A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes

A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes Suzanne Collins

Resenhas - A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes

Gustavo 21/05/2024

Talvez o melhor livro da Saga dos Jogos Vorazes
Retornar ao mundo de Jogos Vorazes depois de dois anos foi uma experiência e tanto que este livro me proporcionou. A escrita detalhista me prendeu novamente ao livro, mas dessa vez, ao invés de devora-lo, apreciei uma leitura lenta, quase sempre um capítulo por dia. O livro não precisou se sustentar na nostalgia da trilogia principal, fazendo apenas referências nos momentos certos. O romance do livro me agradou muito, sendo, na minha opinião, melhor do que o da trilogia principal. As reviravoltas inesperadas e um final com um ritmo mais rápido do que o restante do livro foram ótimas surpresas que tive durante a leitura. Apesar de não nos ser mostrada a ascensão de Snow ao poder, o livro nos conta algo muito mais importante: Como Snow foi forjado. A mistura de seu espírito aristocrata, sua capacidade manipulativa e sua disciplina militar foram os fatores que o tornaram um homem capaz de se manter por tanto tempo no poder.

eyokaren 21/05/2024

Sou suspeita pra falar
Amo toda a saga desde o primeiro livro, acredito que esse último livro deu exatamente o final que eu esperava. Amo de paixão.
(gostei mais do livro do que do filme a propósito) acredito que poderia ser ainda mais aprofundado mas se tornaria extenso demais e talvez tornaria sem graça saber de todos os detalhes bem explicados, gosto de pensar nas famosas "teorias". Recomendo.

Kaue.Campoi 21/05/2024

Fim
Esse foi um livro que eu literalmente achei do nada enquanto nem sabia que tinha sido lançado. Como eu já tinha terminado os três livros da saga e a história terminou, nunca imaginei que voltaríamos para uma Panem e um Coriolanus do passado, mas sinceramente, adorei demais essa leitura e poder reler Suzanne Collins me trouxe uma certa nostalgia também, gostei de voltar para o universo de Jogos Vorazes uma última vez. E claro, ver como o nosso querido/odiado presidente Snow conseguiu chegar onde chegou, e pensar tbm que um dia ele já teve sentimentos kkk foi uma ótima leitura. E podem ler ele isolado também se quiserem, não atrapalha em nada com spoilers a saga principal de Jogos Vorazes.

Bia 21/05/2024

Livro incrível, teve alguns momentos que quase fiquei com pena do Snow (socorro). Uma visão da história da Katniss, com muitas nuances que complementam e explicam muito sobre alguns pontos da saga principal, como por exemplo o ódio do Snow pelos Tordos.
Simplesmente perfeitoo.

AstraHunt 21/05/2024

Quase um tributo a filosofia de Tomas Hobbes
Esse livro foi uma adição perfeita ao universo de Jogos Vorazes, porque explica a Panem que Katniss conheceu, sendo quase em sua totalidade, um produto de um jovem arrogante com complexo de salvador e bom moço que almejava nada mais nada menos que o controle absoluto. E no fim, conseguiu.
Ver como Coryo se tornou o asqueroso Presidente Snow é uma viagem e tanto. Ver suas influências e inspirações, e os motivos que o levaram a odiar tanto Katniss desde o início, o Tordo da Revolução.
Lucy Gray assombra até agora, a mim e ele.

Camila 20/05/2024

Na minha opinião, esse livro só existe para a autora ganhar mais dinheiro em cima da saga dos jogos vorazes, porque não faz sentido ela ter escrito um livro tentando inocentar o presidente snow e criado uma antepassada da Katniss sendo que os três livros não dão nenhuma brecha para isso.
Enfim, ela falhou miseravelmente, pois não conseguiu me convencer de que o snow é um cara bonzinho só porque ficou pobre e sofreu com a guerra. Ele continuou demonstrando que é preconceituoso com as pessoas de distritos e uma pessoa egocêntrica. Ele nunca amou de verdade a Lucy Gray como falava que amava e isso ficou muito claro ao final do livro.
Entrando, leitura foi boa, a história até que foi legal e não vou dizer que perdi meu tempo lendo esse, por isso 3,5.

aninha 20/05/2024

Simplesmente Genial!
“Snow cai como a neve, sempre por cima de tudo.”

