Homenagem à Catalunha e recordando a Guerra Espanhola

Homenagem à Catalunha e recordando a Guerra Espanhola George Orwell

Resenhas - Homenagem à Catalunha e recordando a Guerra Espanhola

Thales7685 22/02/2024

Um tema ainda atual
Nesses tempos atuais de guerra, onde a noticia dos acontecimentos é mais uma versão de um dos lados envolvidos do que os fatos. O livro mostra como era o cotidiano de uma guerra, além do mero combate, e exemplos de como ocorreu a distorção das informações na Guerra Civil Espanhola.

Dominica 09/04/2023

“Então era isso o que se dizia sobre nós: que éramos trotskistas, fascistas, traidores, assassinos, covardes, espiões e assim por diante. Admito que não era nada agradável, especialmente quando imaginava quem eram as pessoas responsáveis por isso. Não é uma coisa prazerosa ver um menino espanhol de quinze anos sendo carregado em uma maca, com o rosto pálido e atordoado, olhando por entre os cobertores, e pensar nas pessoas finas em Londres e Paris escrevendo panfletos para provar que aquele jovem era um fascista disfarçado. Uma das características mais horríveis da guerra é que toda a propaganda bélica, todos os gritos, as mentiras e o ódio vêm invariavelmente de pessoas que não estão lutando. Os milicianos do PSUC que conheci na linha de frente e os comunistas das brigadas internacionais que encontrei de vez em quando nunca me chamaram de trotskista ou traidor; deixavam esse tipo de coisa para os jornalistas na retaguarda. As pessoas que escreviam panfletos contra nós e nos difamavam nos jornais permaneciam seguras em casa ou, na pior das hipóteses, nas redações de Valência, a centenas de quilômetros das balas e da lama. E, além das calúnias da contenda interpartidária, todas as coisas usuais de guerra, o palavreado violento, a grandiloquência, a depreciação do inimigo - tudo isso foi feito, como sempre, por pessoas que não estavam lutando e que, em muitos casos, teriam preferido correr em disparada para não lutar. Um dos efeitos mais deprimentes dessa guerra foi me ensinar que a imprensa de esquerda é tão espúria e desonesta quanto a de direita.”

Helana O'hara 07/03/2022

um ótimo relato da guerra de quem a viveu.

Primeiramente quero falar que uma das coisas mais legais que aconteceu em 2021 foi o domínio público de Geoerge Orwell, estou conhecendo várias obras do escritor que nem sonhava que existiam!
Homenagem a Catalunha é uma obra esteticamente linda, a editora fez um trabalho maravilhoso, divido em nove partes incluindo um glossário incrível para se aprofundar na história.
Nesse livro George Orwell relata sua experiência na Guerra Civil Espanhola, os dramas, os perrengues e até o medo de estar no Front.
São relatos detalhados sobre o seu dia-a-dia no meio de uma das guerras mais intensas que o Mundo presenciou.

A narrativa de Orwell – quem já leu 1984 ou Revolução dos Bichos sabe sua narrativa é ótima fluída de fácil compreensão e aqui não seria diferente, uma coisa que amei no livro foi o estilo diário dele, apesar dos capítulos não ter as datas mencionadas, a cada relato do autor sabemos que seus escritos são uma espécie de diário.
Orwell relata as dificuldade do Front com alimentação, vestimenta – que me deixou curiosa, devido a escassez de material os soldados precisavam improvisar calçados. A alimentação precária deles também foi um ponto que autor questionou muito durante seus relatos.
Além do Front, Orwell também relata alguns momentos tensos em Barcelona quando ele sai uns dias e também fala muito da sua relação com a esposa – na qual achei muito bacana.
Homenagem a Catalunha é um livro incrível mostra a guerra com outros olhos – de quem viveu ela. Além de recomendado é uma baita história.

hcchico 07/02/2022

Comentário Homenagem a Catalunha
Ótimo livro que mostra a faceta do fascismo, as peculiaridades da Guerra Civil Espanhola e o que significa revolução operária da visão de Orwell.