Elementais

Elementais Michael McDowell

Resenhas - Elementais

1 | 2 | 3 | 4 | 5

@vcdisselivros 23/06/2022

"Ela sabia que havia algo inumano na terceira casa"
O COMEÇO

Após o enterro da matriarca da família, Dauphin Savage e a família da esposa, os McCray, viajam para o Sul dos EUA, a fim de passar uma temporada no terreno de veraneio que compartilham em Beldame.

As três casas vitorianas são idênticas, mas uma delas é a mais peculiar. Bloqueada por insidiosas dunas de areia, a terceira casa está vazia há anos, ou ao menos parece estar...

RELAÇÃO CONTURBADA

Não pude deixar de estranhar a relação entre dois membros da família McCray. Luker e India são pai e filha, a mãe da garota foi embora de casa e por isso a base da relação é construída
com o pai.

No entanto, ao invés de dar o exemplo, ele não vê problema em oferecer drinks para a menina, que está por volta dos 14 anos, nem se preocupa em ocultar as partes íntimas quando anda perto dela.

A verdade é que muitas vezes India age como se fosse a mais velha, enquanto Luker leva uma vida mais boêmia, com bebidas e drogas.

Por mais que o autor estivesse tentando desconstruir um comportamento beato referente a criação dada na época, a sensação que fica é a de que a coisa passou do tom, dificultando a noção/compreensão diante de tais acontecimentos.

POR FIM

Considerando o enigma da terceira casa e o sobrenatural em si, fica evidente que Elementais está à frente de seu tempo. Ainda que tenha sido publicado pela primeira vez em 1981, o autor Michael Mcdowell, não segue à risca a receita de casas assombradas, proporcionando ao leitor um frescor sobre a temática.

Mesmo isso sendo considerado algo bom, essa diferenciação pode desanimar aqueles que estão acostumados com histórias de casas assombradas, como Amytville e Hell House.

Como fã do gênero, a observação final é que Elementais tem sua importância, ao passo que não impressiona, já que muitas questões sobre o enigma são deixadas para a imaginação e o desenvolvimento dos personagens em aberto.

Uma questão mais pessoal foi o fato de que não consegui sentir medo, ou o famigerado frio na barriga, em relação ao que foi mostrado. Ele até tem sua cota de seres bizarros, mas não impressiona. Contudo, se olhar além, é possível aproveitar e se encontrar em outras questões, como luto, perda, relações familiares e mais...
Monica 09/01/2023minha estante
Concordo totalmente. Acabei de ler o livro. Prende a atenção, gera curiosidade mas a explicação super vaga sobre os Elementais, o que era aquele bebê que não era de areia e trapos, sendo outra espécia de criatura, porque essas entidades eram ligadas à terceira casa, a incoerencia das atitudes dos personagem... Todas essas questões mal explicadas deixaram o livro aquém do esperado.

c a r o l 13/05/2023

Seja dia ou seja noite, ninguém estará seguro.
Já tem alguns dias que li "Elementais" e esse livro não sai da minha cabeça! Saudades do que a gente viveu, hein? Dos medinhos que me deu e dos pesadelos que me causou ?? Enfim.

A atmosfera gótica de "Elementais" é impecável, o sobrenatural é diferente de tudo o que já vi. Me surpreendi por ter gostado de não ter uma explicação concreta para o inexplicável. O drama familiar e a interação dos personagens é bom demais de acompanhar. O horror é peculiar, lento e cheio de camadas. Seja dia ou seja noite, ninguém estará seguro. Seria incrível ver esse livro sendo adaptado pelo mesmo criador de "A Maldição da Residência Hill". Esse é o meu mais novo sonho hahah

A Darkside arrasou no designer dessa edição. Deu pra ver que cada detalhe foi minimamente pensado. Foi lindo ver tudo fazendo sentido durante a leitura.

A única coisa que manchou a minha experiência foi o preconceito e o racismo na obra. Foi algo tão desnecessário que fica a impressão de que eram pensamentos do autor, pois nada daquilo agregou para história ou personagens.

