Confinada

Confinada Triscila Oliveira

Resenhas - Confinada

Laís 20/05/2024

Li de uma vez
Ao mesmo tempo que dá muita raiva, fiquei presa e nãovonseguia parar de ler, só parei porque o sono me venceu e terminei assim que acordei. Assino embaixo da sinopse que descreveu como "um marco dos quadrinhos e um retrato único da pandemia no Brasil". A arte é linda, e a história é tão real que é difícil lembrar que realmente presenciamos todas as situações do livro sem achar que foi um surto coletivo. Esse livro é um retrato da história e deveria ser lido nas escolas pra contar pros alunos o que foi um pouco do contexto da pandemia no Brasil.

Iza 18/04/2024

Maravilhoso!
Lido! 14/2024
Um retrato do que mais se encontra nas redes sociais hoje. Esse livro é ótimo, roteiro maravilhoso e quadrinhos incrivelmente bem desenhados. Recomendo!

lzmalik 30/03/2024

Leitura necessária pra lembrar da realidade de muitos brasileiros e de como essa pandemia foi importante pra abrir meus olhos pra certas coisas e pessoas.

Iza Santos 11/03/2024

Leitura Necessária
Lembrando o que foi essa pandemia para gente
E o quanto a gente precisa melhorar.
Mireille 11/03/2024minha estante
Verdade flor

André Catta Preta 30/01/2024

Esse aqui eu li em uma sentada, coisa que raramente eu faço. Queria que isso significasse que eu gostei, mas não foi o caso.
A experiência de Confinada é conflitante. A trama, o desenho e toda a ?mise en scene? são escolhidas para reforçar o realismo da obra, mas os diálogos são de uma artificialidade tamanha que meio que estragam tudo. O resultado é uma dissonância pra lá de estranha entre o que você observa e o que você lê.
Todos - absolutamente todos - os personagens brancos são extremamente e abertamente racistas, além de brutalmente egoístas. E eles não são racistas em um sentido ?estrutural?, que se observa na nuance, mas sim em um sentido recreativo que está sempre na cara. Não há uma linha sequer de diálogo do núcleo branco privilegiado que deixe de conter uma denotação explicitamente racista. O didatismo e o panfletário se misturam em algo que te tira da imersão, e a suspensão de descrença acaba tendo que ser muito pesada para levar essa trama adiante.
Os personagens não brancos, por outro lado, são em maioria solidários e progressistas, de maneira não natural. A obra cai numa armadilha de, alem de ser maniqueísta, ignorar que o Brasil é um país complexo. Toda a população negra desse quadrinho é retratada como muito versada em ideias identitárias e ?consciente de classe?. Concorde ou não, há de se admitir que o Brasil é um pais majoritariamente conservador e que isso permeia todos os extratos sociais, inclusive as periferias retratadas no quadrinho. Não há um único personagem do núcleo da Ju que seja conservador ou tenha a mínima nuance de ter votado do Bolsonaro (por mais superficial que seja o tratamento do tema), o que torna a Fran, a vilã, a única personagem com um mínimo de nuance.
Falta, enfim, justamente isso: tratar com nuance, trabalhar o racismo da entrelinha. Em uma obra com tanto uso da expressão ?essa gente?, há poucos momentos em que é perceptível o racismo no não dito, o que entendo que poderia ser um grande ponto forte da obra.
Por fim, meu entendimento: compreendo que essa obra não tenha sido escrita para um público alvo como o meu, branco e privilegiado que sou. Com certeza ela toca as pessoas de maneiras diferentes, e recortes sociais mudam tudo. Mas considerando que ela se tornou mainstream e que passou a ser acessada por diferentes públicos, acaba sendo submetido também a um escrutínio geral e a uma avaliação narrativa mais genérica como a minha. Nesse sentido, Confinada é uma decepção por não explorar o potencial narrativo que uma trama tão única poderia proporcionar. O que poderia ser um bom estudo de caso se torna uma crítica tão superficial quanto vazia, afinal não provoca desconforto em quem lê: aqueles que o quadrinho ridiculariza já não teriam interesse nele. A caricatura, aqui, funciona mais como moinho de vento do que como ferramenta narrativa de enquadramento de um real antagonista.

