A cantiga dos pássaros e das serpentes

A cantiga dos pássaros e das serpentes Suzanne Collins

Resenhas - A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes

Natanny 28/05/2024

"Snow é como a neve, sempre caí por cima de tudo."
Este foi o meu primeiro contato com os livros de "Jogos Vorazes". Vocês se lembram de 2012, quando a primeira adaptação foi lançada e a febre de Katniss Everdeen se espalhou pelo Brasil? Sim, eu estava lá! E mesmo assim, por algum motivo, apesar de acompanhar todos os lançamentos das adaptações, nunca tinha tido contato com as obras originais. Bom, aqui estou eu, fazendo esta resenha sobre "A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes", onde acompanharemos a vida ilustre do nosso futuro Presidente Snow, o ditador mais famoso de Panem.

Este livro é um prequel da famosa trilogia, ou seja, a história ambientada aqui se passa 64 anos antes dos eventos de "Jogos Vorazes" e oferece uma visão aprofundada sobre a origem do vilão Presidente Snow, conhecido como Coriolanus Snow. (tenho que dizer: que nome chique, né? rs)

Aqui não temos Katniss Everdeen e nem Peeta Mellark; a história é centrada no jovem Coriolanus Snow, que, aos 18 anos, está lutando para manter a honra de sua família em uma Capital que ainda está se recuperando da guerra. Com sua fortuna em total declínio, Snow vê uma oportunidade de mudar seu destino quando é escolhido como mentor na 10ª edição dos Jogos Vorazes. Para sua total desgraça e descrença, sua tributo é Lucy Gray Baird, uma menina do Distrito 12, cujo talento musical e carisma surpreendem a todos, menos ao próprio Snow, devo dizer.

Iremos acompanhar os pensamentos estranhos do jovem Snow. Ele é ambicioso, extremamente invejoso, mentiroso e estrategista. Não sabemos ao certo de qual lado ele está jogando, e a cada página em que parece um pouco impressionado com Lucy Gray, eu me perguntava se podia confiar nele. Afinal, conhecemos o futuro presidente dos próximos livros. Ele é bom? Ele é mau? Como acabará essa história? Bom, eu diria para você não criar muitas expectativas quanto ao fato de ele se tornar presidente; não teremos essa parte da história aqui. Muito pelo contrário, veremos os desdobramentos que tornaram Coriolanus Snow o que ele é (ou o que sempre foi, rs).

À medida que a competição avança, Snow desenvolve uma relação um tanto quanto complexa com Lucy Gray, que desafia suas percepções sobre os Jogos e a própria sociedade da Capital. Devo dizer que essa é a grande pegada desta história e a que mais me cativou. Ao longo do livro, acompanhamos a transformação de Snow, de um jovem ambicioso e idealista para um manipulador frio, moldado pelas dificuldades e pela crueldade do mundo ao seu redor.

Desde o início, em minha percepção, a conexão entre Snow e Lucy Gray é marcada por uma mistura de admiração, interesse estratégico e confusão emocional. Como mentor, Snow é designado para ajudar a garota a sobreviver nos Jogos Vorazes, e ele rapidamente percebe que seu sucesso está diretamente ligado ao dela. Essa relação de dependência mútua cria uma base inicial de cooperação e cumplicidade.

E Lucy Gray, com seu talento musical e carisma, fascina Snow de uma maneira que nem ele mesmo entende. Ele se sente atraído tanto por sua personalidade quanto pelo potencial que ela representa para sua própria ascensão social. No entanto, essa atração é complicada pela necessidade de Snow de manipular e controlar situações a seu favor, um traço que se torna mais pronunciado à medida que a história avança.

Durante o desenrolar das palavras de Suzanne Collins, iremos conhecer a verdadeira face de Coriolanus Snow e ver que a ganância pode nos dominar de uma maneira completamente abominável, nos fazendo até mesmo trair as pessoas que mais amamos. Pois, como o próprio lema da família Snow diz: "Snow é como a neve, sempre cai por cima de tudo."

Então, "A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes" oferece uma exploração fascinante das origens do Presidente Snow, aprofundando os temas e a construção de mundo que tornaram "Jogos Vorazes" uma trilogia icônica mundialmente. Com uma narrativa envolvente e personagens complexos, o livro é uma leitura essencial para os fãs da série e uma reflexão provocante sobre poder e moralidade. E você aí que gosta de um vilão bonitão, te convido a assistir à adaptação, pois Tom Blyth arrasa como Coriolanus Snow. Além de lindo, é malvado, af.

