Ayla, a Tamanduá

Ayla, a Tamanduá Lucas de Lucca

Resenhas - Ayla, a Tamanduá

Oceano 30/12/2023

Não esperava algo tão bom.
Uma espadachim acreana que usa uma espada japonesa para matar fascistas na companhia de um tamanduá bandeira? Um grande farofão que funcionou MUITO bem. Lucas de Lucca ousou bastante na construção desse, e deu bastante certo.
Não é um cinco estrelas, porém. Pelo universo compartilhado, as histórias não têm um grande final, e se tratando apenas de Ayla a Tamanduá, a história peça pelo excesso de referências japonesas quando, no começo, a protagonista parecia desconhecer a maior parte desta cultura. Dou nota 8,5 pra 9.

Rauta 09/07/2023

Cara, é um mundo distopico MUITO maluco, talvez extremista demais, porém mt bom!!
tinha lido cassy, o bicha e gostado bastante, ri demais, esse não tive a mesma sensação, senti ser mt mais pesado e sério, porém mt bom tbm.

Guilherme Tavares 17/02/2023

Ok!
Infelizmente, a leitura é arrastada. É a segunda obra que li do autor e achei pior do que a anterior. O conto tem momentos bons e termina bem. Entretanto, demora muito para acontecer. Inclusive, acredito que algumas partes são previsíveis. Outro aspecto, é as partes cinematográficas que inicialmente acrescentavam tornou-se uma muleta narrativa. Por causa desses aspectos, o conto é realmente fraco. Entretanto, não posso diminuir o que autor fez como também reconheço potencial em seu trabalho.

lu ð¿ 08/02/2023

X–
livro necessário para o ano que foi lançado, estávamos todos no ultimo governo, a gente ta ciente por que esse livro tinha ter sido escrito.

umtetoparaana 15/01/2023

Uma distopia LGBTQIA+ nacional
É um bom livro. Talvez um dos livros nacionais com uma das narrativas mais criativas que já li nos ultimos tempos. A história é envolvente, só peca em não desenvolver tão bem certas questões.

Laura.Oliveira 06/12/2022

De tirar o fôlego
Assim como o conto “Cassy, o bicha”, “Ayla, a Tamanduá” se passa em um Brasil com uma sociedade distópica, o qual é governado pelo “Messias”, um ditador que usa a religião como justificativa para a retirada de diversos direitos da população e para suas ações de retaliação a qualquer “desordem” no seu sistema.
Nesse contexto, Ayla é apresentada como uma mulher que trabalha em uma ONG de proteção a animais silvestres. Todavia, sua vida vira de ponta cabeça após intervir em um ato de agressão que a faz se tornar a principal suspeita de um massacre que não cometeu e fugitiva do governo impiedoso do Messias. Sem escapatória além de lutar para sobreviver ou passar a vida fugindo, Ayla se torna parte dos rebeldes que lutam pelo fim dessa ditadura. Porém, o preço por isso pode ser mais caro do que ela já pagou.
Envolvente e bem mais cativante que o conto anterior, “Ayla, a Tamanduá” traz a mesma brutalidade de “Cassy, o bicha” em sua narrativa, mas de uma forma que faz você se importar com a protagonista e se envolver com a sua tomada de decisões. Cada reviravolta é de tirar o fôlego e poucas são as cenas em que podemos relaxar, de modo que li a novela em “uma sentada” e fiquei com gostinho de quero mais. Recomendo!

abookaholic 05/12/2022

Mediano...
Não posso descreditar o autor pela criatividade, juntando diferentes elementos que resultaram numa protagonista original: uma descendente de índio e árabe, bissexual, ativista ambiental, "samurai", cuja katana se chama "Igualdade" e tem um tamanduá bandeira de estimação. A motivação da Ayla é sem sombra de dúvidas nobre; toda a questão da proteção ambiental, da injustiça cometida contra ela e de certo acontecimento trágico. No entanto, com o passar da história essa motivação parece fraca, sem falar que a reação inicial a determinado fato é coerente, mas depois parece que ela esquece do nada. Há partes da trama que não estão bem amarradas, nos dá a impressão que caímos de para-quedas. Alguns personagens aparecem do nada e são superficialmente introduzidos ao leitor, dessa forma, não nos sentimos íntimos. A  realidade política da obra é uma evidente forma de protesto do autor, e olha que de certa forma ele quase acertou! Com o passar da leitura ela ficou dispersa, sem falar que achei o final abrupto e sem grandes esclarecimentos para algumas questões; acho que não há uma sequência, então isso ficou a desejar. Outra coisa que me incomodou foram uns poucos erros ortográficos, não sei ao certo se isso era intenção do autor ou ele mesmo editou a obra e deixou passar (normal, errar é humano). Em suma, o autor tem um bom potencial, pois ele é bem criativo, só peca na questão da coesão da narrativa. Creio que essa seja sua primeira obra o que demonstra certa inexperiência, mas tranquilo, todo profissional já foi inexperiente um dia.

Rafaela Beank 19/11/2022

Fantástico
Primeiro lido do ano com sucesso, uma história autêntica, mundo bem construído, críticas sociais...gostei muito.

