Tudo bem não estar tudo bem

Tudo bem não estar tudo bem Megan Devine

Resenhas - Tudo bem não estar tudo bem

Rapha 20/04/2022

Necessário.
?Sabemos que estamos sós e não estamos sós nisso.?

Apesar de ser algo inevitável e que vai bater à porta de todo mundo um dia, o luto é uma coisa muito particular. Esse livro fala ao coração e dá um abraço apertado em quem já perdeu alguém muito querido. A autora fez tudo com uma linguagem direta e objetiva, mas também muito sensível e bonita.

Recomendo a leitura, mas talvez não faça muito sentido pra quem nunca sentiu a dor da perda (mas nesse caso pode ser uma ótima ferramenta caso você queira ajudar alguém que está passando por isso, pois há também um capítulo e um apêndice sobre como ajudar um amigo de luto com ótimas dicas e podem ser lidos independente das outras partes do livro).

Gabs 08/03/2022

Útil, mas chatinho
Estudo sobre luto desde 2010 e geralmente livros que o abordam de maneira teórica. Esse traz uma abordagem prática que, embora útil, me entediou muito.

Arnaldo 13/11/2023

Ótimo livro.
O livro é excelente, a autora trata de um assunto difícil, o luto, de forma clara , objetiva e realista , sem florear o assunto. Como a autora diz , o livro serve para todos , pois é difícil que exista uma família que nunca vivenciou o luto, e infelizmente em algum momento todos vivenciaram esse fato da vida. Assim sendo o livro traz informações importantes para lidar com esse momento difícil.

heyjcf 30/04/2022

Maravilhoso, recomendo para meus pacientes.
Livro muito necessário, para a pessoa que enlutadas, e para profissionais, como eu, que trabalham com luto. A escrita é muito prática, objetiva, simples, com informações extremamente úteis, e orientações que podem contribuir para a saúde mental em relação ao luto. O luto é muito bem trabalhado no livro em relação a contextos sociais e como as pessoas enlutadas, elas devem se moldar a isso, e como isso é um processo de desmetificação. É maravilhoso o ponto de vista da autora,sua escrita, e tudo que ela contribui com seu livro! ?

Naira41 06/11/2022

Necessário para quem?
Para quem perdeu alguém e se cobra estar bem.
Para quem perdeu alguém e não sabe como lidar com a ausência sufocante dessa pessoa.
Para quem perdeu alguém e acha que está sozinho em toda a dor lancinante que isso envolve.
Para quem conhece alguém que perdeu alguém.

A autora escreve sobre o luto de uma perspectiva da experiência de quem está de luto ao perder o marido de forma repentina. Um alento a cada palavra, porque sentimos que somos finalmente compreendidos por alguém.
Livro necessário. Para mim, em meio a muitas lágrimas, foi.

SrBaldez 13/06/2023

"Esse é um dos meu livros favoritos, porque ele fala sobre o luto de maneira verdadeira, sem rodeios, nos mostrando como lidar com ele, como seguir com ele e como aceitar que ele vai nos acompanhar pelo resto da nossa caminhada aqui!

A autora relata suas experiências, mostrando meios para que possamos enfrentar esse momento sombrio que todos teremos que passar mais cedo ou mais tarde, nos dizendo o que temos que fazer, o que não devemos fazer e a importância de ter pessoas ao nosso lado que entenda que a dor da perda é algo que vai gerar mudanças, que um novo normal vai se estabelecer e que teremos que encontrar um meio de seguir em frente com essa dor que agora vai fazer parte da gente até o fim!

Recomendo esse livro pra quem quer ajudar, pra quem está passando e também pra quem quer saber o que fazer nesse momento em que as atitudes falam mais que palavras e o quanto é essencial aceitar a dura realidade: QUE TEM COISAS QUE NÃO PODEM SER CONSERTADAS, SOMENTE SUPORTADAS"

Anny Targino 29/08/2022

Livro me ajudou no processo do Luto
Comecei a ler o livros após uma perda muito dolorosa. O livro aborda em profundidade e contribui com algumas ferramentas para minimizar o sofrimento ao passar pelo luto. Além disso, aborda as particularidades que cada indivíduo tem ao lidar com o luto, ou seja, não existe fórmula pronta.