site: https://msha.ke/natannysouza

Valen54 27/05/2024

?Snow cai como a neve sempre por cima de tudo?
Primeiro eu pensei que não ia gostar do livro, achei que a autora iria mudar a personalidade do snow, mas ao decorrer da história a gente vê que ele sempre foi aquela pessoa ambiciosa que faria e fez de tudo pra chegar em seus objetivos.
Eu vi muita gente falando que a Lucy Gray seria um paralelo com a Katniss. EU ACREDITO que o Sejanus faça esse paralelo com a Katniss e o paralelo da Lucy Gray é o Peeta. O que conecta a Lucy gray e a Katniss é o símbolo do Tordo e no fim do livro quando fala ?Ela podia voar o quanto quisesse em volta do distrito 12, mas ela e seus tordos jamais poderiam voltar a fazer mal a ele? e o símbolo da Katniss sendo um tordo e tudo estando ligado é simplesmente incrível, o jeito com a autora é cirúrgica em todos os detalhes é incrível.

ellie :) 26/05/2024

O triplex na cabeça do snow
Katniss Everdeen estava fadada a morte no momento em que se voluntariou para os jogos, apenas pelo seu nome. ?Acho que vou cavar um pouco de katniss [?]? essa foi a última coisa que Lucy Gray disse a ele antes de desaparecer no ar.

A garota parte do Bando, que vivia na costura alugou um triplex na cabeça de Coriolanus Snow desde o momento em que ele a viu e TUDO de Lucy Gray se relacionava a Katniss, desde as cantigas ao distrito 12.

Snow ferrou com a Katniss pois ela lembrava tudo o que ele viveu com Lucy. Ela era o tordo e ele os odiou assim que os viu. Katniss cantou a música sobre a árvore-forca, a canção de Lucy Gray, a canção que selou o seu destino.

Valentina366 26/05/2024

Snow cai como a neve, sempre por cima de tudo
Nesse livro vemos a décima edição dos jogos, que os alunos da capital eram escolhidos para serem mentores dos tributos. Dentro deles Coriolanus Snow acaba com o tributo feminino do distrito 12, normalmente o pior. Mas coriolanus meio que se apaixona pela jovem Lucy Gray, seu tributo e uma garota sem distrito, que encanta a capital.
Dps de uma looonga historia ele meio q ta falido e precisa q ela ganhe os jogos

jvtep 26/05/2024

1000/10 pra esse livro, eu podia esperar tudo
dessa leitura menos que ela fosse se tornar de longe a melhor que eu já fiz.
Essa obra me surpreendeu de formas que não consigo nem descrever com palavras, a sensação de ler um livro e ao mesmo tempo me conectar com as músicas dele foi tão gostosa que de uma hora pra outra eu me via dentro desse mundo tão completo que é jogo vorazes.
A autora desse livro transformou a trilogia original em um livro profundo sobre a origem de um personagem que se mostrou completamente imprevisível, ou melhor, completamente previsível mas que te engana a todo momento pra você achar coisas que não deveria.
A escrita mais madura para um público mais maduro foi difícil de engolir no início mas não demorou pra se mostrar super essencial na estética e construção do livro, ele foi feito pra ser uma visão mais adulta desse universo e nos mostrar um lado novo do que a gente já conhecia, uma visão da capital e principalmente do snow.
Eu me apaixonei pelos personagens, eu fui enganado pelo coriolanus, chorei, pulei, gritei e nunca vou superar o final dessa obra.
Todo mundo fala que é um livro lento, mas eu li tão devagar que eu pude sentir cada capítulo de uma forma única, e eu acho que esse é o objetivo do livro, você não consegue engolir ele, ele não foi feito pra isso.
Essa música aqui foi minha favorita, e o momento dela no livro também, junto com a personagem que canta ela, que é a lucy gray, eu recomendo muito a leitura dessa saga, tudo que ela representou pra mim, a mensagem que ela passa, e a geração que cresceu com esses livros e filmes... Enfim, magnífico.

Amanda Lavinea 25/05/2024

Não prometeu nada e entregou tudo
Precisava? Não precisava. Foi bom? Nossa pra crlh 🤬 #$%!& Suzanne agora eu quero um livro de cada jogos vorazes. O Snow diferente doq a gnt ve nos primeiros livros é bem fudido quando novo, a familia dele foi uma das q mais sofreu dps da guerra mas eles se esforçam muito pra manter as aparências. Estar dentro da cabeça do Snow é meio que uma tortura pq ele é muito🤬 #$%!& meu deus do ceu ate quando ele tenta não ser um babaca ele é como q pode. A Lucy é uma diva e carregou o livro nas costas com a cantoria dela, sinto que esse romance dos dois foi um ngc mt aleatorio mas que por incrivel que pareça faz bastante sentido com os outros livros da saga. Gosto muito das cenas da arena e queria que essa parte tivesse sido um pouco maior e tivesse mais desenvolvimento, talvez se o livro fosse com dos povs, dele e da Lucy seria mais interessante e menos maçante estar o tempo todo a par dos pensamentos arrogantes dele. Enfim jogos vorazes não decepciona nunca.

