A Aurora da Lótus

A Aurora da Lótus Babi A. Sette

Resenhas - A Aurora da Lótus

Gllauce Brandão - @vicialivros 22/10/2021

Zarah faz parte do povo hebreu, que vive escravizado pelo Egito (1283 a.C). Ela precisa conviver com os erros do pai que faleceu como um traidor de seu próprio povo. Trabalha bastante para ajudar a mãe e aproveita a vida ao lado de David, seu melhor amigo, sonhando com dias melhores. Ela é salva por Ramose, o comandante do exército do Faraó, uma pessoa influente no mundo egípcio. Então a vida de Zarah muda da água para o vinho. Ela precisa enfrentar um desafio: viver esse amor proibido sem perder a sua essência.
A Aurora da Lótus é um livro que se passa no Egito antigo e retrata toda uma história e uma cultura muito importante para humanidade.
Temos choques de duas realidades, contextos e culturas distintas. Consegui me transportar para o Egito, me imaginando sentada em frente às pirâmides e observando o reflexo do sol sobre o rio Nilo.
O livro mexeu comigo do início ao fim, foi um dos livros mais intensos que já li. Não consegui parar de ler, me envolvi e questionei meus próprios valores e princípios.
O livro nos faz refletir sobre o amor próprio, sobre se respeitar e se permitir ser feliz. Senti a dor da Zarah em diversos momentos, os dilemas e conflitos que ela precisou enfrentar.
No final, a autora joga uma bomba no nosso colo e precisamos lidar com ela. Confesso que fiquei sem chão, em prantos, com a intensidade do livro, com o desfecho da história.
A Aurora da Lótus é mais um sucesso da autora, um livro arrebatador, impactante e emocionante, que nos tira do eixo.
Agradeço a Babi pela oportunidade de ler esse livro antes do lançamento e compartilhar as minhas impressões. Recomendo a leitura sem pensar duas vezes. É um livro perfeito para quem procura algo mais profundo, para emocionar e criar conexão.
Carol 04/11/2021minha estante
o foco do livro seria o romance? ou a construção da personagem?

Gllauce Brandão - @vicialivros 18/11/2021minha estante
O foco é a jornada de autoconhecimento da mocinha.

Loh 18/11/2021minha estante
Duas perguntas esse livro tem hot? E tem um final feliz ou não?

Gllauce Brandão - @vicialivros 20/11/2021minha estante
Tem hot sim, pouco mas tem. Quanto ao final, posso dizer que é até feliz sim. Vale muito a pena a leitura.

Loh 22/11/2021minha estante
Gllauce é o tipo de final que o casal fica junto? Pq não gosto de livros q leio o romance inteiro pro casal não ficar junto ....pode me dar esse spoiler?

Gllauce Brandão - @vicialivros 24/11/2021minha estante
Posso sim. Olha, o casal principal não fica junto no final, mas tem um epílogo que dá a entender que ficam juntos depois... Não sei se me fiz entender. Eu tbm sou assim como você, mas eu gostei do epílogo. Me deixou satisfeita. ?

Loh 24/11/2021minha estante
Hehe entendi obrigada por responder ????

Gllauce Brandão - @vicialivros 28/11/2021minha estante
Por nada. ?

sandice. 02/05/2022minha estante
adorei a resenha!

Gllauce Brandão - @vicialivros 03/05/2022minha estante
Obrigada! ?

isabelli 11/10/2022

Minha Lótus?
Não sei o que pensar. Esse final me deixou pasma, acho nenhum outro livro me deixou com essa sensação. Talvez algumas pessoas que leram esse livro não concordem oque eu vou falar, mas vamos lá.

O livro vem trazendo a história da Zarah, uma jovem que vive nos bairros hebreus dentro do Egito. Como já podemos presumir, ela cresceu em um lugar de opressão, violência, escravidão. Desde pequena ela sempre sonhou com uma vida diferente, fora daqueles muros. Ela vive com a mãe e sua única alegria no fim de um dia de trabalho pesado é seu melhor amigo David.

