Contra a realidade

Contra a realidade Natalia Pasternak...

Resenhas - Contra a realidade

Sah 20/01/2023

Parece uma revista
Relatos pessoais.
Não era o que eu esperava, porém mesmo assim o livro é interessante e está recheado de informações interessantes.

Relatos sobre momentos marcados de negacionismo, como o da vacina, tabaco, efeito estufa e afins. E suas possíveis causas subjetivas.

O livro não me trouxe um entendimento muito grande a respeito do assunto e nem poderia, apenas trouxe algumas informações curtas e isoladas. E também os capítulos são constituídos de pequenos -Muito pequenos na verdade, até demais- parágrafos e cada parágrafo conta um aspecto diferente a respeito daquela parte. Achei a escrita bem preguiçosa e a leitura também.

Apesar disto o livro é bom, não como estudo, apenas como uma bela revista de curiosidades e absurdos a respeito do assunto.
Além do mais, essa crítica só existe por causa da visão que eu tinha a respeito do livro antes de iniciar a leitura.

Laís 11/07/2022

Uma luta contra o negacionismo
Livro excelente pra quem quer entender o processo histórico que resultou em certos movimentos negacionistas. Os autores apresentam os principais argumentos negacionistas e logo em seguida apresentam argumentos bem fundamentados na ciência que derrubam tais falácias. Vale a pena a leitura!
Gabriela3319 18/07/2022minha estante
Eu tinha começado a ler mas abandonei!

Paulo 06/02/2022

5/5
Recomendo para quem quiser se aprofundar sobre Negacionismo em alguns assuntos específicos como: Holocausto, Teoria da evolução, Terra plana, Alimentos Transgênicos, Aquecimento global, tabaco e câncer.
CLEUSA 08/05/2022minha estante
Para mim, o assunto mais espinhoso desta obra foi: Alimentos Transgênicos. Percebi que sabia muito pouco sobre o assunto e que preciso informar-me mais. Vou ter que pesquisar mais, pois claramente, carrego comigo, um vasto terreno de ignorância sobre o assunto que levou-me ao preconceitos contra estes alimentos. Bora saber mais!!!

GuidoBR 21/11/2021

Excelente livro sobre negacionismo cientifico. Fala sobre movimentos anti-vacina, terra plana, "não existe aquecimento global", criacionismo, e termina com um relato pessoal e triste sobre o negacionismo do holocausto. Livro muito importante para os tempos que vivemos, só peca por não ter as fontes e referências.

Ricardo 06/10/2021

Uma boa porta de entrada para entender o negacionismo
Considero uma pessoa com boas noções do que é ciência. Desde novo o que me importava era ser convencido logicamente, depois, apareceu a importância da relação do que se pensa com o que de fato acontece. Dessa forma, essa obra não trouxe muita novidade, mas ajudou a organizar ideias, boa parte já estava na cabeça, agora só faltava organizar.
Pretendo fazer releituras com finalidade de facilitar a comunicação com outras pessoas, porque ciência É DIFÍCIL, complexa, exige erros e acertos, ou seja, vai muito contra aquela exigências de certezas que nossas sociedades cobram, "não demonstre dúvida, isso é para os fracos!" e isso nos leva a diversos erros, erros graves!
Tudo isso é necessário, comunicar o que de fato acontece pelo bem da própria pele! Além de que, a ciência também é maravilhosa, quantos de nós não estamos perdendo a oportunidade de encontrar o que de fato queremos fazer por puro desconhecimento sobre as ciências.
Resumindo: recomendo. Faltou bibliografia, mas creio que foi em parte por questões de orçamentos ou de convite a uma leitura menos densa e mais reflexiva.
CLEUSA 08/05/2022minha estante
Muito boa sua resenha. Senti-me da mesma forma, pois tinha conhecimento dos dados e fatos narrados, mas precisava organizá-los sistematicamente. Ciência é difícil porque não dá respostas fáceis e, ainda, bem. né. Comodidade e facilidade não traz progresso ou evolução. Mais Ciência. Menos Negacionismo.