Dulcinea2 25/05/2024

Um bom estudo de personagem
Um pré-história do livro Jogos Vorazes onde será iniciado a décima edição dos jogos e acompanhamos pela capital o jovem Coriolanus Snow que será mentor e pretende com os jogos restabelecer a outrora rica e importante casa Snow.

Não li os livros anteriores da saga e conheço a história dos dois primeiros livros pelo filme. Colocando isso, o livro da Suzane Collins é um bom estudo de personagem, como um jovem orfão ambicioso de uma família outrora rica, mas que quer manter o status, vai fazendo escolhas que o levará a quem ele será na saga dos livros.

A jornada de emoção tem a companhia da avó e prima e dois personagens que serão o contraponto ao Snow: Sejanus o jovem idealista do distrito 2 que apesar de estar na Capital não esquece suas raízes e Lucy Gray, a carismática tributo do distrito 12 que Snow mentora e que exerce fascínio nele. Além disso, Snow tem em sua mãe - uma figura de amor - e em seu pai - uma figura de autoridade - outros contrapontos de caráter que a autora vai colocando na história para enriquecer o retrato desse personagem.

O livro tem um bom ritmo, é de fácil leitura e insere algumas ideias filosóficas e sociológicas simples para o público jovem. Entretanto ali pelo meio do livro, os empecilhos colocados se tornam cansativos, com diversos mentores e tributos que a gente nem tem tempo de decorar, e que na verdade a gente nem se importa. Até que o livro tem uma quebra na segunda parte que achei mais interessante.

Senti falta também de uma outra perspectiva porque o Snow é meio cansativo com os seus dilemas sem importância. Os personagens secundários estão na história muitas vezes para servi-lo e os dois personagens interessantes que servem de contraponto, acabam sendo vistos apenas pela visão muitas vezes deturpada desse rapaz.

Mas tem um bom desenvolvido no geral e as situações na segunda parte no distrito acabam sendo melhor desenvolvidas até o ápice final.

Jullyana.Chagas 25/05/2024

Suzanne rainha, o resto nadinha
Que nostalgia voltar a essa saga tão querida! Foi a primeira que li e que me tornou leitora. Então voltar a ter contato com um novo livro da Suzanne Collins foi muito especial. Nessa nova história conhecemos a trajetória do futuro presidente de Panem, Corolanius Snow, quando jovem foi um estudante muito promissor que buscou sucesso a todo custo mesmo que tenha que passar por cima dos outros pra conseguir isso. Ele não só ajudou a estruturar os jogos vorazes, como fez dele um sucesso.
A narrativa do livro segue os mesmos padrões da escrita brilhante de Suzanne dos livros anteriores e te faz mergulhar na história. Uma hora senti pena de Corolanius, me emocionei com Lucy, fiquei chocada com as reviravoltas, revoltada com o final e com ódio do Corolanius. Dei 4 estrelas porque em algumas partes senti que o livro se tornou arrastado, tornando a história lenta, o que não aconteceu na adaptação para os cinemas, que ficou muito boa por sinal, e enxugou alguns pontos da história. Mas ainda sim, recomendo a leitura aos fãs dessa saga maravilhosa

i4folk 25/05/2024

Incrível
A Suzanne não decepciona cara, ela conseguiu adicionar coisas e ficou tão redondinho, encaixou muito com a trilogia e não é algo sem sentido. Eu me diverti com os alguns pensamentos do snow serioKKKKKtinha vezes que o cara era engraçado, vamos ser sinceros. Mas foi muito bom acompanhar a trajetória do Snow e ver como ele realmente é, tudo o que levou ele a ser o presidente snow, aquele desgraçado.

Marcelacj 24/05/2024

A cantiga dos pássaros e das serpentes
Como fã da trilogia Jogos Vorazes eu esperei muito por este livro desde o anúncio. Simplesmente viciante estar na cabeça do jovem Coriolanus Snow. É uma perversidade sutil, que termina da forma escancarada que já esperávamos.

Lucy Gray viveu para testemunhar a morte dele, disso eu não tenho dúvidas.

Nina.Guarneri 24/05/2024

White as snow!l
É incrível como esse livro permite enxergar a dualidade entre o ?bem e mal? em todo o tempo.
Analisando o motivo de cada um dos personagens, de cada atitude é perceptível que não é apenas preto e branco e sim com muitas escalas de cinza.
Snow nem sempre foi o vilão e Lucy nem sempre foi a mocinha em perigo.

Jacqueline79 23/05/2024

Uma geração que tem a música ARVORE DA FORCA na cabeça.. um excelente livro que segue os padrões do outro. Porém na minha opinião poderia ter rendido mais. Afinal onde está nossa Lucy?

O filme tem cenas mega diferente do livro. Mas ambos devem ser Lidos e vistos..