As Primeiras Manhãs de Outono

As Primeiras Manhãs de Outono Marcus Furletti

Resenhas - As Primeiras Manhãs de Outono

1 | 2 | 3 | 4

Entrelivros_efilho 28/09/2021

Não estava preparada para esse livro, esse é o terceiro livro do autor e o segundo que leio e confesso que estava esperando um romance adolescente na mesma pegada que o livro anterior e eu fui tão surpreendida com o que li nessas páginas que é muito difícil escrever sem dar spoiler e de forma que faça justiça ao que ele é.

Essa história possui gatilhos de suicídio, depressão, bulliyng e luto, mas Marcus sobre retratar com muita sensibilidade, responsabilidade e sem romantização esses assuntos pesados, nesse livro sua escrita está incrivelmente mais madura e ele nos entrega uma história bem estruturada, com personagens bem construídos, com referências que vão de Shakespeare a Emily Dickinson, que foi a maior poetisa americana dos últimos tempos e um enredo que aborda questões atuais e necessárias e ainda consegue descrever de forma quase palpável sentimentos que para mim seriam indescritíveis, mergulhei no universo desses personagens e com eles eu sorri, chorei (muito), aprendi e me inspirei.

Aqui vamos conhecer Maximilian Coleman, um garoto de 17 anos que está no último ano do ensino médio e que ama poesia. Ele tem dificuldade de se enturmar então além de Ken e Eli que estudam com ele, seus melhores amigos são os escritores, Walt Whitman, T. S. Eliot e C. S. Lewis, que já estão mortos, mas que através de seus textos o inspira e o fizeram acreditar no amor.

Perto de encerrar o último ano de colégio, Max ainda não viveu nada parecido com o amor que lê nos livros, mas sua vida muda quando Estella MacCallops, a garota que fazia parte do grupo mais popular do colégio e que tem um passado misterioso aparece em sua casa para um jantar e a partir dessa noite, os dois vão se aproximar e viver momentos inesquecíveis e aprender de uma forma marcante que nem sempre quando a pessoa precisa de ajuda, ela pede.

Real, profundo, sensível, marcante, divertido, reflexivo, doloroso e necessário de se ler, são as palavras que para mim definem esse livro.

Stella é uma personagem que além de me fazer refletir me deixou envergonhada porque ela me mostrou como nós temos a facilidade de julgar alguém sem conhecer, porque em suas primeiras aparições não me simpatizei nadinha com ela, mas conforme ela foi se mostrando entendi que aquele jeito antipático era apenas uma armadura que ela criou em volta de si para se proteger e quem sabe, tentar se recompor depois de tudo o que ela passou, foi muito triste conhecer toda a dor que ela carregava e doeu demais imaginar quantas “Stellas” tem espalhadas por aí e quantas “Vanessas” também, que julgam sem conhecer a dor que se passa dentro do coração do outro e com isso, nos leva a refletir quantas pessoas ao nosso redor precisa de ajuda e enviam vários sinais, mas muitas vezes nós não enxergamos.

Max é um garoto encantador e sua amizade com Ken e Eli me divertiram demais durante a leitura, a interação entre eles é aquele momento de parar e respirar fundo para encarar o que vem a seguir, sabe? Que vontade de entrar no livro e abraçar esses garotos!

Essa é uma história sobre amizades, família e primeiro amor que vai te fazer refletir, emocionar, sorrir e chorar, mas se você não está passando por uma fase legal, é melhor não ler dessa vez e se possível procure ajuda psicológica.

Patrícia Morais/@sistersbookaholic 20/10/2021

Uma leitura memorável e tocante.
Maximilian Coleman é um garoto solitário de 17 anos que amava poesia. Cresceu cercado por grandes nomes, Walt Whitman, T.S. Eliot, C.S. Lewis, todos eles fizeram parte de sua vida, e o fizeram acreditar no amor. Para ele, esses grandes nomes eram seus amigos, até que este quarteto se transformou em sexteto, quando se tornou amigo de Ken e Eli.

Um dia o chefe de seu pai foi jantar em sua casa junto com sua filha, Estella McCallops. Estella é uma garota misteriosa, e antes era uma garota popular, todos da escola a conhecem pelo seu passado polêmico. Os dois se tornam parceiros em um trabalho de literatura, e aos poucos uma amizade começa surgir.