O comandante Ramose entra na história quando Zarah está sofrendo uma tentativa de estrupo e ele a salva. E a partir daí que toda trama começa. Ele é um homem extremamente ambicioso, que é obcecado com a vida pós morte. Na cultura egípcia, eles acreditam que esta vida é apenas o início, que a vida de verdade é aquela depois da morte, eternidade.

É um livro extremamente profundo, o final é um momento de reflexão. Foi o meu primeiro contato com a autora e eu amei a escrita dela. O livro trás assuntos extremamente delicados, como relacionamento abusivo, mas também trata de perdão, descobrir quem você realmente é. A autora trabalha muito bem todos esses pontos.

Não vou mentir e nem passar pano pro Ramose. Senti ódio real dele e não o perdoo por nada que ele fez a Zarah passar. Mas por outro lado não consigo morrer de amores pelo David, o garoto só aparece no começo e no fim do livro. Eu entendo o motivo dele não ter aparecido, mas eu gostaria que ele fosse mais trabalhado pela autora. Não tenho uma completa opinião formada sobre, pra mim ele é sem tempero.

Quem eu prefiro entre Ramose e David? Sinceramente, o Ramose fez muita merda, mas o David não fez nada (eu sei que ele não podia, mas pra mim ele não fede nem cheira). No começo o Ramose era aceitável, mas no decorrer da história ele estava doente. E coitada da Zarah, teve que passar por tudo aquilo. Prefiro o Ramose, pronto falei. Espero que em outras vidas, eles tenham se curado e ficado juntos.

Ramose e Zarah realmente se amaram, mas em dado momento virou uma doença. Um relacionamento abusivo não tem nenhuma beleza. A história trás o perdão, mas existe uma enorme diferença entre aceitar e perdoar.

É livro muito bem escrito, acredito que a autora teve um longo período de pesquisa. O leitor é transportado para dentro do Egito Antigo, a cultura egípcia é muito bem descrita, rico em detalhes.
Uma coisa que me deixou pasma é como os personagens foram feitos para serem odiados e amados na mesma intensidade. Eu fiquei chocada como a autora conseguiu trabalhar isso de forma perfeita.

Eu não consigo escrever tudo o que eu penso, porque nem eu sei o que pensar. O final deixa com aquela sensação agridoce sabe, mas olha sinceramente mexeu comigo viu. E POR FAVOR ALGUÉM PODE ME DIZER COM QUEM A ZARAH ESTAVA NAQUELE EPÍLOGO. POR FAVOR, EU TO CHORANDO. Espero que seja o Ramose sinceramente.

Nem sei quantas estrelas eu vou dar, mas eu gostei muito desse livro. Mexeu profundamente comigo.

SPOILERS ??????

1° Odiei o fato de Tamit simplesmente ter ficado lá de buenas no final depois de todo o veneno que ela soltou o livro inteiro;

2° Gente eu não to passando pano pra nada que o Ramose fez, ok? Só acho que o amor que existiu entre ele e Zarah foi muito mais intenso do que o amor da Zarah com o David (pra mim o David foi como um remédio pra Zarah, sabe, ele tava ali pra curar. Talvez eles até se amassem mesmo, mas a sensação que eu tive foi que ela tava quebrada e ele tava ali pra concertar);

3° No final o Ramose percebeu o quão tóxico ele foi e pediu perdão. Ele se matou. E sinceramente eu espero que nas outras vidas ele e Zarah tenham ficado juntos. Ele eram um casal muito melhor (QUANDO ELE AINDA NÃO ERA ABUSIVO);

4° Gente e o que foi esse epílogo misterioso???? Tomara que seja o Ramose, de verdade. Acho que vou fazer um abaixo-assinado pra autora escrever um extra. GENTE EU VOU DORMIR E ACORDAR PENSANDO NISSO ?. Mas eu acredito que era o Ramose ?.
Vicky 06/11/2022minha estante
A Zarah tá com o Ramose no epílogo, sim. Ele chama ela de lótus então é meio óbvio

isabelli 06/11/2022minha estante
nossa vc deixou o meu dia até mais feliz lkkk. queria muito que eles ficassem juntos

