Adultos

Adultos Marian Keyes

Resenhas - Adultos

Tina 20/05/2023

Superficial
Depois da decepção com a leitura de "Dando um tempo" (avaliei com 2,5 estrelas), fiquei esperançosa de que o próximo lançamento da Marian fosse melhor. Infelizmente, a leitura de "Adultos" não foi divertida e prazerosa como todas as leituras da Marian sempre foram para mim (pelo menos antes de "Dando um tempo"). Aqui, temos uma família enorme, cheia de agregados, genros, cunhados, meios-irmãos, maridos e mulheres, filhos, primos...uma árvore genealógica e tanto para uma única história, que muitas vezes chegamos a nos perder. O enredo não me prendeu, e nada foi construído com profundidade. Capítulos curtos, diálogos rasos e situações descabidas. A mim, pareceu tudo muito superficial. Foi uma leitura ok para ir lendo as poucos e passar o tempo, mas não fiquei curiosa para saber o que aconteceria no final, e muito menos esperei por alguma grande revelação. A autora até tentou desenvolver temas delicados como distúrbios alimentares e pobreza menstrual, mas não colou. Simplesmente concluí a leitura para poder dar minhas considerações com justiça e fazer valer o preço que paguei pelo livro (que não foi barato). Sei que há um novo lançamento da Marian envolvendo Rachel, uma das irmãs Walsh, mas que ainda não chegou ao Brasil. O livro "Férias", protagonizado por Rachel, foi um dos meus preferidos, e eu espero realmente que a sua continuação seja divertida, e passe bem longe da superficialidade de "Adultos".

Capitu.Jamaittes 19/05/2023

Achei muito interessante a mudança na escrita da Marian Keyes. Gostei bastante também de como a nossa percepção dos personagens vai mudando no decorrer da história, a maioria deles eu comecei amando e terminei odiando ou comecei odiando e terminei amando.
Queria que a autora tivesse desenvolvido mais a parte dos exilados e a parte onde a Cara não consegue mentir e jogo a merda no ventilador.

Brilliant0 14/05/2023

A escrita de Marian Keyes mudou, mas será que nosso olhar leitor não mudou também?
Sou leitor de Marian Keyes desde 2006, quando comecei a ler seus livros, conforme meu salário permitia.
Li "Melancia", "Férias", "Casório?!" etc, cada qual com temas muito próprios: abuso de substâncias, divórcio, luto, e ler "Adultos" com idade 30+, me fez notar o quanto levamos dentro de nós tudo que nos torna adultos de fato: amontoados de vivências boas e/ou traumáticas.
Confesso que demorei pra finalizar a leitura, diferente dos outros livros de Marian, que sempre devorei. Nada sobre a lentidão deste processo tem a ver com alguma baixa na qualidade de escrita: sempre no ponto. Tem a ver com a realidade adulta diferente da de adolescente, mas a influência maior no ritmo de leitura foi o medo de encarar, a cada página, tantas realidades que podem ser (e algumas são) parecidas com as minhas. Encarar temas de gente grande sendo uma demanda coragem.
Vejo alguns leitores dizendo que a escrita de Marian mudou muito depois de sua depressão, mas será que nosso olhar leitor não mudou também?
Quando paro pra pensar nas problemáticas vividas por Lucy Sullivan em "Casório?!", meu favorito da autora, ainda vejo muitas delas em "Adultos", porém de outra perspectiva: "Casório?!" tem sérios problemas com falas gordofóbicas, mas o mundo é gordofóbico até hoje. Cara, uma personagem de "Adultos" é reflexo dessa sociedade, e sofre com o transtorno alimentar da bulimia. Se a narração de "Casório?!" fosse do ponto de vista de quem sofria com a gordofobia, será que não teríamos ali uma protagonista bulímica também?
Os pontos altos de "Adultos" são os personagens: dolorosamente reais. Além de Cara, Jessie e Nell - as mulheres cheias de nuances que os romances de Marian têm -, encontrei o personagem masculino que mais gostei em suas obras: Ferdia. Mas pra não dar um super spoiler nem de "Adultos", nem de "Casório?!", vou deixar assim: o Juh adolescente que torcia para o boêmio Gus, paixão de Lucy, ser quem a levaria ao altar, se tornou adulto, que torceria para alguém como Ferd - e que a avisaria para que fosse mais gentil consigo e com as pessoas ao seu redor.

Resenha por Juh Brilliant, autor dos livros "O Menino das Meias" e "BRILHANTE?!" 🧦✨

site: https://www.instagram.com/juh_brilliant/

LirielDias 13/05/2023

Adultos é aquele livro sem histórias fantásticas, ou irreais. Pelo contrário, são totalmente possíveis.
O livro gira em torno do casamento e vida de 3 irmãos, basicamente. Suas respectivas esposas também têm um papel importante aqui.
São 700 páginas de muitas narrativas diferentes, tudo em 3° pessoa.
É incrível como você começa o livro achando que a Jessie é narcisista e má, e depois descobre que ela só é uma pessoa com baixa autoestima tentando se mostrar perfeita.
Ed e Cara, foi um casal que mexeu muito comigo. O jeito que eles se respeitaram e se amaram... nossa! Apesar de todo o drama causado pela bulimia, eu pude sentir o que era amor de verdade vendo eles ali.
No geral, foi uma boa leitura, apesar de lenta, mas são personagens bem trabalhados e fáceis de se apegar.

