Estado de alerta

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Carina28 23/06/2023

Leitura frenética
Um livro que me cativou bastante, sinceramente, não consegui parar de ler. Uma leitura frenética com reviravoltas, e um final de tirar o fôlego.
Gostei muito da construção da história e como se encaminhou para o final. Personagens fortes, bem desenvolvidos e inteligentíssimos.

Renato 1987 19/01/2022

Historia emocionante
O livro te prende à curiosidade de saber qual será o final da história. E faz isso de forma eletrizante. A narração as vezes parece tender à defesa do ecoterrorismo, mas isso se encaixa no propósito da narrativa e se dá numa história de ficção. Dados técnicos sobre as mudanças climáticas e seus causadores são poucos, mas corretos.
Sem dúvidas vale a leitura

Fanfinc_sf.devorador_de_livros 16/06/2023

Neste suspense explosivo, um ecoterrorista orquestra um ataque atrás do outro e nada parece capaz de detê-lo

Depois de seu sexto ataque e mais de quarenta pessoas mortas, o criminoso conhecido como Homem Verde continua sendo celebrado pelos ambientalistas e temido pelo FBI.

Ele sabe que a qualquer momento cometerá um erro e será capturado, mas ainda não pode parar. Seus ataques contra alvos que ameaçam o meio ambiente são necessários para chamar a atenção do mundo para a emergência da mudança climática.

Enquanto ele planeja o próximo grande atentado, seu gran finale, os 300 homens da força-tarefa do FBI continuam sem nenhuma pista. Até que Tom Smith, um jovem analista de dados, se junta à caçada com uma proposta de investigação nada ortodoxa, que logo se torna a única esperança de neutralizá-lo.

Estado de alerta é um livro eletrizante e cheio de nuances, com personagens imperfeitos e cativantes. David Klass, que além de escritor é roteirista de Hollywood, construiu uma narrativa em que as forças opostas se sobrepõem o tempo todo e que nos faz torcer a cada momento para um lado até o desfecho cinematográfico.

Kari 22/10/2023

Um suspense com ecoterrorismo e plots twists muito bons
Me dei de presente de aniversário esse livro que eu tava namorando faz uns meses e que surpresa maravilhosa.

Estado de alerta apresenta dois pontos de vista, um é pelo homem verde e outro por um agente do FBI que está determinado a capturar o homem verde. Com capítulos curtos, muita tensão e ambientação que nos faz desejar fortemente uma adaptação, o livro discute as opiniões a respeito do ataques que o homem verde realiza em pró do ativismo ambiental. Além disso, há um desenvolvimento muito bom da história dele e do agente que não recebe muito incentivo para captura - lo.

Os plots twists são ótimos e o tema é bem trabalhado, prende, vicia e faz o leitor analisar se o homem verde é um herói que a humanidade tanto precisa ou um vilão que precisa rever seus conceitos o quanto antes. O final me passou uma vibe de desfecho de filme de ação que faz você vibrar e dizer "caramba, que história!". Nunca tinha lido nada dele e agora PRECISO ler um pouco mais do seu trabalho.

Andre.Vieira 19/01/2024

Pura Adrenalina!!!
Estado de Alerta é o primeiro livro que leio de David Klass e com toda a certeza irei pesquisar outros livros dele.
O cara já escreveu mais de 40 roteiros para cinema. Já escreveu até roteiro para a maravilhosa série Law e Order, série que eu amo muito. Na minha pequena experiência de autores que também são roteiristas, isso nunca falha.

"Estado de Alerta" aborda um eco terrorista que é chamado pela mídia de "O Homem Verde", ele está cometendo seu sexto atentado terrorista em empresas que polui o meio ambiente e vai partir para o sétimo e último. O FBI tenta localizar e o prender sem sucesso nesses seis atentados, mas quando entra em cena o jovem analista de dados Tom Smith, as coisas vão mudando um pouco. Esse analista também sofre com seu conturbado relacionamento familiar, principalmente com o pai, entra um pouco de drama aí.
Esse história é sensacional, as páginas vão mudando sozinha, tinha horas que eu parava para respirar voltava a ler de novo, lembrando que o livro merece ser degustado devagar e não na correria ????

Me tornei super fã do Homem Verde, eu abraço a causa dele. Eu fiquei na super torcida para ele vencer, destruir todas as sete empresas hahahaha. O contraditório que eu também estava torcendo um pouquinho para o FBI, para conseguir encontrar o Homem Verde, mas não para o prender e nem para interromper o sétimo atentado. Só por causa de alguns personagens impactantes. Mas depois que o maldito presidente entra em cena, até quis que ele fosse derrotado, bicho infeliz desgraçado. Até lembra o Bolsolixão.

