Conversas entre amigos

Conversas entre amigos Sally Rooney

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Luana.Neves 08/08/2023

Não é incrível mas é ótimo
Eu tenho um fraco por histórias de pessoas normais que são chatas irritantes e erram e acertam e vivem situações e tem conversas normais

me intriga demais como a sally rooney é capaz de escrever histórias interessantíssimas onde nada extraordinário acontece e os personagens em sua maioria são bem sem sal

isso sem falar na escrita acessível e fluida
estarei lendo qualquer coisa que essa mulher lançar

barbbessa 07/03/2022

Amargo
Quanta gente blasé, para dizer o mínimo. Meio complicado de se conectar com as personagens, mas não por conta de um conceito ético-moral, mas devido às personalidades mais rasas do que um pires, incapazes de nos causar simpatia, bem diferente de Pessoas Normais nesse aspecto. Acredito, também, que possuía expectativas distintas do desenrolar da trama, sobretudo em torno da relação de Melissa e Bobbi e como isso impactava Frances e Nick, além dos quatro em si. Parece-me, aliás, uma abordagem mais interessante do que a tomada, mesmo que eu também tenha curtido os caminhos que foram trilhados em partes. No mais, espero que a adaptação televisiva faça jus à carnalidade da obra, mas sobretudo sobressaia sua frieza.

auroras 20/08/2022

Conversas entre amigos.
"Em momentos de crise, todos precisamos decidir várias e várias vezes quem amamos."
- Frank O'Hara

Frances é uma estudante de nível universitário de vinte e um anos que vive em Dublin. A jovem é uma escritora e apresenta suas peças de poesia em público com Bobbi, sua melhor amiga e ex-namorada. Uma notável fotógrafa e ensaísta chamada Melissa as conhece durante uma apresentação e se aproxima de ambas para propor uma matéria em uma renomada revista, Frances e Bobbi aceitam com entusiasmo. Bobbi se encanta por Melissa e Frances se aproxima de Nick, marido da Melissa e um ator não bem-sucedido, a relação entre os quatro se torna cada vez mais complexa.

Vamos lá...
Achei o livro muito entediante por ser completamente parado, parece que nada acontece, nem os personagens conseguem te cativar tanto para dar aquela empolgada, mas a Frances e o Nick conseguiram despertar a minha atenção e interesse em alguns momentos. O que me prendeu nesse livro foi a escrita, nossa, é algo tão inteligente, tão bem escrito que me tirava o fôlego e eu pensava "quando eu crescer quero escrever tão bem assim". Palmas à Sally Rooney por sua escrita tão inteligente. O fato de eu não ter gostado tanto do livro não é por conta da questão do relacionamento aberto, poliamor e etc, longe disso, o problema foi que senti tudo muito raso, parece que faltou algo, porém, esse livro contribuiu para a minha compreensão e conhecimento, foi um grande ganho de repertório. Recomendo o livro para todos que se sentirem curiosos para conhecer essa história, mas não esperem muito dela.

rooneyverso 05/02/2022

sally pague minha terapia!!!
eu nao sei escrever resenha, e não é sobre esse livro q vou conseguir escrever uma. o livro é muito bom, mas causa raiva e desconforto em diversos momentos. e o final AAAAAAA tô mto confusa sério A SALLY ME DEIXOU LOUCA COM ESSE FINAL TÔ AQUI OLHANDO PRO TETO SEM SABER OQ FAZER (provavelmente vou apagar isso depois é 2:30 da madrugada e eu tô surtando

Sabrina758 19/06/2022

Não sei nem por onde começar, mas vamos lá. Narrado pela Frances, esse livro vai orbitar a relação conturbada entre ela, a melhor amiga e ex-namorada, Bobbi, e um casal de amigos mais velhos, ricos e que vivem uma certa crise no casamento. Aparentemente comum nos livros da Rooney, ela fala de jovens adultos que tem uma relação complicada consigo e com os outros, com seus corpos e costumam ter atitudes e pensamentos autodestrutivos.
Bem, diferente do que se espera, toda a construção de personagens e a história em si, é enfadonha e tensa. Um grupo de pessoas egoístas, que vivem de aparência e de expectativas alheias. No meio disso, se relacionam de maneira disfuncional, um monte de diálogos ridículos e gente que pensa ser muito mais inteligente do que realmente são. Tem coisas que acontecem que eu fico me perguntando, até agora, se existem pessoas assim e que aceitariam esse tipo de situação. Acho que o que deixa o livro ainda mais chato é ser pelo ponto de vista da Frances. Alguns personagens que estão totalmente envolvidos nessa bagunça mal "aparecem", de fato. A ideia do "ménage a quatre" parece muito mais interessante do que é ao lermos o livro. Pessoas vazias, sem personalidade e caráter questionáveis, muito sexo e pouquíssimo diálogo que importa. Além disso, não existe qualquer evolução dos personagens. Estão presos nesse ciclo e relação de poder que tem uns com os outros.
néctar pérola 19/06/2022minha estante
detesto quando focam no sexo e esquecem que tem um livro pra escrever

Sabrina758 19/06/2022minha estante
o pior de tudo nesse livro é que ela tentou deixar as coisas muito intensas e complexas, mas os personagens tem a profundidade de um pires e os diálogos parecem um monte de troço que deveria soar intelectual, mas acabam não tendo finalidade alguma

Rafael Kerr 24/01/2022minha estante

maria eduarda 24/03/2022

muito melhor que pessoas normais
particularmente, eu gosto muito da escrita da sally rooney. esse livro, assim como o outro que já li dela, "pessoas normais", é muito viciante. sempre que pegava pra ler ficava muito triste por ter que largar. a história é esquisita mas eu gostei muito, pois me identifiquei com vários questionamentos da frances :p e todos os personagens me agradaram no geral.
não é um tipo livro que todo mundo gosta, mas me agradou demais. eu amei!!!

