Drácula (Clássicos da literatura mundial)

Drácula (Clássicos da literatura mundial) Bram Stoker

Resenhas -

Teste de leitura 10/02/2024

Bom demais
Gostei de mais da obra, caramba a narrativa bem costurada com as informações que são meio que jogadas no texto (as notícias dos jornais).

Esperava que no final eles fossem capturar o Dracula, mas estava esperando por mais perrengues e sangue hahahhahaha mas acabou não rolando. O final é bom mas não surpreende.

Teste de leitura 10/02/2024

Muito bacana

Lucas Ferreira 10/02/2024

Ele fica uma leitura meio que sem avanços no início porque são vários relatos e informações de jornais, mas que no final tudo se encaixa.

O final também foi bem bacana, eu já esperava que eles conseguiriam encontrar o Drácula, mas o meio é estratégias foram muito bem pensadas.

Gilcimar 20/03/2023

Um clássico do terror
Após um começo morno, impossível não se envolver numa trama de fácil leitura, direta e com muito mistério.
Apesar da repulsa Inicial, confesso que termino este livro totalmente surpreso com a belíssima história tratada.
Recomendo demais essa leitura.

Ivan 16/04/2022

Conde Drácula
Bram Stoker nasceu em Clontarf, Irlanda, no dia 8 de novembro de 1847. Ao longo de sua carreira publicou diversos livros e levou sete anos para concluir Drácula. Quando o romance foi lançado em 1897, recebeu boas críticas, mas o grande reconhecimento só veio após sua morte, aos 65 anos.

A obra atemporal de Bram Stoker narra, por meio de fragmentos de cartas, diários e notícias de jornal, a história de humanos lutando para sobreviver às investidas do vampiro Drácula. E tem uma fundamentação histórica, baseada em Vlad, o Empalador.

O grupo formado por Jonathan Harker, Mina Harker, Dr. Van Helsing e Dr. Seward tenta impedir que a criatura se alimente de sangue humano na Londres da época vitoriana, no final do século XIX.

As trevas são sua companhia e os lobos atendem a seu chamado. Sem reflexos no espelho, dono de uma palidez incomum, é alimentado pelo sangue humano. Seus caninos, protuberantes e afiados, deixam marcas nas vítimas que o nutrem e essa troca pode trazer a morte, ou pior, transformá-las em um semelhante. Este é o conde Drácula, temido e misterioso senhor de muitas posses lá na Transilvânia, na Romênia. Quem ainda não ouviu falar dele?

Drácula é uma obra de terror atemporal, embora estritamente ligada ao seu tempo. As características e costumes da sociedade inglesa da época ditaram o desenvolvimento da história. Na obra de Stoker, o terror é sutil e envolve os personagens em seu íntimo.
Drácula é uma ameaça que a qualquer momento pode atacar, principalmente se baixarmos a guarda. Assim, a narrativa constrói um terror com base no medo sentido pelos personagens. Cabe a eles viver o drama e unir forças para enfrentar as forças desconhecidas.

No fundo, Drácula trata sobre um embate de forças tão velho quanto o próprio mundo. Temos o bem, representado por ótimos personagens e ancorado em toda uma tradição cristã-religiosa; e o mal, encarnado pelo conde e seus ajudantes. A religião, aliás, é uma das bases que sustenta a narrativa, se fazendo presente em boa parte dos relatos. A fé é uma das armas que une os amigos em torno do projeto para derrotar Drácula.

A leitura de Drácula é um mergulho na Londres do século XIX. Os relatos dos diários de cada personagem, que vão se sucedendo e construindo a narrativa, dão velocidade e trazem diferentes pontos de vista. O desfecho é simples, rápido e até direto demais.
Muito bom o livro, vale a leitura.

André 07/04/2022

Que livro ...
Além de ser o romance que inventou o vampiro moderno é uma viagem deliciosa à cultura e ao estilo de vida do século XIX.
Prende do início ao fim e deixa um gostinho de quero mais.