O Natal dos Fantasmas

O Natal dos Fantasmas Elizabeth Gaskell...

Resenhas - O natal dos fantasmas

1 | 2 | 3 | 4

Mariane398 29/03/2024

No fim, o saldo é positivo
Uma das coisas mais difíceis numa coletânea (nem sei se esse livro se enquadra enquanto uma colêtanea ou se é apenas uma reunião despretensiosa de contos) é achar contos com temática, vibe e tom parecido.

Nesse livro a editora se propôs a reunir contos de natal vitorianos que tratam sobre fantasmas e natal, com a explicação de que algumas culturas acreditam que os fantasmas saem para "se divertir" na época de natal.

Do meu ponto de vista, o saldo é positivo. Alguns contos são melhores que outros, não sendo critério de avaliação o fato de serem mais longos ou curtos.

A vibe do livro chega a ser interessante e a edição é bem bonita, mas ainda acho que poderiam ter escolhido melhor os contos, parece meio forçado colocar qualquer história de fantasma no natal, ficou parecendo aqueles trabalhos escolares que cada um fica com uma parte e junta tudo no fim. Poderia dar muito certo ou muito errado, nesse caso ficou no meio-termo.

Taci.Souza 31/12/2023

Um Natal deliciosamente assombrado!
A sociedade vitoriana se destacava pela excentricidade. Tinha uma preferência controversa pelo macabro e uma atração peculiar pelo sombrio. Ao ponto de usar uma das épocas do ano, que na maior parte das percepções é sinônimo de leveza e alegria, para espalhar histórias de terror e suspense, convertendo o Natal em um período especialmente assombrado.

Mas, longe de julgar ou condenar essa conduta, devo confessar que me sinto estranhamente seduzida por ela. O gótico, o macabro e o sombrio são elementos que particularmente me atraem na literatura. Tendo ciência desse fato, foi impossível não me apaixonar por essa coletânea de contos assinados por grandes mestres do suspense e fantasia daquela época, que continuam se destacando atualmente, uma vez que a literatura é atemporal.

Dickens, Stevenson, Gaskell entre outros nomes de peso, nos brindam com histórias envolventes, instigantes e arrepiantes, fazendo deste livro, um verdadeiro presente de Natal.

Gabi! 29/12/2023

"Martha Pym disse que nunca tinha visto um fantasma e que gostaria muito de ver um, 'especialmente no Natal, pois podem rir o quando quiserem, é a época correta para se ver um fantasma'.

"O solstício de inverno é o dia mais escuro do ano no Hemisfério Norte e, especialmente no Norte da Europa, é o momento em que o Sol menos toca a superfície,com noites longas e frias. Algumas nações acreditavam que era o momento no qual os mortos poderiam fazer contato com os vivos."

Não conhecia toda essa tradição de contos natalinos fantasmagóricos, fui surpreendida com muitos nomes ilustres que aparecem na coletânea. Foi uma leitura maravilhosa de fim de ano. Me deixou em clima de Natal pelo mês inteiro. Agora chegou a hora de me despedir.

Clauclau/Eu leio sim e daí 28/12/2023

Véspera de Natal assombrado
Algo assombra os antigos Natais. Neste livro iremos encontrar contos bem divertidos e outros nem tanto, mas todos estão recheados de medo e escuridão com seres fantasmagóricos que circulam o céu em procissão para aterrorizar aqueles que esperam algo de uma noite tão festejada, o Natal.

Aqui, na véspera do Natal não muda para aqueles que desencarnaram, eles continuam presentes, portanto o baile fantasma é o momento aguardando para alguns e temido por outros. Haverá assombros e sustos. Muitas pessoas serão visitadas e suas atitudes maldosas serão cobradas. Certas brincadeiras inofensivas podem despertar algo que está no escuro aguardando o seu momento de ataque. Salas serão infestadas de presenças antigas e segredos serão assombradamente revelados. Preparem-se visitantes espectrais farão parte de uma noite que não será tão feliz para alguns.

Recomendo

Lidiany.Mendes 24/12/2023

Divertido
Para quem curte histórias de fantasmas é um livro divertido.
Como toda coletânea de contos tem alguns contos mais interessantes do que os outros.
Esse rol dos mais interessantes vai variar de leitor para leitor. Para mim os mais interessantes foram: A história da velha ama; Smee; O fantasma de Irtonwood; Encontro de Natal; A bolsa de viagem; é O prato Crown Derby. Sendo, dentre estes, o que mais gostei: Encontro de Natal.
Muito interessante esse costume de contar histórias de fantasmas na noite de Natal. Tem uma origem pré-cristã e grande importância na era vitoriana. Resta saber se nos dias ainda mantém esse costume.

