1822 Laurentino Gomes

Resenhas - 1822

Marcos5813 30/11/2022

Independência ou Morte!
Bom livro do jornalista e escritor Laurentino Gomes, que com mais os livros 1808 e 1889, formam a trilogia que narra o período da Corte Portuguesa no Brasil, fugindo de Napoleão Bonaparte, com suas guerras contra as monarquias absolutistas, da Independência do Brasil de Portugal e a Proclamação da República. O autor, baseado em intensa pesquisa bibliográfica, rica em detalhes, faz de forma destra, uma narrativa dos acontecimentos que antecederam e sucederam por volta do ano de 1822, nas margens do rio Ipiranga, o grito de independência do Brasil, então ainda colonia de Portugal. O livro faz de forma feliz um apanhado dos costumes e da época, que centrada na pessoa do Imperador Dom Pedro I, traz consigo um avivamento das figuras importantes do período. Como o patrono da Independência, contemporâneo e amigo de Dom Pedro I bem frisou, José Bonifácio, apenas pessoas comuns morrem, as de espírito é legado a posteridade. Excelente leitura.

Canteli Marcio 15/11/2022

Continuação em alto nível do livro anterior
Mereceu todos os prêmios que recebeu
Leitura fluída e indispensável
Silvana137 15/11/2022minha estante
Ótima resenha ..já quero acho que minha lista de 2023 já tá passando do que deveria kkk

Canteli Marcio 15/11/2022minha estante
Pretendo completar a trilogia

Mariane 14/11/2022

Que narrativa
Apaixonada pela narrativa de Laurentino em 1808, vim correndo saber mais sobre o Brasil em 1822, e não seria surpresa dizer que indico o livro de olhos fechados. Só vai.

isabeuly 09/11/2022

1822
Esse livro me ensinou mais do que 15 anos de escola.
Achei incrivelmente interessante, é muito bom conhecer melhor os detalhes e os personagens que fizeram parte desse trecho da nossa história.

gabi¹³ 07/11/2022

1822
Mds mt bom sério só não dou 5 estrelas pq a casa página que eu leio surgem mais 2 mas fora isso e ótimo e explica MT bem pq as coisas estão como estão

B-Dreamer 07/11/2022

D.Pedro... D.Pedro
Apesar de D.Pedro ter me tirado do sério cerca de 80% do livro com suas traições, acho o espírito aventureiro e carismático dele incrível, principalmente com suas tropas e filhos. Considerei ele um bom guerreiro e pai, mas não tão bom marido (sendo a Imperatriz Leopoldina a que mais sofreu em sua mão). Já a segunda Imperatriz não sofreu tantas infidelidades com o marido, exceto na época da batalha contra seu irmão D.Miguel onde ele dormiu com uma freira (que teve um bastardo com ele) e uma comerciante (onde adquiriu uma doença venérea)

Acho interessante o fato de D.Pedro ter pedido para ser enterrado em um caixão de madeira como um verdadeiro soldado.
Saber que os restos mortais do Imperador foi entregue ao Brasil na época da ditadura militar. Gostei de descobrir que o coração dele foi separado do corpo e está sendo mantido (com o fato do presidente Fernando Henrique Cardoso ter sido o último brasileiro a vê-lo antes de ser escondido de todos)

Esse livro é interessantíssimo em todos os quesitos. Traz informações que eu nem sequer imaginava e para quem gosta de história é perfeito... Não tenho palavras para essa obra prima.

Diego 03/11/2022

Uma boa reportagem sobre os personagens da independência
Eu li o primeiro livro desta série, "1808", e fiquei muito instigado pela qualidade da reportagem de Laurentino Gomes. Seu trabalho de pesquisa foi realmente muito impressionante.

Ocorre a mesma coisa aqui neste "1822" -- o autor busca inúmeras referências para explicar em detalhes o processo da independência brasileira. Cada personagem relevante daquela época é destacado no livro, não somente o próprio imperador. José Bonifácio, Leopoldina, a Marquesa de Santos, entre outros, têm seus papéis esmiuçados aqui. Vemos a importância de Bonifácio e da princesa Leopoldina na independência. Vemos também que ela não teve nada de pacífica e custou milhares de vidas.