Rai 21/01/2024

Continua impecável
Eu já acompanhava o trabalho da Triscila e do Leandro no Instagram, inclusive as postagens desse livro, mas foi uma experiência completamente diferente ler tudo de uma vez. Primeiro porque, como pude ler sem pausas, minha mente estava mais fresca para pegar os detalhes incríveis; e segundo porque na minha cabeça tudo se embaralhou e eu não lembrava mais o que era Os Santos e o que era Confinada, tanto que levei um susto e fiquei bem surpresa com o final desse livro.

Eu amo essa história e acho que todo mundo deveria dar uma chance a ela, seja no físico ou através dos posts no Instagram. Recomendo bastante!

Angelica75 20/01/2024

Nota 4.
Acompanhei também pelo Instagram os quadrinhos de Leandro Asis. Originada de "Os Santos", "Confinada" mostra a total falta de empatia da elite brasileira com os menos abastados durante a pandemia da COVID 19 e como . Com a ajuda da escritota Triscila Oliveira, como em um spin-off, Ju é sobrinha dos protagonistas de Os Santos e trabalha como doméstica com a influencer sem noção Fran. Vemos então o abismo ente as duas realidades e enxergamos o pior: como a desigualdade social e o racismo é presente (sempre) e como é cruel.

Freitas 19/01/2024

Realidade
Um ótimo e triste retrato do Brasil pré, durante e pós pandemia. Infelizmente, a realidade do pobre e preto no Brasil não é muito otimista.

Bárbara Souza 18/01/2024

Cômico e sagaz
É impressionante como o Leandro e a Triscila conseguem, com esse livro, escancarar os absurdos da desigualdade social brasileira, através do recorte histórico da pandemia de COVID-19. Em especial, a falsidade, a hipocrisia e a alienação voluntária da classe média/alta branca do país.

Foi uma leitura fantástica, voltei várias vezes no livro para reler trechos e tentar absorver todas as camadas. Além disso, os gráficos são muito marcantes e bem pensados. É o tipo de obra que a gente deveria dar de presente para todo mundo, para espalhar um pouco de consciência social por aí.

Amanda 31/12/2023

Sensacional
Em um país tão desigual é de se esperar que a pandemia seja vivida de mais de uma maneira....
Talvez o que surpreenda seja a hipocrisia e descaso com a vida do outro.A alienação voluntária...
Recorte real (ainda que inacreditável) da podemia do COVID.

Tati 28/12/2023

Um registro cruelmente verdadeiro da pandemia Brasileira
Esse livro é uma captura única da pandemia de COVID-19 no Brasil.
Mostra o abismo social e racial que nos encontramos nesse país, os quais muitos se negam a ver, de forma explícita.
Ele me traz diversos sentimentos tristes e frustrações, é como se eu revivesse todo esse absurdo enquanto meus olhos passavam pelas tirinhas.
Ao mesmo tempo, durante a pandemia essas tirinhas eram como um abraço. Eu parecia ouvida e abraçada em cada tirinha.
É um lindo registro que tenho certeza que ficará histórico.
Foi uma honra imensa pegar esse livro em mãos e tê-lo assinado na hora por Leandro e Triscila (em verdade eu quase chorei na mesa deles de tanta emoção hahah)

João 25/12/2023

Um retrato fiel da nossa sociedade
Em um Brasil de desigualdades, de Fran's e de Ju's, de patroas e empregadas, de ricos e de pobres, Confinada è um retrato fiel da sociedade que a gente vive.

as desigualdades foram intensificadas pela pandemia, num Brasil sob o comando de um doente, onde a renda diminuiu drasticamente, com o fantasma da fome e do vírus da Covid assombrando os mais pobres.

