O que você está enfrentando

O que você está enfrentando Sigrid Nunez

Resenhas - O que você está enfrentando

Saulo51 15/03/2024

Muito interessante
Livro muito bom e rápido. A partir de sua vivência a autora traz pontos e reflexões interessantes principalmente vindas da convivência com sua amiga que tem câncer.

Marcela115 09/02/2024

Foi especial ler esse livro enquanto visitava algumas cachoeiras em Friburgo. A leitura aborda muitos temas, mas principalmente um que me interessa bastante que é a eutanásia e o direito de escolha de uma paciente que já sabe que vai morrer mas gostaria de escolher como e quando.

romulorocha 12/11/2023

O que você está enfrentando, de Sigrid Nunez
Gênero: Romance
País: Estados Unidos
Ano: 2021 / 176 páginas
Editora: Instante

?O que você está enfrentando? Quando Simone Weil disse que ser capaz de fazer essa pergunta era o real significado de amor ao próximo, ela
escrevia em francês, seu idioma nativo. E em francês a grande questão soa bem diferente: Quel est ton tourment?

Como você este parágrafo do livro resume bem, O que você está enfrentando? Conta a história de uma mulher, a protagonista da trama, que se propõe fazer esta pergunta de forma honesta consigo e com os entes mais próximos, principalmente com sua melhor amiga que acaba de receber a notícia de um câncer fatal. Com um olhar e ouvidos atentos, esta personagem irá mergulhar e nos levar juntos para este mergulho na profundidade das existências que lhe cercam.
Seja palestrante desesperançoso sobre o cenário climático ou sua anfitriã em um hostel, com a personagem aprendemos que as pessoas enfrentam muito mais do que as palavras que saem de suas bocas.

Este romance me tocou de um jeito inesperado. A autora tem uma escrita muito kafkaniana sobre a realidade das coisas, mas ao mesmo tempo, é sensível ao que lhe rodeia. Este livro me fez enxergar o pessimismo com outros olhares. Outra coisa que me chamou bastante atenção foi a temática do suicídio e eutanásia abordadas no livro. Achei brilhante e corajosa a forma como a autora trouxe esta temática para discussão.

Recomendo demais a leitura. Este livro foi uma surpresa boa em 2023.

Para O que você está enfrentando, 10/10.

#resenhasdoromulo
#literaturaestadunidense
#oquevoceestaenfrentando
#sigridnunez

Camila1856 24/08/2023

Não funcionou para mim
Primeiro achei a capa linda, adorei a estética, as cores.

Já em relação a leitura, não me cativou nem me aproximou das personagens. Tinha a impressão de que estava distante, longe. Eu tive a impressão, enquanto lia, que estava desorganizado a narrativa, mas a proposta é exatamente ir contando fatos da vida, lembranças, vivências, mas para aqueles que como eu curtem a coisa toda estruturada, talvez não curtam tanto. Eu não achei um livro ruim, só a execução dele e eu não funcionou.

O livro mescla temáticas envolvendo lembranças, devaneios, histórias de terceiros, além da finitude inerente da vida.

O momento em que ela conversa com o gato foi o ápice do livro pra mim! ? Se o livro foi incrível na sua experiência, que ótimo! ?

Fabio.Nunes 02/05/2023

Nem ruim nem bom, muito pelo contrário
O que você está enfrentando - Sigrid Nunez
Editora: Instante, 2021

Um romance narrado em primeira pessoa em que a protagonista, no fluxo principal da estória, se vê diante de um pedido incomum de uma amiga com câncer terminal: acompanhá-la nos últimos momentos da vida, antes de ela tomar o medicamento que realizaria sua eutanásia.
O livro começa bem, mas depois vai perdendo um pouco o viço, com a autora fragmentando demais a narrativa e não chegando a lugar algum.
A escrita, apesar de fluida, não foi tão clara.
Mas ainda assim é um livro interessante de ser lido.

arlete.augusto.1 01/04/2023

Honesto e surpreendente
Já havia lido O Amigo, da autora, e esperava uma leitura leve. No primeiro terço do livro, achei uma história legal, inclinada a dar 3 estrelas, mas estava totalmente enganada. A história te envolve, te questiona, te força a pensar sobre verdades que preferimos não ver, te leva a refletir sobre o sentido da vida, da amizade, da morte. Um livro profundamente honesto, que talvez choque algumas pessoas, mas escrito com muita sensibilidade. Algumas passagens eu reli diversas vezes, meu exemplar está todo marcado e terminei querendo voltar ao início, agora que sabia o caminho à frente. Muitas vezes me emocionei às lágrimas e o final me arrepiou até a alma. Honesto e corajoso e compassivo e amoroso.

Alassë 22/03/2023

A reflexão sobre a vida
A partir da personagem jornalista e sua amiga em estado terminal, a escritora Sigrid Nunez nos propõe uma trajetória bastante reflexiva sobre escolhas, sentimentos e modos de encarar o projeto "chamado vida". Com referências literárias e jornalística, a narrativa consegue nos prender sobre o desenrolar de um paciente terminal e a sua visão limítrofe do mundo neste momento, ao mesmo tempo que nos colocar em confronto com a nossa própria perspectiva sobre o viver; isto é, o que estamos enfrentado a cada dia, hora, segundo e, por assim dizer, vivendo.

carlineeeee 11/03/2023

Não sei...
Acho que o final foi meio blé, esperava uma coisa mais fechadinha, mas isso foi expectativa minha e que não tem nada a ver com o livro. apesar disso, gostei muito do tema principal da história.

Kayque 27/01/2023

Não sei oq dizer.
Embora tenha sido um livro bom, tenha me feito refletir sobre muitas coisas e quase me feito chorar (oq seria mico visto q eu tava na autoescolaksjsksjs), não acho que vá se manter mt na minha cabeça.
Mas, qual o sentido da vida?

Luriam 15/01/2023

Reflexões
O livro é bem interessante, faz você refletir sobre muitas coisas. Citações legais, mas não foi um livro ÓTIMO, foi bom. Começou bem, mas não terminou tão bem.

sara320 12/12/2022

um amontoado de realidade
o que você está enfrentando é um livro que vai expandir seus pontos de vista. é demasiadamente real, e possui uma riqueza de pensamentos que dificilmente podemos encontrar em outras obras - tudo é muito bem desenvolvido, ambientado e pensado, e ao o lermos isso fica claro. todos têm seus tormentos, suas histórias e deveriam se perguntar o que os outros estão, diariamente, enfrentando.

Mari 22/10/2022

"O sentido da vida é que ela termina"
A narradora relata a sua jornada acompanhando os últimos dias de uma amiga com câncer terminal. Tem a missão de fazer companhia para a amiga em seu processo de morte. Em meio a história principal, relata outras situações difíceis que todos enfrentamos pq, no fim, todos estamos enfrentando algo (e muitas vezes temos sofrimentos em comum). Para quem viveu na pele a experiência de acompanhar o processo de morte de alguém com câncer, pode ser um livro tenso. Mas acho que isso depende de como nós encaramos esse momento.

Tiago.Ropke 09/08/2022

Bem fácil de ler, cheio de histórias pra pensar na vida. Interessante que ela vai contando a história e no meio disso se lembra de outras histórias e conta também.

Millena198 03/08/2022

Finitude
Uma amiga vai visitar a outra no hospital. Câncer terminal (ou fatal, como ela prefere chamar. Incurável. Inoperável). A partir daí, uma série de relatos vão sendo costurados, todos geram reflexões sobre a finitude, das coisas, do mundo, das relações e de nós mesmos.