O Véu Erguido

O Véu Erguido George Eliot

Resenhas - O Véu Erguido

sleepyintgarden 18/12/2023

Sensibilidade como força incontrolável
"aprendemos palavras por repetição,mas não seus significados,tal coisa deve ser conquistada pelo nosso sangue e impressa nas sutis fibras de nossos nervos."

Alexandra 04/01/2023

Gótico vitoriano leve
Gostei muito do livro, leitura fluida, rápida e um pouco envolvente. O véu de mistério e o ar gótico bem perceptível durante a leitura. Minha primeira vez lendo George Eliot, gostei da escrita, pretendo ler outros livros da autora.

Carolina 03/11/2022

A primeira parte não me envolveu do meio pro final foi melhor, Interessante mas foi uma leitura arrastada.

Caractere 11/06/2022

Obra de arte
Excelente porta de entrada para a literatura vitoriana. Conto absurdamente bem escrito, com boas descrições de atos, pensamentos e sentimentos, mas sempre com um véu de mistério que acompanha a narrativa. Será que esse véu, por fim, vai ser erguido?
Fica o convite para a leitura!

Vivi.Montarde 18/05/2022

Trata-se de uma novela gótica escrita por George Eliot, pseudônimo de Mary Ann Evans. A mesma autora de Middlemarch.

Na história o protagonista tem a habilidade de ver o que vai acontecer no futuro e ?ler? as pessoas, saber seus pensamentos e sentimentos. A única exceção é Berta, imune a suas habilidades, por quem acaba se apaixonando. Apesar de ter gostado bastante do final, achei o desenvolvimento meio arrastado e não me prendeu muito.
Charlene.Roncolatt 19/05/2022minha estante
Pega Bodas de Ódio ou Amor de Redenção! Pleaseeeeeee.

Charlene.Roncolatt 19/05/2022minha estante
Já q essa leitura foi mais ou menos, vc merece algo muito muito bom!

Vivi.Montarde 19/05/2022minha estante
Pode deixar kkkkkkk

Nay__ 13/05/2022

Rápido e gostoso
Tem toda vibe gótica vitoriana, com uma tradução bem tranquila e enredo que instiga.
Gostei muito das reflexões, principalmente sobre nossas projeções..

Natália 07/05/2022

Literatura gótica clássica, bem dramática. Gostei muito da escrita e me deu vontade de ler outros livros da autora. Não sei o quanto posso revelar sem ser spoiler, mas como é uma novela, não tem muito o que falar sem revelar parte do enredo. O personagem principal é um homem considerado fraco, por ser mais sensível. Mas ele possui uma habilidade: ele é capaz de ver o futuro, e não só isso, ele também possui uma "introspecção", que o faz saber o que os outros personagens pensam e sentem. Tem esse elemento sobrenatural, num clima melancólico típico do gênero gótico.

Leila de Carvalho e Gonçalves 20/12/2021

Dom ou Maldição?
Você conhece Mary Anne Evans? Sob o pseudônimo de George Eliot, ela é uma das mais aclamadas escritoras inglesas do século XIX, porém, sua obra está praticamente restrita a sebos em nosso país. Isso é uma pena, pois marcadas pela análise psicológica das personagens, suas narrativas primam pela atualidade, quando comparadas com a moderna ficção.

?The Lifted Veil? ou?O Véu Erguido? é um bom passaporte para conhecer sua obra. Trata-se de uma novela gótica que não fica a dever aos clássicos do gênero. Por sinal, publicada originalmente em 1859, trata-se do único texto de Eliot que sonda o sobrenatural.

Seu narrador e protagonista é Latimer, filho mais novo de uma família muito rica, que é dono de uma frágil constituição e uma mente sensível. Após uma estranha enfermidade, ele adquire a capacidade de prever o futuro e ler o pensamento das pessoas, ?erguendo o véu? que cobre o decoro e a hipocrisia social, daí, o título do livro.

A narrativa exibe personagens com qualidades e defeitos, quebrando o padrão comumente adotado para o gênero de pessoas boas ou más. Exibindo uma perspectiva fatalista, também aborda as paixões da juventude, a rotina do casamento e a solidão da velhice.

Quem rouba a cena é Bertha, uma linda órfã destinada a se casar com Alfred, irmão mais velho de Latimer e o preferido do pai, mas a morte precoce do noivo muda o rumo dos acontecimentos. Ela acaba desposando o caçula e a diferença de temperamento entre eles não demora a tornar-se um empecilho para a felicidade. Enquanto ele é reservado e avesso aos compromissos sociais, ela é extrovertida, alegre e gosta de festas.

Para finalizar, Eliot opta por abrir a novela com seu desfecho. Na velhice, o narrador conta como será sua morte para depois voltar ao passado, revelar sua sina e a perturbadora espera por um futuro conhecido.

Boa leitura!

Nota:
* Este e-book faz parte do projeto Literatura Descoberta, que tem por objetivo levar ao público traduções inéditas de textos disponíveis no Domínio Público com uma linguagem mais acessível.