O beco das ilusões perdidas

O beco das ilusões perdidas William Lindsay Gresham

Resenhas - O BECO DAS ILUSÕES PERDIDAS

1 | 2 | 3 | 4

Sam.sam2010 11/05/2024

Saí pulando, não tiro o mérito que o livro é legalzinho as vezes, mas foi uma humilhação aos meus olhos!!!!

Marcelo 12/02/2024

Surpreendente!!!
A história me surpreendeu muito. A leitura fluiu bem e o ritmo da narrativa é empolgante. Você termina um capítulo e já quer começar o próximo para ver o desenrolar da trama e o destino dos personagens. Recomendo a leitura.

Juliane.Teixeixa 24/01/2024

Não sei quem terminar esse livro mais doido/confuso eu, Carlisle ou William!! A história é muito boa, mas eu achei um pouco confusa na forma como foi escrita.

Não era o livro para mim. Tem uma reflexão incrível, porém não demarca muito quando acaba uma linha de raciocínio e vai para outra (eu me perco muito com isso, ainda mais por causa do meu tdah), se não fosse isso, eu teria apreciado mais a leitura.

Senti que ficou um pouco arrastado depois da página 200 até chegar nas 260.

Marina Fernandes 05/01/2024

Cheio de altos e baixos
Me interessei por esse livro por conta do filme do Guillermo Del Toro, faz um tempo que assisti ao filme mas tenho quase certeza que prefiro o filme ao livro.

Apesar do livro ter momentos intrigantes em que prenderam a minha atenção, também não via a hora de terminar de ler.

Amo o universo circense, mas ao mesmo tempo tem muitas partes que não se encaixam e que me deixaram um pouco confusa e até entediada.

No geral eu consegui gostar do livro e achei uma leitura interessante.

Yasmin.Valim 26/12/2023

A humanidade não é nada mais é do que um ciclo
Livros com ar bizarros e questionadores da profundidade humano sempre me atraem, se tiver suspense ou terror, isso apenas aumenta a curiosidade.

É uma leitura angustiante e as vezes até confusa pelo tanto de informações, o que não atrapalhou minha leitura, mas dificultou. É interessante ver a ascensão e a queda do Stan, assim como os demais personagens precisam lidar com a vida e seus problemas.
O desenvolvimento é alucinante, tudo podia acontecer e todos os limites são ultrapassados nesse livro.

Todos os personagens possuem histórias bem criadas e fascinantes, o próprio protagonista é um vilão, um golpista que deseja dinheiro e reconhecimento, motivado pela dor e traumas que vamos conhecendo no decorrer na trama.

Eu passei mal lendo o desenvolvimento do plot, não sabia mais o que era real ou se o cara era louco mesmo, se teve um romance ou não. Se o objetivo do autor era fazer a gente duvidar até se os personagens secundários eram reais, ele conseguiu.

Apesar disso, consegui aproveitar bem a experiência do livro e estou ansiosa pra ver o filme.

Bel 19/12/2023

Beco das Ilusões Perdidas
O título desse livro não é uma tradução literal do inglês (que se traduzido ao pé da letra seria ?Beco do Pesadelo?), mas é de uma acurácia com a trama e o desenrolar da vida da personagem principal que eu prefiro da adaptação em português. Soa tão poético.
O livro acompanha Stanton Carlisle em sua história cíclica que vai de auxiliar no circo, a adivinho, a pastor e médium, retornando, então, para onde a história começou, no circo. O mistério e o desconhecido são parte fundamental dessa narrativa, que traz cartas de tarot, horóscopo, mediunidade, mundo espiritual, truques e trambiques de uma forma envolvente.
O livro é um pouco confuso em alguns momentos, enrola um pouco mais onde poderia ser breve, mas de forma geral é fascinante, em especial, pela ambientação.
A adaptação do Del Toro foi o que me ganhou primeiro e segue sendo a preferida. Detesto dizer que a adaptação ganhou da obra original.
O autor foi muito ousado na narrativa para a época, mas em alguns momentos eu esperava outro desfecho, um mais cru, talvez. Gosto das referências históricas e culturais.
De forma geral foi uma leitura que se arrastou um tempo. Eu não sentia saudade dele, mas sempre que eu pegava para ler, lia muito.