Estella é praticamente o oposto de Max, e ela vai balançar seu mundo.

"Não somos nada além das primeiras manhãs de outono que esperam pacientemente a primeira geada."

Quando comecei a ler As Primeiras Manhãs de Outono eu esperava um livro de romance, não imaginei que seria uma leitura tão profunda e que me tocaria tanto.

O livro aborda temas importantes com depressão, luto, bullying e suicídio com sensibilidade e de forma responsável. Além de outros temas como amizade, poesia e primeiros amores.

Tanto Max quanto Stella são personagens marcantes e cativantes. Além do livro ter ótimos personagens secundários, a amizade de Max com Eli e Ken é admirável.

Uma leitura repleta de citações que me fizeram refletir e com personagens memoráveis, As Primeiras Manhãs de Outono traz uma história profunda, melancólica, e com partes engraçadas que trazem leveza para a história. Que nos mostra que não sabemos o que se passa dentro do outro, mas que procurar entender e ter empatia é importante e necessário. Indico fortemente esse nacional, principalmente para leitores que buscam uma história tocante.

Lembrando que o livro pode conter gatilho, luto, depressão, suicídio.

site: https://www.instagram.com/sistersbookaholic/

Ing | @ingridalvesdiary 31/10/2021

Era pra ser só um livro de romance adolescente
Era.

Porque passei os últimos 30% do livro chorando, e no outro dia eu tive que ir com o rosto inchado para o médico. Obrigada por isso, Marcus hahahah

Acho que um livro, quando mexe e muda coisas dentro da gente, atingiu seu objetivo maior.
E foi exatamente isso que esse livro fez comigo.

Claro que a fase que lemos certas coisas influenciam, mas a forma como o Marcus escreve te faz buscar nas entrelinhas. "O que mais isso quer dizer?"
Sem falar que é de uma sensibilidade que doeu, e muito.

Mas tenho que falar um pouco sobre o livro não é, gente?! hahahah

Nele, podemos acompanhar o Max e seu grupo de "desajustados" vivendo os últimos anos escolares. Mas o rumo tranquilo dos dias muda quando Estella McCallops aparece em sua casa para um jantar. Ela, uma garota misteriosa, com um passado polêmico, sem nenhum filtro com as palavras e que ? em situações normais ? jamais conversaria com ele, entrou em sua vida como um furacão, balançando todo o seu mundo.

O Max é um cara doce, inteligente e que tem uma mente extremamente interessante. Me cativou bem cedo no livro.
Seus amigos, o Eli e o Ken, me arrancaram boas risadas e os amei demais também.
Mas de todos os personagens, a que mais mexeu comigo foi a Estella. Que possuia tantas camadas... infinitas. Aquela velha garota por quem todo mundo se apaixona, que foi MUITO ALÉM do que eu imaginava que encontraria.

O livro fala muito sobre sentimentos, sobre como cada pessoa lida com eles, de como eles podem se apresentar de formas tão plurais e fluídas, nunca engessadas. E principalmente de como podemos ser tantas pessoas em uma só. De como cada lado nosso (os mais iluminados ou os de sombras) nos constróem.
A empatia que aprendi a sentir nessa leitura foi muito além de tudo que já experimentei.

E MAIS UMA COISA.
O autor me agraciava com pensamentos e diálogos extremamente reflexivos. Me pegou de surpresa real.
Não sei, eu só não esperava por isso, da forma que foi posto, num Young Adult... Entende?! O velho preconceito.

Adicionei autoras e autores para ler, uma nova ótica para poesias... Você, Marcus, fez com que meus olhos brilhassem e se interessassem muito mais por várias coisas e pessoas. De forma bem sorrateira hahah

Mas veio exatamente quando tinha que vir.

Recomendaria mil vezes se fosse possível.

