Anos de chumbo

Anos de chumbo Chico Buarque

Resenhas - Anos de chumbo

malu668 20/05/2024

O primeiro conto eh nojento, depois de ler aquilo nem vontade vc tem de terminar horrivel de verdade

Bia 04/05/2024

Chico Buarque é um gênio!
O livro contém 8 contos, cada um com uma temática, sendo a maioria com temas sensíveis (contém muitos gatilhos), e todos com o intuito de fazer crítica a algo, desde situações costumeiras, problemas socias, e até ditadura militar.
Não é um livro fácil. A escrita é simples, mas não basta só ler o que está escrito para entender os contos. É necessário entender o contexto político, social e histórico de cada um, e como nem todos tem a crítica abordada de forma explícita e clara, pode dificultar a compreensão imediata do que o autor quer transmitir (eu, por exemplo, tive dificuldade em entender Copacabana), nesses casos recomendo procurar alguma análise mais aprofundada sobre o conto (ex: podcast Rê-pertório), pois são todos geniais e vale a pena compreendê-los, além de que trazem um conhecimento extra.
Falando mais individualmente de cada um, achei os contos Meu Tio, Os Primos de Campos, e Anos de Chumbo os mais pesados, pelo fato de mostrar temas sensíveis do ponto de vista de crianças, principalmente a violência explícita e incompreendida por elas. Cida também é bem triste, mostrando uma mulher em situação de rua. O Sitío aborda um "romance", mas tem a pandemia como cenário de fundo. O Passaporte é o único conto leve, mas tem uma crítica significativa por trás. Copacabana é o mais "esquisito", mas depois que entendi, achei GENIAL. E tenho que confessar que Para Clarice Lispector, com Candura, é o que menos compreendi/senti.
Esse foi meu primeiro contato com o Chico Buarque na literatura, e foi fantástico assim como na música. Ele trouxe nesse livro a realidade de forma nua e crua, com ironia e implicitamente. Desconfortável, mas necessário.
Amanda S 05/05/2024minha estante
Amei a resenha, parabéns! ? Sintetizou muito da minha experiência lendo o livro tbm...

Bia 05/05/2024minha estante
Obrigadaa amg!!

Daniel.Moreira 29/04/2024

Chico e sua literatura!
"Ouça esse conselho, que eu lhe dou de graça", parafraseando uma das músicas do Chico, leiam esse livro é um bom conselho!

Esse é meu primeiro contato com a literatura de Chico Buarque, antes disso, somente contato com sua música e suas composições...

Em "Anos de Chumbo e outros contos" me pegou desprevenido, pois pensei que era algo sobre a ditadura, mas não.. Me surpreendi ... São um conjunto de contos que mostra como Chico é observador, poético e cômico.

Ele nos conduz com solidez e nos mostra como é patética a condição humana.

Nesses contos, ele passeia entre coisas ocasionais à barbárie do presente e, nós como leitores, passamos por um labirinto traçado pelo autor com seu domínio da linguagem nos surpreendendo em cada conto...

"Deus lhe pague" Chico!

Clara 25/04/2024

O livro tem 10 contos, que retratam a realidade social e política do Brasil durante a ditadura militar. Os contos exploram temas como repressão, tortura, censura e resistência. É uma obra marcante da literatura brasileira, que denuncia os horrores da ditadura militar e homenageia as vítimas da repressão.

Yno_bugs 24/04/2024

Q livro foi esse
Tem vários contos dentro do livro e cada um tem sua particularidade, mas todos merecem devida atenção.

Vic pires 04/04/2024

Choque de realidade!
Estamos tão acostumados a ler livros de romance, ficção?livros que nos transportam para outras dimensões, que nos esquecemos da nossa própria realidade, como nossa sociedade se comporta. A verdade nua e crua. Chico Buarque deu um tapa na cara de todo mundo com ?Anos de Chumbo?, mostrando como as pessoas são de verdade, o pior e o melhor da essência humana. O livro tem 5 minicontos rápidos com uma linguagem simples. De verdade recomendo esse livro a todos, pois ele é um verdadeiro choque de realidade.

Sobral 31/03/2024

Escrita primorosa!
Alguns contos maravilhosos, outros nem tanto... Sem dúvida o que dá nome ao título é o melhor! A sensação que tive é que "Anos de chumbo" merecia um livro próprio, fiquei curioso de como se desenrolaria a história do rapaz que gostava dos bonequinhos de chumbo.

Primeiro texto do chico que leio e com certeza lerei outros.

badgalrere 27/03/2024

Anos de chumbo
Um livro de contos com um excelente fluxo de leitura, ele escreve muito bem!!!

destaque para o conto ?cida? e ?anos de chumbo?, por possuírem uma narrativa diferente e surpreendente.

Nathan @nathan.deus 24/03/2024

Chico não tem erro
Sou suspeito pra falar de Chico, sou fã de sua obra e suas composições me acompanham no coração diariamente, esse foi meu primeiro contato com o Chico escritor. De uma empatia e sensibilidade característicos e singulares, Anos de Chumbo compila 8 contos curtos que passeiam por variados temas, desde amor, ciúmes, talento, mesquinhez, egoísmo, a temas mais sensíveis como racismo, desigualdade social, violência urbana e policial, política de drogas e tráfico. Sempre com uma prosa sentimental, Chico combina a elegância e forma irretocável de seu texto, com seu vasto conhecimento com uma díspar afeição e envolvimento.

Marcos774 24/03/2024

Vamos esquecer o nome por um momento
À parte a metonímia com o autor e a crítica à ditadura, é lixo. Lixo mental, regurgitação pobremente inflamatória. Muitos já fizeram melhor sem um sobrenome Buarque pra levantar aplausos.

najudnl 12/03/2024

Amo amar Chico Buarque
Ainda que com temas, por vezes, fortes, e uma leitura que se faz muito leve. Me envolvia completamente nos contos e ficava sentida quando eles chegavam ao fim (ainda que ache que todos terminaram exatamente onde deviam)

Lady Whistledown 10/03/2024

Chico
Livro incrível, Chico Buarque como sempre nunca decepciona. O livro reúne alguns contos, todos com plots que fazem a cabeça explodir ou no mínimo geram um incômodo muito grande. Porém é uma leitura difícil, não consegui entender alguns acontecimentos por isso vou procurar aulas ou explicações literárias para conseguir compreender melhor o conteúdo da obra.

De todos os contos acho que gostei mais do da Clarice Lispector, porém o último foi o que mais me chocou!!

Yasmin.Kauane 02/03/2024

Li pela uerj !!
Uma leitura densa que contém muitas críticas sociais, mas as histórias são bem rápidas e um tanto impessoais. Por isso não me envolvi muito. Me fez refletir bastante sobre muita coisa mas não é o tipo de livro que leria por hobby.

Léo 01/03/2024

Meu primeiro contato com a obra literária da Chico. Gostei muito da escrita, sempre fluída e cativante. As histórias, num primeiro momento, parecem simples, mas todas estão repletas de um humor ácido e, principalmente, de críticas sociais. Aqui, o autor abre os olhos do leitor para diversos problemas que assolam nosso país.

Maria.Jose 28/02/2024

Um dos melhores livros de contos que já li. Completamente impactantes e surpreendentes. O nível de escrita do Chico é absolutamente outro.