Carol.Camargo 18/12/2023

Diferente
Minha primeira leitura de natal, gostei de algumas histórias, e a ambientação é um pouco diferente devido as datas que foram escritos os contos, em geral foi legal.

Kit 02/12/2023

Coletânea interessante, com várias histórias legais, destaque para o conto ?A história de natal de Thurlow? que tem uma vibe sensacional e um plot mto bom.

TAssia19 24/11/2023

Larguei o livro 2x mas não por conta das histórias e sim por conta da vida mesmo..
O meu conto favorito foi o Encontro de Natal da Rosemary Timperley, o final me deixou de queixo caído!
O fantasma da véspera de Natal me arrancou uma boa risada com a explicação... A mente com medo é capaz de criar boas histórias!
Os dois últimos contos, A bolsa de viagem e O prato Crown Derby, foram os mais assustadores, na minha opinião.

Julia 02/11/2023

Legalzinho
O livro apresenta diversos contos fantasmagórico de natal. Confesso que demorei demais para terminar o livro, alguns contos são bem ruins, já outros consegui sentir o suspense proposto.

Camirota 08/02/2023

Christmas terror
O livro é de certa forma mágico, no sentido do terror. Algumas histórias são muito boas e outras nem tanto, depois de vários contos que li, acredito que seja mais difícil escrever um conto do que um livro inteiro, principalmente de terror, pois em poucas páginas o autor deve fazer o leitor sentir tensão e ficar curioso para ler a próxima página, além do final que precisa ser bem elaborado para a história deixar saudades e não parecer que faltou alguma coisa.
A edição de ?o natal dos fantasmas? é lindíssima, um luxo que está presente em toda a editora wish, vale bastante o investimento, sei que um livro é para ler, mas é inegável que edições desse tipo ficam lindas na estante.
O meu conto preferido foi ?Smee?, deu até vontade de fazer a brincadeira com a família!

Chunchuna 14/01/2023

O Natal dos Fantasmas
O "Natal dos Fantasmas" é uma seleção de contos de suspense e assombração de autores do período victoriano.
Por que fantasmas no Natal? Porque na Era Vitoriana, as pessoas acreditavam que o Natal, por ser inverno no Hemisfério Norte, época de dias curtos, escuros e frios, era bem mais provável que aparecessem fantasmas nessas ceias em casas grandes e castelos, etc.; onde as pessoas se reuniam perto da lareira para contar e ouvir histórias desse tipo. ??
São 12 contos de escritores diferentes, alguns melhores que outros, mas todos interessantes.
Meus preferidos foram:
? A história da velha ama (Elizabeth Gaskell);
? Smee (Alfred McLelland Burrage);
? Horror: Uma história real (John Berwick Harwood);
???? A bolsa de viagem (Algernon Blackwood);
? O prato Crown Derby (Marjorie Bowen)

Leonardo de Cassio 12/01/2023

Finalmente terminei essa bomba
FINALMENTE terminei esse livro. O que tem de lindo tem de chato. Tem um ou outro conto interessante, apesar de apenas 1 ter se tornado memorável pra mim - que inclusive é o menor em quantidade de páginas. Mesmo assim, é inegável que todos são de uma escrita impecável e que todos falham miseravelmente em ambientação. Senti zero clima de Natal.

Adriana Naves 06/01/2023

Vale a experiência
Não sabia dessa tradição de contar histórias de fantasma no período natalino, mas acho um hábito legal.
Quanto a curadoria da antologia, acho que temos histórias incríveis, mas algumas são ruizinhas kkkkkk. O J.M. Barrie foi uma decepção total. Dos contos aqui presentes dois deles eu já conhecia e amava : Markheim e O conto da velha ama. Entre os novos acho que: Smee, A bolsa de viagem e O prato Crown Derby fora incríveis, os demais contos foram bons ou esquecíveis, e o do Barrie foi horrível kkkkkkk (eu amo Peter Pan, confiava no Barrie e ele me escreve aquela porcaria!).

Joseni.Carvalho 05/01/2023

Notável
Nunca li algo assim. Histórias de terror escritas com muita tranquilidade e na medida de quem é fã e até mesmo para aqueles que ainda não conhece o gênero. A primeira história já dá início a uma experiência única com aqueles que não conseguiram partir.

Amelia 05/01/2023

Legal de ler no Natal
Por ser um livro de contos não é meu tipo de livro preferido, mas alguns contos são muito bons, alguns são escritos por autores famosos e consagrados. A leitura foi meio arrastada pra mim, mas valeu a experiência.

1 | 2 | 3 | 4