Cinara... 14/03/2023

A Duna devora tudo... E eu devorei o livro...
"Espírito vive no inferno, declarou Odessa. "Espírito que vive no inferno não sente calor. É espírito que vive no inferno que causa o calor, isso sim. Não sente, filhota?, sussurrou, maneando a cabeça na direção da terceira casa."

Eu já não gostava do calor, agora gosto menos ainda... Aí que medo.
Quão difícil foi andar pela casa depois que comecei ler esse livro, aí socorro!!! Aqui o terror é de forma bem sútil, chega bem devagar, quando você menos percebe está se protegendo com o cobetor e escondendo os pés do "perigo".
Adorei a forma lenta que se desenvolve a história. Pra mim quanto mais lento, mais assustador fica e me assutar com livros não é algo fácil de fazer.
Quero ler mais livros do autor.

Eliete 23/09/2022

Uma ótima leitura
Eu escrevi uma resenha enorme falando como o livro é viciante, como os personagens são bem feitos e como a trama foge do padrão e em como a situação da Família já estava caótica antes mesmo de terem que lidar com os Elementais... Infelizmente o skoob sumiu com a resenha então vou dizer que recomendo demais! A leitura é rápida e não decepciona, tem inúmeras questões trabalhadas no livro que valem a leitura e o terror é bem diferente.

Rittes 31/10/2022

Mais drama do que susto
Livro difícil de terminar. Não que seja ruim, mas dentro do gênero, não chega a ser bom o suficiente. Até a página 200, o nível de terror é zero. Muito mais focado em dramas e traumas, o terror parece ser até uma metáfora em meio a bizarrices que não se explicam muito bem. Não há dúvida que é diferente, mas pode irritar quem espera os arrepios anunciados pela Darkside que, aliás, pisou na bola com muitos cochilos na revisão. Se tiver tempo sobrando, arrisque-se.

Gu Vaz 17/07/2022

Uma história de casa mal-assombrada que foge do lugar-comum ao apresentar uma atmosfera vibrante e letárgica, personagens com sotaque carregado muito curiosos, elementos sobrenaturais surpreendentes e um senso de imprevisibilidade que atinge seu clímax ao fim do livro. O autor conseguiu construir um lugar que exala tensão apesar do clima tranquilo e aconchegante de Beldame.

Juju 16/11/2021

Uma grande reflexão sobre a morte
Após a morte da amarga matriarca da família Savage poucos indivíduos se reúnem em uma igreja para velar seu corpo e vale ressaltar que o funeral é para lá de bizarro e permeado por esquisitices enigmáticas, mas é ali naquele ambiente que seremos apresentados aos personagens principais que compõem essa trama: o ricaço Dauphin e sua esposa meio mosca-morta Leigh; Big Barbara McCray, alcoólatra; Luker - o inconveniente falastrão metido a pegador - e sua perspicaz filha India de apenas 13 anos; e Odessa Red, a empregada fiel e sábia. Juntos eles partem para Beldame a fim de desfrutar de um período sabático indeterminado cujo objetivo principal revolve em experienciar e aprender a lidar com o luto, bem como com o processo da morte em si, ainda que o façam de uma forma pouco consciente. Beldame é uma cidadezinha pitoresca e abandonada composta por três casarões vitorianos e imponentes, dois deles podem ser habitados normalmente, o terceiro, no entanto, é temido e evitado a todo custo estando quase que completamente encoberto por dunas de areia espessas e reluzentes. Ao passo que a terceira casa como é chamada desperta curiosidade na pequena India, a mesma também a apavora, porém geniosa e determinada ela está disposta a compreender melhor a origem de tal medo e por certo enfrentá-lo como tudo mais em sua vida. Com o auxílio de Odessa que parece conhecer muito mais sobre a história dos Savage e pressentir as criaturas que dominam a casa, ambas lutam para tentar manter os demais integrantes da disfuncional família a salvo e distantes do que quer que sejam os Elementais: um mal antigo, desconhecido e poderoso que perdura há gerações, cuja forma não pode ser determinada e o objetivo muito menos. Mas uma coisa é certa: eles nutrem um apreço por sangue e morte.