Kelly Midori @kemiroxtvliterario 31/05/2022

Resenha: Ayla, a Tamanduá | A Revolução dos Unicórnios | Lucas de Lucca
Ayla, a Tamanduá A Revolução dos Unicórnios é um livro distópico LGBTQI+ que foi escrito pelo autor Lucas de Lucca, corresponde a Editora Flyve, sendo de literatura nacional. Eu baixei o ebook quando estava gratuito na Amazon, e também já li diversos contos do escritor e pretendo ler a série do O Corvo Negro.

"Mal sabia eu quão ruim poderia chegar depois do golpe de vinte e dois."

Esse livro contém: carta ao leitor e dedicatória, capítulos nomeados com seu devido conteúdo e agradecimentos. Aviso IMPORTANTE: Gatilhos em Ayla, a Tamanduá Assédio, Violência e sangue, Família desestruturada, Abuso sexual, Violência contra a si mesmo, Preconceitos e desrespeitos LGBTQIAP+, Fascismo, genocídio e ditadura.

"Parecia uma justiceira errante de clássicos japoneses."

Essa obra é sobre a Ayla que mora em Xapuri, lá no Acre, faz parte de uma ONG e é apaixonada pelo tamanduá esse mesmo da capa no qual ela resgatou. Ela foi acusada de um crime que não cometeu que acaba que sua recompensa para encontrá-la é de 10 mil reais.

"E, além disso, o Rei complicou bastante a vida das universidades públicas quando ainda era Presidente, imagina como estão agora."

Eu gostei desse livro, achei rápido a leitura e bem criativo. Apesar de possuir muitos gatilhos é uma leitura bem interessante por conter uma protagonista femin principal com sua forte personalidade e que se passa na Brasil no Acre. Esse ebook está disponível na Amazon. E se um dia o Lucas de Lucca quiser que eu entrevisto em live no bookstagram poderemos marcar com certeza. Eu indico essa obra.

"Apesar de ser de origem animal fiquei tranquila. Usar osso de gado tina sua ironia poética."

site: http://kemiroxtv.blogspot.com/2022/05/resenha-ayla-tamandua-revolucao-dos.html

Leiturasdorogerio 16/05/2022

Resenha feita no meu IG @leiturasdorogerio
Em “Ayla, a tamanduá". você acompanhará a história de Ayla, uma garota moradora de Xapuri, uma pequena cidade localizada no estado do Acre. Defensora da fauna e flora, faz parte como voluntária em uma ONG ambiental da sua cidade. Mora com sua mãe e desde que o Rei tomou o poder, fica cada vez mais difícil lutar pelos seus direitos. Em um certo momento, passa a ser procurada pelos arcanjos do Rei por um crime que não cometeu, e a recompensa para quem a encontrar é um valor de 10 mil reais. Sem ter um local para ficar após os acontecimentos que culminaram na sua fuga, decide ir para Rio Branco em busca de justiça e respostas. Nesse trajeto encontra pessoas que assim como ela não estão conformadas com o reinado do Messias e com todas as imposições feitas por ele. Juntos tentarão destroná-lo. Será que Ayla conseguirá a tal justiça? E será que finalmente a revolução começará e o Rei finalmente cairá?

Na primeira vez que li “Ayla, a tamanduá”, como leitor beta, eu fiquei extremamente feliz em acompanhar a história de uma mulher bi, do norte do país, defensora da fauna e flora. Me vi nela, por também estar ligado a causas ambientais. A construção de Ayla foi perfeita e o Lucas não se perdeu em nenhum momento no decorrer da trama. Uma escrita que condiz com a realidade e o contexto. Ambientação boa e que juntos com os demais pontos fizeram a leitura fluir tranquilamente.
Sabemos bem a luta que as mulheres vêm enfrentando ao longo do tempo para se manterem presentes e como esse atual governo vem retrocedendo tanto com classes sociais menos favorecidas, com a comunidade LGBTQIAP + e com as mulheres. Por mais pesada que seja a história e por conter gatilhos (violência sexual, mutilação, suicidio, entre outros), é uma história super necessária que todes devem ler. Parabéns novamente Lucas, por escrever e retratar a vida da Ayla tão bem.
Fico na espera da outra história com Romeu, que pelo que eu li no final, acho que será a minha segunda preferida, atrás dessa, se não a primeira.

omath.lopes 17/03/2022

Ayla, a Tamanduá
Mais um da saga da revolução do unicórnio, maravilhoso e impactante. Com poucas páginas a gente consegue se apegar bastante aos personagens.
Tem partes muito pesadas em que EU achei que para um conto foram bem escritas em todos os sentidos, mas não tenho propriedade alguma para falar sobre, então fico com receio de recomendar o livro.
?????

LALA LITERARIOS 15/03/2022

Escrita envolve, um plot que me deixou simplesmente chocada, diferente de tudo que já li antes, uma distopia (tem características do gênero então acho que é) com um pouco de romance, mds que protagonista maravilhosa. Com seus medos e inseguranças mas que amadurece aos poucos e aprende a fazer aquilo que precisa fazer com maestria? eu amei o tamanduá, essa relação da humana com esse animal fofo deixou tudo tão lindo, foi umas das coisas mais fofas e leves do livro ?

Chorei e sofri junto com ayla e terminei com final prometendo mais, já quero?

Cristal 22/02/2022

Incialmente pensei que ia ser uma história legal, pela sinopse mas o desenvolvimento deixa a desejar?

Bellesbooks 20/02/2022

Ok
Esse da para engolir, não e tão ruim quanto o "irmão" dele, ainda assim acho que faltou muito da proposta inicial.