O Exorcismo da Minha Melhor Amiga

Resenhas - O exocismo de minha melhor amiga

akasaori 25/10/2021minha estante
Nossa é muito isso!!!

juderezende 25/10/2021minha estante
Bea, uma pergunta: porque você acha que religiosos vão achar o livro blasfemo? Estou perguntando isso porque sou católica e estou pensando em ler o livro, mas fiquei com dúvida agora quando você mencionou isso.

Rodrigo 25/10/2021minha estante
SPOILER

Também partiu meu coração o que acontece com o Bom garoto Max,tão inocente e bobão ?

Patricia 02/11/2021minha estante
O que me deixou me chateou mais é não ter explicação se o tinhoso pegou ela naquele forte abandonado? A hora que a Abby ouviu um homem chamando o nome dela, era já o tal Andras, ele já estava com a Gretchen??? Gostaria de saber mais sobre aquele lugar...

Rosangela Max 23/12/2021

Bom, mas com poucos momentos de ação.
Pelo tema, eu esperava uma história agitada, cheia de momentos tensos.
Conta mais sobre a amizade das garotas e sobre os conflitos da adolescência do que sobre possessão/exorcismo.
Acho que a moral da história é que uma amizade verdadeira resiste até as situações mais extremas.
Achei legalzinho, embora esperasse um livro de suspense-terror. Também gostei do final da história.
Recomendo a leitura.

@vcdisselivros 12/10/2022

Prova de amizade
O QUE VOCÊ PRECISA SABER

° Abby tem o aniversário arruinado quando os colegas de classe trocam a festa com tema de E.T para uma tarde no rancho da patricinha da escola, com direito a passeios de pônei e tudo mais.

° Desolada na própria festa, ela fica surpresa quando a garota nova, Gretchen, chega para o aniversário com um presente peculiar.

° Aos poucos elas iniciam uma bela amizade, agora que estão no ensino médio, são populares, tiram as melhores notas e não passam despercebidas.

° Certa noite, na casa de lago de outras amigas, as garotas decidem experimentar alucinógenos e nadar peladas. Gretchen é a primeira a pular na água, mas some sem deixar vestígio.

° Preocupado, Abby pensa na amiga perdida na floresta, sem roupa, exposta e parte ao resgate. Em uma casa abandonada, com símbolos estranhos, ela avista uma sombra alta e demoníaca. Apavorada, Abby sai correndo, mas não antes de ser atacada.

° Mais tarde, Gretchen aparece imunda, com os pensamentos nublados, mas os outros não ligam, só estão felizes em ter de volta a amiga. Com o passar dos dias, Abby nota que Gretchen está com um comportamento estranho, diz que sente toques por todo o corpo e escuta vozes malignas.

° A coisa piora quando Gretchen deixa de tomar banho, passa a usar a mesma roupa todo dia, a pele cheia de espinhas, o cabelo um ninho no topo da carranca. Preocupada, Abby decide investigar o que pode ter acontecido na floresta, porém, eventos bizarros começam a acontecer na medida que novos empecilhos vão surgindo.

POR FIM

Ainda que pareça ser de terror, a obra de Grady Hendrix fala sobre amizade, exibindo até onde alguém está disposto a ir para ajudar o próximo quando se importa com o mesmo. Abby deixa de lado a popularidade e outras coisas importantes para ficar ao lado de alguém que ama e que notavelmente precisa de ajuda.

Em paralelo, o livro abre espaço para discussões quando mostra o culto a imagem perfeita, a pressão dos pais que precisam manter certo status em meio aos outros e como isso, aumenta a pressão nos filhos, que passam a buscar o corpo exibido na capa da revista, chegando aos extremos como um diagnóstico de anorexia.

Fora isso, a possível possessão de Gretchen pode ser vista como consequência de um abuso que sofreu na floresta. Independente disso, todos culpam Abby, a garota pobre do círculo pelo ocorrido.

