A carta do caos

A carta do caos Beatriz Costa Reis

Resenhas - A carta do caos

Grazi 19/07/2022

Fantástico!
Marina vive em um instituto chamado Madre D'Angelo, já que sua mãe está em um coma profundo há anos e não pode contar com seu padrasto que é extremamente ausente.

Apesar dos problemas, Marina é uma das alunas mais inteligentes do instituto, mas a disputa para uma vaga no ensino superior é bem disputada e também arriscada. Já que os alunos do instituto competem com alunos de outras escolas prestigiadas buscando ganhar um jogo que dá ao vencedor uma vaga em uma faculdade renomada.

Marina tem um plano, mas precisa conseguir jogar com as cartas que recebe da vida!

A história de Marina me cativou logo no início e confesso me deixou bem intrigada. Conseguiu me fisgar logo de cara e por se tratar de um livro curto, foi inevitável devorá-lo!

Além de Marina, seus amigos também roubam a cena e conseguem nos fazer entender que nem tudo precisa ser feito sozinho, principalmente quando temos por perto pessoas boas que se importam de verdade conosco.

O livro retrata, sim, o lado ruim do ser humano e não nos deixa esquecer que nem sempre as coisas acontecem como gostaríamos, mas nos apresenta lições importantes e nos faz pensar em nossas vidas e nas escolhas que fazemos.

Acompanhar Marina e seus amigos bolando planos e passando por cima das dificuldades para conseguir seguir em frente é uma experiência deliciosa e a escrita da autora tem um papel crucial aqui.

Beatriz Costa Reis, guarde esse nome!

Um livro curto, mas não raso, uma leitura deliciosa e uma grata surpresa! Super recomendado!!!

Muito obrigada Beatriz pela oportunidade de divulgar "A Carta do Caos" por aqui!

site: https://www.instagram.com/adoroumlivro/

Pollyana 16/07/2022

Resenha por Pollyana Trindade
"𝘙𝘢𝘪𝘯𝘩𝘢𝘴 𝘯ã𝘰 𝘴ã𝘰 𝘦𝘭𝘦𝘪𝘵𝘢𝘴, 𝘗𝘦𝘥𝘳𝘰 𝘈𝘶𝘨𝘶𝘴𝘵𝘰, 𝘦𝘭𝘢𝘴 𝘵𝘰𝘮𝘢𝘮 𝘰 𝘵𝘳𝘰𝘯𝘰."

Uma disputa por uma vaga na universidade. O futuro em jogo. Um plano audacioso e corajoso, mas extramamente perigoso que pode trazer consequências severas a todos.
Um mundo controlado pelo DNA, aonde você nasce com a vida de certa forma "programada", já que todas as suas qualidades e características são montadas e escolhidas de forma minuciosa antes de seu nascimento.

O universo criado pela autora é de certa forma trágico. Além da disputa entre alunos para se manterem no ranking da escola e consequentemente conseguirem um futuro promissor, ainda há outros problemas como o racionamento de água e energia, falta de alimentos e medicamentos, causados por um ataque nas linhas de transmissão por parte do Paraguai.

O país sofre em pleno caos. Os apagões podem e costumam durar dias, levando a uma onda de violência e escassez. Embora fictício, esse cenário não me parece tão impossível de acontecer.

Na minha breve, mas agradável jornada lendo "A Carta do Caos" me deparei com o lado ruim do ser humano, como por exemplo, tirar vantagem de outra pessoa com o objetivo de conseguir uma nota boa e subir no ranking.
Vi o sentimento de egoísmo tomar posse, o que não é incomum, considerando o fato de que todos precisam competir uns com outros para serem OS melhores no que puderem e assim serem os vencedores de um especial jogo que lhe dão vagas limitadas a universidade.

Porém, também me deparei com a beleza da união. Amizades inesperadas, sendo formadas. Assim como Marina (protagonista da história) fui conhecendo cada um dos personagens e não só me afeiçoando a eles, como passando a confiar e a gostar deles.
Embora os desafios fossem difíceis, foi uma experiência maravilhosa vê-los passar por cada um deles juntos e criando planos (as vezes mirabolantes) para conquistar a vitória.