Eu AMEI muito saber sobre o passado do vilão tão inteligente e ardiloso como o do presidente Snow, responsável pela popularização e a transformação dos Jogos Vorazes em um grande espetáculo. Saber como foram os dias de guerra e as primeiras edições dos Jogos Vorazes é algo fascinante e explica diversos aspectos da trilogia original.
Acompanhar de perto toda a transformação do Coriolanus ¬– “Coryo” – para o presidente Snow foi incrível, sabendo principalmente que ele sempre teve o desejo de ambição de reconstruir o legado da família Snow e em como ele se tornou igualzinho a seu pai (um dos responsáveis pela criação dos Jogos).

Outra personagem que foi ótimo acompanhar foi a Lucy Gray que simplesmente criou o hino responsável por assombrar o velho presidente 64 anos depois. Não só isso como também foi a primeira ganhadora dos Jogos Vorazes do distrito 12 (considerado o pior e o mais pobre dos distritos) e teve sua história completamente apagada por Snow.

Foi muito bom ler sobre como era os antigos jogos e comparar as diferenças com os atuais e como tudo se modernizou. Principalmente a antiga arena (antes era uma só), as condições insalubres dos jogadores (muitos não sobreviviam nem a chega a capital), os corpos ficavam todos espalhados, o prazer e a felicidade dos espectadores em ver jovens crianças morrendo, o desprezo cômico do apresentador e a jornada de Lucy Gray e Coriolanus Snow em seus jogos de manipulação até chegar à vitória.

Adorei as discursões durante o livro que envolviam a maldade do ser humano. A escrita da Suzanne Collins é maravilhosa, flui muito bem e é super fácil de entender. Assim que li o livro tive que ir correndo assistir ao filme que inclusive também está muito bom. Tive mil teorias e com certeza precisaria de muitos outros livros contando a história de outro personagens desse universo. Recomendo demais a leitura. 4,5 estrelas.

Mari.mari 19/05/2024

Meu deuss
Tinha esquecido de fazer essa resenha, mas vamos lá
que livro apaixonante.
ele conta a história do presidente snow novinho.quando ele estava falido após a guerra, e quando esta ocorrendo a 10° edição de jogos vorazes.
nele, conta como esse desgraçado conseguiu ser monitor da Lucy gray (tributo do distrito 12) e como foi criada a música da árvore forca.
esse livro é extremamente bom, e nos mostra que a ganância, a nessecidade de vingança, o egoísmo e a vontade de dominar o mundo, pode fazer com que uma pessoa que tem potencial de ser boa mosta que ela sempre foi um monstro.

Natalia.orte 18/05/2024

"snow cai como a neve, sempre por cima de tudo"
Muito bom!!! a Suzanne Collins faz a gente não gostar, gostar e no final não gostar de novo do snow

mariaamorim09 18/05/2024

Perfeito!
Que livro fenomenal! Suzanne Collins conseguiu transmitir tantas emoções e entregar a história do passado do vilão tão bem escrita! O Snow é um personagem tão complexo e com tantas camadas, acho que eu poderia passar horas conversando sobre e mesmo assim nunca chegaria em uma conclusão, acho que foi essa a intenção dela com esse livro. Enfim, o filme conseguiu ser um ótimo resumo do livro e é bizarro ler os pensamentos do snow depois de assistir a adaptação.

luana 18/05/2024

PERFEITO
Mais uma vez suzanne collins entregou tudo!