A verdade é que para aproveitar a leitura você precisa esquecer tudo o que sabe sobre demônios e afins, manter a mente aberta e apreciar a estranheza na experiência apresentada no livro.

resenhasdajulia 21/07/2022

Desde que somente Gretchen apareceu na festa de aniversário de 10 anos de Abby, as duas são melhores amigas inseparáveis.

Em 1988, elas estão cursando o ensino médio em uma escola católica, mas as duas não têm nada a ver com o lugar.

Então, um dia, elas e mais duas amigas decidem experimentar alucinógenos pela primeira vez. É então que Gretchen tem a ideia de nadar nua no riacho, e acaba desaparecendo a noite toda.

Quando ela volta, está muito estranha, irritadiça, e por onde ela passa coisas ruins acontecem.

Abby sabe que aconteceu alguma coisa errada com a amiga enquanto ela estava desaparecida, e resolve investigar. Suas descobertas são aterrorizantes, e tudo indica que Abby não vai escapar ilesa se não se afastar de Gretchen.

Eu gostei muito de acompanhar, no início do livro, como a amizade entre Abby e Gretchen começou e se fortaleceu ao longo dos anos. E adorei que os títulos dos capítulos sejam músicas da época e que se relacionavam com à história.

No geral, foi uma boa leitura, que fluiu bem, mas algumas coisas me incomodaram, como a vaga explicação sobre a possessão da Gretchen. Também não gostei que o autor citou pautas como o racismo, por exemplo, só por citar, já que não acrescentou nada na história, pelo contrário, normalizou isso, só porque o livro se passa nos anos 80.

E sobre a cena do exorcismo, só consegui sentir vergonha alheia.

É, sim, uma história de terror sobrenatural, porém divertida, mas, acima de tudo, é uma história sobre amizade.
DANILÃO1505 21/07/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Renata 14/11/2021

O exorcismo da minha melhor amiga
O livro fala sobre duas melhores amigas, que independente da situação ficavam juntas e se ajudavam. Como qualquer amizade elas tbm discutiam e ficavam sem se falar por um tempo, mas nada fez com q elas se afastassem de vez, nem quando uma delas ficou endemoniada. A história desse livro é incrível e me apaixonei por Abby e Gretchen. A amizade delas é incrível. Me irritei bastante em algumas partes, mas mesmo assim fiquei apaixonada por essa história. ??

Ana Karina 13/10/2022

O Exorcismo da minha melhor amiga
Eu quando li a sinopse desse livro, achei que fosse ficar com medo, igual fiquei quando li O Iluminado, porém ele acabou enrolando um pouco até chegar na parte que interessava (que era o exorcismo), o livro focou bastante na amizade das duas, não no demônio "atormentando" as pessoas da cidade, no final da história, quem acabou se ferrando mesmo, foram as amigas de Gretchen, ela mesma saiu sem nenhuma consequência das coisas que aconteceram.

Gostei bastante da playlist, fiquei ouvindo direto, agora quero assistir ao filme, vamos ver como foi a adaptação. A edição do livro é linda, estou doida pra ler um outro livro do autor que ainda não saiu aqui, mas espero que ainda venha para o Brasil, é um sobre vampiros, esperar pra ver. Recomendo o livro, porém não vão com tantas expectativas.

_lendoemsaturno 28/04/2023

"Que Tommy Cox e sua lata sagrada de Coca-Cola o repreendam"
Trecho retirado do livro: " Se quer expulsar minha garotinha, vai precisar fazer isso por conta própria. E saiba de uma coisa: no minuto, no segundo exato em que você escrever uma carta afirmando que ela não é adequada para o colégio Albemarle, eu estarei na próxima reunião de pais e mestres questionando todas as decisões que você já tomou. Então é melhor você se garantir muito ou a coisa vai esquentar, e eu vou jogar mais lenha na fogueira.." Pág.210&211

Eu me diverti horrores lendo esse livro aqui, ele me lembrou bastante filmes de terror de baixo orçamento hehe ele é horrível mas é um horrível bom, tem cenas gore e engraçadas ao mesmo tempo, uma mistura incrível e divertida de ler.

