China

China Elias Jabbour

Resenhas - China

Rafaela.Fuchs 07/05/2024

FODA
Achei um livro riquíssimo em conhecimento muito didático, achei que seria mais complicado por estar iniciando sobre o assunto mas gostei consegui compreender com bastante esforço a leitura
é uma interpretação muito foda da realidade eu gostei muito do livro
odeio o capitalismo

CAMBARÃ 19/02/2024

Aborda de forma profunda e detalhada a trajetória política e econômica da China no século XXI, explorando a ascensão do país como potência global e sua transformação sob o regime socialista.elias e Alberto Gabriele oferece uma análise perspicaz e fundamentada sobre os desafios, sucessos e contradições do modelo chinês, proporcionando ao leitor uma visão abrangente e crítica sobre a complexa realidade do país. Este livro é uma leitura essencial para aqueles que buscam compreender melhor a dinâmica da China contemporânea e seu impacto no mundo atual.

Thiago548 18/02/2024

É um livro denso com uma linguagem bastante técnica, apesar de tirar boa conclusões da leitura, não indico para pessoas que queiram saber sobre a sociedade chinesa e sua história, é um livro que fala pouco sobre o seu desenvolvimento como sociedade e foca principalmente nas reformas de Deng Xiaoping

glauci 13/02/2024

Socialismo chinês
Esperava uma linguagem mais didática, o livro é bem denso e tem muitos termos técnicos de economia que não entendi muito bem, mas sei que a culpa não é dos autores, eu que sou totalmente leiga sobre o assunto. Mas tirando isso, o livro explica toda a estrutura do socialismo de mercado chinês, foi uma leitura esclarecedora pra mim.

Andrews5 30/09/2023

Entendendo a China atual
Livro fundamental para quem quer entender economicamente a China atual, sem cair em estereótipos e clichês. O livro é de uma riqueza científica e metodológica acima da média. Leitura obrigatória.

Murilove 18/09/2023

Elias Jabbour e Alberto Gabriele no livro China e socialismo do séc XXI fazem uma análise concisa da forma econômica atual encontrada no partido chines denominada pelos escritores como uma "economia socialista de mercado". Política econômica essa que parece que cresce...

O livro que já se tornou uma obra de referência, adquirindo um dos maiores prêmios literários chines concedido para estrangeiros em 2022 o "Special Book Award of China 2022? interpreta e traduz a evolução do modo econômico encontrado na China ainda comparando com os modos capitalistas numa relação mais biológica desses processos, onde resumidamente de um lado temos a individualidade e no outra a coletividade.

Leitura recomendadíssima para quem busca compreender um pouco da economia e geopolítica da China atual.

Julia.Garani 11/07/2023

Estava com outra expectativa
O rigor metodológico é sempre um ponto positivo para quem se considera pesquisador. Entretanto, considero que o mercado editorial encontra alguma dificuldade com essa linguagem - achei extensa e quase que desnecessária a primeira parte do livro. A segunda, concentra-se no que ?veio para falar?: o sistema chinês. Apesar desse ponto, Jabour e Gabriele são geniais na construção do livro. Livro fundamental para entender um pouco mais sobre o sistema chinês e o rumo dos socialismos num futuro próximo.

Malu 27/04/2023

Se vc tem medo de linguagem econômica no geral não precisa ter medo desse livro pq a linguagem do Elias e do Alberto é bastante didática e acessível, explicando os conceitos de base e como eles se aplicam na particularidade do desenvolvimento econômico da China. É uma leitura impressionante e bem esclarecedora sobre como é possível uma economia socialista.

Paulo2175 20/04/2023

Uma leitura complexa, porém bem elaborada.

"Diferentes modos de produção caracterizado pela exploração do homem pelo próprio homem aplicam formas de coerção direta e indireta para induzir os trabalhadores a desempenhar suas funções."

O livro aborda muitos aspectos de Marx e Engles, tornando os textos um tanto filosóficos, onde os autores mesclam: economia, política, psicologia e engenharia social.
Na primeira parte tece uma explanação sobre socialismo e capitalismo e para quem é leigo no assunto, como eu, acaba se perdendo e tendo que reler aquela passagem ou capítulo novamente para entender melhor, por isso a leitura se torna arrastada e demorada.
As notas de roda pé, muitas vezes é maior que o texto em questão. Na segunda parte, já entra os países, não só China, mas Vietnã, Coreia do Sul e Laos. Então a leitura começa a fluir, porém tem muitas siglas que é bom ter sempre em mente, senão a leitura acaba se perdendo.

Julius 15/04/2023

CHINA: O SOCIALISMO DO SÉCULO XXI
A obra nos apresenta duas partes que se complementam.

Na primeira parte, Alberto Gabriele descreve fundamentos teóricos e embasamentos para nos apresentar o socialismo como um caminho para o apogeu do comunismo. Em contraponto, temos o capitalismo e suas mazelas, culminando na completa extinção do Antropoceno (o único fim possível).

Na segunda parte, posto toda a teoria apresentada por Gabriele anteriormente, Elias Jabbour parte para uma análise á China a luz da realidade material existente. Em como a China pavimentou todo um planejamento para a sobrevivência da sua política socialista em um mercado predominantemente capitalista. É evidente que para a sua execução houve controvérsias a serem superadas.
Contra fatos não há argumentos, temos a China despontando como a segunda maior economia do mundo vindo atrás apenas da maior potência capitalista existente, os Estados Unidos. Levanta-se a hipótese de uma possível superação, mas isso só o futuro dirá.

A leitura não é de fácil absolvição, ler e reler é um exercício que se faz necessário. Mas o que é abordado é de extrema relevância.

Gustavo.Martins 18/02/2023

China Comunista
O livro é bem difícil de digerir, uma leitura lenta, densa, e difícil, essencialmente uma visão político-econômica, além de histórica e sociológica. Na primeira parte, Elias Jabbour e Alberto Gabriele fundamentam conceitos essencialmente abstratos, os leitores não acostumados com as humanidades terão um percurso complicado. Na segunda parte, os autores passam a tratar da china como objeto de estudo, e fica menos abstrato, e um pouco menos complicado. É um livro excelente, mas que eu li somente porque tive muita vontade de conhecer o trabalho do Elias com mais profundidade. Caso alguém queira conhecer sobre China, de um modo geral, devem haver outros livros mais introdutórios. A certeza desse texto é sua qualidade excepcional e honestidade intelectual. Ao procurar outros, sugiro pesquisar com cautela. Boa leitura aos corajosos e curiosos.

Porto 22/12/2022

Visão interessante de crescimento econômico não tradicional
O início do livro com bastante referencial e embasamento teórico ajuda a se localizar na discussão que é trazida pelo livro. Um pouco mais de contextualização histórica da China também ajudaria na segunda metade do livro.