let.warnette 01/12/2023

"É um manicômio. E os mais lunáticos estão no topo."
Esse livro como um todo é uma obra de arte, funciona perfeitamente, só ficou com 3,5 estrelas pq ele tem algumas partes muito confusas e principalmente da matade até o final é muito maçante.
mas cara, esse final foi GENIAL?? quero reler ele já sabendo do final, pq acho que vai ficar melhor ainda.
não quero fazer resenha com spoiler, mas o último diálogo tá me deixando maluca como pode AKSKZIAJSJS

Mariana 16/11/2023

Sem palavras
Quando comecei a ler esse livro, achei que leitura dele seria meio arrastada. Em partes estava certa, mas fico feliz de ter continuado. Ao longo a psiquê do Stan vai se desintegrando de uma forma que te prenda a leitura. E o que dizer desse final...

dxtrash 06/11/2023

Karma
Iniciei o livro muito empolgada com a história, embora o final fosse previsível para mim. Gostei da maneira como a narrativa se iniciou, da apresentação e desenvolvimento dos personagens, e da profundidade de suas personalidades e histórias.
Quando o foco passa a ser apenas a vida do personagem principal, a história foi perdendo um pouco do meu interesse, mas continuei e não me arrependo.
Apesar da narrativa ser um tanto cansativa em diversas partes, o plot twist foi algo que me encantou e me deixou muito surpresa.
Gostei da maneira como o personagem principal é trabalhado, sendo basicamente o vilão da própria história, não apenas um pobre coitado ou um herói.
Não recomendaria a história para qualquer um, pois acredito ser uma narrativa muito mais psicológica e, portanto, cansativa, mas foi uma história que me agradou.

Jeferson.Alcantara 20/10/2023

Bom Noir
é um romance noir que conta a história de um homem chamado Stan Carlisle, que se envolve no mundo sombrio e perturbador do ilusionismo, manipulação e charlatanismo. O livro explora temas de engano, desespero e o preço das ilusões, enquanto Carlisle luta para encontrar sentido em um mundo repleto de mentiras e trapaças. É uma narrativa sombria e psicologicamente intensa.

Rafa 30/07/2023

Uma história sobre ambição e sucesso a qualquer custo, ambientada a partir de um circo de variedades e permeada de elementos do tarot e da psicologia. Ao término da leitura, entendo a obra como uma reflexão "indigesta" sobre a vida e a morte (e tudo que acontece entre esses dois eventos). Indigesta por abordar algumas verdades inevitáveis, mas que sempre tratamos (ou tentamos tratar) de forma blasée. M Ao acompanharmos os altos e baixos de Stan Carlisle temos a surpresa (paradoxal? agridoce?) de entender que "o beco das ilusões perdidas" nada mais é do que a própria vida.
AndrAa58 20/08/2023minha estante
Despertou minha curiosidade. Deu vontade de ler

JohnnyCamilo 26/07/2023

Um clássico interessante, mas o filme é melhor!!!
O beco das Ilusões perdidas é um bom livro, isso não há como negar. Porém escorrega em algumas coisas que Del Toro corrige e melhora em seu filme. O início é promissor, com uma narrativa fragmentada pelo ponto de vista de vários personagens do freakshow. Mas infelizmente logo o autor abandona esse estilo e adota uma narrativa tradicional, focada em Stan e Molly. No livro o arco de ascenção e queda do grande Stanton parece mais cru. Grindle não é um antagonista tão ameaçador quanto no filme, parecendo mais um velho rico e meio bobo do que a imagem poderosa, sombria e perigosa do filme. Aliás, no último arco, a ameaça parece vir bem mais da sensação de perseguição presente na cabeça de Stan do que necessariamente da ação dos outros personagens contra ele.
Enfim, deixando as comparações de lado e focando apenas no livro em si, a escrita do autor é boa. Em poucos momentos algumas falas ou descrições quebram um pouco o ritmo da narrativa, mas nada que seja muito recorrente. A divisão dos capítulos na forma das arcanas maiores do tarô é interessante, pois se encaixa perfeitamente com o que está acontecendo com os personagens.
Resumindo, vale a leitura, não é um livro longo e a histórioa prende a atenção até o final, mesmo que já tenha visto o filme.

1 | 2 | 3 | 4