Eu amei a amizade da Abby & Gretchen, tudo tava dando errado e a Abby não desistiu da amizade das duas, ela lutou tanto pela Gretchen e a amizade delas, elas foram umas fofas do início ao fim (principalmente no final, me deixou de coração quentinho.)

Eu também me diverti lendo a tentativa do irmão Lemon de fazer o exorcismo da Gretchen, parecia que ele tava temperando ela pra um churrasco ? é o meu acontecimento favorito do livro todo.

Foi uma leitura bem fluída e divertida, o livro não é tão aterrorizante, ele tem uma pegada bem gore/engraçada, pra mim super valeu a pena conhecer a história, recomendo bastante a leitura.

O livro possuí gatilhos ?

[A resenha também estará disponível no meu IG:@booksdajaqh.]

Cami.Leal 22/11/2021

Muito saborzinho de filme trashzeira anos 80 com um terror gore nojentinho mas que não se leva muito a sério.

vitoria.esteves 10/06/2022

Clássicas referências aos anos 80
Esse livro foi uma verdadeira surpresa! Gostei bastante das referências dos anos 80 e de como o autor abordou assuntos mais sérios. O terror não da medo, é um livro bem mais focado numa amizade entre duas adolescentes.

Paloma 12/05/2022

vale a pena dar uma chance para esse livro!
alguns temas sensíveis que me incomodaram durante a leitura, mas o livro consegue nos prender!
eu esperava um pouco mais do final, mas fiquei feliz com o rumo que a amizade de Abby e Gretchen levou!
um pouco de gore e terror, me fez lembrar de stranger things, gostei bastante! :)

Cinara... 06/04/2023

Sobre amizade e não terror...
"Pelo poder de Phil Collins, eu o repreendo! Pelo poder de Phil Collins, que sabe que é muito improvável que você volte para mim, em seu nome eu ordeno que você deixe em paz essa serva do Genesis."

Pra começo de conversa ou o autor ou o tradutor têm uma fixação com a palavra zunindo!!! Nunca li um livro que repetisse tantas vezes a mesma palavra em suas diversas variações.
Voltando para o enredo, livro sessão da tarde, história de amizade e perseverança.
O toque dos anos 80 fez ele ganhar alguns pontos.
Parece bem infanto juvenil, como os livros da coleção vagalume.
O filme na Amazon Prime resume muito o livro, vários detalhes são omitidos e desponta bem mais pra comédia, uma das cenas mais importantes do livro foi cortado do filme o Bom Cachorro Max não poderia ter sido cortado assim. A amizade de Abby e Gretchen é muito superficial, no livro fica explícito o amor de anos que uma tem pela amizade da outra. Filme bem raso.

kote 21/10/2021

surpreendente
eu esperava um livro de terror genérico dos anos 80 (que eu provavelmente abandonaria nas primeiras 15 páginas) mas não foi isso que recebi!!!!!!
no livro tem problemáticas muito válidas como: disparidade de classes sociais, uso de drogas, racismo no sul dos eua, bullying e estupro
mas equilibra tudo isso com uma narrativa MUITO envolvente e fluída que não te deixa largar o livro porque você quer muito saber se gretchen lang ta com o capeta no corpo ou não
enfim, eu gostei demais e to muito empolgad pra assistir o filme quando ele sair!
recomendo demais, mas é importante pesquisar os gatilhos antes para não correr nenhum risco
Renata 22/10/2021minha estante
Vai ter filme????

kote 22/10/2021minha estante
sim!! já tem até elenco se não me engano

Thai lendo 07/11/2021

Corujas, cachorros e uma amiga possuída
Eu particulamente não sou muito acostumada a ler terror, mas decidi comecar esse por conta da adaptação.
E, apesar da nota que eu dei (estava em dúvida entre essa e três), não foi uma experiência tão desagradável ou um livro tão horrível.