Bia 03/01/2022

03/01/2022
Até a metade do livro eu não tinha me conectado nem um pouco com a história, parecia que eu estava relendo Quem é você Alasca?( um livro que achei extremamente chato demais). Mas como eu não sou muito fã de desistir de leituras eu persisti, e isso foi uma ótima escolha, o livro não tem nada tão raso quanto o quem é você Alasca? O autor super se aprofunda nos sentimentos e tristezas dos personagens, me senti muito envolvida por já ter vivenciado experiências muito parecidas com esse livro.
Espero ser o sol de alguém.
Adorei a leitura, com certeza foi ler os outros livros do autor.
Lena 03/01/2022minha estante
Aaaa quero muito ler esse livrooo

Karol 14/04/2022

Título nacional
Já fazia um tempo, que eu não lia ficção adolescente. Porém, vi o autor deste livro no TikTok fazendo propaganda e quis dar uma chance para títulos nacionais.
Assim, o livro realmente possui um contexto bem característico da realidade da maioria dos adolescentes: o pano de fundo é sobre saúde mental. Isso agregou bastante valor à obra, porque em outros aspectos, o desenvolvimento dos personagens ficou bem confuso. Dessa forma, o personagem principal pode ter ficado sem uma personalidade original, uma vez que suas questões eram inteiramente dependentes do amor improvável e curto.
Enfim, indico o livro, para quem gostar do gênero e parabenizo o autor por ter a iniciativa de se lançar no mercado literário sozinho. Por isso, espero que ele tenha bastante sucesso nessa área.

Pedro 27/02/2022

MEU DEUSS!!
Eu comecei a ler esse livro pelas avaliações do Tik Tok. Supostos leitores relatando estarem passado mal de chorar no avião??? Ai gente, eu n acreditei... Apesar de construir uma história super envolvente não chega a tanto.(mas que foi uma boa jogada de marketing foi... )🦉

Esse foi o primeiro livro do autor que li, e mds que escrita fluida, li em dois dias. Ainda assim, o autor deixa a desejar por criar personagens muito estereotipados, o que continua reforçando estereótipos sociais, de raça etc(fora que deixa tudo muito previsível),por isso não dei 5 estrelas.

Fla :) 06/01/2022

As primeiras manhãs de outono
E vamos de primeiro favorito de 2022!

Fazia muito tempo que eu não chorava com um livro, e cara, foi uma leitura muito boa

a escrita é extremamente fluída e leve, e me prendeu muito. os tamanhos dos capítulos são mt bons!

os personagens e a história em si é MUUUITO boa.
eu gostei mt do livro, sério!!!

"Estella foi o meu sol"

_itsgiuliaanne 09/12/2021

Lágrimas, muitas lágrimas mas valeu a pena por esse livro!!!
UAU! Nossa eu nem sei como começar isso. Vamos lá.

Bom, esse livro foi um dos mlrs que eu li esse ano, a escrita, os personagens, os poemas, cada frase... sério, no começo achei q ia ser bem clichê pq nao li a sinopse, só vi os gatilhos ent nem sabia do q se tratava, mas depois, o jeito que o autor retratou essa dor que a Estella tava sentindo, retratou como a adolescência pode ser muito complicada, tanto que alguns nem tem força para sair dela, vi que não era nada como achei q seria, e foi impressionante, eu me senti conectada com ela e com o Max, me apeguei muito, e quando aconteceu oq aconteceu, eu desabei... até me vi em algumas partes da Estella e eu AMO quando consigo me ver em algum livro, pq eu sei q vai me impaquitar de alguma forma... e foi exatamente isso q aconteceu.

Consideração final:

Leiam, mas leiam com cuidado e em um momento em que nao estejam passando por nenhum dos gatilhos aplicados no livro, (pesquisem antes pfvr) mas clm q nao é só lagrimas, tbm ri e fiquei com o coração aquecido pela Estella e o Max, e dele com os amgs. Achei que o autor abordou os assuntos muito bem tbm, e q de uma certa forma ficou "leve" para entenderem, amei q os personagens usaram a literatura para se expressar, pq de uma forma indireta é isso q estamos fazendo aqui. O leitor tbm sente. Esse livro me tocou muito e vale super a pena. MAS LEIA COM CUIDADO PELO AMOR.

Estella e Max eu amo vcs!!!

Nívea 28/12/2021

As Primeiras Manhãs de Outono
Último livro do ano e não tinha como ter sido um livro melhor!!! Meu Deus que coisa mais perfeita.
Eu amei demais, nossa! Eu amei a escrita, os personagens, a história, o desenvolvimento, TUDO!!! Eu realmente fiquei muito chocada, é o primeiro livro que realmente me fez chorar.
Eu já esperava que ia acontecer mas mesmo assim foi um choque pra mim e chorei demais. Confesso que tava com muito medo de uma coisa acontecer no final mas ainda bem que não aconteceu!
Enfim, amei demais e me senti parte do sexteto!

