O vento nos salgueiros

O vento nos salgueiros Kenneth Grahame

Resenhas -

Hiária 22/05/2024

Amizade e companheirismo!
O rato, embora esperto, ágil e tenha conhecimento da malícia do mundo, não deixa nenhum amigo para trás e está sempre disposto à ajudar!

A toupeira é uma toupeira, contudo tem um coração imenso!

O sapo é imaturo, mas no fim, se redime e percebe que na hora do perrengue, quem ajuda mesmo são os amigos!

O livro é uma forma singela de nos contar história que somos um universo, mas para coexistir, precisamos de outros universos (família, amigas, sociedade, etc).

Mimi Macedo 20/03/2024

Clássico Infantil!
Acredito que a beleza, e a leveza desse clássico, se dar principalmente a descrição dos elementos da natureza que rodeia a história, em conjunto com a parceria e cuidado dos personagens envolvidos, tirando a teimosia do sapo, risos! Livro rápido e que faz o leitor imaginar os encantos dos eventos descritos com tanto cuidado no qual a mãe natureza merece. Sim, um fofo clássico infantil que conquista um adulto.

Wini 17/03/2024

História infantil envolvente com vários clímax. Personagens bem definidos e com personalidades marcantes. Adoramos a leitura.

JoAo366 08/03/2024

O "vento dos salgueiros é um livro, onde fala sobre a vida Animal, conta as aventuras do sapo, as canções do rato, a grande esperteza da toupeira e a sagacidade do texugo...
É um ótimo livro super recomendo.
Marcela115 14/03/2024minha estante
Estou acabando de ler ele também e concordo totalmente, é muito bom de lê

Lais.Schwarz 22/01/2024

O Vento do Salgueiros
Esse livro conta a história de quatro amigos que vivem na floresta selvagem, a toupeira, o rato, o sapo e o texugo, a história é linda, mas tudo é exatamente detalhado.
Topera, uma dona de casa cansada da rotina repetitiva e curiosa para apreciar as belezas da floresta selvagem, até que enconta o rato, animal que vive as margens do rio e juntos vão fazendo amigos e os ajudando.
Realmente é um livro muito bonito e ensina lindas lições que valem a pena ler, mas não é tão bom a ponto de dar 5 estrelas.

DayanePrincipessa 19/10/2023

Como não odiar e amar o Sapo?
Comprei este livro por engano, pois não é o meu tipo de leitura, não curto livros infantis, não sei porque estava no meu carrinho da Amazon kkkk, mas já que comprei então li.
A história é muito graciosa, uma leitura leve, traz diversos valores morais muito importantes para a formação do caráter de crianças.
Gostei bastante da estrutura dos personagens que misturava o perfil animal com os hábitos humanos, como tomar café, passear de barco a remo, dirigir automóveis etc.
O que me chamou bastante atenção também foi a abundância do uso do diminutivo na narrativa do autor, acho que este estratagema fez com que o texto ficasse mais fofo do que já era, e no meu caso em particular, fez com que eu me identificasse mais com a história, porque uso muito o diminutivo no meu dia a dia, eu amo kkkk, inclusive, é uma característica linguística da cidadezinha onde eu moro.
Os personagens são todos encantadores, destaco no rato o companheirismo, ele é aquele tipo que é amigo para toda hora, culto, refinado, até eu queria ser amiga dele; a toupeira é uma fofa, é um animalzinho em desenvolvimento, cheia de medos, mas no decorrer da história evoluiu bastante; o sr. texugo é um homem "bem na dele", muitos poderiam chamá-lo de antipático, mas acho que só era introvertido (como eu rsrs), mas quando se dispunha a socializar, era um bom amigo; o Sr. Sapo roubou a cena total no livro, criaturazinha repugnante e fofa ao mesmo tempo, doido da cabeça kkkkkkkkk, mas colocou bastante animação na história, ele foi também o maior exemplo de evolução.

É isso.

Lido em 19/10/2023

plutine 18/09/2023

Um bom livro
Comecei a ler esse livro por causa do dorama "Irei quando o tempo estiver bom", porque este era o livro favorito do principal. E eu amei! Teve partes que fiquei achando a história arrastada e muito detalhada, outras que eu realmente gostei da construção de tanto detalhes. É engraçado, depois de tanto tempo, ler uma história onde os personagens são animais, e animais tão bem construídos. Eu adorei como cada um dos personagens tem seu próprio jeito, mas terei que fazer menção honrosa ao Sapo, que me surpreendeu no final, estava sem esperanças que ele realmente iria mudar.