Um dos pontos positivos é claramente a ambientação. A ambientação é incrível, lotada de referências musicais, cinematográficas, roupas, comidas, tudo. O autor foi muito bom nisso, ficou incrível.

A proposta também é boa, apesar de eu esperar uma explicação melhor pela possessão além da que teve. No fim, a história ganha força no que o autor tentava demonstrar o tempo do todo, a amizade e a relação de amigas entre a Abby e a Gretchen, o que não foi ruim, só que eu esperava um clima um pouco mais de terror.

Os personagens também não sao perfeitos mas é a proposta né.

No fim o que mais me incomodou foi o autor jogar tantos gatilhos e crimes de forma super normalizada. Mas espera ai, eu sei que tem todo o lance de ser nos anos 80, mas o autor prublicou o livro em meados de 2016, a atualidade.

O que eu tô dizendo, é que você não precisa a todo momento jogar rascismo, problemas alimentares ou estupro no livro pra dar um contexo maior e nem que você não pode, contando que escreva com consciência.

Eu sinceramente achei as partes de Riley, irmão de Margareth, super desnecessárias, isso só normalizou o crime dele e fez com que não fosse "nada demais" na visão das garotas, ou as partes de rascimo como a apresentação que Abby conta que fez na escola, mais o "dia do escravo", e até o comentário de Margareth sobre o namorado cometer zoofilia

Nenhuma dessas cenas agregaria em nada no livro se fossem tiradas até porque, essa não era a proposta do livro. Pra mim, só pareceu uma motivação ridícula que o autor fez, que ao invés de mostrar como era ruim, só deixou escrito ali e ficou problemático.
Natalia Noce 09/12/2021minha estante
Fiquei incomodada exatamente com as mesmas coisas qhe você e provavelmente por isso o livro não chega nem perto de ser 5 estrelas

Thai lendo 09/12/2021minha estante
exatamente! E eu vi tanta gente elogiando esse livro e não falando nada disso

Queria Estar Lendo 09/10/2022

Resenha: O Exorcismo da Minha Melhor Amiga
Fazendo jus ao hype, O Exorcismo da Minha Melhor Amiga é uma mistura de terror com sátira e deboche que definitivamente fez valer tudo que falavam dele. Grady Hendrix, com esse livro, já entrou pra lista de autores que eu quero comprar tudo que for escrito.

A história acompanha Abby e Gretchen, melhores amigas desde um incidente envolvendo um aniversário solitário e um presente inusitado. Desde então, elas são inseparáveis. Abby e Gretchen contra o mundo. Ano após ano, essa amizade se solidificou. Agora, estamos em 1988.

Tudo corria bem dentro do possível nessa adolescência nerd dos anos 80 quando, durante uma festa com outras duas amigas, Abby e Gretchen resolvem participar da experiência de tomar ácido. Quando Gretchen desaparece misteriosamente, e a droga já está batendo forte, parece que alguma coisa terrível aconteceu. Mas não; elas a encontram perto de um galpão considerado mal assombrado, e as coisas ficam bem.

Até que não ficam mais. Tem alguma coisa muito errada com a Gretchen, e se intensifica com o passar dos dias. Mudança de humor, de comportamento, de aparência. Ela fica pior e pior, e ninguém sabe o que está acontecendo. Ninguém se importa. Menos Abby. Ela está ali pela melhor amiga, e vai até o inferno para garantir que ela fique bem novamente.

O Exorcismo da Minha Melhor Amiga é um ode aos filmes de terror dos anos 80, com um toque de sarcasmo que o autor executa muito bem. Do começo ao fim, a história equilibra muito bem o tom de humor, de juventude e de terror. Tem até espaço pra se emocionar um pouco!

"Elas tinham acabado de alugar O Clube dos Cinco e concluído que virar adulto parecia a pior coisa do mundo."

