo que explicasse mais sobre a primeira onda, sofri um pouco pra terminar. Mas como eu adquiri os três volumes irei terminar a trilogia.

Samanta52 11/03/2023

Por que eu abandonei o livro?

- Amo ler livros sobre o feminismo e não quero dizer que achei o livro ruim , pelo contrario , o que de fato me incomodou foi que : não sou uma pessoa que gosta de ler livros com linguagem muito culta , me cansa e desisto de ler.

Nathi 28/02/2023

Uma leitura necessária
Resumo com spoilers:
Feminismo 1? onda faz parte de uma série de 3 livros que tratam do tema em diversas épocas e ocasiões diferentes. Este foca bastante no papel feminino na sociedade como um todo, seu papel no mercado de trabalho e seus direitos civis básicos.

Minha percepção:
É um livro com uma leitura ?cansativa?, mas super válida. É importante pra nós mulheres termos acesso a esses conteúdos para entendermos as batalhas que tiveram que ser tratadas até chegamos onde estamos hoje, com todas as oportunidades que podemos trilhar.
O livro tem alguns problemas de revisão, mas que não impactam a leitura. Super recomendo!

Adrieli.7 23/01/2023

O começo de tudo
Não vou falar que é um livro fácil, porque não é. Como os textos são de 1800 e etc, a linguagem é um pouco mais complexa, mas nada que seja impossível de se entender pelo menos um pouco.
Aqui vemos a base do feminismo surgindo, com muito do lado religioso (principalmente nos textos da Nísia) aparecendo.
Nem tenho muito o que comentar, por ter sido uma leitura um pouquinho complicada por conta da linguagem, mas gostei bastante no geral.

Lustoza 31/12/2022

Feminismo primeira onda
O livro é bom. Não o indicaria como uma introdução ou compreensão do movimento feminista a ninguém, pois ele trata muito superficialmente do assunto ( na minha opinião). O livro é BOM e não passa disso. Tem partes muito boas que demonstram o problema e a necessidade do movimento, porém tem outras em que para mim o livro se perde em detalhes históricos, que poderiam ter sido abordados ou citados mais superficialmente, pois não fariam falta no livro.
Indico a leitura como mais uma visão do feminismo, mas para conhecimento do movimento não indicaria como um primeiro livro.

Tai 29/12/2022

Nisia é incisiva, seus estudos e suas teorias podem ser comprovados até mesmo no cenário atual. A obra é perfeita para quem deseja entender a luta desde os primórdios do movimento.

Rosinha.Correia 08/12/2022

Do nada eu entro muito nessa vibe de livro teórico na temática feminista, e nunca me arrependo, sempre conheço umas coisinhas a mais. Demorei bastante a pegar ritmo nessa leitura, mas consegui finalizar. Achei capítulos curtos para tamanhas discussões em alguns momentos.