Carmilla (eBook)

Carmilla (eBook) Sheridan Le Fanu

Resenhas -

jucywho 12/05/2024

A primeira vampira
Como uma boa fã de "Drácula", do Bram Stoker, resolvi ler esse livro, que eu descobri apenas com suas informações adicionais que "Carmilla" foi uma das inspirações para o Stoker (e realmente, algumas das cenas me lembraram muito as cenas com a Lucy).

Por ser um romance gótico, temos uma leitura que mistura tanto o terror quanto o sensual, representado especialmente pelas cenas entre Carmilla (ou Mircalla/Millarca) e Laura.

"O tempo em que você deverá descobrir tudo está próximo. Achas que sou cruel, egoísta, mas o amor é sempre egoísta. Quanto mais ardente, mais egoísta. E não sabes o quão ciumenta sou. Deve ir comigo, me amando, até a morte. Ou me odiando, mas ainda junto a mim; e ainda me odiando depois da morte. Não há palavra como 'indiferença' em minha natureza apática."

O modo como a linha do tempo é transmitida é bastante interessante, o paralelo entre as histórias do General/sua sobrinha e Laura/seu pai é a parte mais marcante e dá a virada de chave para a conclusão do livro.

Para mim, o plot não foi tão surpreendente, não teve um diferencial dos demais, mas por ser uma das primeiras histórias da literatura vampiresca, e considerando o ano em que foi lançado, imagino o quão impactante tenha sido!

nivylarue 05/04/2024

Carmilla é a gal costa do gótico
Laura, jovem que vive isolada com o pai em um castelo na Estíria ? região do antigo império austro-húngaro. Uma hóspede inesperada, entretanto, despertará os sentimentos amorosos da jovem Laura, ao mesmo tempo que lhe causará certo terror ao trazer de volta antigos pesadelos da infância.

Publicado originalmente em 1872, Carmilla, obra gótica que inspirou a história do Dracula. . O livro, possui uma narradora em primeira pessoa, que descreve, de forma detalhada, momentos de sedução e horror de sua juventude, quando teve um encontro com uma vampira.

Na história narrada por Laura, uma jovem que vive afastada e isolada da sociedade ate que uma moça de beleza avassaladora aparece para lhe fazer companhia. A atração de Laura por Carmilla é quase que imediata, Não demora para que elas tornem-se inseparáveis. Onde quer que uma vá, a outra segue. Até aí, não há nada de espantoso. É comum que duas jovens, ainda mais num local e época tão solitários, afeiçoem-se entre si e façam companhia constante uma a outra. Mas Carmilla demonstra de fato o interesse amoroso pela nossa protagonista.

O livro é apaixonante e sensual, apesar de ser um clássico temos uma leitura fluida e fácil de se entender, o romance das nossas protagonista é quase que mínimo, podemos descurtir o fato de se Carmilla amava Laura ou apenas estava interessada em sua alma e seu sangue.

Laura tinha sentimentos extremamente confusos em relação a Carmilla o que faz o leitor também se sinta confuso em relação a ela. Conhecemos uma Carmilla tão apaixonante e encantadora e também uma mulher sensual, claramente manipuladora e narcisista.

Carmilla é um clássico da literatura gótica, que eu sinto que precisa de muita mais atenção do que de outras obras. O livro é incrível, e belíssimo, temos o amor de uma forma crua e visceral, não consigo explicar a sensação que foi ler esse livro.

Sérgey 06/03/2024

Imagine...
...uma pessoa do séc. XIX lendo essa obra de arte. Aterrorizada é o mínimo numa época de doenças misteriosas e escuridão plena. Aqui fomos apresentados a libido e a atração da paixão carnal vampiresca. "Camila" e "O Vampiro" de J.W. Polidori foram um marco do gênero e de quebra, me apresentaram o gótico.

rubita 03/03/2024

Amei demais
Eu amei essa leitura. a descrição de cenários e das expressões de personagens é incrível! a história já tem uma premissa ótima e se desenvolve como tal, envolvente e sagaz.
o suspense em certas cenas é outro ponto forte que me faz desejar que o livro fosse bem maior?

essa edição também possui ?o vampiro? de lord byron, a primeira história de vampiro lançada, uma ótima adição aqui! esse possui um traço mais agonizante e maléfico das histórias de vampiro, vale muito a leitura.

Rudek 10/02/2024

Clássica história de vampiros
Gostei mt de Carmilla, amei a forma como os pensamentos e desejos da Laura foram abordados, tem frases lindas que tive que destacar, mas confesso que estava esperando uma reviravolta no final. O Vampiro é um conto super rápidinho e clichê de vampiros, confesso que não gostei tanto quanto de Carmilla, acho que tem muitas coisas nada ver no meio do livro entre os contos, n entendi mt o propósito disso mas enfim, vale mt a pena ler Carmilla de qualquer forma!

edisik 02/02/2024

Um ótimo clássico.
Vemos uma das primeiras vampiras da história, quando falamos de vampiros lembramos logo de Bram Stoker mas tem muito outros.

lisarabrasphine 19/12/2023

Soft dark
Esse livro trabalhou num ponto muito específico dos meus sentimentos.. o fato dele ser muito ?evasivo?, sem detalhar tanto os fatos, me fizeram imaginar muitas possibilidades, e eu achei genial?!

Um ar mais obscuro e sigiloso.. adorei a construção das personagens, o jeito ardiloso que Carmilla entra na vida de Laura e como a manipula. A tensão sexual, o mistério. Sério, nem sei.

