Sob a vigília da carranca

Sob a vigília da carranca César Ribeiro

Resenhas - Sob a vigília da carranca

renan639 24/04/2023

Guerra entre natureza e a cidade
Sob a vigília da carranca é uma obra literária que mescla horror cósmico com aspectos históricos e culturais do Brasil, sobretudo na região do nordeste e em especial o poder simbólico da carranca. O livro conta a saga da família Freitas que ao fechar negócio mobiliário no condomínio "In Natura" irão selar seu destino para sempre. Na floresta que circunda o residencial abriga um ser misterioso que desde 1821 tem assustado a população que teve contato com sua forma extraordinária, sobrando poucos vivos para contarem o que viram.
A única alternativa para a família Freitas contra as investidas da besta-fera e os animais da floresta que controla, é encomendar uma carranca para proteção. No embate entre medo e fé os personagens precisam lutar por suas vidas, tendo como recurso a crença no amor que sentem uns pelos outros, bem como na estranha figura da carranca.
A narrativa é dividia e intercalada pela saga da família Freitas e a história do monstro que passou a viver naquela região a partir de 1821, nos capítulos denominados "interlúdios". Com isso acompanhamos os acontecimentos na perspectiva do passado e do presente até o desfecho final, passando também pelo surgimento do poder sobrenatural da carranca e como aos poucos ela se tornou apenas artesanato figurativo.
Esta obra resgata através da literatura o poder da carranca, bem como coloca em questão qual lado pode ser realmente considerado "herói" ou "vilão", tendo em vista a guerra entre a natureza e cidade. É um livro sobretudo de mistério e como o horizonte interpretativo habita nesse terreno.

Luana.Chuq 30/01/2022

Perfeito Horror Brasileiro
Esse livro tem aspectos culturais brasileiro tão interessantes sobre como é a história por trás da confecção das carrancas. Mas não é apenas isso.

A história mostra uma família que acaba de mudar para um tipo de condomínio próximo a mata. Nessa mesma cidade mora um carranqueiro, o Bento, que tem seu destino cruzado com essa família. O filho dessa família tem contato com algo sobrenatural na mata, da mesma forma que Bento. O problema que a criança fica tão traumatizada que fica em estado catatônico por dias. A mãe do garoto que ouviu falar sobre os aspectos místicos das carrancas faz uma encomenda com Bento, na esperança de ela ajudar seu filho.
Senti que esse monstro na mata possa ter alguma inspiração lovecraftiana só que bem melhor. Eu terminei de ler o livro sem conseguir conceber o que era esse monstro. Palmas para o autor do livros que escreveu de forma incrível vários personagens, alguns facilmente odiaveis. Achei incrível.