O que você está enfrentando

O que você está enfrentando Sigrid Nunez

Resenhas - O que você está enfrentando

jubtsouza 06/06/2022

Muitas camadas
É definitivamente um livro que precisa ser relido. A autora divide a história em três partes e todas elas são cheias de nuances. Além disso, é repleto de referências literárias. O final é inesperado. Quero reler no futuro para ver como compreensão de que tive dele agora muda.

Helena Guerra Vicente 26/02/2022

Todo mundo está enfrentando uma batalha
Tendo como pano de fundo a visita de uma mulher (da qual não se sabe o nome) a uma amiga com câncer terminal, Nunez vai costurando outras histórias envolvendo perrengues em geral, numa vaibe ?seja gentil, pois todo mundo que você conhece está travando uma batalha?. Sigrid Nunez é professora universitária de escrita criativa e vencedora de prêmios literários, como o National Book Award (2018). Seu nome reflete as suas origens: a autora, norte-americana, nascida em 1951, é filha de mãe alemã e pai sino-panamenho. A ilustração da capa é da Talita Hoffmann. Editora Instante, 2021.

romulorocha 12/11/2023

O que você está enfrentando, de Sigrid Nunez
Gênero: Romance
País: Estados Unidos
Ano: 2021 / 176 páginas
Editora: Instante

?O que você está enfrentando? Quando Simone Weil disse que ser capaz de fazer essa pergunta era o real significado de amor ao próximo, ela
escrevia em francês, seu idioma nativo. E em francês a grande questão soa bem diferente: Quel est ton tourment?

Como você este parágrafo do livro resume bem, O que você está enfrentando? Conta a história de uma mulher, a protagonista da trama, que se propõe fazer esta pergunta de forma honesta consigo e com os entes mais próximos, principalmente com sua melhor amiga que acaba de receber a notícia de um câncer fatal. Com um olhar e ouvidos atentos, esta personagem irá mergulhar e nos levar juntos para este mergulho na profundidade das existências que lhe cercam.
Seja palestrante desesperançoso sobre o cenário climático ou sua anfitriã em um hostel, com a personagem aprendemos que as pessoas enfrentam muito mais do que as palavras que saem de suas bocas.

Este romance me tocou de um jeito inesperado. A autora tem uma escrita muito kafkaniana sobre a realidade das coisas, mas ao mesmo tempo, é sensível ao que lhe rodeia. Este livro me fez enxergar o pessimismo com outros olhares. Outra coisa que me chamou bastante atenção foi a temática do suicídio e eutanásia abordadas no livro. Achei brilhante e corajosa a forma como a autora trouxe esta temática para discussão.

Recomendo demais a leitura. Este livro foi uma surpresa boa em 2023.

Para O que você está enfrentando, 10/10.

#resenhasdoromulo
#literaturaestadunidense
#oquevoceestaenfrentando
#sigridnunez

@limakarla 09/05/2022

Confesso que essa leitura demorou um pouco para engatar, mas depois fui ficando apenas mais e mais apaixonada. Foi uma aventura muito gostosa acompanhar a narradora e a sua amiga, o quanto a morte esteve sempre tão perto e enxergar o que somos capazes de fazer quando precisamos aceitar que o nosso fim está tão próximo. A morte se fez presente o livro inteiro.

sara320 12/12/2022

um amontoado de realidade
o que você está enfrentando é um livro que vai expandir seus pontos de vista. é demasiadamente real, e possui uma riqueza de pensamentos que dificilmente podemos encontrar em outras obras - tudo é muito bem desenvolvido, ambientado e pensado, e ao o lermos isso fica claro. todos têm seus tormentos, suas histórias e deveriam se perguntar o que os outros estão, diariamente, enfrentando.

Kayque 27/01/2023

Não sei oq dizer.
Embora tenha sido um livro bom, tenha me feito refletir sobre muitas coisas e quase me feito chorar (oq seria mico visto q eu tava na autoescolaksjsksjs), não acho que vá se manter mt na minha cabeça.
Mas, qual o sentido da vida?

Carla Verçoza 05/06/2022

A plenitude do amor ao próximo é simplesmente ser capaz de perguntar: "O que você está enfrentando?". Simone Weil
Eu simplesmente adoro a escrita da Sigrid Nunez. Assim como no livro anterior, "O Amigo", Sigrid escreve de forma simples, mas muito inteligente e bem construída. É o tipo de livro que não dá vontade de parar a leitura.
"É um paradoxo do qual me dei conta, disse ela. Sei que estou morrendo, mas, quando fico aqui pensando, sobretudo à noite, muitas vezes é como se eu tivesse todo o tempo do mundo."

