A trama da vida

A trama da vida Merlin Sheldrake

Resenhas - A trama da vida

Caio194 31/05/2023

Um interessantíssimo livro de divulgação científica sobre os fungos, atravessando não somente o que os micologistas sabem sobre esse grupo, mas também o que a pulsante comunidade "amadora" produziu de técnica e de conhecimento. O livro aborda diversos pontos de interesse, desde como diferentes tipos de fungos "usam" diferentes estratégias de alteração da mente (da psilocibina e outras substâncias psicodélicas ao controle estabelecido por Cordyceps sobre insetos) até sobre o que sabemos sobre o micélio. Muito bem escrito, com consequências importantes não só para a biologia, mas também para a filosofia e a política. Um belo complemento a livros mais específicos, como os de Anna Tsing.

Andre 14/09/2022

Devemos aos fungos a nossa existência
Um livro escrito por um cientista apaixonado por seu objeto de estudo: os fungos!

Merlin Sheldrake, Biólogo e micólogo inglês nos conta o que de sabe e o que não se sabe ainda sobre um grupo biológico que ajudou a garantir a evolução da vida, facilitaram a colonização da terra e estão intimamente ligados à evolução dos hominídeos! Tudo isso contado de uma forma leve e inteligente, fazendo ligações entre temas e ramos da ciência da forma mais simples e clara possível!

Aproveitem e deliciem-se com um livro mais que interessante!

Isabelly.Godoy 28/12/2021

Lindo, surpreendente e bem explicativo
Este livro me surpreendeu da maneira mais positiva possível, aprendi tanto com ele que em alguns momentos tinha que recuperar o fôlego devido às informações impressionantes a respeito destes organismos fantásticos e que muitas vezes são negligenciados. Passamos por todos os aspectos principais dos fungos, suas aplicações, seus papéis na natureza e suas potencialidades, tudo explicado de forma simples mas não rasa. O autor escreve de uma maneira que em momentos chega a ser poético, é muito evidente sua paixão por essa área de estudos e torna a leitura bastante agradável. Em alguns momentos nos convida a refletir sobre a natureza como um todo, sobre a visão que temos sobre a natureza, sobre nosso viés antropocêntrico e maniqueísta, sobre nós mesmos como seres humanos e biológicos. A natureza e nem nada nela é simples, mas é tudo muito interessante se olharmos com atenção. É um livro absolutamente incrível no aspecto informativo e literário, recomendo muito a todos, mas principalmente aos que se interessam pela biologia, pela vida e pelos fungos, com certeza sua perspectiva sobre esses assuntos será transformada por esta leitura.

Karla 04/12/2021

pra quem não gosta de fungos
Livro profundo e leve, científico e acessível, pra quem gosta de fungos e pra quem não gosta de fungos.

Escrito em primeira pessoa, acompanhamos o autor em suas experiências acadêmicas e conversas com outros pesquisadores. A escrita fluída integra bem a interdisciplinaridade do tema.

Comecei a leitura receosa (como ficar acordada por 250 páginas sobre fungos?), mas o receio deu lugar à curiosidade, ao interesse e à esperança.

Não sei quem são as pessoas que já eram entusiastas de fungos antes desse livro, mas acredito que agora sou uma delas.
Fui conquistada pela gama de possibilidades que a micologia apresenta para o futuro.