Emi 14/05/2023

O livro que destruiu meu coração
O que falar desse livro? Já começo a chorar só de pensar nele.
Esse livro é extremamente contagiante, quando eu comecei a ler só conseguia pensar nele e a cada página me dava mais fome pela história, mais vontade de ler e ver o que aconteceria a seguir.
Os personagens são extremamente bem construídos, cada um tem a sua personalidade e seu passado.
A história então, nossa senhora! Cada detalhe é importante. A história é perfeita, tem enredo, tem significado e pega seu coração de um jeito inacreditável.
O jeito como você se vê envolvido na relação de Zarah com Ramose, como você consegue ver as coisas ruins acontecendo e ao mesmo tempo vendo o outro lado, sendo levado pela emoção como a Zarah fez, pensando em como Ramose sofreu também e o motivo de ele ser como é. O jeito como parece que tudo está desmoronando e depois tudo volta a ficar bem, mas depois desmorona de vez. Jesus.
Foram tantas, mas tantas emoções, amor, raiva, nojo, paixão, tudo junto.
Acho que nunca vou superar essa história.
Apenas leiam!
"Flor de lótus: o amor verdadeiro é livre"
Giohð¦ 14/05/2023minha estante
Eu sou louca pra ler, até porque sou super fã da Babi

Manda de Oliveira 25/03/2022

Aahhhh, como eu amei esse livro.
Só não é 5 pq na minha humilde opinião faltou uma cena ( ? ).
Mas os personagens são perfeitos, a história é maravilhosa e o ?, genteeeee , zero defeitos!
Nacional ?

Larissa 14/01/2022

É triste de um jeito bom
Um livro que fala de amor em todas as suas formas!
Eu estou com um vazio no peito e o coração quentinho ao mesmo tempo.
luiza 14/01/2022minha estante
Hahahha a frase que define livros de CoHo
" É triste de um bom"

Andreia.Kohut 22/01/2022

Um relato de um relacionamento abusivo entre uma hebreia e um comandante egípcio. Na busca pelo reencontro na eternidade, um homem usa de todas as suas artimanhas para conseguir poder e amor.

Sarah587 22/07/2023

Uma história emocionante...
Orgulho desse livro ser nacional!!!
Eu sempre quis ler um romance do Egito antigo, sempre amei essa estética e a autora perfeita Babi trouxe isso para agente neste livro.
A história vai muito além de romance (só isso que posso dizer para não dar spolier) mas conta sobre o amadurecimento de Zarah e nos mostra que nem sempre fazemos escolhas certas.
Perfeito, e com certeza irei ler outros livros da autora.

Ana Claudia 19/03/2022

Zarah é hebreia é uma linda jovem, forte e intensa, mas a vida de dificuldades que ela leva e com a mãe doente e tendo que trazer comida para dentro de casa. O lado bom de sua vida é a amizade que tem com David, hebreu que a ensinou a arte de lutar. David nutre por ela um amor puro e sincero. É ele quem está ao seu lado em todos os momentos.

Zarah tem o sonho de ser livre também que seu povo seja livre, poder ultrapassar os muros que cercam sua comunidade. Quando ela é quase atacada com um egípcio, um comandante, também egípcio, a socorre e a leva para cuidar dos ferimentos. Logo no primeiro contato, Ramose, o comandante, se vê apaixonada pela beleza de Zarah. Uma paixão avassaladora.

Zarah convive com tudo aquilo que nunca imaginou viver: luxo, joias, fartura em comida. A possiblidade de uma vida melhor para ela e sua mãe a deixa deslumbrada.

Nos dias em passa morando em Menfis, ela acaba se envolvendo em uma forte paixão por Ramose, as vezes possessiva demais que a faz esquecer sua essência e quem ela era de verdade. Ela esquece seus valores e se afasta de sua mãe, de seu povo e, principalmente, de seu amigo David.

Quando ela toma consciência da vida que está levando, dos perigos de uma paixão avassaladora, ela vai tentar lutar pela sua liberdade em busca do que acredita ser o certo. E nessa luta Zarah vai entrar em um processo de descobertas e autoconhecimento.

O final dessa história me deixou ARREPIADA e emocionada. Babi foi brilhante na construção dessa narrativa e dos personagens. A narrativa é muito fluida e envolvente onde o leitor não consegue parar de ler.

