Talvez você seja

Talvez você seja Marcelo Cosme

Resenhas - TALVEZ VOCÊ SEJA

Carol 08/01/2022

Talvez você seja?
Leitura fácil, rápida e leve, de vocabulário simples. Um livro bom/introdutório pra quem tem pouco conhecimento sobre a causa LGBTQIA+. Traz diversos depoimentos, mostrando óticas diferentes sobre o assunto.

Victória de Castro 02/06/2022

????
Família, trabalho, sexualidade, legislação e representatividade no poder são alguns dos temas que permeiam o livro, cujo objetivo é atingir um público duplo: tanto pessoas LGBTQIA+, em busca de um senso de comunidade e acolhimento, quanto heterossexuais e/ou cisgêneros - aliados ou não da causa -, mas que procuram informações. Cosme deseja que a leitura seja o estabelecimento de um primeiro diálogo contra o preconceito: "Talvez você seja alguém disposto a contribuir para que vivamos em um mundo mais tolerante, respeitoso, amoroso, livre e, por que não, mais feliz?!",

Felibalex 27/03/2022

Talvez você realmente seja...
O livro é isso e ponto. Uma narrativa em primeira pessoa sobre vivências enquanto membro da sigla lgbtqia+. Adoro esse tipo de livro por ser bastante pessoal e sempre agregar. Gostaria que o livro tivesse sido um pouco mais enfático em alguns pontos e elaborado mais o discurso da lgbtfobia que temos estruturalmente dentro de nós. Acredito que foi o desejo do autor trazer de uma maneira mais leve, como primeiro ponto de conversa, mas pelo título ficou faltando. Mas por isso o livro é ruim? Não, longe disso. Ele conversa e informa e acredito que consegue atingir o público alvo: aliades da causa que não buscam se perguntar se suas ações estão realmente de acordo com o esperado. Leitura recomendada.

Jés 28/03/2022

É um livro que todos deveriam ler! Principalmente héteros! Que reflexões incríveis e com uma sensibilidade que toca a todos! Parabéns Marcelo Cosme por essa obra espetacular é necessária!

carolmc_ 13/12/2021

Educativo
O livro trata com muita sensibilidade e objetividade assuntos que envolvem o universo LGBTQiA+, os desafios que infelizmente ainda existem e os possíveis caminhos para que toda forma de expressão e amor sejam finalmente normalizados.

Malu 21/03/2023

Leitura fácil, esclarecedora e extremamente necessária. Marcelo Cosme trás de forma clara o tema e todo o embate envolvendo o papel de cada ser humano na pauta dos direitos a pluralidade.

Maria Daniela BERBEk 14/01/2022

Lgbtfobia tem que acabar!
De fácil compreensão o livro traz o universo Lgbtqia+ para o grande público.
Fala um pouco da vida do jornalista, como foi se aceitar e se assumir no trabalho e na família.
Também explana o que significa cada letra da comunidade, porque lutamos e o que já conseguimos.
É bom, mas é um livro raso, para quem não conhece nada da comunidade ou conhece pouco.
Porém é fundamental, ainda mais pelo alcance que o jornalista tem.

Andy 13/03/2022

Simples e eficiente.
Com uma linguagem didática e acessível, o autor debate temas pertinentes ao universo LGBTQIA+, mostrando o preconceito que se esconde debaixo de pequenas atitudes.
Não se trata de uma leitura aprofundada do tema, mas cumpre seu papel. O livro é bem gostoso de ler e emocionante em alguns trechos.

Dani 06/11/2023

Breves comentários sobre
Meio que é um pequeno manual contra a LGBTQIA+FOBIA. Com definições, entrevistas e relatos pessoais do próprio autor.

ana 14/07/2022

conhecendo mais sobre a comunidade lgbtqia+
Comprei esse livro pois pensei que seria bom dar à minha mãe, porém resolvi lê-lo antes. Eu, sendo uma pessoa que faz parte da comunidade lgbtqia+, achei simplesmente incrível, aprendi inúmeras coisas. Recomendo à TODOS (que estiverem a fim de aprender)!!!

Marcelha.Leone 13/10/2022

Boa leitura, muito legal a história do Marcelo, bem como dos demais LGBTQIA+ que expuseram suas vivências oprimidas e marginalizadas. O autor faz algumas provocações que vale a reflexão.

LisboaPB 03/02/2024

Que livro necessário. Ele praticamente serve como manual, manifesto... para diversas ocasiões. Se a pessoa precisa aprender sobre comunidade LGBT+, leia ele. Se a pessoa precisa mudar a cabeça, leia ele!

Capiendum 08/09/2023

Livro importante
A iniciativa de Marcelo Cosme para escrever este livro é muito boa. Gostei da leitura e acredito que seja essencial para pessoas que desejam desconstruir-se e entender alguns assuntos que envolvem a comunidade LGBTQIAP+. No entanto, como alguém que já faz parte da comunidade e já teve contato de algum modo com os assuntos abordados no livro, senti que algumas expressões utilizadas pelo autor poderiam ser trocadas. Por isso, tive a sensação de que talvez tenha faltado a presença de profissionais que trabalhem com revisão textual de temas sensíveis para orientar melhor a escrita.

Mony 11/04/2024

Livro extremamente necessário, todo mundo deveria ler, seja homossexual ou heterossexual e principalmente os homotransfóbicos.

Perola.Silveira 18/04/2022

Perfeição e informatividade
Meu deus que experiência incrível com esse livro, é uma leitura tão leve e tão natural sobre um assunto que todos tratam com tanto tabu. É um ótimo livro pra todos e recomendo demais. Tem informações, experiências de pessoas LGBTQIA+, e muito mais coisas. A escrita é ótima e envolve o leitor de uma maneira inexplicável. Perfeito!