SER HUMANO - MANUAL DO USUÁRIO

SER HUMANO - MANUAL DO USUÁRIO André Rabelo

Resenhas - SER HUMANO - MANUAL DO USUÁRIO

bookcaseofmari 16/05/2024

Parece uma conversa.
O ritmo do livro e a forma que foi escrito parece que é uma daquelas conversas interessantes que surgem do nada. Eu gostei bastante, traz algumas informações legais e explica tudo de forma bem simples, achei isso muito bacana. Também envolve a referência a vários filmes, isso dá um "tchan" pra leitura. Várias dicas de convivência, para melhores relações e interações, mas também para uma relação com si mesmo, como se cuidar e etc. Eu gostei.

Gleison Marques 08/04/2024

Uma viagem pelo mundo da mente humana e da psicologia
Eu amo o canal do André Rabelo e quando soube do livro, fiquei empolgado para ler e aprender um pouco mais sobre todas as coisas que assisto no canal.

O livro trata da nossa espécie, da evolução até os mais sutis e complexos reflexos do rosto, quando mentimos. Traz em seu escopo, várias dicas sobre as mais diversas situações da vida de todos e todas nós.

Amei aprender um pouco mais sobre essa ciência que tanto amo, a psicologia, principalmente nas palavras de alguém tão habilidoso e didático quando o André. Espero poder reler no futuro e com certeza pôr em prática as dicas que marquei no decorrer do livro.
cris 08/04/2024minha estante
?? meu amor

Gleison Marques 09/04/2024minha estante

Carla.Parreira 03/03/2024

Ser Humano - Manual do Usuário: as Origens, Os Desejos e o Sentido da Existência Humana (André Rabelo). Melhores trechos: "...De maneira geral, quando as pessoas estão satisfeitas com as suas relações, elas costumam se sentir mais felizes, mais saudáveis e ficam com a saúde mental mais bem protegida contra possíveis ameaças. No entanto, quando o assunto é relacionamento, é claro que nem tudo se resume a passarinhos cantando, duendes se abraçando e unicórnios vomitando arco-íris em um rio de marshmallow... Existem mesmo pessoas que podem estar vivendo em uma situação muito mais vulnerável do que o seu amigo, mas não é com base nisso que medimos ou planejamos que emoções vamos sentir, não é mesmo? Mesmo porque não há como planejar ou escolher quais emoções sentir. Sempre é legítimo vivenciar as emoções que sentimos, independentemente da nossa classe social. Todo sofrimento é ruim, incapacitante e indesejável. Todo sofrimento grave gera a motivação de nos livrarmos desse sofrimento, não importa o que esteja acontecendo à nossa volta... Comunicação empática se traduz em falas que podem instigar a pessoa a refletir sobre a resolução de seu problema, em paráfrases que a incentive a se expressar em maiores detalhes e em sínteses do ouvinte para verificar se o entendimento está correto. Tudo isso demonstra que quem ouve está atento à pessoa e que podem fazê-la se sentir compreendida por alguém, algo que costuma trazer um alívio para quem constantemente ouve dos outros que há algo de errado com ela. Uma conversa guiada pela empatia vai envolver uma troca espontânea de compreensão entre as partes, cujo objetivo principal deve ser o de oferecer apoio, não de tentar resolver o problema da pessoa por ela... É perfeitamente possível que as pessoas pensem que a realização de múltiplas tarefas seja próspera, mas, na verdade, a eficiência é bem menor em cada uma delas, se fossem feitas uma de cada vez. E de fato isso é o que exatamente costuma acontecer com a maioria das pessoas... A intuição dá conta de coisas mais simples, previsíveis, concretas e familiares, mas qualquer complicação a mais já pode pifá-la. Se quiser ver como isso é verdade agora, é simples: me diga rapidamente o primeiro número que vem na sua cabeça quando eu lhe peço para calcular quanto dá 338 × 273. Agora faça essa conta com calma e me diga: o número que a sua intuição lhe trouxe estava correto? Suspeito que não. Já se eu lhe pedir para calcular 2 × 2, a resposta correta vem quase automaticamente à sua consciência... Muitas pessoas veem a intuição como se fosse uma parte mais mística da nossa mente e dá para entender por que elas sentem isso. A nossa própria consciência a respeito da intuição é limitada e realmente parece misterioso o modo como ela chega até nós de forma muitas vezes sutil, repentina e ambígua. Quando você acaba de conhecer alguém e tem a intuição de que aquela pessoa pode não ser muito legal, de onde vem esse pensamento? Por que você está pensando isso da pessoa sem conhecê-la? A resposta para ambas as perguntas é que provavelmente a sua intuição está realizando uma predição sobre o seu ambiente, com base na sua percepção e na sua memória. Essas predições da intuição facilitam que nos adaptemos mais rapidamente às circunstâncias que nos cercam enquanto gastamos o mínimo de energia necessário... Pensar de forma positiva quando todas as probabilidades estão a seu favor desde o começo pode realmente passar a impressão de que o seu pensamento está fazendo alguma diferença, mas talvez já houvesse uma grande chance de que várias coisas positivas acontecessem independentemente do que estivesse mentalizando... Os pensamentos negativos não devem servir para a imobilizar as pessoas de agir, nem as tornar fatalistas, mas ignorá-los todas as vezes pode ser um erro também. Muitas pessoas tentam suprimir pensamentos negativos assim que eles surgem, e acabam caindo em uma cilada cognitiva. O que ocorre é que, ao tentar reprimir um pensamento, alguém pode acabar ativando mais ainda esse pensamento. Esse é o efeito irônico de uma tentativa de supressão do pensamento. Se ao tentar suprimir um pensamento, a pessoa acabar pensando mais ainda nele e ficar irritada, ela pode tentar reprimir mais e ativar mais ainda o pensamento... Desse modo, pessoas mais humildes conseguem perceber de forma mais realista as próprias limitações, têm a mente mais abertas a novas ideias, costumam tratar os outros com mais respeito e são mais capazes de buscar a conciliação depois de uma situação conflituosa. A maioria das pessoas – inclusive eu e provavelmente você – tende a gostar mais das pessoas que consideram ser humildes do que das arrogantes ou orgulhosas. Isso pode ocorrer porque, na prática, a humildade sinaliza para os outros que a pessoa é mais acessível, amigável e confiável. Quem é mais humilde, além de ser mais cobiçado no mundo das amizades, tende a ser mais saudável fisicamente, mentalmente e a se sentir mais satisfeito com a própria vida. O jeito mais leve de interagir com os outros acaba funcionando como uma proteção contra o estresse, visto que pessoas menos humildes podem ter mais dificuldades de reconhecer os erros, lidar com as críticas, ideias diferentes ou encerrar os conflitos com os outros..."