JMariaChamomile 28/12/2022

A Aurora da Lótus
Primeiramente quero expressar meu total desgosto a esse livro, confesso que foi uma de minhas piores leituras de todos os tempos, e que creio que mais à frente se fará compreensível o meu sentimento de repugnância.

Certamente eu tenho total rechaço a história em si, de início gostei muito da proposta de provinha da autora (amor proibido entre um egípcio nobre e uma hebreia), todavia ao andar do enredo a autora se mostrou totalmente insensível com fatos repugnantes como assédio e violência contra a mulher, já que ela não soube demonstrar empatia e leveza ao escrever o que estava havendo. Creio que de primeira vista Ramose era o belo príncipe que salvava a jovem indefesa e ponto, viveram felizes para sempre. Mas não foi bem assim, minha crítica não se vai ao fato de que Ramose não foi o que se esperava, ela vai ao fato de que a autora não soube contar esse pequeno continho com as palavras corretas.

Que fique claro que não estou criticando a autora em si, e sim avaliando o jeito com que a mesma usou as palavras para retratar os gatilhos contidos no livro. Não quero influenciar a opinião de ninguém acerca da história de Babi A. Sette, pois sei que da mesma forma com que eu não gostei do livro, há pessoas que gostam dele, assim não quero pôr em pauta divergências gerais, e sim unicamente minha visão sobre os fatos de "A Aurora da Lótus".
Além de odiar a maneira usada para retratar as problemáticas, também não me afeiçoei com a maneira que as personagens foram criadas, o caráter das mesmas. Sei que não há perfeição em ninguém, mas Babi cometeu certas gafes que não foram objeto de minha adoração, como a dado exemplo temos nossa própria protagonista, Zarah, que tinha uma personalidade divergente e pouco trabalhada, ora queria fazer o que é certo e ora parecia que a mesma era desestruturada de sua personalidade inicial e retratava uma personalidade inexistente, assim é certo que houve a falta de organização no temperamento da mesma, que fez com que em momentos ela fosse uma personagem independente e digna de afeição, e em outros instantes fosse uma mocinha indefessa, o que claramente não condiz com a realidade.

Outra personagem que me decepcionou muito foi Ramose, que de início parecia ter sido criado a um propósito, e do mais completo nada, Sette decidiu que iria muda-lo indiferentemente se isso fosse afetar a história ou não. Também temos David que continha um potencial indescritivelmente gigantesco para o livro, mas o triangulo amoroso que achei que existiria, foi quase um borrão em meio a tudo que ocorre, e isso é frustrante já que David certamente poderia ter se feito mais presente, se tornando mais acessível de afeição, de modo que fosse uma personagem marcante, o que na realidade não aconteceu. E por fim vale citar a personagem Tamit, isso mesmo, Tamit a moça que simplesmente odiava Zarah por ser hebreia, mas que conquistou meu afeto durante o livro, conteve um desfecho nada empolgante e fico triste pelo simples fato de ver que ela, a mulher mais forte e incrível presente no livro, foi criada pela autora apenas no intuito de atrapalhar o romance de Ramose com Zarah.

Ademais, vale dizer que apenas não estipulei uma nota ainda mais baixa para o livro, porque houve pequenos detalhes que elevaram alguns pontos, como por exemplo o final que teve o rumo novamente colocado nos eixos (mesmo que brevemente), e o epílogo que me deixou um pouquinho feliz. O início prometia tudo e o final que foi entregue foi escasso, mas existiu a conclusão de um propósito, assim a nota que estipulei a obra, de minha visão foi mais do que justa. Não recomento muito o livro, mas se quiser lê-lo para tirar suas próprias conclusões tens total liberdade para faze-lo, todavia a meu ver foi um tempo desperdiçado e sem nenhum tipo de edificação para minha vida.

@sandraalmeidaeseuslivros 13/12/2021

Favoritei
Sem sombra de duvida para mim o melhor livro da Babi.
O livro é de uma intensidade, que tenho certeza de que qqer coisa que eu tente falar sobre ele ficará muito aquém do que ele realmente é.
Li cada página sentindo na pele o que Sarah, David , Ramose, Tamit e Amsu viveram nelas.

A certeza que fica é que com certeza ? O amor verdadeiro é livre?.