Focando não só na parte gostosa de aventura, a história ainda nos fornece lições importantes sobre a família. O desfecho final foi belo, principalmente pelo significado que ele trouxe.

"A Carta do Caos" é uma boa obra para quem busca uma leitura rápida, mas contendo uma história complexa, personagens memoráveis e com um detalhe especial: se passando no Brasil!

site: https://www.instagram.com/thefawkes_/

Camaradalopes07 13/07/2022

Surpreendente!
O livro trás uma crítica incrível, misturando biologia, filosofia, sociologia, política e educação.

Jana 20/12/2021

Amei o livro por trazer consigo inúmeros intertextos, de naturezas várias, do tarô à filosofia. Isso exige do leitor um acompanhamento mais atento do enredo. Ainda assim, a leitura é bastante fluida. Agora é só esperar pela continuação. E espero que ela já esteja em produção.

mabrap 26/10/2021

Sendo um livro curto, tornou-se mais difícil parar de ler os capítulos que sempre me deixavam curiosa para saber qual seria o próximo passo nos planos de Marina e o que sairia de sua mente. E que mente!
Gostei muito da forma analítica e bem calculada que ela sempre aplicava em suas decisões e atitudes, mas gostei ainda mais da evolução e do quanto os amigos e pessoas ao seu redor a ajudaram a descobrir um outro lado de si mesma. Além de ajudá-la a perceber que nem sempre é tão ruim deixar que outras pessoas vejam esse seu lado menos "racionalista" e tão controlado.
Quanto aos outros personagens, preciso destacar o Guilherme que achei um personagem cativante e que me conquistou facilmente. Mas, também preciso mencionar a Isabel que encontrou formas de provar o seu valor e se destacar em meio a tantos estudantes mostrados como "perfeitos".
Enfim, uma leitura ágil e envolvente!

Alinne Morais @sistersbookaholic 10/10/2021

Um livro envolvente!
Marina vive no instituto Madre D'Angelo, e é uma das alunas mais inteligentes do instituto. Sua mãe está em um coma profundo há anos e seu padrasto é ausente. Apesar de tudo isso, ela almeja entrar para uma faculdade de prestígio. Em um futuro onde as pessoas combinam seus DNAs fazendo que seus filhos sejam superdotados e gênios.

Em meio à incertezas, a disputa por uma vaga no ensino superior fica mais acirrada e arriscada. Marina segue com seu plano de um jogo audacioso que pode trazer consequências imprevisíveis.

"Mudança só é desgraça se você não estiver pronto pra ela. Talvez o melhor seja aceitar que as coisas estão mudando, que o tempo passa e nada permanece."

Os alunos competem com outras escolas de prestígio para ganhar um famoso jogo que dá ao vencedor a oportunidade de entrar para uma faculdade renomada que tem vagas limitadas. Em meio ao caos que o país sofre, os apagões são cada vez mais frequentes, podendo durar dias, além de também sofrerem com a fome e com a violência. Me peguei imaginando que esse futuro pode não estar tão distante assim.

É um livro curto com 143 páginas, e com um enredo que me deixou curiosa para saber se a garota iria conseguir tudo aquilo que tanto almejava.

Marina é ambiciosa, ela tem uma personalidade imparável e sempre usa as suas habilidades de raciocínio e cálculo ao seu favor. O desenvolvimento dela na trama foi incrível, e mesmo com todas as suas habilidades vemos que ela também tem o seu lado frágil e humano.

Os amigos da Marina dão um toque especial nessa história, mostrando que não precisamos fazer tudo sozinhos e que sempre temos pessoas especiais que se importam com a gente.

Beatriz Costa Reis tem um talento enorme, e sua escrita é muito envolvente. A Carta do Caos foi uma leitura que prendeu minha atenção do começo ao fim. Adorei essa história!

site: https://www.instagram.com/sistersbookaholic/?hl=pt-br