A trama tem como protagonista a Abby, sempre acompanhando seus passos, as ideias que tem, seus medos e inseguranças. Diferente da Gretchen e das outras amigas, Glee e Margaret, ricas até a alma, Abby vem de uma família simples, com um pai que vive no mundo da lua e uma mãe que tem que ralar em diferentes turnos para pagar as contas de casa.

Por causa disso, é bolsista na escola onde todas estudam. E esse é um fator de grande risco quando as coisas começam a dar errado, porque o que quer que esteja possuindo a Gretchen parece fazer questão de mirar seus ataques e tramoias sobre Abby. Talvez por sentir que ela é a peça mais importante nesse jogo, aquela que nunca vai abandonar a melhor amiga.

A sutileza dessa "possessão" é muito bem executada na história. Começa aos poucos, cria paranoia, faz a personagem questionar tudo - menos um demônio, claro - por causa do comportamento errático da Gretchen. Conforme mais e mais coisas bizarras acontecem, menos pé no chão a resposta parece ter.

O Exorcismo da Minha Melhor Amiga tem boas cenas de terror envolvendo a entidade dentro da Gretchen, o suspense em relação ao que vai acontecer, e as pequenas tramoias diabólicas que começam a ser executadas na escola, com as pessoas próximas à ela. É uma manipulação emocional ali, uma traição aqui, um envenenamento ali.

Tem também espaço para um pouco de gore, com umas descrições que chegavam no meu estômago e me faziam querer vomitar. Toda a cena do sorvete foi uma provação pro meu emocional, misericórdia.

A Abby, em sua preocupação, acaba sendo o centro das atenções, a "esquisitona" da situação toda. O que só ajuda a acrescentar tensão e desespero à trama. Como as coisas podem dar certo quando tudo está dando tão errado?

É muito emocionante como a Abby se entrega a essa situação. Tudo pela melhor amiga. O quanto ela ama Gretchen e quer salvá-la do tormento cresce na história; ainda que o bom humor permeie a narrativa do começo até a metade, é tensão e medo do meio para o fim.

Tem vários momentos em que ela age como uma toupeira, falando o que não deveria para quem não deveria. Mas eu nunca espero muito de adolescentes em histórias de terror. Então ela estava dentro da margem de estresse.

"- Você quer a opinião de alguém que entenda a guerra espiritual contra o Inimigo, certo?"

A vibe e as referências dos anos 80 são ótimas. Cada capítulo começa com uma música, que é o tema do que vai acontecer nele. Tem alguns comentários no decorrer do livro que não são sensíveis, mas que fazem parte da sátira da época.

O Exorcismo da Minha Melhor Amiga tem boas doses de humor, também. Os crentes fisiculturistas me arrancaram gargalhadas, e todo o momento do exorcismo também é hilário. Até não ser mais.

"- Relaxa. Possessão demoníaca é muito mais comum do que as pessoas pensam."

A edição da Intrínseca tá linda demais. Eu nunca vou agradecer o suficiente por terem colocado essa capa, que é a coisa mais maravilhosa do universo! Por mais livros de terror ou horror que abracem a estética de capas de clássicos dos gêneros lá das décadas passadas.

Grady Hendrix me conquistou com O Exorcismo da Minha Melhor Amiga, uma história que é nostálgica e divertida e cheia de amor entre duas melhores amigas. O tipo de amor que enfrenta até o diabo.

site: https://www.queriaestarlendo.com.br/2022/10/resenha-o-exorcismo-da-minha-melhor.html

Gu Vaz 31/07/2022

Interessante
Começo bem promissor, mas que vai se tornando frustrante por uma protagonista boba e personagens secundários adolescentes insuportáveis e adultos sem personalidade. As partes nojentas e de suspense são ótimas, o clímax é até interessante e foge de certos clichês. A amizade de Gretchen e Abby é bacana, mas a Abby sofre de uma inconsistência na personalidade; questionamentos bobos e ceticismo mesmo depois de descobrir a verdade e de ver o sobrenatural com os próprios olhos, e mais algumas outras coisas bem fraquinhas.
No mais, é um livro legal pela estética e história bem escrita.