Gay de família

Gay de família Felipe Fagundes

Resenhas - Gay de Família

Lady fantasminha 17/04/2024

Ah que leitura maravilhosa!
O livro passa por temas difíceis de uma forma tão leve e é capaz de despertar nossos sentimentos de empatia e afeto de uma forma tão profunda. É muito bela a construção do amor familiar e de como também é possível encontrar uma família naqueles que não dividem o mesmo sangue.
As partes de interação com as crianças te fazem feliz e contente, pq eles são engraçados, fofos e possuem muita personalidade (até diogo 1 ) kkkk
P.s: Gabriel ganhou meu coração
Mas isso engana, pq ele também trás pautas importantes, debatendo assuntos relevantes além de possuir relatos tristes de um preconceito quase inacreditável, mas que sabemos muito bem que é a realidade do mundo em que vivemos.
Muitas cenas me impactaram na mesma medida que outras me fizeram gargalhar, ou seja como o próprio autor diz no final do livro ele serve muito como entretenimento de alta qualidade e ainda trás reflexões. Leiam!

Tonimaco 16/04/2024

GENTE JKKAKAKSDNDKDSKMDJ
Passei o livro todo rindo, ri tanto que passei mal. A escrita é tão fluida e mds as crianças, na infância eu era Miguel todinha KKKKKKKKK
Tem mt coisa real ali mas a dinâmica dos fatos deixou tudo mais leve.

oicintia_ 15/04/2024

Depois de ouvir tantas recomendações desse livro, finalmente o encontrei em uma promoção e consegui ler! e como todos falavam é realmente muito divertido e me tirou algumas risadas, mas não é exatamente o meu tipo de humor. em alguns momentos senti q estava lendo um roteiro de filme e achei algumas cenas meio forçadas na narrativa, mas acredito q na adaptação para filme fará mais sentido.
a escrita é fluida, fácil e me tirou de uma ressaca literária. pra quem gosta de livros contemporâneos, super recomendo!

nessava 15/04/2024

Citações
"Vocês podem ser o que quiserem, essa é a única regra? respondo, tentando soar confiante. Espero que esse momento fique marcado na cabecinha deles e, lá pela adolescência, quando estiverem se sentindo incapazes e sem perspectiva de vida, lembrem das palavras de sabedoria do tio incrível deles.? Posso ser um urubu?? pergunta o mais novo."

"Os três voltam a se entreolhar, e, por um segundo, sinto falta de quando conseguia conversar com meu irmão assim. Hoje em dia nossos olhares falam idiomas diferentes."

"Tem princesa na história do pop?? pergunta Diogo 2, ao mesmo tempo que boceja. Percebo os olhinhos cansados dos demais.? Tem, tem princesa, mas conto essa história outro dia.? Qual é o nome dela?? insiste ele, mesmo fechando os olhos e se aconchegando aos irmãos na cama.? Pabllo Vittar. Agora, boa noite."

"Nádia é tipo uma irmã para mim, não faço ideia como o fato de ser irmão de alguém pode ser bom, mas Nádia é como uma? como uma Nádia deveria ser para um Diego, sabe? Como um Diego deveria ser para uma Nádia. Eu e ela somos unha e carne, quase inseparáveis, onde um peida o outro vai logo atrás cheirar, às vezes literalmente porque ela não sabe esperar e entra no banheiro logo depois de mim e ainda me xinga, sendo que eu já expliquei mil vezes a regra do tempo de espera do peido."

"Às vezes, tudo de que a gente precisa para ser feliz é dar uma raquetada em alguém."

"Essas três crianças são a parte mais pura da minha família, uma parte que eu nem sabia que existia. Foi como descobrir petróleo num lixão."

Ph1206 14/04/2024

Lá vai o gay com seus sobrinhos
Quando se fala em Sessão da Tarde, involuntariamente surgem na nossa mente filmes como Lagoa Azul, Meu Primeiro Amor, Esqueceram de Mim, entre outros. Gay de Família facilmente entraria nesse tópico, é uma história leve, divertida, sem abdicar de uma carga dramática à trama.