Monica351 13/05/2023

Adultos
Pequenas ações podem desencadear fortes emoções que na verdade são resultados de sentimentos a muito tempo reprimidos...
E de repente o equilíbrio, tão duramente, construído é quebrado.
O tempo pode ou não curar feridas.
Apesar das tensões, momentos conflitantes os seres humanos seguem seu curso.
A vida é mesmo uma caixinha de surpresas...

Barbara743 11/05/2023

Me surpreendeu muito
Confesso que os primeiros capítulos não haviam me prendido muito, eu me senti perdida sobre o rumo do livro e aonde a autoa queria chegar. Mas ela descreve sensações e os personagens são tão reais que me apaguei 100% por toda família. As mulheres são o ponto forte do livro cada uma com sua personalidade, medos e inseguranças super bem descritas, eu to até agora imersa naquele mundo tentando captar tudo que eu acabei de ler. Genial a forma que autora foi aos poucos nos monstrando as camadas dos personagens, juro. Que livro incrível!

Nati 04/05/2023

Adultos, novo romance de Marian Keys, conta a história dos Casey: Uma família perfeita (só que não). Eles sabem bem como manter as aparências, mas quando um acidente acontece e todos os segredos da família são revelados, finalmente chega a hora de encarar a verdade.

Paty.Moreira 02/05/2023

Não sei bem o que dizer
Acho que não compreendi muito bem o livro. Porque pra mim ,não tem uma história aqui,começo,meio,fim,não.
Temos fatos,acontecimentos numa família de 3 irmãos e suas esposas,filhos e enteados.
É um livro sobre Contidiano, não posso dizer que foi engraçado,leve porque não foi.
Temos aqui bulimia, temos problemas com se aceitar, temos machismo. Temos álcool em excesso. Tem umas coisas aqui que me deixaram pasma.
Problemas com consumismo. Temos drogas aqui não de uma forma problemática não, tipo olha é legal,é da hora é pra relaxar.
Eu não gostei. Mas pretendo reler pra ver o que difato o livro que apresentar. Porque eu não vi um assunto específico pra ser abordado e tratado. Mas só fatos. Olha fulano é assim,siclano é daquele jeito.
E é isso.

Nana 28/04/2023

Me envolveu do começo ao fim.
Mesmo já acostumada com os livros da Marian Keyes e seus vários personagens, quando dei de cara com o início fiquei um pouco confusa com a quantia de nomes e parentescos, mas Marian é Marian e a escrita perfeita dela não me deixou confusa por mais do que algumas páginas.

Rapidamente me apeguei aos personagens, tão reais quanto nós, com problemas como os de qualquer um, mostrando que a vida é o que acontece no meio desse conjunto de aleatoriedades em que vivemos.

São abordados muitos temas delicados, alguns com mais profundidade do que outros, mas que são ótimos para nos fazer refletir.

Esse livro me acompanhou durante uma semana e eu amei cada segundo dele.

anniehatchie 27/04/2023

Sobre família, aparências, sentimentos e a vida. Muito bom como cada personagem tem sua personalidade e é interessante ver todos juntos com seus defeitos, qualidades, traumas e esperanças assim como a realidade.

doselunar 24/04/2023

Comecei achando bobo, acabei com depressão.
"? Um dia, quando tiver, tipo, quarenta e sete anos e tiver vivido várias outras experiências, talvez se lembre vagamente disso. Mesma coisa comigo. A lembrança vai ser feliz. Mas pequena. Como pedrinhas preciosas bem brilhantes no mosaico de nossas vidas. É isso que somos um pro outro."

Lica 24/04/2023

Um romance diferente, comovente. 3 histórias diferentes, mas que se entrelaçam o tempo inteiro. Histórias que acontecem sempre na vida real, abordadas de forma delicada. Adorei.

Luísa Toresan 14/04/2023

Muitos gatilhos de distúrbio alimentar (bulimia)
Comecei a ler esse livro sem saber muita coisa sobre ele. Ele possui uma árvore genealógica no início e me assustei um pouco, mas logo já fui entendendo quem era quem e ao passar do livro fica muito claro isso.

Ultimamente, vinha pensando muito sobre como eu estava me comportando como leitora. Parecia que estava lendo pelo prazer de finalizar um livro e não pelo prazer de lê-lo. Este livro me lembrou como é bom apreciar cada página e cada capítulo. Não que seja um livro lento. Ele tem mais de 600 páginas e cada vez que lia um pouco já conseguia ler uns 10%. O que quero dizer é que o livro te envolve e você sente que conhece as personagens profundamente, como se estivesse em uma mesa de conversa com eles e não quisesse ir embora nunca. Apreciei os momentos em família e me senti criando memórias junto com eles.

O livro também é muito palpável, no sentido de parecer que você estava assistindo o que estava acontecendo e não só lendo e imaginando na sua cabeça. Quando parava de ler, tinha a sensação de que tinha acabado de assistir a um episódio de uma série.

O final foi feliz e me deu um quentinho no coração em saber que tudo se resolveu. Durante o livro, queria chacoalhar alguns personagens em específico, mas no final dá pra perceber como estão diferentes do começo do livro.

Recomendo demais o livro, mas só muito cuidado, porque já no começo ele tem muitas descrições de bulimia, e isso percorre todo o livro.