Aline @issoateparecemagia 19/09/2021

Sensivel, profundo, divertido e marcante !
“ Não somos nada além das primeiras manhãs de outono que esperam pacientemente a primeira geada. “

Maximilian Coleman adora poesia, seus melhores amigos eram os escritores T.S Eliot, C.S Lewis e Walt Whitman, porem eles já estavam mortos, então Ken e Eli ( amigos vivos) chegaram para fazer parte do quarteto e se tornaram um sexteto.
A vida de Max era boa, tranquila:
poesia, escola, jogar vídeo game com os amigos.. Até uma noite em que tudo mudou...

Estella MacCallops aparece em sua casa, em um jantar com o chefe do pai de Max e eles tem sua primeira interação.
Ela era uma garota popular, mas ela sempre foi diferente, as coisas mudaram há algum tempo quando houve uma briga acusando Estella de ficar com o namorado da sua ex melhor amiga.

Porem toda história tem dois lados. Você está pronto pra ouvir o lado de Estella MacCallops?

GENTEEE, esse livro me tirou o sono, me arrancou lágrimas e me surpreendeu DEMAIS.
Já preciso avisar que ele pode conter gatilhos para depressão e suicídio. Porem foi escrito com uma leveza tão grande, com vários alívios cômicos, que eu rir muito mais do que chorei.

Essa história vem pra mostrar que não podemos medir a dor de ninguém, cada um sabe exatamente o que te dói e o quanto dói.
Vem mostrar a depressão vista dos olhos de outra pessoa, dos olhos de quem não tem.

Já tinha lido outros livros do autor, e esse aqui só veio reafirmar o quanto suas historias sao incriveis.
Esse livro teve um impacto surreal, uma mensagem e reflexão ainda maior, uma profundidade tão grande que a gente se sente conectado com os personagens.

Embora seja uma leitura leve, com aquele cenário de ensino médio, com algumas questões adolescentes, tem vários temas importantes que tratados com a responsabilidade que foi aqui, tornou a leitura especial e memorável.

Como já é característica do autor, quem narra a história é o Max, e é incrível ver a perspectiva dele diante dos acontecimentos.

Enfim, todas as primeiras manhãs de outono é sobre o primeiro amor, mas também sobre dor, perdas, luto, poesia, amizade e depressão. Mas mesmo com temas fortes, é trabalhado de forma leve e envolvente. Foi uma leitura incrível que me emocionou muito e que sempre vou me lembrar com carinho.

site: https://www.instagram.com/issoateparecemagia/

Vinicius_wruck 09/12/2021

Que livro incrível. Você percebe que a história é boa quando as páginas parecem passar sozinhas. Ler mais de 300 páginas em menos de duas semanas é realmente um avanço na leitura pra mim. E quanto a história, não consigo encontrar outra palavra para a definir que não seja, Incrível.

Amanda 15/01/2022

Primeiro livro que li do autor e me apaixonei pela escrita, até hoje eu penso naquele final hahahaha muito bom!!!

Thami Bumussi 26/02/2022

Se você gosta dos livros "quem é você, Alasca?" e "cidades de papel" esse livro com certeza é para você!! Foi o primeiro livro que li do autor e me encantei logo no início, se tornou um dos meus livros favoritos ?

Math 17/12/2021

"Estella MacCallops foi o meu sol".
Caraca , que livro forte, cada trecho escrito é um sentimento diferente sentido. A escrita do autor é ótima e fez com que a leitura fluisse muito. Terminei o livro com uma sensação de ter vivido de um tudo, de risadas com as piadas do Ken, até lágrimas e mais lágrimas com a profundidade que a personagem Estella foi escrita. Realmente o Max não mentiu, a Estella tem esse poder de encantar qualquer pessoa que a conhece.
Esse livro contém muitos gatilhos, mas o autor conseguiu abordar todos com muita seriedade.
Serio, quando terminei esse livro fiquei um tempo olhando para o teto do meu quarto e absorvendo todas as emoções que aquelas palavras me trouxeram.
Obrigado Marcus por escrever e livro e proporcionar muitas lágrimas aos seus leitores

1 | 2 | 3 | 4