Vica Maltez 07/03/2023

Forte
Até agora foi o melhor livro sobre luto que eu li. Acabei demorando mais que o previsto, mas ai é que ta, eu não imaginava que fosse tão forte, tão poderoso. Infelizmente só o li agora, mas queria e precisava ter lido ele bem antes, conheci por indicação da minha psicóloga e foi o mais completo em relação ao luto até agora. A autora grita coisas que gostaríamos de falar durante o processo do luto, tudo que sentimos e é visceral, ela coloca na folha de papel, e é triste, mas ao mesmo tempo lindo de ver que existe um lugar pra se debruçar sobre a perda. Eu aconselho conciliar com outra leitura pra não ficar tão pesado, e principalmente: va com calma, esse livro pede um ritmo diferente, afinal, ele é um livro diferente de todos os outros. É mais para pessoas enlutadas, mas serve tão bem quanto para quem está querendo ajudar uma pessoa nesse processo, ele é muito importante, se eu pudesse dava-o pra todo mundo que passa/passou por essa avalanche.

Dani Veiga 23/10/2023

Trás para reflexões importantes
O livro é muito bom, uma amiga da academia superando um luto me emprestou, já que eu tinha perdido minha mãe a dois anos decidi dar uma chance mesmo sentindo que isso estava processado, mas na verdade, nunca sei se é possível o luto um dia ser de fato superado.
Eu consegui sentir conforto e acolhimento em muitas partes do livro, achei válida a leitura.

Martabook 19/06/2022

O Luto faz parte do amor
Quanto maior o amor, mais intenso será o luto.

Gostei muito da leitura. Livro didático, que pode ser lido por enlutados e profissionais da saúde.

Livro traz o vazio após a perda, a falta de significado, a dificuldade de continuar.

A importância dos amigos, o que ?pode? ser dito e o que ?não pode? ser dito.

A importância da identificação, das tribos, grupos de apoio para ?suportar? a falta.

Tatiana455 24/07/2022

Este livro fornece um caminho para repensar nossa relação com o luto. Encoraja a enxergar a dor como uma reação natural à morte e à perda, e não como uma condição anormal que precisa ser transformada.

mayaraliye 25/08/2022

"Um dos meus professores descrevia o principal exercício espiritual da vida dele como o de atravessar uma ponte entre o que existia antes e o que existe agora. Viver o luto é atravessar essa ponte repetidamente. A sobrevivência no luto está em encontrar a conexão entre a vida que existia e a vida que lhe foi jogada."

Não quero descrever, nesse momento, muito mais o que foi a leitura desse livro a não ser como um companheiro-amigo de quem eu precisava muito. Recomendo-o imensamente a todas as pessoas que infelizmente estão vivenciando lutos (especialmente aqueles mais difíceis, como eu mesma) e a todo mundo na verdade, porque morte é um tabu na nossa sociedade e a gente não sabe lidar com ela, muito menos com o luto (e a autora traz um pouco sobre como podemos mudar a forma de lidarmos com essas questões para que sejam mais gentis, respeitosas e acolhedoras).

Thali 04/02/2022

Lidando com o luto
Megan Devine é terapeuta e passou por uma perda devastadora em sua vida, assim sabe escrever bem sobre o luto. Passei por uma perda recente e é, de alguma forma, reconfortante ver o que você está sentindo sendo descrito por outra pessoa. Saber que outras pessoas sentem coisas muito parecidas faz você se sentir acolhido e um pouco mais normal, em um momento que nada parece normal, nada parece se encaixar na realidade.
O livro é bom, além de nos acolher, nos faz refletir sobre como lidamos com a perda como sociedade, como estar ao lado de pessoas de luto e deixa claro que o luto é algo que nos acompanhará por toda a vida, e tenho certeza de que pra sempre estarei de luto... Afinal, certas coisas não podem ser consertadas.
Em muitos momentos o livro de torna repetitivo, mas no geral é bom.

Rosana Miyata 06/04/2022

Adorei a leitura, linguagem simples e bem direta. Me ajudou a entender o luto e também dá boas dicas de como agir frente a uma pessoa que está passando pelo luto.