Tudo bem, o que você sabe sobre histórias de terror e casas mal-assombradas? Pensou? Uma coisa meio Amityville ou Invocação do Mal, talvez? Beleza, agora esquece, deleta e apaga. Nada do que faz parte das habituais "histórias de terror" ou "histórias sobre espíritos" faz sentido aqui, visto que o autor busca mesmo é subverter todas as noções que a gente tem sobre o assunto, quebrar aquele paradigma já conhecido e repetitivo, e isso acontece em 1981, olha só! Não sei nem dizer se essa é mesmo uma história de terror já que o foco aqui não é o medo e sim uma espécie de reflexão sobre o luto e a morte como processos naturais e palpáveis, fenômenos que fazem parte do que é viver. É isso aí mesmo. Os Elementais como fica bastante claro na obra não chegam a ser algo material ou sequer são seres sobrenaturais, eles apenas são, independentemente de quem ou do quê se interponha em seu caminho. Em suma são uma sábia metáfora sobre os elementos que não podem ser controlados, domados ou explicados em nossas vidas, aos quais estamos sujeitos o tempo todo e em qualquer lugar, afinal mudanças não são de certa forma assustadoras? Sim, mas também podem não ser, dependendo de quem e de que forma as percebe. Em suma esta é uma obra extremamente cativante, inteligente e perspicaz construída com esmero e que tem como principal objetivo envolver o leitor, sim, mas também induzi-lo a pensar e reconsiderar, analisar mais atentamente algumas coisas das quais nos esquecemos em nosso dia a dia, o famoso lembrete amigo.

Michael McDowell é um excelente escritor/roteirista que merece ser mais reconhecido por suas obras. Ao final do livro a Darkside incluiu uma análise realizada por um de seus editores acerca de quem foi este homem, quais suas contribuições para o terror e o legado que deixou incluindo filmes que amamos como "Beetlejuice: Os fantasmas se divertem" e o "O Estranho Mundo de Jack". Amigo de Stephen King e sua esposa Tabitha ele se destaca como uma personalidade importante que se dedicou a escrever compulsivamente e quase sem pausa produzindo grandes livros que eram vendidos a preço de banana em seus dias de glória. Além de tudo se configura como um membro da comunidade LGBTQIA+, tendo falecido em decorrência das complicações da AIDS, ainda uma doença fatal na época. Se uma coisa é fato é que precisamos de mais obras de Michael McDowell no Brasil, visto que até então só possuímos uma de suas mais importantes "Elementais". Não é todo mundo que vai gostar e compreender, visto que para começar como eu já disse acima: "não sei bem se é mesmo uma história de terror".
Esse livro faz parte do novo selo da editora Darkside intitulado Dark House, criado durante o Halloween de 2021, e que por sua vez se dedica às histórias sobre casas mal assombradas que valem muito a pena serem exploradas :)

Alexia180 30/11/2023

Casa assombrada
Ainda não tenho uma opinião exata, preciso pensar mais sobre ele.
Esse não é o tipo de livro de terror que dá medo, apesar de falar sobre casa assombrada da mais foco para a deturpação da instituição da família.

Giovanna 11/01/2023

Fraco
os savage e a família amiga são donas das casas de Beldame, que é descrito muitas vezes como o paraíso na terra, e o lugar perfeito para passar as férias, que mesmo sem nada de especial pra fazer o tédio nunca vence.

a história começa com o enterro da Marian Savage, e logo depois de algumas paginas, que pra mim foram bem entediantes, o filho dela, Dauphin junto com a esposa, cunhado, sogra, sobrinha e a empregada da família foram passar as férias na casa de veraneio que tinham, onde Marian Savage morreu.

Obviamente não nego a importância do livro para gênero de casas assombradas, ele deve ter sido muito inovador para época, mas eu apenas achei maçante. Na sinopse é prometido um romance absolutamente perturbador que provoca calafrios, o que eu recebi, pelo contrário são vários traumas familiares, pais imbecis e diversas decisões idiotas.

Luker, o cunhado de Dauphin, tem uma filha, India, e acredito que as cenas em que ela participava foram as que mais me irritaram, além do fato do pai dela oferecer bebida pra ela e agir como se ela fosse uma amiga íntima ao invés de sua filha de 13 anos, india também desrespeita suas ordens o tempo todo e toma as piores decisões dos livros.