Em "O que você está enfrentando", a protagonista está lidando com amiga que tem um câncer fatal. Ao mesmo tempo aproveita apresenta outras personagens, aproveitando para refletir sobre como todos sempre estamos passando por algo. A empatia é algo muito presente aqui.

"Você quer perdoar tudo, disse minha amiga, e deve perdoar tudo. Mas descobre que não pode perdoar algumas coisas, nem mesmo quando sabe que está morrendo. E então aquilo se torna uma ferida aberta, disse ela: a incapacidade de perdoar."

O livro trata sobre temas difíceis como morte, suicídio, meio ambiente, amizade, empatia. Já no início há uma palestra realista e incômoda de um ex-namorado sobre como estamos caminhando para o fim, pelas mudanças climáticas, fazendo um paralelo sobre esse caminho para a morte que escolhemos como humanidade, com a situação da amiga que também está próxima da morte por causa do câncer.
A autora escreve como em um fluxo, com diversas referências literárias, o que eu adoro.

"Memória. Precisamos de outra palavra para descrever a maneira como vemos os eventos passados que ainda estão vivos em nós, pensou Graham Greene. De acordo. De acordo também com Kafka. E, ao mesmo tempo, com Camus: O sentido literal da vida é tudo aquilo que você faz que o impeça de se matar."
"Qual você acha que é o sentido da sua vida? “A família.” “O amor.” “Fazer a coisa certa.” “Ser uma boa pessoa.” “Manter-se positivo e seguir seu sonho.” O sentido da vida é que ela termina. Claro que só um escritor poderia ter respondido isso. Claro que esse escritor só poderia ter sido Kafka."

A sensibilidade e verdade com que a Sigrid escreve sobre o câncer é reconfortante, longe de todo romantismo piegas que existe quase sempre quando se trata desse assunto. Recomendo muito e espero que mais coisas dela sejam lançadas por aqui.

"É assim que ocorre com as pessoas, ela me diz agora. Não importa o que aconteça, elas querem que você continue lutando. É assim que fomos ensinados a ver o câncer: uma luta entre o paciente e a doença. Ou seja, entre o bem e o mal. Existe uma maneira certa e uma maneira errada de agir. Um jeito forte e um jeito fraco. O caminho do guerreiro e o caminho do desistente. Se você sobreviver, é um herói. Se você perder, bem, talvez não tenha lutado o suficiente."

"A única maneira como as pessoas parecem capazes de lidar com essa doença, diz, é fazendo dela uma jornada de herói. Sobreviventes são heróis, a menos que sejam crianças; nesse caso, são super-heróis; e até mesmo médicos, só dedicados a fazer a [*****] do seu trabalho, estão tomando medidas heroicas. Mas por que o câncer deve ser algum tipo de teste de coragem de uma pessoa?"

"Não há quase nada que alguém tenha me falado que não fosse alguma banalidade ou clichê."

"Quando Bachmann, que desde cedo era reconhecida por sua poesia, passou a publicar contos, eles foram rejeitados pelos críticos como sendo Frauengeschichten, histórias sobre assuntos banais e insignificantes, preocupações femininas de possível interesse apenas para outras mulheres. (A própria Bachmann inicialmente imaginou o livro como uma espécie de homenagem às mulheres de sua Áustria natal.) Mais ou menos na mesma época em que a coletânea de Bachmann foi publicada, Elizabeth Hardwick, em um romance em andamento, escreveu: Você conhece uma mulher feliz?"

""Três caminhos para o lago", conto de Bachman (...), publicada em 1972, um ano antes de ela morrer em decorrência das queimaduras sofridas em um incêndio. Cinco contos. Cinco mulheres, cada uma delas padecendo de alguma forma de perturbação emocional, cada uma delas se sentindo aprisionada, isolada, ansiosa e confusa em relação ao seu lugar na sociedade patriarcal e lutando por uma linguagem que expresse o que está enfrentando. George Balanchine disse: Se você puser um grupo de homens no palco, terá um grupo de homens, mas, se puser um grupo de mulheres, terá o mundo inteiro. Se você puser um grupo de mulheres em um livro, terá “ficção feminina”. E ele será ignorado por quase todos os leitores do sexo masculino, bem como por não poucas leitoras."