Eu não li sinopse, não sabia de nada do livro e me surpreendi positivamente. Achei o livro super bom! Fiquei até com um gostinho de ?puts, queria saber mais e mais? pelo fato do livro ser bem curtinho, mas ainda assim acredito que tenha acabado no tempo certo pra deixar frestas de interpretações diversas.

Maria 19/11/2023

Ótimo
Carmilla é um clássico da literatura gótica, sendo, junto com ?O Vampiro?, pioneiro nos contos que envolvem os mortos-vivos que se alimentam de sangue e conhecemos até hoje. A narrativa serviu de inspiração para uma das histórias mais conhecidas sobre tais seres, ?Drácula?.
A narração te envolve, mas tudo é muito rápido, o que faz surgir a sensação de um maior desenvolvimento.
É possível sentir as tensões entre a personagem principal e a vampira, trazendo a visão de que os vampiros não se importam com o sexo e sim com o que saciará sua fome, o sangue.
Ambas as histórias, já citadas antes, fazem com que você entenda de onde surgiram os esteriótipos que vemos atualmente.

Jaque 07/11/2023

História original para a época que foi feita.
Achei muito bom.

Levando em consideração a época em que foi feita, a história me parece original e ousada ?
Tenho a tendência a gostar muito de histórias que são, praticamente, pioneiras em seus ramos. Como "Carmilla" foi um dos primeiros livros de vampiro e tal, é natural (pra mim) gostar.

O enredo, em si, não tem muitas surpresas, mas, talvez, a minha mente já esteja cheia de histórias vampirescas.

Esperava um final mais emocionante.

May 28/10/2023

Um conto sombrio e setutor
"Carmilla", a obra gótica de Sheridan Le Fanu, é um conto que continua a hipnotizar os leitores com seu encontro do sobrenatural e da sensualidade. Publicado em 1872, este romance precede "Drácula" de Bram Stoker, e é notável por seu impacto duradouro no gênero vampírico.

A história é narrada por Laura, uma jovem que descreve seu misterioso encontro com Carmilla, uma bela e cativante estranha. A trama se desenvolve em meio a uma atmosfera de crescente tensão, à medida que Laura começa a perceber que Carmilla esconde segredos obscuros e uma natureza vampírica. O romance joga entre o desejo e o medo, explorando temas de amor proibido e morte iminente.

Enquanto "Carmilla" é frequentemente elogiado por sua narrativa envolvente e atmosfera sombria, também pode ser criticado por sua brevidade e falta de desenvolvimento de personagens. No entanto, é importante lembrar que a obra foi escrita em uma época em que o romance gótico estava em ascensão, e a ênfase estava frequentemente na atmosfera e no suspense.

Em resumo, "Carmilla" é um marco na literatura de horror gótico. Sua narrativa sedutora e sua influência duradoura sobre o gênero de vampiros o tornam um clássico essencial para qualquer amante de histórias sombrias e misteriosas. É uma leitura que nos convida a explorar os cantos mais obscuros da imaginação, onde o desejo e o terror se entrelaçam de maneira irresistível.

Natalia Faria 20/10/2023

Confesso que não sabia que 'Carmilla' se tratava de um conto/novela e me surpreendi quando percebi que havia terminado, entretanto, isso não influenciou na minha experiência, apenas deixou aquele gostinho de quero mais. Dito isso, gostei da ambientação e principalmente da construção da personagem título. Ainda não fiz a leitura de 'Drácula' para fazer o comparativo das características dos vampiros, porém apenas com o que sei do imaginário popular, fica claro que 'Carmilla' influenciou na composição da figura - com destaque para a questão bem elaborada da sedução.

Aliás, lendo as outras resenhas percebo que a maioria tinha a expectativa de ser um livro sáfico e acredito que isso pode ser efeito de uma websérie canadense que adapta de forma livre o conto/novela. Ao ler, sabia que existiam diferenças em relação aos dois conteúdos e embora não tenha assistido toda a série, a recomendo para quem ficou frustrado com esse aspecto.

Outra questão que me surpreendeu com a edição foi o fato dela conter o conto 'O vampiro', por muitos o primeiro conto que abordou a questão dos vampiros. Foi uma leitura interessante mas não tão envolvente quanto 'Carmilla'.

Larissa V 06/10/2023

Deixei pra ler no mês do Halloween e deu um gostinho a mais na história. Adorei a escrita do autor e sua objetividade, já começou o livro de maneira tensa e consegue prender a atenção do leitor até o final, sem muitas enrolações.

Não é à toa que o livro serviu de inspiração para ?Drácula?, a similaridade é bem notável, mas o protagonismo na figura feminina da Carmilla, bem femme fatale, me fez gostar um pouco mais desse.

Porém alguns acontecimentos ficaram mal explicados, por exemplo: quem era a mulher que acompanhava Carmilla, etc.

Mateus 19/08/2023

Uma história Linear
É um livro clássico, que chegou a influenciar muitas outras obras que tratam acerca da matéria "Vampiro", entretanto, apesar da sua importância histórica, é um livro bem curto e com uma história linear e previsível.

fleuriemoon 18/08/2023

Livros góticos são top tier!
O único defeito desse livro é ser tão curto. Que história boa!! Eu adorei cada detalhe do livro e achei incrível o fato do nome dela ser um anagrama. Queria mesmo que tivesse mais dele e que o final trágico não fosse tão rápido.

Nessa edição, também temos a prosa "O Vampiro", de John Polidori. A história é boa, mas a primeira ainda consegue ser superior.

Enfim, recomendo!!