Ny 26/06/2023

Ser humano
Eu enrolei tanto para ler esse livro, não porque ele seja ruim. Acredito que é uma leitura bem fluida em alguns capítulos(OK, na maioria deles), mas em muitos momentos eu simplesmente não conseguia continuar. O autor escreve bem, e sim, passa informações importantes e necessárias. Aproveito para ressaltar que o livro oferece dicas ótimas para se desenvolver em muitos aspectos. Além disso, uma coisa que quero muito ressaltar é a linguagem despojado que o livro apresenta, além dos títulos criativos de cada capítulo, gostei muito disso.

Lua 05/02/2023

O livro é consideravelmente bom, é bem estruturado.
Tive descobertas boas com o livro, porém, a maior parte eu já sabia. Por conta disso a minha experiência não foi tão boa.

Lavínia 07/11/2022

Ser Humano - Manual do Usuário
Simplesmente incrível! Um livro muito útil que nos ajuda a entender de onde viemos, como somos, e porque somos da maneira que somos. Gostei muito da forma como o autor construiu a apresentação de fatos no livro, e do modo mais leve e coloquial que se expressou. Terminei esse livro me entendendo melhor, e como meu corpo e mente funcionam. Amei como ele terminou o livro com uma frase espetacular de Carl Sagan, "nós somos uma maneira do Cosmos conhecer a si mesmo". Foi uma excelente leitura, recomendo muito!

Drei 23/06/2022

É um livro muito bom
Tem muitas curiosidades aqui que me fazem querer me debruçar ainda mais na psicologia. Acredito que terei que lê-lo outras vezes ao longo da minha vida, porque ao contrário de um livro de autoajuda, aqui vejo umas dicas bem bacanas e que, pasmem, TEM COMPROVAÇÃO CIENTÍFICA (junto com as referências lá no final do livro). Recomendo muito mesmo

Alessandra 17/06/2022

Bom, rápido, leitura fluida
Para quem se interessa pela área de psicologia é um ótimo livro. Extremamente objetivo, claro, termos que qualquer leigo consegue entender e esclarece uma série de dúvidas que qualquer ser humano tem sobre a nossa existência.