Neste livro, acompanhamos Diego, um rapaz assumidamente gay que, na véspera de uma viagem com amigos, é obrigado a cuidar dos sobrinhos. Esther, a irmã mais velha, é uma menina tímida que ainda não aprendeu a se impor ao mundo. Miguel, o irmão do meio e completo oposto da irmã, é uma criança cheia de energia. Gabriel, o caçula dos três e uma criança peculiar, tem fascínio por coisa mórbidas e possui um amigo imaginário, João Augusto. As singularidades de cada um tornam o livro bem mais dinâmico, uma vez que Diego sempre utiliza uma abordagem diferente ao lidar os sobrinhos. Uma adição muito boa a esse quarteto é Suzie, uma gata mal humorada e que está sempre à espreita, te julgando.

A linguagem utilizada é sempre recheada de tiradas de humor, não me recordo de nenhuma que tenha sido péssima ou que não tivesse me feito gargalhar.

A forma como as crianças são mencionadas durante o livro evidencia a mudança na relação do Diego com elas. No início, são tratadas como meros números pelo tio, mas ao criar um vínculo de afeto passa a nomeá-las com seus nomes de nascença.

Um dos tópicos que o livro trata é a questão familiar. Todos nós sabemos o quão difícil pode ser a relação entre uma pessoa da comunidade LGBTQIAPN+ com os pais, muitos expulsam seus filhos de casa por não aceitarem sua orientação sexual, causando-os cicatrizes que demoram a cicatrizar.

Para finalizar, o que o cinema brasileiro está esperando para produzir um filme deste livro?

dami.cavalcanti 09/04/2024

Ah que leitura maravilhosa!
Além de ser divertidissimo, ri sem parar em muitas partes.

Gabrielly494 09/04/2024

Amo so dioguinhos
Esse é um livro muitíssimo divertido ao mesmo tempo que também é bem impactante.
As partes de interação com as crianças te fazem feliz e contente, pq eles são engraçados, fofos e possuem muita personalidade (até diogo 1 kskskskskks
Muitas cenas me impactaram na mesma medida que outras me fizeram gargalhar, ou seja como o próximo autor diz no final do livro ele serve muito como entretenimento de alta qualidade e ainda trás reflexões. Leiam!

moino_gabi 08/04/2024

Me senti como se tivesse lendo uma thread do Twitter kkjkkkkkkkkk
Muito divertido, fofo, realista e sincero
Senti o final meio corrido, mas acho que é pq vem continuação por aí kkkkkkk

aline. 07/04/2024

Bom pra passar o tempo
Parece o livro de um autor iniciante ? e eu acho que é. Achei o desenvolvimento de personagens um pouco raso, além de sempre parecer que estou ouvindo uma fofoca ao invés de parecer que estou lendo um livro ? o que é bom às vezes, mas não no livro inteiro.

Apesar disso, a escrita não compromete a experiência! Pelo contrário, muitas vezes combina com a narrativa e com as situações. Além disso, depois de algumas páginas e de realinhar minhas expectativas, o humor me ganhou. Tive que me segurar pra não gargalhar no ônibus muitas vezes!

Sem contar os temas trabalhados pelo autor, que, além de bonitos, são importantes ? não odeiem crianças, pelo amor de deus. Enfim, é um livro divertido, ótimo pra sair de uma ressaca!

Jeni 07/04/2024

Bem, conheci esse livro através de um vídeo no Youtube. Quando vi o entusiasmo do Booktuber fiquei muito afim de ler.
Ele é até bonzinho de ler (por conta das crianças) num dia que você está com ressaca literária, mas achei um humor forçado.
O protagonista é fútil, estereotipado e sem contar irresponsável (deixar as crianças sozinhas)...

Sei lá, talvez não seja pra mim, pelo agora. Eu esperava mais, muito mais.

Sarah 04/04/2024

Divertido
Uma temática que nunca tinha lido antes e cumpriu o que prometia, boas risadas ao longo da leitura, era o que eu precisava

Júpiter 04/04/2024

O melhor do ano até agora, e já estamos em março.
Eu ri o livro inteiro, marquei o livro inteiro e estou obcecada por mais. Torcendo para Felipe escrever um conto para cada data comemorativa com os dioguinhos ?

Dave 03/04/2024

Dinâmico, engraçado e sagaz.

É um livro excelente para sair de ressacas literárias.

Dei altas gargalhadas, mas também me emocionei algumas vezes.

Fiquei feliz sabendo que tem um conto de Natal dessa história. E super ansioso pelo segundo livro do Felipe! ?