Geovanna.Holanda 01/09/2022

FINALMENTE
É oficial, as histórias dessa autora não são pra mim.
Quase não terminei esse livro de tão ruim que achei a história, os personagens, a relação deles entre si. Sinceramente, ele ainda ganhou duas estrelas porque a escrita da autora em si é diferente, considero muito boa.
Mas a história é péssima. A personagem principal e narradora é bem chata, por falta de palavra melhor.
E sinceramente, a história tinha tudo pra ser bem melhor do que foi.

Luiza 25/12/2022

Montanha russa
A receita de bolo da Sally dá certo mais uma vez, fico totalmente imersa nos enredos dela.
Personagens emocionalmente instáveis, questões importantes, política, romance, indecisão e muita coisa do cotidiano pra concordar. Achei muito bom.

vitória 23/01/2022

que amizades são essas?
eu acho incrível a capacidade da sally rooney de escrever livros incríveis com personagens tão desagradáveis.

eu gostaria muito de entrar nesse livro e dar umas porradas na frances, mas nem tudo na vida é como a gente quer.
tenho dó da melissa, mas ô mulher pra gostar de ser corna.
a bobbi me irritou bastante no início, mas por incrível que pareça, é a mais sensata desse livro e o nick só gosto porque não tem como odiar o joe alwyn.

mas obrigada sally por me dar mais um pouquinho de marianne sheridan

Geovanna289 08/02/2022

final estilo sally rooney
Se tem uma coisa que eu AMO nos livros da Sally Rooney são os finais. Sério, eu amo! Se você não gostou de ?pessoas normais? dê uma chance para ?conversas entre amigos?, garanto que é MUITO melhor. Os personagens seguem na mesma linha do outro livro (imperfeitos e reais), o que me faz acreditar que é uma característica da autora. É o segundo livro que leio da Sally e já a considero uma das minhas queridinhas, mas entendo que nem todo mundo terá uma experiência intensa com suas histórias. Enfim, você vai passar raiva, sentir vergonha alheia, empatia, vai ficar com o coração apertado e talvez, quem sabe, derramar algumas lágrimas lendo esse livro. Eu derramei.

@limakarla 19/08/2022

Eu acho engraçado que a Sally sempre escreve livros com finais ?parecidos?, pelo menos no sentido de nos fazer amar e odiar personagens, e no fim acabarem exatamente igual ao início de tudo. Cometendo os mesmos erros e várias lacunas em aberto.

manuella.rosasilva 30/04/2022

Trama debut; original mas não o bastante
Bom, esse é o primeiro livro da Rooney e não é o mais popular dela. No entanto, foi o que me despertou curiosidade no princípio. Enfim, a autora desse livro é aclamada mais por Pessoas Normais, então não sei se esse livro aqui é o filho menos predileto, talvez porque seja uma estreia e acabe não gerando tanta afeição ? e acredito que é mais um texto de risco em si.
Um risco que teria sido ótimo se bem apostado. Primeiro porque é um tipo de trama que não vejo muito por aí e que traz um dos temas mais ácidos e comuns da atualidade: a monogamia.
Mas as minhas considerações não são as mais positivas: 1) Frances, a protagonista, pode ter tido uma infância complicada, o que gera reflexos em toda sua confusão aos 21 anos de idade apenas, mas propositalmente ou não, não tem uma elegância narrativa que desperte no leitor empatia ou pelo menos respeito; 2) pelo estilo narrativo, acaba abusando de locuções como ?naquela noite; naquele fim de semana? o que deixava meio superficial (pode ter sido apenas um equívoco de tradução, não sei) e que nunca chegou em um lugar de verdade; 3) Os diálogos, uma das principais ferramentas de uma escrita arrebatadora e envolvente, eram suprimidos e mal aproveitados (os que eu mais gostava, assim como começavam logo se interrompiam.)
E então a escrita da Sally é diferenciada de várias das mais comuns, tem uma marca, mas não é impressionante. Achei sem grande apelo, o que poderia ter sido de grande serventia. Nesse sentido, comento que os ingredientes eram ótimos: um romance extraconjugal entre uma menina e um homem com onze anos de diferença, classes sociais diferentes, e entre outras fontes para nutrir bem a história não foram suficientes. Se o livro todo tivesse o estilo dos últimos parágrafos teria aproveitado bem mais a maré. Personagens mais humanos, sensíveis e vulneráveis também. Às vezes eles falavam tanto em vulnerabilidade, sensibilidade, mas nunca vi isso de verdade.

Ou seja, foi menos do que prometeu. Não recomendaria a um amigo, mas para um conhecido talvez.

fernandacarla 09/02/2022

"A qualquer instante sentia que poderia fazer ou dizer qualquer coisa, e só depois pensar: ah, então sou esse tipo de pessoa."

Não é ruim mas é aceitável.

Esperando oficialmente o filme.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6