Nas próprias palavras da autora, ?acho que no fim é triste de um jeito bom?. E é exatamente isso.

As cenas de Sarah e Ramose são muito, muito intensas e muito bem escritas. Enquanto Ramose é intensidade, força, poder, tempestade , potência. David é paz, amor e compreensão.

Com quotes incríveis -
?A real cegueira é a cegueira sobre quem você verdadeiramente é.?

Pode a beleza ser uma maldição? Sarah acredita que pode mudar as coisas para o seu povo e como leitora torci por ela o tempo todo, afinal mesmo nos dias de hoje sabemos que cada um de nós pode fazer a diferença mesmo que seja apenas no nosso entorno.

Parabéns Babi A Sette por esta história e obrigada por me levar ao Egito navegando nas suas palavras que muito me emocionaram.

Uinayara 12/02/2022

?O amor é livre?
Em janeiro fizemos a leitura do livro A Aurora da lótus, em parceria com a autora Babi A Sette e a editora Verus.

A história se passa no Egito antigo, na época em que os hebreus eram escravos. E é nesse contexto que vamos conhecer Zarah, uma linda moça hebréia que, junto de seu amigo de infância David, dividem o peso de serem escravos e viverem a mercê dos egípcios.

Quando se vê em uma situação de perigo ela acaba sendo salva por Ramose, um importante sacerdote egípcio que imediatamente fica obcecado por ela.

Contra sua vontade ele a leva para Memphis, para viver uma vida de luxo, sustentado pelo importante homem. Sem forças para resistir tanto a guarda de Ramose quanto suas investidas, Zarah se vê cada vez mais presa a esse relacionamento.

O livro não foi muito bem o que eu esperava, mas logo no início eu já identifiquei aspectos que me deixaram curiosa para saber como tudo terminaria. Babi tem uma escrita muito gostosa de ler e me senti completamente envolvida pelo universo que ela descreveu tão bem.

Os deuses, a política, os costumes da época e as partes criadas pela autora para corresponderem a sua obra são riquíssimas e garantem uma viagem ao Egito antigo.

Vale a pena conferir e conhecer essa história incrível que fala da liberdade que precisamos sentir ao amarmos.

?? O livro trata de assuntos como abuso psicológico, físico, relacionamentos abusivos e podem gerar gatilhos.

Ixxmille 08/05/2023

Minha lótus ?
Eu esperava um romance água com açúcar entre um comandante egípcio e uma hebreia escrava, esperava terra e achei ouro. E junto com isso um belo tapa na cara.
Ainda to tentando entender o que esse livro fez comigo, um turbilhão de emoções me perpassa mesmo agora já tendo terminado o livro.
No começo achei meio estranho, não comprei muito o amor do Ramose, achei que ele precisava se esforçar mais, sair da zona de conforto dele, se colocar mais em perigo pra merecer o amor da Zarah. Desde o início já estava com o pé atrás, mas fui indo. Ignorando todas as red flags que me deixavam com um pé na orelha e fui me apegando, me afeiçoando, me apaixonando por ele, assim como a Zarah. E quando a merda estourou, eu fiquei até pior que ela. Que raiva, que nojo que eu senti do Ramose! Foi como se tivessem puxado um tapete sob os meus pés e eu fiquei sem reação.
Durante esse choque só consegui me perguntar ?porque o Ramose fez isso? Porque ele agiu assim?? E a resposta que eu tive foi: a ambição por poder. Ele não estava disposto a perder nada por ela, a abrir mão de coisas que eram necessárias pra eles se amarem, a amar livremente. E deu no que deu.
Senti tudo que a Zarah sentiu, queria que ela tivesse sido mais ativa em alguns momentos, apesar de ter amado o livro sinto que a autora oscilou muito não só na personalidade da Zarah, mas também na do Ramose em vários momentos para chegar em um determinado ponto. Bem chato isso, apesar de não ter arruinado a leitura para mim.
Com tudo isso dito, eu não consegui odiar o Ramose e me senti culpada por isso, no capítulo final eu chorei igual criança! Mesmo! Eles mereciam tanto ter vivido aquele amor de forma saudável, naquela vida, sem os erros que acabaram com tudo. E o Ramose teve o meu perdão, assim como o da Zarah.
O epílogo serviu pra nos dar um coração quentinho, algo para se agarrar depois de dilacerar nossos corações. Eu quero muito um capítulo extra, talvez até um livro novo sobre a próxima vida, como foi o Ramose chegando no paraíso, encontrando a Zarah? Ou não?
O Ramose e a Zarah não foram endgame, não naquela vida, e isso é dilacerante, mas assim como na vida real, aqui no livro também é necessário lidar com atitudes de outras pessoas, com os erros. Que muitas vezes machucam demais quem está ao redor.
Um aprendizado lindo, uma história envolvente, que me agarrou por completo sem eu ao menos esperar. E significou mais ainda para mim, que acredito em vidas passadas, reencarnação.
Com toda certeza eu recomendo esse livro, muito bom. Só leia!!! Vamos valorizar mais a nossa literatura nacional.

