Depois é Nunca

Resenhas - Depois é Nunca

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

AngelaS.DiasNagami 13/05/2024

O tabu do depois
A morte é um tabu, falar sobre ela, antes ou depois de ela chegar, também é.

De forma muito poética e delicada, Carpinejar nos fala sobre as dores da partida e da perda, e de como ela deve ser falada, ainda assim.

gabimool 26/04/2024

Afeto não se adia
Sou acostumada com a escrita do Carpinejar, começo um livro sabendo que vou me emocionar e refletir sobre coisas que eu achava que não precisava refletir. Mas ?Depois é nunca? me tirou do eixo. Me peguei chorando a todo momento pensando numa saudade que ainda nem faz parte da minha vida.

Esse livro é um tipo de afago para quem perdeu alguém, para quem está de luto não importa por quanto tempo. Mas também são para pessoas, assim como eu, que ainda não vivenciaram o luto por alguém que ama, para prestarmos atenção e carinho para o que importa.

A vida é frágil, hoje somos e amanhã podemos não ser. Mas o tempo é rei, já disse Gilberto Gil, transforma todas as formas de viver? Porque não nos cuidarmos melhor? Porque não cuidarmos de quem amamos melhor? Esse livro é sobre isso e sobre todas as coisas que possam tocar profundamente cada um, individualmente.

jadeflx 27/03/2024

Vamo falar sobre morte
Meu primeiro do carpinejar e eu fui completamente sem expectativas. sabia que era um livro que falava sobre luto e só. confiei.

o livro é curtinho e a escrita bem tranquila. parece que ele tá conversando com o leitor, então da pra ler bem rapidinho.

tive que ler com uma cartela de post-it do lado porque toda hora tinha uma coisa relevante (pelo menos pra mim) pra marcar e levar pra terapia depois kkk.

acho que pra quem vive o luto e busca alguma forma de entendimento da situação e dos próprios sentimentos, pode ser um bom começo.

me fez refletir muita coisa :)

Elizabeth 26/03/2024

Necessário
Precisamos respeitar o luto de casa um. Precisamos da valor ao tempo que estamos com nossos ente queridos.

Josi 11/03/2024

Bom, mas da uma romantizada em relacoes familiares que nem sempre serao boas.
Textos bons, interessantes e nos levam à reflexão.

Larissa 03/02/2024

Depois é nunca.
"Deixar partir também é amor. Também é respeito. Também é não ser egoísta."

A ideia de morte não é agradável a ninguém mas é um acontecimento inevitável e no livro trata que nem tudo que é inevitável significa que automaticamente temos que aceitar. Não é porque é inevitável que não vamos sofrer com a partida.

Bea 25/12/2023

Fala sobre a morte, as fases do luto, o processo de descoberta e aceitação da morte.
Só quem já passou esse processo consegue enxergar a vida de outra forma? passageira, efêmera.

Em Harry Potter e a Ordem da Fênix, há um animal que somente é testemunhado por aqueles que entraram em contato com a morte. Todos que nunca presenciaram um desenlace não são aptos a enxergar.
A metáfora ilumina essa transição. Um cavalo alado (os testrálios) não pode ser alardeado, sob o risco de quem o vê ser chamado de louco.

thabooks 02/12/2023

Texto fácil de ler e emocionante.
Fragmento de memória , de querer passar adiante o valor do momento e nunca deixar de viver cada pedaço da vida com intensidade e amor . Aqueles que nos são caros devem estar na prioridade máxima da nossa vida e nunca esperar o amanhã para acontecer.

caiovleite 01/12/2023

Gostei bastante da maneira que Carpinejar escreve, é o primeiro livro dele que leio. Frases bem construídas e reflexões impactantes sobre um tema necessário para encararmos o luto como parte importante das nossas vidas.

Julia 19/11/2023

No luto, o tempo para ou anda para trás?
"O aniversário da morte destaca-se mais do que o do nascimento porque é o aniversário da saudade. A saudade começa a vigorar a partir da perda. A saudade acumula anos. A saudade assume um corpo à parte, independente das biografias".

Katlyn.Kraus 16/10/2023

Primeiro livro pós luto...
Tentando retornar à rotina depois de perder um ente querido, tentei outras leituras, sem sucesso. Este livro me ajudou a perceber que ler sobre é uma forma de se sentir abraçado, acolhido, e que outras pessoas sentiram tudo aquilo que você está sentindo. Já acompanho o Carpinejar há algum tempo, mas confesso que não havia lido mais do que pequenos quotes por aí. O livro é excelente, escrita fluida, li em menos de um dia, e me ajudou muito nesse período tão difícil.

LimaJr 07/10/2023

O que nos toca em um livro?
Alguns livros nos tocam, outros tocam um pouco e há os que não penetram em nosso coração. Já havia lido outros livros sobre o tema perdas, sofrimento e morte. O livro Histórias lindas de morrer, por exemplo, da autora que assina a orelha do livro que ora comento, me deixou com os olhos marejados várias vezes e atribuo isso ao fato se serem relatos de autêntica vivência da médica e escritora. Já o Depois é nunca, não me tocou, não sei bem a razão. Talvez por ir além da reflexão pessoal e pretender aconselhar em certos textos, sem o lastro de autêntica vivência de tantas e distintas situações de perdas, sofrimento e luto. Mas, como eu disse, não sei dizer a razão de temas que eu esperava me tocassem não terem alcançado o meu ser da forma como eu esperava.

Luciana 12/08/2023

Um livro sobre a morte!
O livro é sobre perda, sobre a morte de alguém que nos é essencial.
Possui passagens bonitas, reflexões tocantes e simples.
Uma boa leitura para refletir, sentir, valorizar a vida e pensar o que nos é caro!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6