Lessons in Chemistry

Lessons in Chemistry Bonnie Garmus

Resenhas - Lessons in Chemistry

Thamiris 16/04/2022

4,1/5 stars
Esse livro foi uma batalha...

Considero que o mesmo possui duas partes: A parte chata/entediante/ok e a parte boa/não perfeita mas boa mesmo assim!

A primeira parte (chata, entediante ou ok) ocorre quando a nossa protagonista Elizabeth Zott trabalha como química na Hostings; acompanhamos um pouco do passado dela na UCLA, a vida dela (é o tal do 'background') >> Porque não foi tudo assim? Porque em muitas situações eu achei forçado. Forçado a forma como a autora quis mostrar as dificuldades que a Zott enfrentou por ser mulher, química, não casada, etc nesse tempo. Eu entendo que não era fácil, havia muito preconceito e tals mas para uma heroína chegar aonde ela chegou ela teve que ser esperta certo? Mas em muitas situações ela agia com ingenuidade.

A segunda parte (a melhor parte do livro ou a parte boa) ocorre quando Zott começa a trabalhar como apresentadora de um programa de culinária para donas de casas, mas com a diferença de que ela traz a química. Elizabeth mostra como cozinhar é química; como donas de casas são mais do que a maioria da população masculina diz ser; aliás donas de casas se quiserem podem ser o que sonharem só precisam se esforçar e lutar pelo mesmo.

No fim se você vai ou não gostar desse livro vai depender de você, já que o mesmo tem condições de ser um DNF (livro did not finished ou abandonado); um livro ok ou um livro bom.

Zn. 25/05/2023

Introdução a química
Se você gosta de ler e imaginar absolutamente tudo perfeitamente igual um filme na sua cabeça, esse livro é pra você! Até a narrativa combina com um filme (espero que façam um!). A forma como a autora escreve é muito boa, te faz realmente não querer largar o livro. Super saí de uma ressaca literária de 2 meses. Tem alguns gatilhos (mas qual livro nao tem?): estupro e suicídio. Se você não tem problema em ler apesar dos gatilhos, super recomendo a leitura.

argni 19/05/2023

Luta por direitos
Fiquei surpresa com o quanto gostei, apesar de ter sido bem diferente do que eu imagina.
Li com a leitura coletiva do skoob, e foi bem legal participar das discussões e perguntas semanais.
A Elizabeth é uma personagem super séria e tudo o que ela faz e fala é baseado em fatos. Ela não brinca. Por isso é inconcebível para ela uma sociedade que a rotula e prende em uma pequena caixa de preconceitos baseados no patriarcado, impedindo que ela se expanda no mundo. O potencial dela é gigante, mas ninguém da crédito ou valor só porque ela é XX, e não XY.
O livro aborda muito toda essa dificuldade de inserção dela nessa sociedade, principalmente porque ela não quer criar os filhos e cozinhar para o marido. Ela quer ser cientista! Uma profissão que só os homens são capazes de exercer, afinal eles são muito mais inteligentes. Em vez de fazer, eles copiam de quem faz. Inteligência pura.
Além da questão do trabalho, o livro aborda salários, casamento, filhos ?ilegítimos?, família, abuso sexual, o lugar da mulher e todo tipo de quebra de paradigmas que se possa imaginar.
A melhor característica da Elizabeth é que ela não se baseia na opinião de ninguém, ela vai lá e faz por conta própria pra tirar as conclusões pessoais. E isso é o que está faltando em todos nós hoje em dia.

Recomendo muito!!

Luanna.Aracelly 15/06/2023

Bookshelf ??
?Chemistry is change and change is the core of your belief system. Which is good because that?s what we need more of?people who refuse to accept the status quo, who aren?t afraid to take on the unacceptable.?

@buenos_livros 27/06/2023

História original, personagens forçados.
História muito original e com mensagens poderosas, mas achei os personagens forcados e alguns, como a própria protagonista, chatíssimos. A história poderia se desenrolar com muito mais leveza e credibilidade se não fosse essa construção das personalidades.

Stella 22/02/2023

É tudo que me prometeram? Não
Mas a protagonista é foda e eu dou graças a Deus de não viver nos anos 50

stephmonnerat_ 19/08/2022

Comecei a ler esse livro depois de vê-lo ser indicado em ?similares a?? Marvelous Mrs. Maisel. Confesso que a princípio demorei um pouco para desenvolver a leitura, talvez porque não consegui empatizar com um personagem central, mas, depois que ele sai de cena, a história funcionou muito mais e fluiu muito melhor, ao meu ver. Ainda que passado nas décadas de 40 - 60, os questionamentos de Mrs. Zott continuam bem atuais. Amei muito a personalidade de Elizabeth e o quanto sua ingenuidade era capaz de deixar as pessoas constrangidas em diversas situações!