Há detalhes interessantes no livro que seriam cômicos (se não fossem trágicos)... O Brasil nasce um país quebrado e dependente econômico da Inglaterra, tanto para fazer a sua independência como para manter-se independente. A gente já nasceu quebrado e devendo!

Algumas questões colocadas na obra também despertam a curiosidade para posteriores pesquisas, como a briga entre monarquia constitucional e federação que havia no seio do império (dividindo a assembleia legislativa). A questão da escravidão como a "liga" que manteve os interesses unidos entre o império e a elite, mantendo-se assim o território brasileiro as custas de milhões de africanos escravizados. Você lê a respeito desses tópicos neste livro e fica com vontade de expandir esse debate em outros, o que é ótimo.

Itachi1001 [Washington] 01/11/2022

Célebre
Cara, todo brasileiro devia ler a trilogia de Laurentino Gomes, ninguém narrou com mais detalhes e buscou tantas referências. A obra 1822, fala da independência, da história de D. Pedro no Brasil e em Portugal e mostra como o nosso sangue e de nossos irmãos portuguêses estão inseparavelmente entrelaçados, fantástico livro.

Reginato 31/10/2022

1822
O livro é escrito para um aluno de história ou estudante, não tem um discurso que prenda o leitor habitual. Deixou-me frustrado, queria uma linguagem com fluidez de alguém contando a verdadeira história do Brasil.

Me deparei com um livro chato de pesquisador história cheio de citações e comparações e registros de uma forma para estudante de vestibular ou de teses acadêmicas.

Não recomendo

rafanishikawa 12/10/2022

Muito bom!!
Ótimo livro, Laurentino Gomes escreve sobre a história do Brasil com excelência. Contado de forma leve, de fácil compreensão, tornando a história muito mais interessante.
História de modo real, sem romantização e heroísmo explícito. Além dos fatos contados, os detalhes e descrições de cada momento nos leva direto para a época.

nanda356 28/09/2022

mas que livro bom!! comecei a ler ele porque precisei fazer um trabalho de apresentação sobre um dos capítulos (o da leopoldina, a princesa triste) e esse trabalho me estressou tanto que eu quase desisti de continuar a leitura hahahah mas resolvi continuar, e foi uma ótima decisão! nunca tinha lido esse tipo de livro e eu gostei demais mesmo. a leitura é rápida, a escrita é fluida e muito fácil de entender. simplesmente perfeito!! adorei.

Ricardo 26/09/2022

A independência do Brasil como você nunca viu
Laurentino Gomes é paranaense, de Maringá. É ganhador do Prêmio Jabuti de Literatura com os livros "1808: sobre a fuga da corte portuguesa de D. João VI para o Rio de Janeiro"; e, "1822: sobre a independência do Brasil. Sua obra foi eleita o Melhor Ensaio de 2008 pela Academia Brasileira de Letras.

Esqueça tudo o que você aprendeu sobre a independência do Brasil nas aulas de história do ensino fundamental e médio. Isso vale principalmente para aqueles que estudaram essa disciplina no início da década de 80🙋, eu.

Toda história de separação de casais que envolvem litigioso é receada de turbulência, A nossa ruptura com Portugal não foi diferente.

A narrativa começa com D. Pedro em Santos, a cavalo, com dores estomacais, subindo a calçada de Lorena, em direção a São Paulo. Era 7 de setembro de 1822. D. Pedro, na ocasião da proclamação, tinha 23 anos de idade, foi deixado no Brasil por sei pai, Rei D. João VI, na qualidade de "Príncipe Regente".

Apesar dos muitos acontecimentos, muitas coisas boas aconteceram:
✓ primeira constituição do Brasil, em 1824;
✓ José Bonifácio desenvolveu o conceito de "justiça social" e "diversidade racial";
✓ Trabalhos voltados para a reestruturação e economia do país.

Apesar de Laurentino na ser historiador, na qualidade de jornalista resolveu aprofundar-se na história do Brasil. É um verdadeiro trabalho de investigação.

O tamanho do trabalho assusta. O tema gera muita repulsa para muitas pessoas, mas o livro possui um linguagem fácil e cativante.

Eu recomendo!

