Gabo e Mercedes

Gabo e Mercedes Rodrigo García

Resenhas - Gabo y Mercedes: Una Despedida

Luana Terra 03/02/2024

Gabo e Mercedes, uma despedida - Rodrigo García
" Tenho agora quase a idade que meu pai tinha quando perguntei o que ele pensava de noite, depois de apagar a luz. Como ele, ainda não estou muito preocupado, mas estou cada vez mais consciente da passagem do tempo. Por enquanto ainda estou aqui, pensando neles."

Rodrigo García narra os últimos momentos de seu pai, o Gabo. Ele compartilha com os admiradores e amigos uma vida desconhecida do grande público.
Um relato muito pessoal e comovente. Ninguém está realmente preparado para encarar a morte, principalmente quando ela nos leva alguém muito próximo e amado.

Anete 29/09/2023

Rodrigo Garcia conta sobre o processo da doença e morte de seu pai Gabriel Garcia Marques. Um livro bonito, triste, mas que trouxe novas percepções sobre as doenças da mente. Muito bom!

Marcus 07/09/2023

Homenagem
O livro é uma mistura de homenagem e catarse. De uma gentileza única do autor, de compartilhar conosco os últimos dias dessa intimidade avassaladora que é a morte. Pura emoção.

Marcelo 14/08/2023

Resenha disponível no Booksgram @cellobooks ?
Eu adoro biografias e mais recentemente descobri uma nova linha que tem me interessado bastante, que são os livros de memórias de autores, escrito por seus filhos, esposas, etc...

Nesse ano já li o livro de memorias da filha de José Saramago e agora terminei de ler esse do filho de Gabriel Garcia Marquez.

"Gabo & Mercedes: Uma Despedida" é um livro que apresenta memórias sobre o autor a partir do início de 2014, quando Rodrigo (o filho) recebe uma mensagem de sua mãe, Mercedes, informando sobre a grave condição de saúde de seu pai. Gabo estava enfrentando problemas de saúde decorrentes de uma pneumonia e infecção respiratória.

O livro narra os últimos dias de vida de Gabo e como a família lida com sua fragilidade física e mental. Rodrigo, que voa de Los Angeles para a Cidade do México para acompanhar o pai, registra em suas notas diárias os acontecimentos e sentimentos durante esse período difícil. A narrativa oferece um retrato sensível e íntimo da família e de como eles enfrentam a iminente perda de um ente querido.

Alguns podem achar mórbido pois o autor relata os últimos dias do pai lutando contra a demência, o retorno para morrer em casa, o falecimento em sí, a cerimônia de cremação do corpo, o velório, a comoção de jornais, imprensa, etc... mas à parte disso, fica também o registro de memórias e lembranças do dia a dia com a família.

Além de abordar a relação de pai e filho, o livro também destaca a figura de Mercedes, a esposa de Gabo, que desempenhou um papel importante em sua vida e carreira. A obra revela detalhes curiosos sobre a vida do casal e sua dinâmica familiar, incluindo a relação com seus filhos, Rodrigo e Gonzalo.

Enquanto a história explora a dor da perda iminente e a complexidade das emoções, também apresenta momentos de humor e ternura. Gabo, à medida que sua memória se deteriora, revela a angústia de perder sua "ferramenta de trabalho" e sua preocupação com a deterioração de suas capacidades cognitivas.

O livro destaca as interações cotidianas, as tentativas de aliviar o sofrimento de Gabo e as emoções profundas vivenciadas por todos os membros da família. A narrativa não se concentra apenas na morte de um pai famoso, mas também celebra a despedida de ambos os pais e a jornada emocional compartilhada por eles.

Clarispectiana 09/08/2023

Leitura que aqueceu o meu coração de formas diferentes. Já iniciamos o livro sabendo o fim (a morte de Gabo e Mercedes), mas o tempo passado ao lado dos dois é diferente, uma mistura de sentimentos.

O luto para mim é uma questão complicada, acredito que para muitos de vocês também. Tratar ele a partir da escrita, sincera, direta e sem romantização, se fez necessário. Não que não haja uma certa poesia (ou tentativa dela), mas o que ocorre é uma sensibilidade verdadeira.

Conseguimos alcançar os pequenos fleches de vida do Gabo como homem, além da visão super romântica que fazemos do escritor, que no fim a nossa visão sobre eles tem sempre mais de nós do que deles mesmos. Enfim, aos leitores de Gabo (como eu) acredito que vão gostar muitíssimo.

