Talvez você seja

Talvez você seja Marcelo Cosme

Resenhas - TALVEZ VOCÊ SEJA

Mony 11/04/2024

Livro extremamente necessário, todo mundo deveria ler, seja homossexual ou heterossexual e principalmente os homotransfóbicos.

LisboaPB 03/02/2024

Que livro necessário. Ele praticamente serve como manual, manifesto... para diversas ocasiões. Se a pessoa precisa aprender sobre comunidade LGBT+, leia ele. Se a pessoa precisa mudar a cabeça, leia ele!

Lucas 13/11/2023

Excelente leitura
Estava com ele aqui emprestado a alguns meses e enfim peguei pra ler. Leitura fácil, didática e super gostosa. Aquele livro que todo mundo deveria parar pra ler e viajar através do olhar do Cosme sobre tantas vivências e aprendizado ao longo da vida. Mexeu bastante comigo, me identifiquei com diversas situações e também me fez parar pra repensar alguns pensamentos e atitudes que nem passava pela minha cabeça sobre a possibilidade de serem errados.

Dani 06/11/2023

Breves comentários sobre
Meio que é um pequeno manual contra a LGBTQIA+FOBIA. Com definições, entrevistas e relatos pessoais do próprio autor.

Capiendum 08/09/2023

Livro importante
A iniciativa de Marcelo Cosme para escrever este livro é muito boa. Gostei da leitura e acredito que seja essencial para pessoas que desejam desconstruir-se e entender alguns assuntos que envolvem a comunidade LGBTQIAP+. No entanto, como alguém que já faz parte da comunidade e já teve contato de algum modo com os assuntos abordados no livro, senti que algumas expressões utilizadas pelo autor poderiam ser trocadas. Por isso, tive a sensação de que talvez tenha faltado a presença de profissionais que trabalhem com revisão textual de temas sensíveis para orientar melhor a escrita.

Cicin 17/06/2023

"aceitar o outro é você reconhecer o direito de escolha do outro, o direito de ?ser quem ele quer ser?. E quando a gente reconhece o outro, a gente aceita ? e não tolera."

Malu 21/03/2023

Leitura fácil, esclarecedora e extremamente necessária. Marcelo Cosme trás de forma clara o tema e todo o embate envolvendo o papel de cada ser humano na pauta dos direitos a pluralidade.

Carla 21/01/2023

Excelente
Um livro atual, que traz à luz de nosso conhecimento as lutas e batalhas enfrentadas por pessoas LGBTQIA+. Quando penso, como mulher cisgênero, o quanto pode ser cruel a realidade de algumas pessoas, apenas por elas serem quem são, não consigo mesmo entender, muitas são rejeitadas onde deveriam ser acolhidas, onde deveriam se sentir protegidas, em seu seio familiar, mas na realidade nem todos tem esse privilégio e mesmo os que têm não ficam a salvo dos olhares, julgamentos e violências sofridos cotidianamente. Marcelo nos traz essa perspectiva e nos introduz nessa realidade para que (re)pensemos nosso lugar de privilégio e usemos nossas vozes (muitas vezes mais ouvidas) para que possamos enxergar o quanto ainda somos uma sociedade que precisa evoluir, o quanto nosso legislativo FALHA com uma minoria tão violada. Precisamos continuar lutando, usando nossas vozes e Marcelo fez isso de maneira espetacular.

Mari 05/01/2023

Indico a leitura para todos!
Esse livro explica de uma maneira bem didática e também comovente sobre a LBGTfobia. Serve pra você que faz parte da comunidade se entender melhor, ou se sentir acolhido e pertencente. Serve para você que não sabe nada e quer aprender e desconstruir preconceitos. Serve para quem já conhece e quer saber mais. Serve para um pai ou uma mãe de uma pessoa que acabou de se assumir. Resumindo: é pra todo mundo esse livro.
Trás exemplos, fala de leis e direitos, compartilha relatos e experiências e tudo isso de uma forma muito leve e fácil de ler!

Drica.Barros 04/01/2023

Livro necessário
Com momentos tensos, sempre com muita informação e histórias reais, Marcelo traça um paralelo da nossa sociedade, nos fazendo encarar a dura realidade de como ainda somos preconceituosos.
Existem dois relatos relacionados com a área de petróleo e gás que são de deixar a gente refletindo por séculos.
Também existem histórias de acolhimento, como o das mães pela diversidade, que é um movimento lindo.
Valeu ler cada palavra.

Léo 27/12/2022

Necessário para momentos atuais
Livros com depoimentos, histórias de vida, aprendizados.
Leitura super necessária para tempos atuais da sociedade, que apesar da velocidade de informação, precisa aprender muito sobre o que ser LGBTQIA+ no país que mais se mata essa população.
Pois como diz o autor, o Marcelo Cosme, enquanto existem "enquantos" na sociedade precisamos falar, conversar, aprender e se desconstruir.

lbronski 11/12/2022

Muito bom pra entender mais do assunto!
Foram muitas surpresas durante a leitura do livro, a principal é que o autor é natural da minha cidade. Mas a leitura foi muito boa e com muitas informações relevantes pra causa LGBTQIA+.

Marcelha.Leone 13/10/2022

Boa leitura, muito legal a história do Marcelo, bem como dos demais LGBTQIA+ que expuseram suas vivências oprimidas e marginalizadas. O autor faz algumas provocações que vale a reflexão.

ana 14/07/2022

conhecendo mais sobre a comunidade lgbtqia+
Comprei esse livro pois pensei que seria bom dar à minha mãe, porém resolvi lê-lo antes. Eu, sendo uma pessoa que faz parte da comunidade lgbtqia+, achei simplesmente incrível, aprendi inúmeras coisas. Recomendo à TODOS (que estiverem a fim de aprender)!!!

Victória de Castro 02/06/2022

????
Família, trabalho, sexualidade, legislação e representatividade no poder são alguns dos temas que permeiam o livro, cujo objetivo é atingir um público duplo: tanto pessoas LGBTQIA+, em busca de um senso de comunidade e acolhimento, quanto heterossexuais e/ou cisgêneros - aliados ou não da causa -, mas que procuram informações. Cosme deseja que a leitura seja o estabelecimento de um primeiro diálogo contra o preconceito: "Talvez você seja alguém disposto a contribuir para que vivamos em um mundo mais tolerante, respeitoso, amoroso, livre e, por que não, mais feliz?!",