@profricardoreis - Instagram

Ana Brison 25/09/2022

Confesso que gostei mais do livro 1808, embora o 1822 trate diretamente do que necessitava nesse momento "a Independência".
Não consegui chegar a uma conclusão a respeito de D. Pedro I, senti algumas revoltas, mas também senti pena, o ser humano é composto de tantas faces...
Viviane.Bulhoes 25/09/2022minha estante
Putz. Eu TB gostei mais de 1808. A escrita dele era mais interessante,sei lá. Tô enrolando pra ler 1822.

Ana Brison 29/09/2022minha estante
Viviane, ouvir no formato audiobook foi o que me ajudou a desenrolar a obra, viu? Recomendo muito o formato.

Viviane.Bulhoes 03/10/2022minha estante
Poxa....boa idéia. Obrigado?

Luh 13/09/2022

"De Portugal nada, nada; não queremos nada."
Uma das melhores leituras do ano, contando os acontecimentos anteriores e posteriores a Independência do Brasil, mostra heróis esquecidos pela história, os diferentes lados do heróico imperador e uma escrita fluida e viciante.
O livro nos introduz a todos os acontecimentos desde 1808, que resultaram no movimento de independência brasileiro, mostrando lutas populares contra o domínio português, personagens essências como José Bonifácio, Leopoldina, Cochrane, entre outros. Trás a perspectiva que apesar de a independência não ser fruto de revolta popular, a população comum também fez sua parte.
A derrocada do primeiro império do Brasil é mostrado como fruto das atitudes do próprio imperador e seu ego, trazendo assim o acanhamento da população e sua fuga para Portugal.
Os capítulos finais desenvolvem a imagem de D. Pedro em Portugal, visto como não só herói salvador dos absolutistas, mas também como sábio e experiente, uma imagem totalmente diferente do que a perspectiva brasileira, de um jovem namoradeiro e ousado.
O livro é de excelente escrita e muito bem informado, fui recomendada dele através de um curso e agradeço demais a oportunidade de ter lido.

Vitor Hugo 12/09/2022

A Independência do Brasil sem o conto de fadas...
Esqueça tudo o que você aprendeu sobre a Independência do Brasil nas aulas de história do ensino fundamental e médio.
A nossa separação de Portugal, foi difícil, sem estratégias claras de como esse país (Brasil) iria sobreviver. No livro “1822” você vai conhecer o lado real e obscuro da nossa Independência.
O autor Laurentino Gomes não é historiador, é um jornalista que resolveu se aprofundar na história do Brasil. A sua formação em jornalismo, ajudou a não aceitar os fatos já contados, foi atrás de informações, teve acesso a materiais e fontes de difícil acesso. Um verdadeiro trabalho de investigação.
No bicentenário da Independência não temos muito o que comemorar. Temos os mesmos problemas do ano 1822: problemas sociais e econômicos, educação de baixa qualidade, corrupção, dentre outros. Naquele 7 de Setembro, Dom Pedro I tinha 23 anos (hoje seria chamado de jovem mimadinho), caso não declarasse a Independência, teria que voltar para Portugal onde seria um mero advogado de Lisboa, perdendo seu posto em uma monarquia.
Naquela época, apenas São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais foram favoráveis e se beneficiaram da independência. As outras regiões do país, tiveram dificuldades em aceitar Dom Pedro I como o primeiro imperador do Brasil, muitas guerras aconteceram entre 1822 e 1823, muitas pessoas perderam suas vidas na guerra contra os portugueses.
Apesar dos percalços, coisas boas aconteceram:
Primeira Constituição do Brasil, ano 1824;
José Bonifácio desenvolveu a ideia de justiça social e diversidade racial;
Trabalhos na reestruturação social e econômica do país.
Observe que são muitas informações históricas que provavelmente você não sabia. É realmente um livro completo, um trabalho muito bem feito, contando sobre detalhes de cada personagem marcante, como, D. Pedro I, José Bonifácio, Maria Leopoldina, e muitos outros.
O tamanho do livro assusta, o tema história gera repulsa para muitas pessoas, mas o livro possui uma linguagem fácil, garanto que você não vai querer largá-lo. Entrou na lista dos melhores livros que já li, espero que você tenha essa mesma experiência, leia!

site: https://www.instagram.com/1porsemana/