o que eu mais gostei, além de todas as situações que a Ju se impõe, com certeza é o surgimento da esperança de dias melhores, com a Ju sendo influencer, junto de tantos outros criadores negros.

destaque para a esperança surgindo com o Lula na TV. ?

eu amei ler esse livro lindo e super real com o senhor terror da OMS, mas meu namorado lindo e perfeito, te amo!!!
Samu 25/12/2023minha estante
Senti uma indireta, hein? ? Eu te amo pra sempre, e ler qualquer livrinho abraçado com você se torna mais especial

nerito 19/12/2023

Por trás das máscaras
A Pandemia de Covid-19 foi um divisor de águas em nossas vidas. Um período em que o mundo parou e muitas pessoas se sentiram forçadas a fazer o isolamento. Porém, aquelas que eram pobres continuaram se expondo e morrendo, fazendo os serviços que os ricos se recusavam a fazer.

"CONFINADA" é um romance gráfico de Triscila Oliveira e Leandro Assis e conta sobre Fran, uma rica influenciadora digital que convive em isolamento com sua empregada doméstica Ju. Fran é a típica branca alienada e a pandemia irá escancarar ainda mais seus preconceitos.

A HQ de Triscila e Leandro mostra uma parcela significativa da população que explora a maioria preta deste país e não se envergonha disso. Pessoas que sustentam um discurso hipócrita, de meritocracia e moralização, mas vive na esbórnia, no desperdício e na libertinagem. Apesar de publicamente ser uma pessoa de discurso positivo e consciente, e apesar de não compactuar com algumas das atitudes de sua classe social, Fran logo mostra que não quer abrir mão de seus privilégios.

O roteiro é ágil e as imagens são marcantes. Trata-se de uma obra rica como registro crítico dessa época de pandemia. Um olhar aguçado para o interior dessas vidas de ricos decadentes (alguns, nem tanto) que pousam de boas pessoas mas não passam de bandidos exploradores, racistas e misóginos.

Ju aparece então como a figura da razão, como aquela que irá, por uma ética pessoal, apoiar as amigas e companheiras de trabalho. Aquela que irá abalar as estruturas. Infelizmente, esse abalo não é suficiente para destruí-las, mas não deixa de fazer usas rachaduras.

Com um texto inteligente e imagens de impacto "CONFINADA" nos entrega uma obra mordaz sobre a Pandemia e todos os podres que esta escancarou.

site: https://www.oguardiaodehistorias.com.br/2023/10/confinada-por-tras-das-mascaras.html

Samu 17/12/2023

Um mix de emoções sobre a pandemia
Simplesmente não esperava a profundidade que essa HQ trouxe, uma mistura de formas de passar as mensagens, que transitam de um quadrinho normal a prints de postagens, comentários, stories e até mesmo stills de vídeos de personalidades com falas que ocorreram durante a pandemia

É tudo muito real e bem escrito, além de muito bem pensado, pois podemos facilmente identificar diversas pessoas que presenciamos tendo aquelas mesmas atitudes durante a pandemia

Ao mesmo tempo que tudo retratado parece distante, também parece extremamente próximo de nós (e realmente, nem faz tanto tempo), mas ainda assim me trouxe muitas lembranças de como o negacionismo, e acima de tudo o egoísmo, apenas agravou toda situação

juliapassos14 13/12/2023

Acompanhei Confinada durante a pandemia, nas redes sociais de Leandro e Triscila. Ganhar os quadrinhos para poder reviver toda essa história, foi uma emoção imensa!
A história... as representações nos desenhos... pensar o timing de tudo que ocorria no Brasil na época e conseguia ser retratado de forma tão fiel nos quadrinhos. Se indignar. Rir. Chorar. Tudo em meio a poucas páginas. Um retrato tão fiel do Brasil.

Sou uma grande fã do livro e o recomendarei para todos que puder.