O final ficou vago, as coisas ficaram em aberto. Odessa, a empregada ia para Beldame há trinta anos, porque naquele dia os elementais decidiram se rebelar? Eles mataram aquelas pessoas que morreram "afogadas" ou não? O que significa " as mães savage devoram os filhos?" no final fiquei com uma série de dúvidas

O livro não foi de tudo ruim, afinal eu dei três estrelas, teve algumas cenas onde ele me deixou animada, como a explicação do porque a faca no coração dos Savage defuntos, A tentativa de por fogo em Beldame e o conflito da India com a mãe. Além de que os capítulo finais foram até divertidos se comparado com todo o livro.

O meu ponto final é que eu não senti medo, o livro parece mais um suspense do que um terror. Novamente, não nego que o livro deva ter a sua importância, mas me prometeram calafrios, e no final recebi um drama familiar entediante

Gabriela.Waldelm 10/10/2023

Clássico típico
A história é boa e o desenvolvimento dos personagens e de suas personalidades é muito interessante
Porém achei o desenvolvimento da história muuito enrolado e no final do livro fiquei com várias dúvidas sobre eventos que não foram explicados
Achei todos os eventos sobrenaturais mal explicados e no final ficou meio pra a nossa imaginação tentar dar uma explicação
De forma geral é um livro com uma história interessante e com muito mistério
Mas eu pessoalmente não gosto de terminar um livro em aberto e tentar imaginar a explicação

Nando Borges 10/03/2022

Fraco
Um livro que tudo demora pra acontecer, e quando acontece não tem um nível mínimo de terror pra ser considerado do gênero. Ótimo pra ter na coleção das três casas mal assombradas da darkside, mas péssimo como entretenimento.
Bruna Araujo 21/03/2022minha estante
Nossa, exatamente. Estou achando muito enfadonho. Empaquei na página 200 há semanas e não dá vontade de voltar!

Sumotinho 05/09/2022

Muito bom!
Só queria que tivesse mais? acho que o final foi meio brusco, podia ter mais coisa pra deixar o leitor feliz (ou não ?).

?Nossas certezas escorrem como areia pelas mãos??

Thaís Almeida 18/06/2022

Graças a Darkise temos esse livro mais uma vez traduzido em terras brasileiras... O autor consegue nos prender logo no início da leitura con um funeral exótico! Dali pra frente vamos conhecendo um pouco da família Savage e seus entes. Temos de tudo, família disfuncional, preconceito enraizado, misticismo, coisas bizarras acontecendo e um final que me deixou triste não por ser ruim, mas sim por alguns acontecimentos tristes... leitura super válida para amantes do horror :D

Dai Solyom 29/10/2023

Um calor que suga tudo ao redor
Eu não conhecia o autor, e fiquei encantada em conhecer sua história. Um verdadeiro mestre do horror, pena que pouco divulgado mundialmente.

Clássico das casas mal assombradas, enredo completo e personagens cativantes.

A forma de escrita é excelente, os diálogos são maravilhosos.

Eu senti as ondas de calor, a fadiga constante e a areia na pele.

Divaldo 04/08/2022

Bem-vindo a Beldame
McDowell me conquistou já com as primeiras páginas sobre o funeral da matriarca da família Savage. Após o funeral de Marian Savage, o filho mais novo (Dauphin Savage) decide tirar um período de férias em Beldame, um lugar que vira uma ilha de acordo com as marés. Em Beldame existem três mansões vitorianas, construídas por um ancestral de Dauphin no século XIX. Uma das casas ainda pertence aos Savage, outra é dos McCrays – amigos e parentes dos Savages, já que Leigh McCray é casada com Dauphin . A última casa é dos Savages, mas está desocupada porque foi tomada por uma duna: parte dos seus cômodos estão cheios de areia.
O terror vai se desenrolar nessa situação: sol, mar, areia. Fugindo completamente do clichê da noite tempestuosa, um dos momentos mais assustadores do livro acontecem em um dia absurdamente quente. E McDowell é tão bom, mas tão bom na ambientação que te transfere para Beldame.

1 | 2 | 3 | 4 | 5