Semente Originária

Semente Originária Octavia E. Butler

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4

bxrxu 24/05/2024

Esse só não é o livro mais estranho que li da Octavia, porque li o livro dela onde os humanos tem relações com alienígenas de aparência repulsiva ?, mas esse é um dos aspectos que mais gosto nela, a estranheza de seres e universo que ela cria, como nos entrega personagens e reflexões complexas e confusas.
Gosto da dualidade dos personagens, como você consegue entender eles, mesmo nas suas contradições, como o mal não é maléfico, mas é real, coerente e mal.
Esse não é um livro fácil e agradável de ser lido, mas passado a estranheza inicial é simplesmente impossível de largar.

Erica 14/04/2024

Vilão de respeito! (me fez pensar até em desistir da leitura! kkkk...)
A capacidade criativa da Octavia é absurda, eu comecei a gostar de ficção cientifica depois que comecei a ler os livros dela, acho muito interessante as histórias que ela cria, os cenários, a correlação com fatos históricos reais, principalmente da cultura africana.

Aqui temos um romance muito complexo entre dois imortais, Doro e Anyanwu, não sei nem se classifico como romance porque o negócio é tão tóxico e radiotivo entre eles, que só lendo pra entender, mas o bem da verdade é que Doro faz da vida de Anyanwu um verdadeiro inferno ao ponto de fazer uma imortal querer morrer a conviver com ele. Tem todo um contexto envolvendo os planos dele em criar uma raça de super humanos com ela, mas a forma como ele quer colocar isso em prática é muito insano e sádico, aos olhos dele ela é uma mera propriedade, a relação chega ser sufocante até para nós leitor. E digo mais... que mulher resiliente! Claro que ela tem seus motivos e pontos fracos em relação a Doro que vai muito além de querer ficar ou fugir, o que me fez sentir empatia.

No geral eu curti bastante a leitura, apesar de ter momentos bem tristes e pesados, a história teve personagens bem marcantes e tramas bem elaboradas, o que me fez virar páginas até tarde da noite.

Pelo que entendi os outros livros da série vai abordar outra época com outros protagonistas, ansiosa pra descobrir como que a trama irá se conectar com tudo o que eu li até agora.

Recomendo a leitura!

Mat 20/03/2024

Tava ansioso pra ler mais Octávia E. Butler, afinal kindred foi uma experiência incrível.

Quando cheguei aqui me decepcionei um pouco, a primeira parte do livro achei bastante confusa e meio parada, apesar de desde o começo o livro se mostrar ter uma história bastante interessante pra contar.

As partes 2 e 3, se desenrolaram de forma bem mais satisfatórias, instigantes e curiosas, cheio de personagens imprevisíveis, poderosos e controversos terminei esse livro com muita vontade de continuar a trilogia.

Maih Lima 09/02/2024

O livro conta o início a disputa entre dois seres imortais. Como surgiram? Nem os próprios sabem explicar suas existências e seus dons. O embate travado é no psicológico, ainda que não falte força física a ambos.
Leiam!!!!

Valéria 07/02/2024

Um dos meus favoritos com certeza
Amo a forma como ela escreve mulheres, com um foco tão grande na sobrevivência, mulheres fortes que são limitadas pela a situação mas que se adaptam pra sobreviver.

O livro é muito bom a dinâmica dos personagens é muito natural e é, claro, muito bem escrito. Tive um pouco de dificuldade na primeira parte porque achei o final meio arrastado, a segunda parte me despertou sentimentos muito intensos de ódio e a terceira parte fecha tudo de uma forma maravilhosa.

Adriana1161 05/02/2024

Incrível!!!!
Mais uma leitura de Octavia Butler, que cria um universo de seres com poderes incríveis e abre espaço para a discussão de diversões temas. É o primeiro livro de uma trilogia. Recomendo.

Raiane.Priscila 09/01/2024

Viagem
Nossa, como Octávia consegue pensar nessas coisas? A mente dela viaja num ritmo que nós, meros mortais, nunca vamos compreender, mas aprendemos a amar. Terceiro livro que leio dessa autora e é o terceiro que ela consegue me surpreender.
Julia Manjko 09/01/2024minha estante
Os livros dela são maravilhosos mesmo

Leilane 21/12/2023

Meu primeiro contato com livros da Octavia Butler e posso dizer que não será o único. A primeira parte do livro não me prendeu, mas, a partir da segunda, não consegui largar a história. Achei o desenvolvimento das personagens muito bom, e isso faz o livro ir numa crescente que empolga a leitura.

Rilley1 23/11/2023

Transcendental
Esse livro é simplesmente maravilhoso. Toda a trajetória, o desenvolvimento de personagem, a construção de cenário, a história em si é muito envolvente. Os personagens tem emoções profundas e tridimensionais, havia tempo que não Lia algo como esse livro, simplesmente impossível parar de ler.

bluesbird 15/11/2023

Semente Originária, livro original
A Octavia Butler tem uma escrita muito boa. Daquelas autoras que você pega quando não quer errar. Dessa história eu fiquei assim fascinada com a existência de um ser como Doro, ao mesmo tempo que eu tinha raiva e até medo dele. Anyanwu é uma personagem também muito poderosa, me fez um pouco de raiva lá depois da segunda metade do livro, mas a sensibilidade dela junto com as habilidades e a capacidade de se relacionar com as pessoas foram realmente cativantes. São dois deuses que têm que se tolerar no mundo humano ao longo dos séculos. Ao mesmo tempo, ambos revelam facetas bastante humanas.

O sistema de magia (vou chamar assim), evoca algumas tradições de religiões e lendas africanas e era uma das partes que eu mais gostava, junto da história da horrível escravidão moderna e colonização, no livro, nós EUA. 10/10.

Jóice 05/10/2023

Adorei todo o desenvolvimento, a força e resiliência da personagem principal. Todo o universo mostrado aqui, a forma como os poderes dos personagens são únicos, foi incrível. Fechou muito bem o livro, funcionaria bem como livro único. Estou curiosa pela continuação.

Raquel.Euphrasio 28/09/2023

Eu adorei todo o desenvolvimento nesse primeiro livro e só posso dizer que estou muito intrigada, curiosa pelas continuações, pq não faço a menor ideia da onde isso vai dar!

Alan (@coracaodeleitor) 20/09/2023

Aqui temos dois seres imortais e com poderes sobre-humanos. Doro que é implacável, inescrupuloso e já vive a milhares de anos trocando seu corpo com o de suas vítimas para ter mais anos na terra. E e Anyanwu que tem trezentos anos e vive como uma curandeira em uma tribo africana.

Doro tem um projeto de aperfeiçoar os dons sobre-humanos criando uma nova linhagem. E pra isso ele quer Anyanwu ao seu lado. Mas a forma como ele age desagrada ela. Que não irá se curvar perante as vontades de um homem cruel.

E vamos acompanhar as consequências desse encontro ao longo dos tempos.

1 | 2 | 3 | 4