Mila 06/06/2022

Superou as expectativas
Foi uma experiência muito boa, é um livro com uma linguagem bastante acessível, também aborda de forma simples e resumida sobre o ser humano; acho interessante principalmente para pessoas que são leigas sobre psicologia, é um conteúdo bem didático e divertido.

Regina 23/05/2022

PARA ENTENDER OS OUTROS (E SE ENTENDER) MELHOR! Todo ser humano sentirá alguma dificuldade para se entender ou conviver consigo e com as outras pessoas em algum momento da vida. André Rabelo, mestre e doutor em Psicologia, explora, neste livro, a mente e o comportamento humano, a partir da origem da nossa espécie, dos seus desejos mais profundos, das suas capacidades psicológicas e do sentido da existência humana. Quando e como surgiram os seres humanos? O que nos diferencia dos outros seres vivos? Qual é o sentido da vida? Qual é a importância dos relacionamentos? O que apocalipses zumbis, escândalos de corrupção e religiões podem nos ensinar sobre como nossa mente funciona? É possível ser realmente feliz?

Luiz 06/05/2022

Livro muito bom e de simples leitura
Livro muito bom e de simples leitura, onde é passado muitas informações que vão ajudar a todos que leem ele na sua jornada pela vida!

Felipe.Camargo 15/04/2022

47º Livro do ano: Ser humano, manual do usuário
Escrito pelo psicólogo e criador do canal ?Minuto Psíquico?, o livro tem como objetivo levar ao público leigo uma pequena amostragem da psicologia em sua abordagem mais biológica. Dos livros que li sobre introdução à psicologia, foi o que mais alinhou-se com a abordagem que mais me identifico. Muito interessante e é uma boa dica para quem quiser conhecer um pouco mais sobre a temática, inclusive utilizarei em minhas aulas.

Rhuan34 07/02/2022

Para entender os outros (e se entender) melhor!
Acompanho o canal do Doutor André Rabelo desde que me interessei por psicologia em 2017. Pude viver para ver ele lançar seu primeiro livro que é este que acabo de ler. A escrita é maravilhosa, didática e bem humorada! Do jeito que quem acompanha o canal Minutos Psíquicos conhece. Muita coisa sobre comportamentos que não sabemos o porquê de existirem, modos de pensar, modos de falar e de melhorar a vida são ensinadas nesse livro. Sem dúvidas saí uma outra pessoa após a leitura e consegui me entender melhor. Com o automonitoramento e a prática da humildade o ser humano vai longe! Recomendo a todos que se interessem pela área e que queiram entender os outros e a si mesmo.
deboraspontes 07/02/2022minha estante
Esse vai pra minha lista viu!!

Jonas.Marques 09/01/2022

O manual de mente humana
Um livro incrível! Meus parabéns ao Daniel do canal Minutos Psíquicos por escrever um primeiro livro tão bom assim sobre psicologia. O conteúdo é muito rico, interessante e necessário! Poderia facilmente ser chamado também de manual da sensatez hahaha, pois apresenta inúmeras lições e comportamentos que, se todos tivessem conhecimento, tornariam o mundo um lugar muito melhor. Também nos ajuda a entender como nós funcionamos, quem somos e por que somos do jeito que somos. Cada tópico discutido no livro me manteve preso na leitura, me ensinou coisas novas ou explicou melhor algo que eu já sabia. E isso foi feito de maneira super fluída e descontraída (e em poucas páginas!), o que tornou a leitura leve e longe de se tornar maçante! É incrível como ele conseguiu iniciar um assunto, desenvolver de forma majestosa, e dar uma conclusão em cada capítulo, sempre os conectando, transformando o livro em uma obra realmente uniforme, que transmite uma mensagem que encaixa perfeitamente com o título e subtítulo.

No entanto, necessita de uma nova revisão urgentemente, pois me deparei não com um ou dois, mas com vários errinhos durante todo o texto, só por isso não ganhou 5 estrelas, mas certamente vale se sair uma edição corrigida. Parei de contar depois do décimo. Estruturas confusas em algumas frases; palavras a mais ou a menos em outras; erros de concordância de plural e singular... Esses erros são super normais, é por isso que existe a etapa de revisão por outras pessoas. Mas achei estranho a revisão deixar passar tantos erros assim. Espero que saia uma segunda edição depois de uma boa revisão, pois agora quero recomendar esse livro para todos que eu conheço hahaha!

Fora esses errinhos, o livro fisicamente também é maravilhoso. A diagramação do texto, o papel do miolo e da capa, a expessura da página e a ilustração da capa ficaram perfeitos. A escrita é ótima, o que ajudou a passar o conteúdo da forma mais assertiva possível.