Essa obra também nos faz refletir sobre o que leva o ser humano a fazer por qualquer que seja a causa, abracem sua causa, mas não sejam fanáticos, dá até para pensar nesses líderes fanáticos de que quer seja, fazem com que a população sofra, desde manipulando e tirando vidas humanas. Isso realmente é muito triste.
Aqui no Brasil de alguns anos pra cá nós vimos vários exemplos negativos do que aconteceram por fanatismo, não vou me adentrar no assunto para não criar polêmicas desnecessárias. Entendedores entenderão ???

O final achei perfeito, mesmo me incomodando dos acontecimentos no finalzinho de páginas restantes, mas deu certo. O autor criou um final que pode da ou não continuação, se não tiver continuação ótimo! Se tiver, será muito bom o aguardo.
Todos os personagens foram maravilhosos. Seja o Homem Verde, a polícia, os familiares de Tom Smith e do Homem Verde, os amigos próximos do homem Verde, até o maldito presidente dos EUA foi maravilhoso, se eu fiquei com raiva desse d3sgraçado foi porque teve uma ótima atuação.

Bom, como eu disse, o autor também é roteirista, se ele quiser fazer uma min série, ou um filme será muito bem vindo ??.

Minha nota? 9,5

Aninha Mortean 12/02/2024

O livro apresenta uma perspectiva de uma pessoa que tenta fazer a justiça com às próprias mãos a fim de defender o meio ambiente e as futuras gerações de seres humanos se conscientizarem nessa luta, uma leitura fluida em que conhecemos mais o personagem ao longo da análise do Tom Smith um analista do FBI que tenta ao longo do livro capturar o homem verde em parte querendo defender o meio ambiente também mas o modo como faz isso desencadeia um confronto com nossos princípios de não violência e mudanças a partir do diálogo. Mas me surpreendeu o livro, não estava acostumada com suspenses.

KelenDZ 29/06/2022

Gostei muito da história...em alguns momentos quase torci pelo Homem Verde ?
Gostei muito do alerta que o livro trás para as questões ambientais.

Spy Books Brasil 03/02/2022

Mostre, em vez de contar!
Uma das regras de ouro da cartilha moderna para escritores de ficção reza o seguinte mandamento: mostre, em vez de contar.

Ela se baseia na crença de que os longos anos de exposição das pessoas aos filmes mudaram a forma como percebemos a narrativa. Nessa compreensão, os leitores modernos precisam de ação contínua. E tudo o que deve ser dito, precisa se encaixar em cenas com movimento. Ou nem precisam ser ditas.

Em Estado de Alerta, David Klass leva essa regra às últimas consequências. Autor consagrado de livros para jovens adultos e roteirista veterano de Hollywood (link para o perfil de Klass no final deste texto), ele domina completamente a técnica do show, don’t tell.

A trama – Cansado de defender pacificamente a causa ambiental, um ativista parte para a ação e começa a explodir alvos estratégicos nos Estados Unidos.

O objetivo é chamar a atenção das autoridades para a urgência da mudança climática. O ativista rapidamente passa a ser chamado pela mídia de Homem Verde. Ele ganha a simpatia de milhares de pessoas preocupadas com o futuro do planeta. Os ataques, porém, têm um efeito colateral: a morte de pessoas inocentes e trabalhadores que se encontram nos locais atingidos. O FBI precisa detê-lo e monta uma força-tarefa para caçar o Homem Verde.

O ecoterrorista, porém, é expert em apagar seus rastros. Mesmo com 300 homens empenhados nas buscas, o FBI está completamente no escuro após cinco ataques. Até que um jovem agente chamado Tom Smith entra para o time e demonstra uma capacidade única de pensar como o seu oponente.

As personagens – Uma das grandes qualidades do livro é a forma com Klass constrói seus personagens. Não existe aquela divisão maniqueísta entre bem e mal, com vilões absolutamente intragáveis e mocinhos apaixonantes.

O Homem Verde, por exemplo, é um tipo bastante complexo que vive dividido entre o peso da missão que se propôs a cumprir – basicamente, despertar a atenção da humanidade para a destruição do planeta – e o custo em vidas humanas de seus ataques.

Quando o livro começa, ele já destruiu cinco alvos. O primeiro capítulo narra justamente o sexto ataque, que destrói uma represa. No total, com as novas vítimas da explosão da represa, ele causou a morte de 40 pessoas, incluindo crianças.

Sobre o Homem Verde, sabemos no início que ele tem uma família no estado do Michigan. Esposa, dois filhos, uma casa altamente tecnológica construída por ele mesmo. Com esses dados, podemos supor que se trata de alguém riquíssimo e com habilidades altamente especializadas em engenharia, já que ele constrói sozinho todos os equipamentos e também formula os explosivos que usa em seus ataques.