Jubs 25/10/2023

Muito bom. Esse é um livro muito legal, com uma narrativa diferente e como uma história original. Aqui você não vai encontrar nenhum clichê, e os finais felizes tem um jeitinho diferente.

Livro maravilhoso 10/10.

Ps: a receita de cogumelo quero pra ontem.

Thaís Brito 20/05/2023

Melhor que o esperado
Li esse livro participando pela primeira vez da Leitura Coletiva do Skoob. Adorei a experiência e amei a escolha desse título.

Pela sinopse e pelo design da capa, eu confesso que esperei encontrar uma história interessante que levasse a um romancinho clichê. Nada contra, eu adoro e sempre topo essas leituras! Mas o livro é tão surpreendente quanto a vida que a protagonista se propôs a trilhar. É uma jornada bem didática sobre as barreiras que uma mulher encontra quando não quer ser sufocada pela cultura dominante e pelo machismo.

Elizabeth Zott é uma heroína peculiar, comprometida com o próprio caminho e com as suas visões sobre o que ela merece desse mundo. Por isso, é dolorido passar por algumas situações pesadas que tentam tirá-la do lugar de destaque que ela merece ter. Na educação, na ciência, no mercado de trabalho, nas relações interpessoais. E é inspirador ver que ela faz tudo, menos baixar a cabeça.

Eu me apaixonei por alguns dos personagens que ela encontra pelo caminho e que vão se consolidando como uma rede na qual ela pode confiar. Destaque para o cachorrinho Seis e Meia, que me fez chorar (positivamente) na última página. Ele é um companheiro tão especial para essa protagonista, que me comoveu em várias passagens.

É uma narrativa muito bem construída e que nos leva a várias emoções diferentes em pouco tempo. Recomendo bastante essa leitura!

Maria 19/10/2023

Uma personagem cativante
Por mais que a história não seja uma que conecta muito comigo, a personagem da Elizabeth Zott é tão espetacular e bem escrita que no final tive um coisa que chamo de realização Evelyn Hugo, que é quando a personagem é tão foda que você realmente pensa que ela é real. Crédito infinito a autora, com certeza a melhor personagem que li esse ano.

Mariana Macabú 30/01/2023

Genial
Esse livro foi uma delícia de ser lido. Apesar de ter lidos alguns comentários de como a primeira parte foi lenta, eu não achei. Pra mim, o livro como um todo foi consistente e muito envolvente. A Elizabeth é uma mulher a frente do seu tempo e aqui acompanhamos todas as injustiças sofridas por ela e como ela lida com tudo de maneira muito resiliente (Elizabeth é meu ícone ??). Temos um inusitado cachorrinho compartilhando seus pensamentos em alguns capítulos e foi simplesmente fantástico. Recomendo bastante a leitura.

Andressa1338 25/05/2023

Que perda de tempo!
Achei a premissa tão interessante, mas o que eu li foi um livro que mais parece uma mistura de drama de sessão da tarde que tenta abordar assuntos sérios mas fica raso e bobo, e comédia tipo zorra total com elementos absurdos como tentativa de comédia (o cachorro, por exemplo). Eu poderia ficar horas pontuando tudo que me incomodou imensamente nesse livro mas vou tentar resumir.
A Elizabeth é tão caricata e insuportável que ficou difícil me sensibilizar com as dificuldades dela. A melhor característica de uma pessoa inteligente é saber simplificar o que ela sabe para que outras pessoas, que não tem o mesmo conhecimento, possam compreende-lá. Pra mim, não faz sentido o programa dela fazer sucesso. Eu não assistiria esse programa, qual o problema de falar água? Vinagre? Pq tem que se referir a coisas triviais com expressões químicas? Isso só distância as pessoas do conhecimento. Eu nem vou falar do café que ela faz, pq é um absurdo.
Outro absurdo e o cachorro que busca a criança na escola e a criança de 5 anos que tem conhecimento sobre todos os assuntos do planeta.
Sim, mulheres sofrem machismo e misoginia desde o começo dos tempos e essa história retrata isso de uma forma péssima. É raso, mal feito e forçado. Eu, sinceramente, dúvido muito que uma mulher que já sofreu uma tentativa de estupro e já foi assediada várias vezes entraria sozinha na sala de um cara, ainda mais depois de outra mulher dizer pra ela que mulheres não entram sozinhas na sala dele. Ela nem questiona, ela só vai, como se fosse nada demais. Não faz sentido.
Enfim, poderia falar mais um monte mas vou parar por aqui.
Fujam dessa bomba.

Amanda 19/03/2023

Perfeito
Comecei a ler esse livro achando que era mais uma história de casal e fiquei muito feliz é surpresa e ver que é muito, mas muito mais que isso. Todo mundo deveria ler, mas acho que pra mulheres ele é ainda mais especial. Tirando a parte em que a autora diz que se come temales no Brasil, o livro é perfeito.