ler esse livro me trouxe uma outra experiência. eu assisti o filme primeiro e diversas vezes me perdi no personagem do snow. mas agora lendo os pensamentos dele, foi uma imersão maluca. ver o quão mal ele é, e como ele só pensa nele mesmo deu uma outra visão pra história.

sinto que no filme tivemos mais referências a THG e no livro só peguei a parte que a lucy fala sobre ?katniss?

ah e falando nela, não senti que ela gostou de verdade do snow. assim como ele usou ela em diversos momentos, ela usou de volta também. reparou desde o início que seria proveitoso pra ela e sabia desde o início também que ele não era uma pessoa boa.

resumindo amei demais, virou fav e queria muito que a suzanne escrevesse livros sobre os jogos do finnick e do haymitch. POR FAVOR MULHER LIBERAAAAAAA!!

maria 17/05/2024

Que perfeição
Como descrever esse livro, suzanne collins supera toda a sua escrita da trilogia jogos vorazes com isso.

Esse livro cresce de uma forma esplendida ao longo das suas 500 paginas. A forma como vemos o Snow no inicial e o que ele se torna no final.

Collins usa da escrita de diversas formas para entendermos esse personagem odioso, e junto todas as referências que conseguimos capturar.

No inicio do livro temos um Coriolanus snow, jovem, ate um pouco inocente, que reproduz tudo que ha na capital. Mas ele sabe o que é sofrer e passar fome, o que nos traz um ar de menino sofrido. Ate a segunda parte do livro, antes do snow ir para o 12, temos ele como divertido, apaixonado, nao ha nenhum traço ruim nele ate entao, mas quando ele vira um pacificador a narrativa do livro traz algo sombrio junto.

Todas as composições de musicas fecham com a historia, para mim a principal foi a musica que deu origem ao nome da lucy gray. O mecanismo da Collins onde ela narrou uma musica, que a personagem presente nas estrofes é uma menina sonhadora, que some do nada e nao deixa vestigio, onde no final vira um fantasma para assombrar os outros com suas lembracas. Entao ela associa isso a nossa menina Lucy gray, e toda sua historia, onde ninguem sabe o fim da personagem, e vai para sempre assombrar o snow.

Quando chegamos nas ultimas paginas podemos ver aquele snow que conhecemos, e ele se ve diante dessa personalidade cruel oriunda do seu pai. Ele se afasta da personalidade gentil que seria da sua mae, quando ele mesmo percebe que nao teria o mesmo gosto para musica que ela, e se aproxima do que seria a idea do seu pai, ele fecha com força o ciclo de que ele ainda tinha alguma salvação.

Ao longo das mortes nas ultimas paginas do livro, e de Sejanus, Snow tenta se justificar o tempo todo, mas em nenhum momento com amor por ele, e sim medo do que o aguardava. Ele denomina Sejunda como seu irmao, mas ta obvio que nunca sentiu isso.

O livro construiu muito bem a personalidade toda, a construção de um vilao, o que foi perfeito.

A uns adendos de referencia: para mim ficou claro que o ranço do distrito 12 para o snow nao vem so
pela Katniss, mas la ja havia tudo que ele desprezava, pobreza, os tordos cantando, floresta. Ele odiava isso, entao quando temos a Katniss, temos em uma pessoa so tudo que ele odeia. E ficou claro para mim o misterio de lucy gray, ela obviamente morreu na floresta, nao na hora, mas morreu. Pode ser que o bando tenha encontrado e a dado um funeral, mas seu fim foi como na musica. E sobre o paretesco de Katniss com lucy, acho que a Maude Ivory talvez seja avo do pai de katniss, ja que ela gostava tanto da musica da arvore forca, e ela foi proibida de ser cantada, so uma pessoa poderia passar a musica para outros.

Amanda3913 16/05/2024

O jeito que a personalidade do personagem vai mudando ao longo do livro é muito bem feita. Pequenos detalhes nas discussões internas da sua mente. Muito bom!