Sendo sincera novamente, não procurei estrelismo nesse livro, nem novidade ou maestria narrativa, nem mesmo uma biografia. É um livro sem pretensões ou seja essa mesma a sua finalidade...

Lurdes 10/05/2023

O relato de um filho contando os últimos dias de vida de seu pai e de sua mãe.
Não falamos de qualquer pai, mas de Gabriel García Márquez, o Gabo, um dos maiores escritores latinos, e de sua esposa Mercedes, companheira de uma vida inteira.

Gabo pautou boa parte de sua produção em narrativas familiares, culminando com o icônico Cem anos de solidão, portanto não é de estranhar o quanto são fortes os laços e interações que unem esta família.

A narrativa é muito tocante, principalmente pelo fato de Gabo ter entrado em um processo de demência em que esquecia fatos significativos, chegando a não reconhecer os próprios filhos em muitas ocasiões, o que lhe causava muita angústia.

Rodrigo García consegue dosar um relato sincero e esclarecedor, sabedor de quanto os fãs de seu pai teriam interesse em conhecer mais sobre sua vida, e ao mesmo tempo procura preservar a sua intimidade.

Ele nos conta os derradeiros momentos de seu pai, e imaginamos que o faz em voz baixa, como um desabafo de um filho para um amigo da família.

Ele sabe que os leitores de Gabo se sentem um pouco da família.

Imagino o quanto deve ser difícil para os familiares de uma personalidade tão popular encarar o assédio em uma hora tão dolorora, mas o autor reconhece o carinho dos admiradores e nos brinda com esta despedida tão emocionante.

O livro é curtinho mas conseguimos conhecer muito da personalidade falastrona de Gabo e centrada, de Mercedes.

Estou lendo e relendo toda a obra de Gabo e este livro ajuda a conhecer um pouco mais, não só do escritor, mas do ser humano.

Recomendo muito

Denize18 07/05/2023

Excelente!
? Este livro é uma crônica forte e reveladora dos últimos dias de vida do mestre do realismo mágico latino-americano??

Leila 14/03/2023

Livro escrito pelo filho mais velho do nosso amado Gabriel Garcia Marquez, narrando sua doença, a demência que o acometeu nos últimos anos e também seus dias finais. O autor também conta da morte da mãe, Mercedes, esposa e musa inspiradora do Gabo que ocorreu em plena pandemia e isolamento social. É um relato sincero de uma fase dolorosa na vida da família. Achei uma linda homenagem do Rodrigo aos pais. Recomendo a leitura.

@limakarla 24/12/2022

Cem anos de luto
Eu não consigo descrever bem todas as sensações que passaram por mim enquanto lia esse livro? Fiquei duvidando de que o Rodrigo pudesse ter uma escrita no nível que o Gabo merecia, mas ele conseguiu me surpreender com sua fluidez nas palavras, com a delicadeza em falar sobre sua família, sobre sua relação com seus pais e a difícil passagem que é a morte na vida de um ícone da literatura mundial. Fiquei muito triste e angustiada, quis abraçar e dizer que amo muito todos os meus. Lindo demais.

Patrícia.Bilibio 25/10/2022

Rodrigo García, filho de Gabriel García Márquez e Mercedes, escreve deliciosamente bem. Livro sensível e lúcido. Recomendo a leitura.

FlAvia.guaraldi 12/09/2022

Interessante pois relata a passagem de Gabriel Garcia Marques, trazendo um particularidades de momentos vivenciados por familiares de uma figura famosa.

Martabook 23/07/2022

O ilustre GABO
??uma vez recitou uma poesia de cor por quarenta e cinco minutos, para superar a claustrofobia de uma longa tomografia.? Esse era Gabriel Garcia Márquez. O livro é escrito por seu filho que narra o adoecimento e o processo de morte desse ser iluminado, respeitoso e leal.

Embora traga o adoecimento, ele sofria de demência e aos poucos sua memória foi se esvaindo e a sua morte, sou suspeita pra falar, mas gostei bastante da leitura, li em um dia.

No final do livro, traz a morte de Mercedes em plena pandemia, onde seus filhos tiveram que se despedir via vídeo.

Eu como estudiosa do luto, uma das partes mais difíceis é desocupar as coisas do ente falecido, achei interessante a proposta de manter a casa do casal, como casa-museu, como é escrito, pode ser uma tentativa
desesperada de poupar da dor de desocupa-la ou vendê-la.

Recomendo

Marinho 27/11/2021

Livro aborda a vida de Gabo e sua família, momentos íntimos próximos à sua morte. Vale a pena a leitura.