Bia 04/04/2023

É sério que esse é o livro que todo mundo elogia?
Pequenos spoilers

Quando eu ouvi falar desse livro pela primeira vez ele parecia genial. Ainda gosto da ideia de uma apresentadora de TV usar programa de culinária para ensinar ciência para quem normalmente não teria tanto acesso a isso, só que de uma forma muito mais... Sutil. Mais ficção histórica e não seja lá o que eu acabei de ler.

Não tem nada de sutil nesse livro. Tudo é extremamente caricato e raso. Elizabeth é o tipo de pessoa inteligente que só funciona em desenho animado. Eu posso acreditar que Jimmy Neutron é um menino gênio, mas em um livro escrito para adultos fica mais difícil engolir que alguém que supostamente é especialista em uma área da bioquímica também sabe tudo sobre química aplicada em culinária, consegue aprender a remar lendo um livro de física e cria uma filha que é simplesmente genial em todas as áreas. Isso sem falar que a personalidade dela é extremamente clichê de cientista que não sabe como interagir com qualquer coisa que não seja ciência. Ela fala que "quase perdeu um átomo" (?) enquanto cozinhava e que água é "mais comumente conhecida como H20". Tipo, por favor...

Acho que se fosse só a protagonista eu teria aproveitado mais o livro, mas não. O par romântico também é o mesmo tipo de gênio. E a filha. E o cachorro (sim, o cachorro é super inteligente também e se comunica telepaticamente com um feto ou sei lá). As pessoas que assistem o programa também começam a usar termos científicos sem nenhuma razão ou necessidade só para a autora deixar claro que elas estão aprendendo alguma coisa. Até mesmo pessoas religiosas duvidam de suas fé porque claro, ciência e ciência precisa sempre estar brigando com religião. Tudo é escrito sem nenhuma entrelinha e depois explicado mais duas ou três vezes para ter certeza que o leitor não corre nenhum risco de fazer uma interpretação por conta própria.

Foi extremamente difícil acreditar na história. Toda vez que um tema importante aparecia era como se os personagens estivessem falando discursos ensaiados e não tendo conversas espontâneas. Situações completamente absurdas só existem e é esperado que as aceitamos. Em uma cena, Elizabeth, que trabalha há pouco tempo no programa e nunca tinha feito nada na TV antes, simplesmente deixa a plateia subir no palco e roubar partes do cenário porque ela "precisa de mais espaço". Não, ela não é demitida depois disso.

Foi mais difícil ainda acreditar que esse livro se passa nos anos 50/60. A escrita é super contemporânea, as linhas de pensamento são super contemporâneas, o programa por completo é literalmente impossível de existir na época (e hoje, esse programa nunca funcionaria, muito menos faria sucesso). Elizabeth não se involve com lutas feministas, ela só sabe magicamente todos os pontos que nos debatemos hoje, vê um comportamento sexista, fala para a pessoa que ela está tendo um comportamento sexista e é isso. Espera que toda a estrutura que a envolve mude porque ela disse e é assim que o mundo tem que funcionar. Boas mensagens empoderadoras e tudo mais, mas assim... Vazio. Completamente vazio.

Além da ciência e de discursos prontos, também tem um drama familiar envolvido que eu consegui gostar menos ainda. Elizabeth, no começo do livro, deixa extremamente claro que não quer viver na sombra do namorado famoso, que quer ter os méritos dela por conta própria. Aí chega na reta final do livro e o passado do namorado famoso se torna super importante e define o livro. O que aconteceu com não depender da associação com o Calvin para ser bem sucedida mesmo?

Bom, dito isso tudo e apesar dos pesares, eu gostei do cachorro gênio. Acho que a voz dele é a que foi mais bem narrada de todos os POVs. As estrelas são para ele, parabéns Six-Thirty (sim, o nome dele é 6:30, o horário, porque o casal de gênios não pode dar um nome normal para o cachorro, claro, eles são cientistas).

Aline Lima 07/05/2023

Uma história bastante densa e sensível
Uma questão de química é uma verdadeira jornada de persistência da personagem principal para conseguir seu espaço no mundo como cientista. Uma jornada bastante rica Sobre os principais dilemas e desafios normalmente enfrentados pelas mulheres em uma sociedade tão machista.

Por conta disso, a narrativa é densa e traz algumas situações pesadas, mas envolve o leitor de tal forma que é difícil interromper a leitura. Especialmente porque, embora aconteça entre as décadas de 1950 e 1960, os assuntos abordados são muito atuais.

É impossível não se emocionar ao longo da história de Elizabeth e dos personagens que fazem parte do seu núcleo. A leitura é uma verdadeira montanha russa de sentimentos para o leitor e nos conquista de uma forma bem especial.

É um livro incrível. Vale a pena cada página lida. ??