Queen Buuh 02/04/2022

Sei nem o que dizer
Eu gostei do livro ,mas ao mesmo tempo queria largar
Foi de 0 a 100 muito rápido
Eu não condeno a zarah a largar suas crenças e povo por uma vida melhor então essa parte da manipulação que ele faz com ela Ramose até eu cairia.
Mas ela vendo que ele era obsessivo com a sua carreira deveria notar
O livro deveria te sido maior ,pq no final o que era pra te cê falado aconteceu em 3 páginas
Deveria ter a parte dele falando o que tava acontecendo pq passou três anos e ficou muito apagado.
Mas o final a o final é o que cê diz o que é pra ser seu vai ser nem que seja em outra vida !

@primaveraliteraria 31/12/2021

Esse livro me despertou muitos sentimentos fortes. Confesso que, ao final da leitura, eu estava anestesiada?
Passei a maior parte da trama com raiva. Raiva da situação da vida de Zarah, raiva por ela precisar escolher e ainda assim não parecer uma escolha, raiva por Ramose ser um cara extremamente desejável e ao mesmo tempo tóxico. Uma das minhas maiores raivas foi a presença constante de Tamit e todo o veneno que ela continha.
Fiquei triste em alguns momentos, ao ver onde Zarah havia se enfiado, assim como senti muito ao ver que, por mais romântica que eu fosse, era impossível sustentar o desejo de um final feliz entre o casal.
Tive verdadeira agonia durante a fase de maior aproximação dos dois e quase desisti da leitura quando a fase do casamento com a prometida chegou.
O final do livro compensou tudo, amarrou muito bem e o epílogo é algo fora de órbita de tão perfeito!
O livro é extremamente bem escrito, a história é bem feita, os personagens são bem construídos. O problema é que eu tenho um olhar moderno demais para lidar com os costumes e a ambientação antes de Cristo. Pelo meu olhar ser do século XXI, eu definitivamente estava esperando um milagre hahaha. Não gosto de livros onde o homem é tão cultuado, onde suas ex amantes estão presentes na vida da protagonista e ainda existe uma ode ao desempenho do cara?
Ao final da leitura, fiquei feliz. Satisfeita. O final realmente me proporcionou o alivio que busquei durante toda a leitura. Talvez se eu soubesse do final o tempo todo, teria lido com menos angústia, mas eu odeio spoilers e não seria uma leitura verdadeira.

Enfim, o livro é simplesmente surpreendente. A construção, a premissa, tudo é muito único. Só que não posso ignorar que me causou mais sentimentos ruins do que bons. Entretanto é um livro que não passa despercebido e pode facilmente ser favoritado por quem tenha menos problemas com premissas que envolvam ciúmes, traições e afins.
Então vale a leitura? Sim, vale a leitura. Confesso que, após passar a emoção, eu refleti sobre o livro e digo que vale a pena sim. Cheguei a quase desistir, cheguei a pensar que nem faria avaliação porque falaria coisas negativas demais, mas errei. Pensei bem e vi que é um livro forte, me tirou da minha zona de conforto e eu sou madura o bastante para assumir que é sim um livro bom, fiel ao tempo e cultura da trama, e que vale a leitura, basta não ter problemas com o que já citei ou então estar em um momento de calma e força para lidar com a angústia que a leitura pode despertar.