A princípio achei meio fantasioso e me perguntei onde o cara arrumava tanto dinheiro? Os equipamentos usados por ele são caríssimos e, aparentemente, ele não trabalha. Mas o autor vai preenchendo essas lacunas no decorrer do livro e posso afirmar, sem dar spoilers, que tudo se encaixa e faz sentido.

O outro personagem central é o agente Tom Smith. Jovem brilhante, formado em tecnologia nas melhores universidades da Costa Oeste dos Estados Unidos, ele decide entrar para o FBI porque tem questões mal resolvidas com o pai, um tipo durão, ex-capitão dos Mariners e agente aposentado do FBI. Graças à esse laço de parentesco, Smith acaba sendo trazido para o núcleo central da força-tarefa. É ele que, com suas ideias inovadoras, vai tirar a investigação da lama.

Assim como o Homem Verde, Smith também é um personagem complexo, que se vê dividido entre o reconhecimento da importância da causa do Homem Verde e a sua obrigação como agente federal de detê-lo. Smith entende que as mortes causadas pelos ataques são inaceitáveis, mas acredita nas razões que movem o Homem Verde. A tudo isso, se mistura um certo complexo em relação ao pai, que sempre o rejeitou porque ele não se encaixava no perfil de garoto durão que ele desejava para o filho.

Uma terceira personagem importante, embora secundária, é Ellen Douglas. Mulher negra, professora na Universidade de Columbia, ativista ambiental e fundadora de uma ONG chamada Green Center, Ellen vive em Nova York e é mãe solo de uma adolescente chamada Julie. Logo no início do livro vamos descobrir que ela tem uma ligação antiga com o Homem Verde, a quem ajuda clandestinamente enviando os manifestos dele aos meios de comunicação após cada ataque.

Deslizes e gorduras – Embora seja impecável na maior parte do tempo, o livro tem alguns deslizes e gorduras. São pequenos detalhes que não precisariam estar lá, ou que abusam da inverossimilhança, embora não cheguem a atrapalhar a leitura.

Falar sobre eles, porém, resultará em alguns spoilers menores, e em pelo menos um spoiler gigantesco. Então, se você quiser continuar lendo a resenha, vá até o blog Spy Books Brasil. Lá você tem a opção de terminar a leitura sem os spoilers, encontra o link para o texto com spoilers, caso já tenha lido a o livro, e ainda pode conferir um perfil do autor, David Klass, onde vai entender a origem de algumas referências feitas no livro. Visite o blog. Espero você por lá.

site: spybooksbrasil.wordpress.com

edisik 03/03/2022

Muito Bom
Gostei muito da aventura, bons personagens e desenvolvimento da história. Nós faz pensar se não estamos chegando realmente no limite para salvar esse planeta.

Clarinha 08/07/2023

Finalmente?
?Os melhores mentirosos trabalham a partir da verdade [?]?

?[?] os mortos podem ter grande poder sobre os vivos.?

O começo foi um meio lendo, tanto é que eu tive problemas para engatar com essa leitura, mas a partir da metade o livro começou a ter um ritmo incrível.

O final foi de pegar fogo, LITERALMENTE!!

- Como o Tom consegue ser tão inteligente?? Fiquei impressionada!
- O Carnes só se mostrou um completo babaca e idiota?

Abelhas Literárias 30/01/2022

Mediano
"Estado de Alerta" tem uma ótima premissa, um ótimo tema, mas peca na escrita.
Os personagens não são bem desenvolvidos, há um humor meio sem graça e tinha muito mais potencial para ser explorado.
Embora o Homem Verde tivesse ótimas idéias, sua forma de atuação violenta entrava numa área cinzenta... (Os fins justificam os meios?)
Eu recomendaria para quem quisesse ouvir, mas pediria que o leitor não criasse muitas expectativas...

Douglas 17/06/2023

Fazia um tempo que não lia um livro policial, esse teve um bom começo embora o ponto de vista de alguns personagens não acrescentou nada para a história. Depois foi melhorando embora o excesso de palavrão, até algumas reviravoltas foram boas mas depois foi decaindo, melhorou perto do final. O que falar do "final" que não aconteceu e fez decair ao ponto de dar uma nota baixa. Uma pena.

Val 18/08/2023

A mudança climática tem sido um grande debate nos últimos tempos. E esse livro te faz olhar com um ponto de vista mais urgente para esse assunto. E tu começa a querer que tivesse um Homem Verde na nossa realidade para comover as pessoas e mostrá-las o risco que corremos.
A escrita do autor traz um tom de urgência ao livro, como se estivesse correndo contra o tempo (e estamos), que faz com que a leitura se torne ainda mais fascinante e você não conseguir parar.

1 | 2 | 3 | 4 | 5