Tekytcha 05/09/2023

Um bom clássico infantil
Esse é mais um daqueles clássicos infantis que você se pergunta ?as crianças realmente liam esse tipo de obra??. E sim, liam. Talvez para uma criança de hoje seja complicado ler sem acompanhamento pq é um tipo de leitura mais densa pelo vocabulário e as referências de época. Então para quem não está familiarizado com esse tipo de texto pode achar cansativo.
Muita gente vive ?hiper estimulado? com formulas prontas e não sabe reagir bem as coisas que fogem do básico. Existe elementos nos clássicos infantis que, se vc não prestar atenção, passa totalmente batido pelo uso de linguagens que ultrapassa o literal.
Vai parecer que existe uma variação na velocidade em alguns capítulos (o que pode desestimular a seguir com a leitura), mas faz parte da estrutura escolhida pelo autor para mostrar algo ?cotidiano? e representar as personalidades dos protagonistas.
Mesmo que não seja o melhor, ainda assim, eu recomendaria a leitura sim.

mimima_0 28/08/2023

Relaxante e lindo
Se você quer dar uma pausa na vida atribulada, esse é um bom livro para ter um sentimento de relaxamento. Apesar de ser histórias mais infantis, a escrita é muito envolvente e trás aquela sensação boa de tranquilidade que um chá da tarde trás.

Sem spoilers, mas teve uma cena muito emocionante e belíssimamente escrita próximo ao final do livro.

Recomendação: para quem quer uma leitura que traga tranquilidade

samucacn 14/07/2023

O Vento nos Salgueiros é um clássico da literatura infantil, escrita em 1908 por Kenneth Grahame. A história se foca em quatro personagens antropomorfos em uma Inglaterra bucólica, e estão presentes valores como misticismo, aventura, moral e camaradagem.

Vini 10/07/2023

A obra traz sabedoria, humor e significados.
'O Vento nos Salgueiros' de Kenneth Grahame é uma história infantil que vive nos corações e mentes de seus leitores até a idade adulta. A obra traz sabedoria, humor e significados, além de muitas passagens de grande poder literário, juntamente com personagens que perduram no inconsciente literário inglês. O livro é como carregar a Grã-Bretanha no seu bolso com muitos sentimentos.

site: https://www.estantedovini.com.br/post/resenha-o-vento-nos-salgueiros

argni 11/06/2023

Interrogação
Não entendi o propósito da história. Tem uma mistura de personagens animais com ações humanas, florestas e aldeias, uma loucura.
Não tem um foco, parecem várias historinhas aleatórias, mas com certa cronologia.
Também não parece uma leitura infantil, tanto pelo conteúdo como pelas palavras empregadas, então realmente não sei.
Li bem arrastada, porque não foi envolvente pra mim e os capítulos são enormes.

rogerbeier 05/06/2023

Luta de classes em livros infantis
O livro é bom, muito bonito e sensível. O autor aproveita para acordar o tema da luta de classes em sua obra, ainda que de modo bem sutil. Um bom momento de lazer entre leituras mais pesadas.

maysabz 01/03/2023

Encontrei esse livro enquanto procurava por clássicos e apesar dele estar classificado como literatura infantil pode ser lido por qualquer faixa etária.
O que mais gostei foram os detalhes, a forma como o autor explica cada cenário, muitas vezes parecia que eu mesma estava lá sentada com os personagens principais em frente a uma lareira esperando a hora do chá. Inclusive, o personagem que mais gostei foi a Toupeira, sempre leal e bem humorada abriu o livro saindo de sua zona de conforto e indo atrás de aventuras. Em relação às aventuras o Sapo não é diferente, mas ele estava sempre se metendo em confusões maiores que ele, roubando a cena e os carros também e apesar de todo o apoio e conselho dos amigos ele sempre acabava em mais enrascadas.
Recomendo a leitura, mas lembrando que não é um livro adequado pra quem está em uma ressaca literária, eu mesma demorei mais do que pretendia pra finalizar a história.

Deeh 20/01/2023

Amizade.
Quatro amigos, bem diferentes entre si.
Uma amizade cheia de respeito e real interesse e preocupação uns pelos outros.
Boas lições.
Bom de se ler.