"Como a afirmação de Angela Carter de que, enquanto atrás de cada grande homem há uma mulher dedicada à grandeza dele, atrás de cada grande mulher está um homem dedicado a derrubá-la."

Fabio.Nunes 02/05/2023

Nem ruim nem bom, muito pelo contrário
O que você está enfrentando - Sigrid Nunez
Editora: Instante, 2021

Um romance narrado em primeira pessoa em que a protagonista, no fluxo principal da estória, se vê diante de um pedido incomum de uma amiga com câncer terminal: acompanhá-la nos últimos momentos da vida, antes de ela tomar o medicamento que realizaria sua eutanásia.
O livro começa bem, mas depois vai perdendo um pouco o viço, com a autora fragmentando demais a narrativa e não chegando a lugar algum.
A escrita, apesar de fluida, não foi tão clara.
Mas ainda assim é um livro interessante de ser lido.

carlineeeee 11/03/2023

Não sei...
Acho que o final foi meio blé, esperava uma coisa mais fechadinha, mas isso foi expectativa minha e que não tem nada a ver com o livro. apesar disso, gostei muito do tema principal da história.

Alassë 22/03/2023

A reflexão sobre a vida
A partir da personagem jornalista e sua amiga em estado terminal, a escritora Sigrid Nunez nos propõe uma trajetória bastante reflexiva sobre escolhas, sentimentos e modos de encarar o projeto "chamado vida". Com referências literárias e jornalística, a narrativa consegue nos prender sobre o desenrolar de um paciente terminal e a sua visão limítrofe do mundo neste momento, ao mesmo tempo que nos colocar em confronto com a nossa própria perspectiva sobre o viver; isto é, o que estamos enfrentado a cada dia, hora, segundo e, por assim dizer, vivendo.

@buenos_livros 15/11/2021

O Que Você Está Enfrentando? - Sigrid Nunez
?Era a vida, isso sim. A vida continua, apesar de tudo. A vida complicada. A vida injusta. A vida com a qual devemos lidar. Com a qual eu devo lidar. Pois, se eu não fizer isso, quem fará??
. O Que Você Está Enfrentando? (2020)
. Sigrid Nunez ??
. Tradução: Carla Fortino
. Romance | 175p.
. @editorainstante
. Através da história de duas amigas, onde uma deles está com câncer terminal e pede a outra que a auxilie não eutanásia, a autora traz reflexões sobre morte, completude, hipocrisia e companheirismo. Uma leitura que pode

Maria4043 17/05/2022

Bem-aventurados os que choram
Um livro muito inteligente para ser entendido de cara. Pelo menos por mim.

Esse é o tipo de história que cruza com outras. O tipo de história onde os diálogos se perdem, e a gente não sabe quem é quem. Uma frase que poderia ser tanto dita por tal personagem, quanto pelo outro. Não seria tudo um só? A vida não seria apenas isso para todos? Batalhas são para serem enfrentadas, porém, há como ganhar alguma?
Talvez, lá na frente, eu lembre desse livro e entenda sua verdadeira essência. Por agora, só sinto um vazio existencial.
Dizem que esses livros são os melhores...

Toninha 23/06/2022

Esse livro é extremamente tocante e traz muitas reflexões sobre a vida. É uma leitura que prende muito, e mesmo tratando de temas super densos, consegue ser ?leve?, trazendo uma sensação de desabafo entre amigos. Muito bom.

Paulo Ricardo 20/07/2022

O que você está enfrentando?
Ficamos tão focados na nossa própria dor, na nossa própria história, que, muitas vezes, esquecemos que as outras pessoas também têm suas lutas, sua história. Neste livro, a narradora vai nos contar as histórias das pessoas, nos mostrar que todo mundo pode ter uma história interessante, mesmo que seja apenas um gato de rua que foi adotado. Há uma história central, mas várias outras serão contadas junto a ela, já que, na vida real, todas as histórias estão acontecendo ao mesmo tempo. Um livro bem interessante. Toca em algumas questões existências e trata sobre a dificuldade de lidar com a doença e a morte. Recomendo bastante a leitura.

Saulo51 15/03/2024

Muito interessante
Livro muito bom e rápido. A partir de sua vivência a autora traz pontos e reflexões interessantes principalmente vindas da convivência com sua amiga que tem câncer.