A Sensacional Mulher-Hulk por John Byrne

A Sensacional Mulher-Hulk por John Byrne John Byrne

Resenhas - Mulher-Hulk por John Byrne

Murillo Bertolini 23/04/2024

Leitura divertida e bastante criativa
Com uma proposta diferente, ousada e inovadora, o Omnibus da Mulher-Hulk escrito por John Byrne se destaca nos pontos em que a história propõe a desenvolver: humor, despretensiosismo e inovação narrativa.

No começo da leitura, fiquei levemente desapontado com as tramas da HQ, que apesar de divertidas, eram muito despretensiosas ao meu ver, com vilões, ameaças e plots bastante qualquer coisa, inclusive usando e abusando de alguns clichês do gênero. No entanto, com o avanço das páginas, percebemos que o objetivo aqui nunca foi alcançar uma história de proporções épicas ou construções narrativas altamente desenvolvidas, mas sim usar e abusar do que os quadrinhos e sua metalinguagem podem trazer, e isso John Byrne faz como ninguém.

Na mesma época, Grant Morrison estava arriscando metalinguagem com Homem-Animal em sua renomada fase. Aqui, John Byrne utiliza do mesmo conceito mas de maneira bastante distinta, usando a personagem com sátira do próprio meio dos quadrinhos, fazendo referências e estabelecendo relações bastante interessantes com a própria mídia e o mercado onde está inserido. E claro, com uma ótima dose de humor e ação.

Outro ponto interessante desenvolvido aqui é a feminilidade da personagem. Byrne trabalha a mulher-hulk como uma personagem forte, empoderada e ao mesmo tempo muito exuberante e sensual, usando e abusando de alguns clichês que para muitos pode soar sexista, mas que, ao meu ver, denotam uma crítica do autor às mesmas ações, como se a personagem, em tais situações, não se sentisse acuada, mas sim ainda mais forte e ela mesmo.

Apesar de trazer tramas simples e sem muita pretensão, Byrne consegue desenvolver um run bastante interessante na personagem, com grande dstaque para o humor e a interação da prsonagem com a mídia onde está inserida. A cereja do bolo é a edição final, onde supostamente Byrne faleceu e outros artistas são candidatos a entrar como nova mente criativa da revista, trazendo um show de arte e estilos diferentes na revista da personagem.

O Omnibus da Mulher-Hulk é um prato cheio para quem quer uma boa dose de humor, ação descompromissada e além de tudo um grande exercício de criatividade acerca da mídia e mercado dos quadrinhos e tudo que ele pode oferecer.

Xandy Xandy 14/04/2023

Mestre John Byrne!
Apesar de algumas histórias apresentarem um enredo fraco, o traço de John Byne é fantástico. A Mulher-hulk realmente foi muito bem representada, como uma mulher alta, bonita e estupendamente sensual. E para aqueles da geração Nutella, que vivem reclamando da "sexualização" das heroínas dos quadrinhos: a Marvel contratou a Renné Whitterstaetter para ser editora-chefe da revista da Mulher-hulk nesta época, ou seja, tanto as feministas quanto a geração mi-mi-mi não pode reclamar. Pena que esta fase áurea das HQs não volte nunca mais.
Fica a torcida para a Panini lançar outros Omnibus com histórias desta época.

_Jorgeft 02/04/2023

Uma das coisas mais engraçadas e bem feitas que você vai ler
Uma das coisas mais engraçadas e bem feitas que você vai ler... Mas porque? Por Mulher-Hulk é incentiva, pega a mídia quadrinhos e transforma, remodela, inventa e interage... Sensacional em todos os sentidos. Que histórias divertidíssimas e que envolvem o leitor!! ADOREI em todos os níveis

Henry 11/02/2023

Quebrando a quarta parede
Depois de um bom tempinho, finalizei a leitura do Omnibus da Mulher Hulk. Divertido, com boas piadas, mas cansativo.

Um dos recursos mais agradáveis, sem dúvida, é a quebra da quarta parede entre a heroína e o leitor.

Os desenhos são muito belos, com bastante movimento e detalhismo.

As histórias, no início, prendem. Mas com o decorrer dos capítulos, vai se tornando algo repetitivo e cansativo.

Valeu a experiência.

Cleber 30/04/2022

A melhor fase da Sensacional Mulher-Hulk!
John Byrne reformulou a Mulher-Hulk, continuando o trabalho de outros artistas mas dessa vez com muito mais humor. A arte de Byrne está incrível nessa fase, principalmente quanto ele faz a arte final. Esse omnibus compila toda a fase do Byrne nas revista solo e nas especiais. As partes onde a nossa Hulkinha quebra a quarta parede ficaram incríveis, ou melhor, ficaram sensacionais. :)